A Mercedes-Benz acaba de registrar aumento na participação
no mercado de caminhões acima de seis toneladas. Em outubro, a marca conquistou
dois pontos em relação a setembro, saltando de 26% para 28%, com o emplacamento
de 3.293 caminhões. Em relação ao segmento de ônibus, a empresa emplacou
1.521 unidades no mesmo período e se manteve com quase 55% de participação no
segmento acima de oito toneladas.
Philipp Schiemer, presidente da
Mercedes-Benz e CEO América Latina, destacou que apesar de o mês de outubro ter
sido mais favorável para a empresa em termos de participação de mercado, o
acumulado de unidades emplacadas no mercado total entre janeiro e outubro
continua em ritmo de queda: 13% para caminhões e 15% para ônibus no segmento
acima de 8 toneladas. “Esse resultado durante o ano impacta na redução do
volume de produção da indústria de caminhões e ônibus que já chega a mais de
20% no mercado brasileiro”, disse o executivo. Ainda de acordo com Apesar de
nosso melhor desempenho, convivemos hoje com alguns desafios como a ociosidade
produtiva e o aumento dos custos de produção, que impediram melhores
resultados de nossa Empresa no decorrer de 2014”, explica Schiemer.
Ainda de acordo com Schiemer, o País
tem potencial para atingir no médio prazo cerca de 200 mil caminhões
comercializados no mercado brasileiro, desde que o segmento receba incentivos
para a realização da renovação de frota, e que sejam realizados ajustes na
economia brasileira que resultem na redução do custo de produção para dar maior
competitividade e eficiência para a indústria no País.
Fonte:
O Carreteiro