sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MERCEDES-BENZ CONVOCA RECALL DE MODELO ACCELLO

A Mercedes-Benz do Brasil convocou recall dos caminhões modelo Accello 815 e 1016 por um problema no pedal de freio. O chamado afeta 3530 unidades. Segundo a montadora, uma falha na peça pode causar o desprendimento do pedal e impedir o acionamento dos freios.

Os proprietários das unidades fabricadas em 2011 e 2012 devem procurar uma concessionária para fazer a checagem e, se necessário, fazer o reparo na peça. Os chassis afetados vão de 9BM979046CS000001 a 9BM979028CS004259.

Os clientes com dúvidas podem entrar em contato pelo telefone 0800 970 9090.

Fonte: Folha de S.Paulo

MERCEDES-BENZ É ELEITA MARCA DO ANO EM CAMINHÕES MÉDIOS E SEMIPESADOS

A Mercedes-Benz conquistou quatro troféus no Prêmio Marca Brasil 2012, importante iniciativa de reconhecimento do setor empresarial organizada pela Trio International Distinction, parceria de treze anos entre a Tarcom Promoções e revistas técnicas de diversos setores.

Conforme anunciado no dia 18 de setembro, em São Paulo, a Mercedes-Benz foi a marca vencedora nas categorias de caminhões médios e de semipesados, de acordo com votos de leitores da revista “O Carreteiro”. O reconhecimento foi ainda mais expressivo, com a entrega do Prêmio Top Max, concedido às empresas cujas marcas foram campeãs em oito edições, e Top Absolute, reservado exclusivamente àquelas que venceram consecutivamente esse prêmio desde sua a instituição, em 1999.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com essa premiação, que reflete a opinião de leitores de publicações especializadas, ou seja, um público altamente sintonizado com o que se refere a produtos, tecnologias, novidades e tendências”, diz Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Tanto em caminhões médios e semipesados, como em todos os segmentos, nossa marca sempre está em evidência em inovação tecnológica e soluções em transporte de cargas, o que é reconhecido mais uma vez por esses leitores”.

Voto virtual permite maior participação na escolha das marcas

Os organizadores do Prêmio Marca Brasil adotaram novamente como ferramenta de escolha os cupons virtuais, possibilitando assim que milhares de votos fossem computados de maneira rápida, fácil, dinâmica e segura. Isso permite que os consumidores dos mercados abrangidos elejam, de forma direta, as marcas que têm a sua preferência e que por isso merecem ser homenageadas.

Em 2012, foram pesquisadas 238 categorias de 14 setores econômicos e 166 marcas ganharam o prêmio. Ao longo de sua história, a premiação já envolveu cerca de 442.000 votos apurados, 587 categorias pesquisadas, 26 setores econômicos abordados e 679 marcas de empresas e produtos destacadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

RENAULT FOCA NO DESIGN PARA OTIMIZAR CONSUMO

Montadora apresentou no IAA estudo de design num caminhão pesado focado no combustível.


Como motivo de sua participação no Salão IAA de Hanover, a Renault Trucks apresentou um estudo de design industrial sobre a base de um caminhão pesado, focado completamente no combustível.

Utilizando materiais nobres, aerodinâmica refinada e inovações tecnológicas no estudo, o objetivo é proporcionar ao fabricante, a longo prazo, uma linha de pesquisa no que se refere a economia de combustível.

´O trabalho em torno do CX/03 é um estudo de design industrial e não um estudo de estilo`, explica Hervé Bertrand, diretor de design da Renault Truks. O veículo dá prosseguimento à linha de pesquisas anteriores feitas pelo fabricante sobre o tema. Por isso, cada elemento do projeto tem uma função muito precisa, focada principalmente na aerodinâmica e eficiência.

O estudo sugere estrutura tubular de fibra de carbono e alumínio associadas. Na parte central, utiliza um painel móvel, que se retrai para baixo quando a velocidade aumenta. O spoiler dianteiro também é móvel, e rebaixa em maiores velocidades, diminuindo a distância do solo e direcionando o fluxo de ar para as laterais através de alertas.

Sempre visando o menor coeficiente de arrasto, ou atrito aerodinâmico, o CX/03 tem retrovisores externos, embutidos em tubos perfilados, tiveram tamanho reduzido ao máximo. Melhorando o coeficiente de atrito (Cx), melhora também o consumo.

Do mesmo modo, os degraus de acesso à cabine, que provocam turbulência, e as rodas em geral, são todos cobertos para favorecer o fluxo de ar. O para-brisas da cabine tem inclinação bem acentuada, de 12 graus, com o mesmo objetivo.

Mas a aerodinâmica de um caminhão não se limita à unidade de tração. O reboque também desempenho papel essencial. Ao retomar os elementos de seus estudos anteriores, como o do protótipo Optfuel Lab, a Renault Truks projetou um reboque arredondado, parecido com uma gota de água, com carenagem lateral integrando as rodas com os defletores traseiros.

Além disso, a ligação entre o truck e o reboque também foi trabalhada especialmente, já que o espaço entre as duas gera muita turbulência. O CX/03 utiliza um sistema de carenagens ajustáveis. Quando o caminhão está na estrada, a cabine forma um só corpo com o reboque, eliminando as turbulências. A baixas velocidades ou durante manobras, as carenagens se recolhem. Tudo em nome da economia de combustível.

Fonte: Transpoonline

DAIMLER APRESENTA PRODUTOS INOVADORES E DE ALTA QUALIDADE

No Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA 2012, realizado de 20 a 27 de setembro, em Hanover na Alemanha, a Daimler AG está apresentando toda sua gama de marcas de veículos comerciais em uma área de exposição com cerca de 16.000 metros quadrados. Mais de 70 caminhões, vans e ônibus surpreendem os visitantes no hall 14/15, com toda uma gama de tecnologias inovadoras capazes de garantir economia de combustível e baixo impacto ambiental.

Mercado global de veículos comerciais em um nível sólido

Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks e pela Daimler Buses, analisou o estado atual dos mercados de veículos comerciais no mundo todo e observou que a “perspectiva global é sólida”.

Enquanto os mercados de vendas na Europa estão sendo impactados pela difícil situação econômica das nações do Sul Europeu, os mercados de caminhão na América do Norte e Japão estão se desenvolvendo de forma extremamente positiva. A previsão é de que ambos os mercados tenham um aumento na demanda que atinja pontos percentuais de duplo dígito em 2012. O mercado de vans na região do NAFTA vem também crescendo rapidamente, sendo previsto um aumento total neste ano de dez por cento.

A perspectiva de médio e longo prazo para os mercados em crescimento das nações do BRIC permanece excelente, de acordo com Renschler. Contudo, a situação atual varia de acordo com cada país. O setor de veículos comerciais na Rússia vem crescendo rapidamente e expandirá a um percentual de duplo dígito em 2012. O Brasil, por outro lado, provavelmente experimentará um declínio temporário de pelo menos 15%, pois a introdução do padrão de emissão Euro V vem impactando negativamente a demanda no momento. O mercado de veículos comerciais da Índia reflete o crescimento econômico mais fraco que vem sendo registrado atualmente nesse país, e está, portanto, desenvolvendo-se a um ritmo mais lento. Além do mais, as vendas também diminuíram na China, pelo fato de muitos clientes optarem por antecipar as compras de caminhão devido a um programa de incentivo governamental em 2010. Todavia, já há um novo programa de subsídio governamental para estabilizar a demanda. Um plano de estímulo econômico para grandes projetos de infraestrutura também está a caminho.

Renschler afirmou que a situação do mercado de ônibus permanece desafiadora. Contudo, ele também frisou que grandes pedidos recentes para a Daimler Buses na Alemanha (150 ônibus urbanos e interurbanos para a empresa ferroviária Deutsche Bahn), na França (26 carros para a operadora ferroviária nacional da França), em Cingapura (450 ônibus urbanos para empresas de transporte público), e no Brasil (90 ônibus articulados para o Rio de Janeiro, 520 ônibus urbanos para Fortaleza e 390 chassis de ônibus para Ribeirão Preto) mostram que mesmo em tempos difíceis, produtos de elevada qualidade sempre se sairão bem.

Aumento de 20 por cento nas vendas da Daimler Trucks

A presença global da Daimler Trucks tem possibilitado a ela contrabalançar os efeitos de mercados mais fracos com o sucesso de mercados com um alto nível de crescimento, e, assim, registrar um aumento significativo nas vendas globais. “Nossas vendas mundiais de caminhão aumentaram 20% durante os oito primeiros meses do ano”, afirmou Renschler. “Graças particularmente ao novo Mercedes-Benz Actros, a demanda permanece estável mesmo no mercado em contração da Europa Ocidental. Cerca de 10.000 caminhões do modelo Novo Actros já estão na estrada, sendo um terço deles equipado com motores que atendem à legislação Euro VI.

Os mercados mais importantes para a Daimler nos primeiros oito meses do ano foram a região do NAFTA e o Japão. No NAFTA, a empresa aumentou as vendas de caminhão em 27% e as vendas de vans em 19%, comparado com o mesmo período do ano anterior. No Japão, foi possível verificar um aumento de 60% nas vendas globais de caminhões. A Daimler Trucks também conseguiu aumentar as vendas na Rússia em mais de 85%, e impulsionar as vendas na Indonésia em mais de 40%, para citar apenas dois mercados particularmente bem-sucedidos.

Renschler afirmou estar satisfeito com o desenvolvimento da participação de mercado relativa a todos os veículos comerciais Daimler durante os primeiros oito meses do ano: “Independente de você estar falando sobre caminhões, ônibus ou vans, conseguimos expandir a nossa posição em muitos mercados desde o início do ano”.

Ele previu um sólido crescimento a longo prazo para o setor de veículos comerciais e, portanto, também para os caminhões, ônibus e vans das marcas do Grupo Daimler. “O produto interno bruto no mundo todo aumentará em 30% entre o presente momento e 2020 – e todos nós sabemos que quando a economia de um país cresce, a demanda por serviços de transporte também aumenta. Consequentemente, a demanda global por caminhões de médio e grande porte irá se expandir torno de 50% ao longo dos próximos dez anos.”

Tecnologias de propulsão altamente eficientes em todas as classes de veículo

“Driving the future” é o lema do 64º Salão Internacional de Veículos Comerciais — IAA — e também um tema abordado por Renschler em seu discurso: “O transporte de frete rodoviário triplicará no mundo todo entre o presente momento e 2050, e o número de pessoas que vivem nas cidades também aumentará. Portanto, não temos nenhuma escolha a não ser desenvolver tecnologias capazes de gerar economia de combustível e sistemas de propulsão alternativos”.

O novo caminhão pesado Mercedes-Benz Antos desenvolvido para distribuição urbana, bem como os novos ônibus Setra ComfortClass 500 e as gerações do Mercedes-Benz Citaro, são exemplos de veículos comerciais com tecnologias de propulsão de última geração e altamente eficientes. A despeito da sofisticada tecnologia para tratamento de gás de escapamento, o consumo de combustível também tem sido reduzido, comparado com os modelos anteriores.

Além disso, o novo Fuso Canter Eco Hybrid emprega tecnologias alternativas de acionamento. O inovador caminhão consome 23% menos combustível do que sua variante a diesel.

Estreia mundial para a Sprinter E-CELL

Em Hanover, a Daimler também demonstra o progresso de suas iniciativas em prol de um trânsito totalmente livre de emissões. Há, em exposição, o novo Vito E-CELL crewbus para sete passageiros — a primeira van dessa categoria com um acionamento puramente elétrico – e o conceito Sprinter E-CELL, que está celebrando sua estreia mundial. O Sprinter abre enormes possibilidades para entregas locais com emissões zero. Afinal, pode também servir como plataforma de carroçarias para fins especiais. A velocidade máxima do veículo é limitada a 80 km/h, de forma a maximizar sua autonomia (cerca de 135 quilômetros). Isto o torna adequado não apenas para aplicações urbanas, mas também para viagens mais longas. O Sprinter E-CELL atende de forma eficiente e livre de emissões às viagens diárias normalmente efetuadas por empresas de entrega.

Novos especialistas em distribuição: o Antos e o Citan

Além dos conceitos de acionamento alternativo, os engenheiros e técnicos de desenvolvimento de veículos comerciais da Daimler também confiam em veículos extremamente econômicos com motores a diesel. Renschler está convencido de que, “no futuro, motores a combustão eficientes são e permanecerão a alavanca mais importante, quando se trata de assegurar o transporte de distribuição mais limpo possível. Agora estamos oferecendo, para o transporte pesado, o novo Mercedes-Benz Antos, que atende à norma de emissão mais rígida no momento: a Euro VI. A despeito do seu sistema de tratamento de gás de escapamento high-tech, o Antos ainda brilha em termos de consumo de combustível.”

Segundo o executivo, “os clientes da Mercedes-Benz também podem começar a usar o novíssimo Mercedes-Benz Citan para o transporte de cargas mais leves, a partir em setembro, na Europa. Este modelo, que é o menor membro da nossa família de veículos comerciais, também é exemplar em termos economia de combustível.” Com um consumo de apenas 4,3 litros/100 km e duas variantes com saída diesel com tecnologia BlueEFFICIENCY, a nova van urbana da Mercedes-Benz é o veículo mais econômico da sua classe. Mas não é apenas esta grande economia que destaca o Citan do restante; o seu manuseio dinâmico, a qualidade extremamente alta e a segurança exemplar também causam uma ótima impressão.

Variedade de inovações

Em Hanover, a Mercedes-Benz confirma novamente seu pioneirismo histórico e consagra-se como a primeira e única marca a apresentar um portifolio completo de veículos comerciais equipados com motores, que atendem à legislação Euro VI, até a presente data.

Esses motores, incomparáveis em termos de emissões e economia, variam de unidades compactas de quatro cilindros a de seis cilindros.

Para Renschler, a ampla oferta de produtos inovadores da Daimler em Hanover prova o compromisso da Empresa. “Desenvolvemos e fabricamos veículos comerciais para diversos segmentos e para necessidades específicas dos clientes – para os mercados atuais e futuros. No entanto, todos esses veículos foram projetados com um único objetivo: queremos fornecer a cada cliente, em cada mercado, a melhor tecnologia do mundo. Eis a nossa missão”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

POR QUE OS BITRENS DE NOVE EIXOS SÃO UM RISCO AO TRÂNSITO

Veículos modificados são inseguros e prejudicam as estradas.

A busca incessante pela produtividade tem levado alguns transportadores a colocar as preocupações com segurança de lado e alterar implementos para carregar mais carga. O fato não é novo. Os chamados bitrenzões - com nove eixos, comprimento de 19,80 metros e peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas - estão proibidos desde 2006, segundo a resolução 211 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas seguem sendo produzidos de maneira ilegal. E, pior, circulando nas estradas brasileiras.

A resolução exige que estes veículos sejam tracionados por cavalos mecânicos de 6x4 e tenham entre 25 e 30 metros, aumentando os custos dos transportadores para uma adequação. Buscando diminuir o índice de bitrens ilegais, o Contran publicou, recentemente, a resolução 418, que busca deixar o assunto ainda mais claro. Porém, um erro na publicação causou o efeito contrário. De acordo com o texto, ficaria proibida "a inclusão de eixo auxiliar veicular em semirreboque com comprimento igual ou inferior a 7 metros, dotado ou não de quinta roda".

Segundo Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC & Logística, houve um erro na publicação, que deve ser corrigida em breve. "Os sete metros estão pegando a caixa de carga e não o comprimento total do chassi", explica. "O comprimento mínimo deve ser fixado entre 25 e 30 metros para caminhões de nove eixos. Como essas combinações são muito curtas, acabam provocando danos nestes locais", completa Reis.

A presença dos britrenzões nas estradas é resultado da mesma resolução, de 2006, que incluiu um artigo permitindo os donos que já possuíam implementos de nove eixos e até 19,80 metros de conseguir uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para seguir circulando. Essa brecha fez com que houvesse uma "febre" de alterações nos implementos, levando alguns estados a proibir a circulação deste tipo de veículo, o que aconteceu em São Paulo e no Paraná. "É inseguro, ilegal e prejudicial às pontes, porque o peso bruto fica muito concentrado num comprimento curto. Isso é feito por quem quer tirar vantagem das brechas da lei", ressalta Júlio César Zingalli, instrutor de direção defensiva do Centronor.

Procurado pela reportagem, o Contran não esclareceu se irá modificar a resolução 418. O duplo sentido tem feito transportadores adaptarem as carrocerias até mesmo com eixos usados, sem respeitar os critérios dos fabricantes. "Em termos de pavimento - fora as pontes - não vejo maiores problemas, mas por ser tão curto, não há distribuição do peso, o chassi e a suspensão não aguentam. Feitos de maneira ilegal, são muito perigosos", completa Reis. Os bitrens são proibidos de circular em rodovias de pistas simples nos feriados e suas respectivas vésperas. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2011, quase 82 mil quilômetros dos 92.747 quilômetros das principais rodovias do País têm essas características.

Fonte: Cartola/Terra

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VOLUME DE TRÁFEGO COMPLICA CIRCULAÇÃO EM RODOVIA EM CAMPINAS/SP

A Rodovia Dom Pedro I se transformou em uma extensa avenida, com tráfego intenso, para saída ou acesso dos centros comerciais, shoppings e universidades de Campinas/SP, segundo dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Por dia, cerca de 125 mil veículos percorrem a região, segundo a concessionária Rota das Bandeiras. O levantamento da Emdec mostra que quando ocorre acidentes de grandes proporções na rodovia, os reflexos são registrados nas vias urbanas, como na Avenida Aladino Selmi, na região do Aeroporto dos Amarais, na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, no distrito de Barão Geraldo, na Avenida Guilherme Campos, próximo ao Shopping Dom Pedro, e na Rodovia Heitor Penteado, que liga a cidade ao distrito de Sousas.

Segundo o especialista de trânsito Álvaro Gonçalves, há falta de infraestrutura na cidade para desafogar o trânsito. “Como não temos um transporte coletivo eficiente, as pessoas acabam utilizando o transporte individual e isso acaba ocasionando grande fluxo na rodovia”, explica.

Para o especialista, no caso de um acidente existe a necessidade de uma coordenação da Polícia Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, da concessionária e agentes de trânsito, tanto para atender a contingência do acidente, quanto para orientar os usuários para que utilizem rotas alternativas e evitem a região.

Mesmo com a construção de pistas marginais em 32 quilômetros, entre o km 129,2 e o km 145,5, nos dois sentidos, com a conclusão prevista para março de 2013, a medida é considerada paliativa. “Com as construções das marginais vai facilitar o fluxo de veículos, mas precisamos de investimentos na infraestrutura viária da cidade, para que as pessoas deixem de utilizar as vias e utilizem os corredores metropolitanos”, diz Gonçalves.

Fonte: G1

CARRETEIROS DESRESPEITAM PROIBIÇÃO DE TRAFEGAR EM PONTE NO RJ

Desde o ano passado, carretas e caminhões de dois eixos não podem trafegar pela Ponte da Lapa, em Campos dos Goytacazes/RJ, tanto é que há quatro meses há um aviso no local sobre a medida. Mesmo assim, transportadores de carga descumprem a norma e circulam pela região. O motivo, segundo a Emut (Empresa de transportes de Campos), está no fato de o local ser mais próximo do Centro da cidade.

Ao encurtar a viagem para baratear o frete, os condutores saem no lucro, porém, de acordo com a empresa, o prejuízo aparece na degradação do asfalto da ponte. Por isso, para evitar tais desgastes, a companhia aconselha aos carreteiros que ao passarem por Campos façam o seguinte caminho: peguem a Ponte Alair Ferreira, sigam pela BR-101 e depois entrem na Avenida Artur Bernardes, para quem segue em direção ao Farol de São Tomé ou São João da Barra.

Fonte: G1

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GRUPO VOLVO ANUNCIA ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR RENTABILIDADE

Companhia lançará nova gama de pesados em mercados emergentes.

O Grupo Volvo anunciou, dia 25, seu plano de negócios de 2013 a 2015. O programa impõe 20 objetivos estratégicos com a intenção de aumentar em 3% a margem operacional da companhia e ampliar a rentabilidade. Entre as novidades está o desenvolvimento de uma família de pesados com foco em mercados emergentes.

A empresa aponta que a nova gama será voltada para Ásia, África e América do Sul. Por enquanto, a empresa confirmou apenas que produzirá os veículos na Índia, Tailândia e na joint venture que mantém na China. O Brasil, no entanto, é forte candidato a fabricar os modelos, já que ocupa o segundo lugar entre os maiores mercados mundiais da empresa, atrás apenas dos Estado Unidos. Apenas nacionalizando a família de caminhões, a Volvo garantirá que os modelos possam ser financiados pelo Finame/BNDES e assim sejam competitivos no País.

Durante o IAA Veículos Comerciais, maior salão do setor no mundo, que acontece em Hannover, Alemanha, até o dia 27, a companhia admitiu a meta de desenvolver caminhões mais adequados ao mercado nacional. Outro objetivo confirmado durante o evento é o lançamento de mais uma marca do grupo no País, a escolha fica entre UD, Mack e Renault. Nesse contexto, a nova linha para emergentes poderá ser parte desse plano.

Estratégia 2013-2015

Entre as ações globais do plano de negócios do Grupo Volvo de 2013 a 2015 está ainda a interrupção da produção de caminhões UD nos Estados Unidos. A decisão foi incentivada pela queda na demanda por este tipo de veículo e pelo aumento dos custos nos últimos anos. Outra ação será colocar em prática um plano de redução de custos no Japão para cortar em torno de 10% dos gastos da companhia naquele país.

O programa mundial impõe 20 objetivos estratégicos para impulsionar a rentabilidade do Grupo mundialmente. Entre eles está a meta de elevar em 50% as receitas obtidas na região Ásia-Pacífico e em 25% na África, além de reduzir os custos em pesquisa e desenvolvimento para cerca de US$ 1,7 bilhão por ano.

Fonte: Automotive Business

terça-feira, 25 de setembro de 2012

MAN APRESENTA EXCLUSIVO CONFIGURADOR DE CAMINHÕES PELA INTERNET

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, apresenta exclusivo sistema de configuração de caminhões das marcas Volkswagen ADVANTECH e caminhões MAN TGX, disponível na página da montadora na Internet. Pela primeira vez, os clientes brasileiros poderão configurar um veículo Euro 5, utilizando os diversos tipos de aplicações disponíveis na nova ferramenta e após a conclusão do processo, uma concessionária da marca entrará em contato com o cliente.


O novo sistema já está disponível na página da MAN Latin America através do endereço man-la/configurador/ e por meio de link localizado no menu principal à esquerda do site chamado "Encontre seu caminhão". O usuário poderá selecionar o tipo de aplicação do caminhão - são mais de 15 tipos disponíveis - o trajeto percorrido, a carga útil (kg) e configurar o veículo conforme suas necessidades.

Além disso, o novo configurador de caminhões é inteligente. Ele não permite a configuração de um veículo que não se aplica àquele produto. O sistema ainda fornece ao cliente a ficha técnica completa com as especificações do produto configurado.

"O novo configurador de caminhões da MAN permite aos clientes obter um indicativo do caminhão ideal para cada operação. O cliente poderá configurar um caminhão sob medida que atenda às suas necessidades e contar com total apoio da nossa rede de concessionárias", afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN Latin America.

Em breve, a MAN Latin America também disponibilizará no mercado brasileiro, a versão do novo configurador disponível para os chassis de ônibus Volksbus.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAN Latin America

FURTOS E ROUBOS DE CARGAS CONTINUAM ALTOS NA RÉGIS BITTENCOURT

Há cerca de dois anos, a Régis Bittencourt – via conhecida como “Rodovia da Morte” – passou a oferecer outra ameaça aos profissionais carreteiros: o furto e saque de cargas.

Apenas para se ter uma ideia da situação na estrada, em 2011, foram registrados ao longo da rodovia 140 roubos e 187 furtos de carga. O levantamento foi feito pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) com base em dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo.

A entidade não dispõe dos números de 2012, pois o convênio que tinha com a SSP foi encerrado neste ano. Porém, segundo o coronel da reserva do Exército Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança do Setcesp e da Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo), o número de furtos e saques permanece alto e o quadro da rodovia é considerado atípico.

Ainda de acordo com Souza, este perfil não é comum em outras rodovias, onde, normalmente, há, em média, entre 90% e 95% de roubos à mão armada e pouquíssimos furtos. A Régis Bittencourt é uma rodovia que, diferentemente de todas as outras, apresenta em sua totalidade de delitos quase 60% de furtos contra 40% de roubos.

O Coronel também explica que o problema é considerado mais crítico, no trecho que vai do km 337 ao km 343, entre os municípios de Juquitiba e Miracatu, onde são realizadas obras de duplicação da rodovia. Com o afunilamento da via devido a interdições, os motoristas de caminhão são obrigados a reduzir a velocidade e até mesmo a parar, o que propicia os saques.

Procurada, a Autopista Régis Bittencourt, concessionária que administra o trecho da BR-116 entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR), afirmou que as obras no trecho, iniciadas em julho de 2010, têm previsão para terminar em outubro deste ano.

Fonte: R7

O PRIMEIRO VOLVO FH DA NOVA SÉRIE VAI A LEILÃO NO EBAY

Fabricado para o lançamento europeu, o primeiro Volvo FH produzido da nova série, está sendo leiloado pelo eBay, site americano que está entre os mais populares de comércio eletrônico do mundo para a compra e venda de bens.

Em apenas 48 horas, o interesse já era grande: mais de 47 candidatos a compradores haviam dado seus lances, sendo que o valor do caminhão já ultrapassava € 223 mil euros. ”Isso é particularmente gratificante, considerando que todo o montante será doado a instituições de caridade”, diz Ulf Nordqvist, gerente de projeto da nova série Volvo FH da Volvo Trucks.

O leilão ficará aberto por mais sete dias para residentes em qualquer país europeu, incluindo Rússia, a Turquia e Israel. A Volvo Trucks vai doar toda a renda para a “Star for life”, uma organização sem fins lucrativos que visa reduzir o número de estudantes soropositivos do ensino médio na África do Sul.

No primeiro semestre de 2013, o vencedor do leilão será convidado a entregar o dinheiro pessoalmente em uma cerimônia no país africano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo

CONTINENTAL TERÁ NOVA FÁBRICA DE RECAPAGEM NA EUROPA

A Continental Pneus anunciou durante o IAA – Salão de Hannover - que construirá em sua sede em Hannover uma nova fábrica de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, além da instalação para a reciclagem de borracha de pneus usados.

A unidade, que contará com investimentos superiores a € 10 milhões, fará a sinergia entre a recapagem e a reciclagem. “Em razão das limitadas matérias-primas, vemos como nossa obrigação apresentar soluções sustentáveis para a produção de pneus e recapagem. Estamos agora em condições de processar bandas de rodagem usadas até o limite e pneus inservíveis de forma dirigida e controlada e que podem ser reutilizados na produção de pneus novos e recauchutados”, disse o Dr. Andreas Esser, head da unidade de pneus para veículos comerciais da Continental.

De acordo com a companhia, atualmente, 41% dos chamados pneus inservíveis na União Europeia são utilizados para a incineração na indústria de cimento. Outros 35 % são compactados e posteriormente utilizados em produtos técnicos de borracha de baixa tensão, tais como produtos de borracha moldada.

A Continental desenvolveu um novo processo de reciclagem que permite adicionar grandes volumes de borracha reciclada aos compostos de pneus novos e recauchutados. Com isso, espera-se que a quantidade de borracha reciclada em um pneu possa ser dobrada.

“Isso marca o próximo passo na otimização da utilização de matérias-primas na produção de pneus. Considerando o volume de reciclagem previsto de cerca de 4.000 toneladas por ano, isso resultará na conservação de cerca de 2.400 toneladas de borracha e de 1.600 toneladas de negro de fumo e sílica”, explicou o Dr. Boris Mergell, vice-presidente de material e de desenvolvimento de processos e industrialização.

A nova fábrica de recapagem criará mais de 100 novos empregos e começará a produzir já em 2013 em conjunto com a planta de reciclagem. A capacidade anual projetada é de 180 mil pneus recauchutados quando a capacidade total for atingida.

Fonte: O Carreteiro

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

‘MMCB’ TEM MAIS DOIS FINALISTAS – ETAPA VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Ocorreu na Bahia, na cidade de Vitória da Conquista (22 e 23/09) a nona etapa do concurso “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB), organizada pela Scania e em parceria com a concessionária Casa Scania Movesa.

Os dois finalistas da etapa bahiana, são: Josenildo Silva da Cruz e Márcio Alves de Souza.

Josenildo (esquerda) Márcio (direita)
O finalista de sábado Josenildo Silva da Cruz, baiano de Dias D'Ávila, trabalha na Transtassi com transporte de gases entre a Bahia e Pernambuco. Josenildo herdou o amor pela profissão do pai, e percorre as estradas há 11 anos.

Domingo revelou o finalista  Márcio Alves de Souza, capixaba, trabalha com transporte de madeira, na JSL, dirigindo um tritrem em estradas de terra pelo sul da Bahia.

Eles se juntarão aos outros motoristas classificados nas etapas anteriores, na grande final em São Paulo, de 25 a 27 de outubro.

Fonte: Equipe Negócio de Peso

CONQUISTA HISTÓRICA: IMPOSTO DE RENDA DO CAMINHONEIRO SERÁ CALCULADO SOBRE 10% DO FATURAMENTO

Mudança foi publicada sexta-feira (21) no Diário Oficial, dentro da MP 582/12.

O imposto de renda do caminhoneiro passa a ser cobrado sobre 10% do seu faturamento e não mais sobre 40%. A boa notícia faz parte da Medida Provisória 582/12, publicada sexta-feira (21) no Diário Oficial da União. A mudança está no artigo 18 da MP, que altera o artigo 9º da lei 7.713 de 1988.

A União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) comemorou a medida. O presidente da entidade, José Araújo da Silva, o China, disse ter recebido a notícia ontem (20) por meio de uma ligação do secretário Executivo do Ministério da Fazenda, NelsonBarbosa.

“Sem dúvida alguma esta conquista é muito importante para todos os caminhoneiros do país pois vai propiciar uma margem maior no ganho do frete e uma melhor condição de vida”, afirmou China.  A redução do imposto é uma bandeira antiga da Unicam. Segundo ele, a mudança foi possível graças ao apoio do senador Gim Argelo (PTB/DF), que ajudou na negociação com o governo.

Só para se ter uma ideia, faturando R$ 25 mil brutos por mês, o IR do caminhoneiro passa a ser cobrado sobre R$ 2.500 e não mais sobre R$ 10 mil. Segundo o simulador da Receita Federal, isso significa que ele deixará de pagar R$ 1.993,47 para recolher apenas R$ 68,21.

Fonte: Carga Pesada

MESMO COM RESTRIÇÃO, CAMINHÕES TRAFEGAM NA MARGINAL TIETÊ

Em um dia quase quatro mil veículos chegam a trafegar em horário proibido.

Seis meses após o início da restrição à circulação aos caminhões na marginal Tietê, esses veículos estão voltando, gradualmente, a ocupar a via nos horários proibidos (das 5h às 9h e 17h às 22h).

De acordo com uma contagem realizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), desde 5 de março, quando os caminhoneiros passaram a ser fiscalizados e multados, até 6 de setembro, houve um aumento de 43% no número de caminhões circulando em horários não permitidos na marginal.

No primeiro dia de multa, foram 2.457 caminhões nos períodos das 7h às 9h e das 17h às 20h, ambos proibidos para esse tipo de veículo. No dia 6 deste mês, os desobedientes passaram para 3.898.

No período, a CET aplicou 72.494 multas pelo desrespeito à restrição. Isso dá uma média de 471 autuações por dia – o que equivale a apenas 12% do total de caminhões irregulares. No entanto, comparando-se com contagem feita em 2010, quando não havia restrições, o número de caminhões caiu 67% no período das 7h às 9h.

Congestionamento - O resultado é que, apesar da restrição, a lentidão média, tanto na cidade quanto na marginal Tietê, piorou. Na cidade, o trânsito piorou em todos os horários medidos pela CET, das 7h às 20h, em relação ao mesmo período de 2011, quando não havia restrição na marginal Tietê.

Já na marginal, houve melhora de 25% no pico da manhã (7h às 9h) e piora nos demais períodos. A lentidão na marginal Pinheiros, com restrição desde setembro de 2010, está pior em todo o dia. Quando a CET anunciou o programa, disse que esperava um incremento de 20% na velocidade média na cidade.

Para especialistas, as restrições são medidas paliativas, de fácil reversão. "Todo o espaço que os caminhões deixaram, os outros ocuparam rapidamente", afirma Horácio Figueira, consultor em engenharia de tráfego.

Já a CET diz que os índices de lentidão estão "dentro da média esperada" e que "a utilização do viário para o transporte de pessoas em detrimento do transporte de cargas" está sendo privilegiada, "conforme foi idealizado".

A companhia diz ainda que houve redução do número de acidentes com vítimas em 13% e de caminhões quebrados em 24%. O órgão também atribui a lentidão da cidade ao "momento de grandes obras", como as do metrô.

Fonte: Folha de S. Paulo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

OS DETALHES DOS NOVOS VEÍCULOS IVECO EM EXPOSIÇÃO NO IAA 2012

O Stralis Hi-Way é um dos principais destaques da Iveco na 64a edição da Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA) em Hanover, Alemanha, que acontece entre os dias 20 e 27 de setembro. Produzido na fábrica da Iveco em Madri, Espanha, o Hi-Way oferece uma série de vantagens importantes para os clientes: redução no consumo de combustível, baixo custo de manutenção e maior confiabilidade.

Ao combinar um produto de qualidade com uma gama de serviços integrados de assistência programada, gestão de frota e formação de condutores para uma condução econômica, a Iveco pode obter uma redução de TCO de até 4%, tendo como referencial uma operação de transporte internacional com um cavalo mecânico Stralis Hi-Way que percorra em média 130.000 quilômetros por ano em um período de 48 meses.

Entre os custos que contribuem para determinar o valor do TCO, o fator mais significativo é o consumo de combustível. Na comparação com a tecnologia EcoStralis aplicada na geração anterior, a nova solução permite uma redução no consumo de até 10%.

Projetada com o objetivo principal de reduzir o coeficiente de arrasto (Cx), a nova cabine do Stralis Hi-Way foi reforçada com novos recursos de design que trouxeram exclusividade ao estilo do veículo. A nova frente do caminhão recebeu uma grade central, enquanto os defletores de ar foram redesenhados. Há também um novo quebra-sol com luzes de LED, para-choques com design funcional, luzes diurnas de LED e faróis BiXenon.

A aerodinâmica é um dos pontos mais críticos para a eficiência do controle da operação de transporte: a 85 km/h, 40% do combustível é utilizado para vencer a resistência do ar. A nova cabine do Stralis foi desenvolvida para alcançar um excelente coeficiente de arrasto, proporcionando assim mais silêncio interno para o motorista e uma redução significativa no consumo.

A nova geração do Iveco STRALIS oferece duas dimensões de cabine. A primeira é a Hi-Way premium (com 2.500 mm de largura), concebida para garantir o máximo conforto em transportes de longa distância, tanto para um motorista como para um motorista e um passageiro. Esta cabine “top de linha” está disponível nas versões teto alto e cabine-leito com teto baixo. Há também uma cabine média (com largura de 2.300 mm) disponível como cabine-leito Hi-Road (nas opções teto alto e teto baixo), e uma cabine simples Hi-Street com teto baixo. Todas as cabines foram redesenhadas tendo como foco entregar ao motorista as melhores condições possíveis de ergonomia, segurança, conforto e entretenimento.

O novo Stralis é equipado com motores FPT Cursor de seis cilindros, contando com três opções (8, 10 e 13 litros para Euro V, e 9, 11 e 13 litros para Euro VI), como potências entre 310 e 560 cavalos.

Em Hanover, a Iveco apresenta duas grandes novidades em seus motores Euro VI. A gama foi reforçada com o poderoso motor Cursor 9 com 400 cavalos de potência e 1.700 Nm de torque; a segunda novidade é o Cursor 11 com 480 cavalos de potência e 2.250 Nm de torque, que garante desempenho igual ao de um motor de 13 litros, mas com a vantagem de ser mais leve e consumir menos combustível.

A linha Cursor oferece baixo consumo de combustível e excelente desempenho, com oferta de torque máximo em velocidades baixas (a partir de 1000 rpm). Isto acontece graças à redução do número de marchas, gerando mais conforto na condução. As operações ganham mais autonomia com os tanques de combustível com capacidade de até 1.400 litros. Todas as motorizações estão equipadas com um freio-motor que proporciona mais segurança e ajuda a reduzir os custos de desgaste e de manutenção do sistema de frenagem.

Além disso, em todos os motores Euro VI, existe uma válvula de escape que melhora o desempenho do motor em cerca de 30% na comparação com os atuais motores Euro V, chamada de “Super Engine Brake” (SEB). O freio-motor é integrado com os freios e com o Intarder.

Patenteado pela FPT Industrial, o sistema Hi-eSCRC atende à legislação Euro VI da Europa sem comprometer a eficiência do combustível. Graças à eficiência extrema do Hi-eSCRC, o novo Stralis é o único veículo pesado no mercado que atende os limites Euro VI sem usar um sistema EGR (Recirculação de Gás).

Com esta solução exclusiva, a Iveco simplificou o tratamento de gases e o motor do Stralis não precisa aumentar sua capacidade de eliminação das altas temperaturas durante as operações. Além disso, o sistema HI-eSCR oferece outras vantagens como redução de peso e menor consumo de combustível.

Ao conduzir um Stralis o motorista pode contar com um eficiente e confiável sistema de frenagem. O EBS tem agora a função de Assistente de Freio, ainda mais rápida e eficaz na hora de brecar. Os sistemas avançados de segurança são essenciais para proteger o motorista, o veículo e a carga.

Também estão disponíveis o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), ACC (Adaptive Cruise Control), Hill Holder, e o sistema de alerta que avisa o condutor quando o veículo sai da faixa.

O “Driver Attention Support” (“Sistema de Suporte à Atenção”) monitora constantemente o nível de atenção do motorista, para isso, analisa os movimentos feitos pelo condutor no volante. Os faróis de xenon aumentam o campo de visão e melhoraram a qualidade da iluminação, enquanto as luzes diurnas garantem a máxima visibilidade do veículo.

Os controles de qualidade aplicados durante o processo de fabricação foram aumentados em 40% na comparação com a versão anterior do veículo. As novas funções, os materiais utilizados e os processos de desenvolvimento foram submetidos aos mais rígidos controles de qualidade, que se estenderam para a criação de frotas experimentais que passaram por numerosos testes de qualidade.

Nos testes, os caminhões percorreram 6 milhões de quilômetros sob condições severas para checar a resistência do veículo. Também foram percorridos 11 milhões de quilômetros em estradas com boas condições de tráfego, sendo que alguns testes foram realizados por clientes da Iveco.

STRALIS Hi-Way "Emotional"

Os visitantes do IAA poderão conhecer o STRALIS Hi-Way "Emotional", um veículo que oferece uma vasta gama de itens opcionais para o conforto do condutor. Entre eles estão a máquina de café Lavazza, aparelhos de som e vídeo com tecnologia de ponta e um sistema de iluminação LED para o ambiente interno que funciona tanto para o motorista trabalhar como para relaxar. Há também um painel fotovoltaico instalado no telhado da cabine que permite que as baterias sejam recarregadas mesmo quando o veículo está parado.

Dois conceitos são apresentados no “Emotional”: um é o Centro de Controle do Veículo, que oferece ao condutor acesso a rádios online, internet e tocadores de mídia, o segundo é a gama de produtos de LED (Light Emitting Diode), produto que pode ser usado nos faróis do caminhão (luz de estacionamento, farol baixo, farol alto, luz de circulação diurna) e nas lâmpadas traseiras (luz de freio, estacionamento, neblina e direção). As vantagens das lâmpadas de LED tem vida útil maior do que as tradicionais incandescentes (geralmente 80% a mais) e uma melhor visão noturna.

Stralis GNL: trações alternativas para os negócios de transporte

O público de Hanover pode conferir um Stralis GNL (Gás Natural Liquefeito), que armazena o líquido a -125 °C em tanques criogênicos para, em seguida, enviá-lo ao motor como gás natural. O veículo traz um trunfo considerável em termos de rentabilidade para os clientes. Nas operações de transporte e distribuição regionais, estima-se que a economia chegue a 10.000 euros, em comparação com um veículo movido a diesel tradicional, quando percorridos 40.000 quilômetros em um ano. Em operações de coleta de lixo e produtos reciclados, a economia pode ser de até 20 mil euros por ano.

As oportunidades de mercado para estes veículos são fortes no segmento de entrega de alimentos e bebidas, e para operadores logísticos e empresas envolvidas em distribuição noturna, a redução do ruído é garantida por motores de ignição comandada, fazendo de 3 e 6 decibéis a menos do um caminhão movido a diesel.
O veículo apresentado na feira possui tração 4x2, tem capacidade de carga de 40 toneladas, e motor Cursor 8 movido a gás natural com 330 cavalos de potência, câmbio manual, Intarder e sistema EBS de série.

Novo Iveco Trakker

A Iveco faz, em Hanover, a apresentação mundial do novo Trakker, com uma cabine redesenhada e novos dispositivos eletrônicos. Indicado para os segmentos de mineração e construção civil, o modelo é capaz de operar em terrenos irregulares e suportar operações severas com um desempenho poderoso.

A inovação mais importante feita nas novas cabines do novo Trakker se basearam nas soluções encontradas nas versões do novo Stralis Hi-Way. A cabine Hi-Land é a opção com cabine curta e teto baixo, enquanto a Hi-Track é a cabina estendida ideal para situações em que o motorista precise pernoitar (há as opções com teto baixo e teto alto). Totalmente redesenhado e com plásticos de alta qualidade com tratamento anti-risco, o painel é mais ergonômico: todos os botões e controles são facilmente visíveis e acessíveis.

O novo Trakker é equipado com os motores Cursor de 8 e 13 litros, com potências entre 310 e 500 cavalos. O Cursor 13 é ideal para aplicações mais exigentes em ambientes mais difíceis, oferecendo alto torque em baixas rotações e grande dirigibilidade. O novo Trakker também pode ser equipado com um Intarder para reduzir ainda mais o consumo de freios.

A principal característica do Trakker é sua robustez. Começando com o chassi de aço com um limite de elasticidade elevado. As transmissões manuais ZF-Ecosplit de 9 e 16 velocidades foram desenvolvidas com foco na ergonomia e desempenho. Já as automáticas de 12 e 16 velocidades possuem um seletor de marchas na coluna de direção que aumenta o conforto do motorista.

Astra HD9

A marca Astra apresenta mundialmente a nova versão do HD9, caminhão na configuração 8x4. Versátil e robusto, o veículo permite inúmeras opções de personalização para os segmentos de mineração e construção civil, e no transporte de petróleo e gás.

Reformulada recentemente, a cabine do HD9 é feita de aço processado e tem um design novo e agressivo. O novo layout da grade, muito mais arrojado graças às suas linhas arredondadas, pode abrir-se inteiramente para a manutenção.

O interior também foi completamente renovado em termos de elementos funcionais e acessórios, trazendo soluções que melhoram a vida e conforto a bordo. O acesso à cabine é facilitado pelo espaçamento ideal dos dois primeiros degraus e dos trilhos duplos verticais em ambos os lados da porta, além da porta abrir em um ângulo acima de 90°.

Os motores são Cursor de 13 litros. E há três opções de transmissões: manual ZF-Ecosplit 4 (16 velocidades),  automatizada de 16 velocidades ZF-ASTronic e a automática Allison. Dependendo da carga, o Astra oferece a opção de equipar seus veículos com eixos de capacidades de carga que vão de 8 a 9 toneladas, há ainda uma versão reforçada com capacidade de carga de 10 toneladas para configurações 6x6, especialmente projetado para aplicações em terreno com areia ou lama.

O ponto forte do Astra é o chassi, construído com aço especial que entrega um elevado nível de resistência e elasticidade, permitindo o transporte de cargas pesadas em terrenos difíceis com o mínimo de torção e o máximo de estabilidade.

Iveco Daily

Poderosa e ambientalmente amigável, a linha Daily apresenta em sua estrutura um chassi de caminhão, tração traseira, motor de injeção direta turbo diesel, versões com tração 4x4, intercooler, motores a gás natural e capacidade de carga máxima de sete toneladas. Em suma, estes são os pontos fortes que resumem a história de uma estrela indiscutível no mercado de veículos comerciais leves.

O Daily oferece os motores mais inovadores no mundo do transporte comercial: o motor diesel mais potente do seu segmento, o Euro 5 de 3 litros Twin Turbo, com 205 cavalos de potência e 470 Nm de torque.

A gama também oferece a versão Bi-fuel Natural Power, movida por um motor a gás. O veículo conta com um pequeno tanque de gasolina para uso em casos de emergência. Destaque também para o Daily elétrico com emissão zero, produzido e vendido diretamente pela Iveco.

Para reforçar a segurança, a Iveco introduz na Daily a última geração do sistema ESP 9, com sensores ativos, incluindo ABS, EBD, ASR (controle de tração), MSR (limitação de torque), Hill Holder (sistema eletrônico que auxilia saídas de aclives e declives) e ALC (controle de carga ativa).

Eurocargo

O Eurocargo oferece aos clientes uma infinidade de combinações diferentes, graças às numerosas opções de suspensões, eixos e transmissões. São 14 opções de peso bruto total (de 6 a 19 toneladas), sete categorias de potência (entre 140 e 300 cavalos de potência), 13 transmissões (sete manuais, três automatizadas e três automáticas), versões 4x2 e 4x4, e três tipos de cabines com duas alturas de teto.

O Eurocargo também está disponível em versão GNV metano (gás natural comprimido), com pesos brutos disponíveis de 11 e 16 toneladas, e um motor de seis cilindros com 200 cavalos de potência. Ideal para operar nos grandes centros urbano mas que também se sai muito bem em trechos mistos e estradas.

De microônibus a ônibus de luxo

No estande em Hanover, a Iveco também apresenta suas opções para o transporte de passageiros, mostrando uma gama que contempla de microônibus a ônibus de luxo, como é o caso, respectivamente, do Daily Minibus e do Pro Magelys.

O Daily Minibus oferece mais de uma centena de configurações para o transporte de até 30 passageiros em cinco versões diferentes e pode ser utilizado para várias operações, do transporte escolar ao turismo. Como o bem-estar a bordo é uma prioridade, no Minibus a janela garante uma vista panorâmica da paisagem. Seus acessórios de série são freios ABS, ASR, ESP, Hill Holder e luzes para neblina. As potências vão de 146 a 170 cavalos.

Para finalizar, é exibido também o Pro Magelys, ônibus de luxo com consumo de combustível otimizado e baixo impacto ambiental. Disponível em versões com 12,2 e 12,8 metros, o Pro Magelys possui uma carroçaria com tratamento anti-corrosão. Na frenagem, conta com o sistema eletrônico EBS, sistema ESP, e ACC (Adaptive Cruise Control) como opção, este último mantém uma distância segura e constante do veículo da frente.

Os motores disponíveis no Pro Magelys são os Cursor 10, Euro V, de 380 e 450 cavalos, aliados a transmissões manuais de 6 velocidades e automatizadas com 12 velocidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

SCANIA APRESENTA SOLUÇÕES, COMO MOTORES EURO 6, NA IAA 2012

O Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA 2012, em Hanover, na Alemanha, também tem novidades suecas. A Scania apresenta no evento os novos motores Euro 6 para o mercado europeu. Os modelos vão desde 250 a 480 cv.

Os quatro motores Euro 6 de 9 litros movidos a diesel apresen­tam as tecnologias SCR (320 e 360 cv) e EGR/SCR (250 e 280 cv). Os motores de 13 litros, de 440 e 480 cv, estão equipados com uma combinação EGR/SCR. Além destes, dois novos motores Euro 6, a gás, abrem caminho para novas aplicações com torque elevado e performance semelhante ao do diesel.

Os motores da Scania para caminhões são também utilizados nos ônibus de transporte urbano e nos ônibus rodoviários Scania, incluindo as opções de combustíveis alternativos como o biogás, o gás natural e o etanol. A montagem é longitudinal ou transversal (utilizada nos ônibus urbanos Scania Citywide, de piso baixo).

No estande encontra-se também um Scania OmniExpress 3.20 Euro 6, específico para o mercado alemão. No exterior, estão expostos dois ônibus: um Scania Touring e um Scania OmniExpress 3.60.

O consumo de combustível é a principal preocupação para muitos operadores nos dias de hoje. As medidas de otimização do combustível estão em destaque no estande, para além de exemplos de soluções de trans­porte em muitas aplicações. Tanto os motoristas como os operadores serão beneficiados com uma gama de sistemas de apoio desenvolvidos pela Scania e pela primeira aplicação da Scania para smartphones, PCs e tablets.

Os caminhões Off-Road da Scania, lançados em 2011, serão exibidos pela primeira em uma exposição internacional, representados por um caminhão bascu­lante. Os novos caminhões Off-Road estão adaptados às necessidades mais específicas da indústria. O novo design da cabine distingue-se pela incrível funcionalidade, já que incorpora soluções robustas, que protegem os componentes mais vulneráveis, reduzindo os custos de reparação e evitando que o caminhão fique parado. Entre as características inovadoras estão a maior mobilidade, a caixa de velocidades adaptada a uma condução construtiva, e uma nova versão do Scania Retarder, que contribui para potência extra em baixas velocidades.

A Scania introduziu um novo sistema áudio, com navegação opcional, ligação telefônica Bluetooth, AUX, USB e entrada para cartão de memória. O Ecolution Scania é a solução para maximizar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2, propiciando um aumento da economia de combustível entre 10 e 15%.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

IVECO APRESENTA SUAS NOVAS ESTRELAS DA GAMA DE CAMINHÕES PESADOS NO IAA 2012

A Iveco apresenta na 64ª edição da Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA) em Hanover, entre os dias 20 e 27 de setembro, as novas estrelas de sua gama de pesados: o novo Stralis e o novo Trakker.

O novo Stralis em destaque

Depois de seu lançamento em 1º de julho, o novo Stralis estreia diante de uma enorme plateia internacional, com duas importantes novidades relacionadas à escolha dos motores Euro VI disponíveis. O veículo, que é a resposta da Iveco para as necessidades do transporte profissional contemporâneo, foi aprimorado com o novo e poderoso motor Cursor 9 com 400 cavalos de potência e 1.700 Nm de torque, sendo uma escolha competitiva para aplicações como transporte de combustíveis. Há também o motor Cursor 11 com 480 cavalos de potência e 2.250 Nm, que oferece a mesma performance de um engenho de 13 litros, junto com vantagens significativas em termos de peso e consumo de combustível.

Com o novo Stralis, a Iveco reforça sua estratégia de atenção total ao cliente, reduzindo o custo total de operação (TCO, do inglês "Total Cost of Ownership") em até 4% nas operações de transporte rodoviário de longas distâncias. O caminhão também se distingue pelo sistema Hi-eSCR, uma inovadora tecnologia patenteada pela FPT Industrial, que obedece à legislação Euro VI sem comprometer sua eficiência de reduzir o consumo de combustível.

Mais uma novidade apresentada em Hanover é o Stralis LNG Natural Power, um veículo movido a gás natural liquefeito que é ideal para operações de distribuição de médias distâncias rodoviárias e para entregas noturnas. Este modelo já está sendo comercializado em toda a Europa.

Stralis "Emotional": inovações super-equipadas

Uma das novidades na gama de modelos pesados apresentada pela Iveco é o Stralis "Emotional", um veículo que tem uma ampla oferta de acessórios que criam um ambiente agradável e relaxante dentro da cabine para o motorista. Estes fatores contribuem para aumentar a produtividade e a segurança na estrada.

O novo Trakker: cabine remodelada e aumento do conforto

Integrando a renovação da linha de pesados, a Iveco apresenta, em um lançamento mundial, o novo Trakker, um veículo off-road genuinamente projetado para o segmento de construção, com um interior totalmente reformulado. A cabine foi concebida para aprimorar o conforto da condução e a "vida a bordo", fatores considerados fundamentais para estimular a produtividade e aumentar a segurança nas operações.

O novo Trakker opera em terrenos inacessíveis, graças aos seus motores Cursor (de 8 e 13 litros, ambos Euro V), que garantem poder e resistência para um caminhão que tem o dever de trabalhar 365 dias por ano. O novo Trakker aumenta de maneira significativa a produtividade, oferecendo o mesmo conforto de um modelo rodoviário nas aplicações mais severas possíveis.

Trakker Dakar

Também estará exposto no estande o Trakker guiado pelo piloto Miki Biasion no Rally Dakar 2012, vencido neste ano pela Iveco. Recentemente, o veículo chegou em primeiro lugar em mais uma competição internacional, o 29º Baja Espanã-Aragon, evento que figura entre os seis principais rallies All-Terrain (Todo tipo de terreno) do mundo.

O estande da Iveco: foco na gama de pesados

Em um estande com mais de 2.000 metros quadrados, a Iveco traz cores e materiais utilizados para a criação da Vila da Fiat Industrial em Turim, Itália. Ali, estão expostos alguns dos mais representativos veículos de diferentes gamas, todos separados por seções.

O destaque no centro do local é a gama de veículos pesados; à direita do "coração" do palco, há uma área dedicada aos motores e tecnologias de trem de força. Em volta da área central do estande são exibidos os veículos de outras gamas, como os miniônibus, ônibus e veículos para o setor de construção.

Toda a área de exibição, além de ser uma vitrine dos produtos, mostra como a Iveco coloca o cliente no centro de suas estratégias. Do design às campanhas de Marketing dos veículos, do suporte técnico à personalização dos serviços financeiros, a atenção da Iveco é sempre focada em criar valor para que, diariamente, utiliza os veículos Iveco para trabalhar.

Inovações em tecnologias de powertrain da FPT Industrial no coração do estande

A área de tecnologia para motores - no "coração" do estande - apresenta os engenhos Euro VI produzidos pela FPT Industrial, a espinha dorsal da Fiat Industrial, a qual oferece soluções inovadores em motores para todas as companhias do Grupo Fiat. Primeiro com os engenhos Tier IV para a CNH e agora com o patenteado sistema de redução catalítica de alta eficiência SCR (Hi-eSCR), a FPT Industrial assegura vantagens competitivas em relação à concorrência. É exclusiva a tecnologia da FPT Industrial para o pós-tratamento de emissões de acordo com o determinado pelo Euro VI.

Na área de exibição da feira, as gamas de leves e médios

Veículos das gamas de médios (Eurocargo) e leves (Daily) também se encontram no estande. No total, três Daily estão expostos, sendo que um destes é elétrico, altamente confiável e perfeitamente adequado para operações de transporte urbano diárias, como distribuição porta-a-porta e o transporte urbano de passageiros.

Na gama de veículos médios, o Eurocargo, o melhor de sua classe na Europa para operações de distribuição de médias distâncias rodoviárias, é exibido com sua versão Euro V. Este modelo ainda é uma referência para o mercado europeu, sendo um líder de vendas no segmento de 6 a 19 toneladas.

Astra exibe o HD9 em Hanover

A gama off-road também é representada pela marca Astra, que leva a Hanover a nova versão do HD9, que apresenta uma cabine redesenhada. A Astra é um ponto de referência para grandes companhias que atuam na área de construção que procuram por um parceiro confiável, tanto em termos de versatilidade e equipamentos poderosos, quanto em termos de atendimento e suporte ao cliente.

Soluções Iveco para o transporte coletivo de passageiros marcam presença

A Iveco apresenta o novo Daily Minibus e o Magelys Pro. O novo Minibus, exibido na versão Daily Touris (com motor de 170 cavalos de potência), une as já tradicionais qualidades da Daily aos atributos de uma empresa líder no segmento de transporte coletivo de passageiros. O veículo é a solução ideal para empresas de transporte de passageiros, saindo-se bem tanto em rotas urbanas e pequenos trechos rodoviários. O Magelys Pro é representado pela sua versão de 12 metros, movida por um engenho Cursor 10, com 450 cavalos de potência. O Magelys Pro pertence a uma família de veículos que nos últimos anos vem caminhando para ser uma líder no segmento altamente especializado de ônibus Gran Turismo.

Área externa: test-drives da Daily elétrica

A Iveco também fará a exibição de seus produtos na área externa da feira. Estão programadas demonstrações com quatro Daily, dois Eurocargo (um movido a gás natural), dois novos Trakkers, dois Stralis Hi-Way e outros três Stralis Hi-Road (com cabine média) e uma Daily Minibus. Os visitantes poderão testar a Daily elétrica.

Na área de inovações, o conceito do chassi "Iveco Dual Energy"

Confirmando o compromisso da Iveco em pesquisar novas soluções tecnológicas para cenários futuros, há uma área dedicada à inovação, onde será apresentado o conceito "Iveco Dual Energy", um chassi de um veículo leve que é um híbrido diesel-elétrico.

Na mesma área, a Iveco revela os bancos equipados com o airbag "D-air", desenvolvido pela Dainese, um projeto que ?envolve? o corpo humano para elevar a proteção.

Pós-Venda e serviços de financiamento

Por fim, a atenção aos clientes é confirmada pela presença de um espaço inteiramente dedicado aos serviços de pós-venda. Um local confortável, onde os visitantes poderão conhecer a variedade de ofertas de serviços e assistência técnica, peças originais e acessórios.

Todos os produtos e serviços de Pós-Venda são concebidos e continuamente melhorados para assegurar ao cliente uma série de benefícios não só na parte técnica, mas também na parte financeira, e assim acompanhar todo o ciclo de vida de um veículo Iveco. O Iveco Capital, braço financeira da fabricante, estará presente para oferecer todo o suporte financeiro aos clientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco