quarta-feira, 13 de maio de 2015

MERCEDES TESTA CAMINHÃO AUTÔNOMO NOS EUA

Daimler Trucks aplicou seu Highway Pilot em um modelo Freightliner.

O Freightliner Inspiration Truck equipado com sistema Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo a conseguir licença para uso em estradas públicas. O fato ocorreu em Nevada, nos Estados Unidos, menos um ano depois de a Daimler Trucks mostrar pela primeira vez ao mundo um caminhão autônomo, quando o Mercedes Future Truck 2025 rodou em trecho de rodovia na Alemanha.

. Os engenheiros da Daimler Trucks transferiram o Highway Pilot para a marca americana Freightliner e o adequaram ao uso nas rodovias dos Estados Unidos. O veículo autônomo foi montado sobre um modelo Cascadia fabricado em série. 

A tecnologia faz uso de um radar dianteiro, sensores e uma câmera estéreo, mais os sistemas já testados e aprovados de assistência à condução, como o Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável), disponível tanto para o Cascadia como para o Mercedes-Benz Actros. 

A tecnologia foi aprimorada e a interação dos componentes, extensivamente testada para a obtenção da licença de tráfego em estradas. Num circuito de testes alemão o Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 16 mil quilômetros.

OPERAÇÃO DO VEÍCULO

O motorista pode acionar o Highway Pilot assim que o Freightliner Inspiration Truck chega à estrada. O condutor recebe um alerta pelo painel para ativar o sistema. Nesse momento o caminhão muda para o modo autônomo, adapta-se à velocidade da via e o motorista recebe outra vez pelo painel a mensagem "Highway Pilot ativado".

O conjunto de equipamentos inclui funções lane-keeping (manutenção na faixa de rolagem), collision-prevention (prevenção de colisões), regula a velocidade, aplica os freios e dirige. A combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em diferentes condições. 

Sozinho, o caminhão consegue cumprir os limites de velocidade informados, ajustar a distância a ser mantida em relação ao veículo da frente e usar a função de parada/partida em períodos de tráfego intenso. O Highway Pilot inicia as ultrapassagens de forma autônoma. Elas têm de ser feitas pelo motorista, assim como a saída da rodovia e as mudanças de pista. Pela interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre a situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente e consegue sobrepujá-lo a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos essenciais à sua volta, por exemplo, por causa de obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para assumir o comando. 

A caixa de direção instalada no Freightliner Inspiration Truck é testada em caminhões Mercedes-Benz desde 2011 e a câmera do Lane Keeping Assist completou mais de 80 mil quilômetros de testes. Vem sendo usada em todos os projetos de engenharia avançada da Mercedes-Benz desde 2008.

Os testes do radar dianteiro também começaram em 2008 e, desde então, foram concluídos com sucesso em mais de 3 milhões de quilômetros na produção em série e em testes nas divisões de automóveis e caminhões da Mercedes-Benz.


Fonte: Automotive Business