sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RENAULT FOCA NO DESIGN PARA OTIMIZAR CONSUMO

Montadora apresentou no IAA estudo de design num caminhão pesado focado no combustível.


Como motivo de sua participação no Salão IAA de Hanover, a Renault Trucks apresentou um estudo de design industrial sobre a base de um caminhão pesado, focado completamente no combustível.

Utilizando materiais nobres, aerodinâmica refinada e inovações tecnológicas no estudo, o objetivo é proporcionar ao fabricante, a longo prazo, uma linha de pesquisa no que se refere a economia de combustível.

´O trabalho em torno do CX/03 é um estudo de design industrial e não um estudo de estilo`, explica Hervé Bertrand, diretor de design da Renault Truks. O veículo dá prosseguimento à linha de pesquisas anteriores feitas pelo fabricante sobre o tema. Por isso, cada elemento do projeto tem uma função muito precisa, focada principalmente na aerodinâmica e eficiência.

O estudo sugere estrutura tubular de fibra de carbono e alumínio associadas. Na parte central, utiliza um painel móvel, que se retrai para baixo quando a velocidade aumenta. O spoiler dianteiro também é móvel, e rebaixa em maiores velocidades, diminuindo a distância do solo e direcionando o fluxo de ar para as laterais através de alertas.

Sempre visando o menor coeficiente de arrasto, ou atrito aerodinâmico, o CX/03 tem retrovisores externos, embutidos em tubos perfilados, tiveram tamanho reduzido ao máximo. Melhorando o coeficiente de atrito (Cx), melhora também o consumo.

Do mesmo modo, os degraus de acesso à cabine, que provocam turbulência, e as rodas em geral, são todos cobertos para favorecer o fluxo de ar. O para-brisas da cabine tem inclinação bem acentuada, de 12 graus, com o mesmo objetivo.

Mas a aerodinâmica de um caminhão não se limita à unidade de tração. O reboque também desempenho papel essencial. Ao retomar os elementos de seus estudos anteriores, como o do protótipo Optfuel Lab, a Renault Truks projetou um reboque arredondado, parecido com uma gota de água, com carenagem lateral integrando as rodas com os defletores traseiros.

Além disso, a ligação entre o truck e o reboque também foi trabalhada especialmente, já que o espaço entre as duas gera muita turbulência. O CX/03 utiliza um sistema de carenagens ajustáveis. Quando o caminhão está na estrada, a cabine forma um só corpo com o reboque, eliminando as turbulências. A baixas velocidades ou durante manobras, as carenagens se recolhem. Tudo em nome da economia de combustível.

Fonte: Transpoonline