quarta-feira, 13 de maio de 2015

MERCEDES-BENZ ACTROS ALCANÇA 60% DE CONTEÚDO LOCAL

Montadora conclui 3ª fase do processo de nacionalização, que inclui motor.

Conforme adiantou Automotive Business, em dezembro, a Mercedes-Benz confirmarão que seu caminhão extrapesado Actros produzido na fábrica de Juiz de Fora (MG) alcançou o índice de localização de 60%, com a conclusão da terceira etapa do processo, chegando ao patamar de exigência mínima para ser financiado pela linha Finame/PSI do BNDES, com juros menores que os praticados pelo mercado.

“Os extrapesados Actros rodoviários iniciam uma nova etapa no mercado brasileiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A nossa equipe de engenharia se dedicou fortemente para que o modelo fosse rapidamente nacionalizado”, acrescentou.

O modelo começou a ser importado para o Brasil em 2011 e sua montagem se iniciou por aqui no ano seguinte. Em 2013, a empresa passou a usar sistema de exaustão, rodas e pneus fabricados no Brasil e em 2014 foi a vez de eixos, suspensão, sistemas elétricos, bancos e sistemas de freios, quando o índice alcançou 40% de conteúdo local. Dessa forma, o caminhão só podia acessar 80% do financiamento pelo BNDES. 

Nesta terceira fase, a empresa alcançou os 60% com a produção local de seu motor OM 475, fabricado na unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), que também inclui o sistema de combustível e sistema de direção hidráulica de produção nacional. Neste patamar, o caminhão pode usufruir de 100% das condições do Finame PSI, que financia 50% do valor do modelo para grandes empresas e 70% para pequenas e médias.

Oferecido nas versões 2546 6x2 e 2646 6x4, o cavalo mecânico traz eixos traseiros sem redução nos cubos, atendendo várias configurações de implementos, que podem ser semirreboques como os de carga seca aberta, furgão, sider, graneleiros, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner. Indicado para longas distâncias, o Actros vem em quatro opções de cabine: leito teto baixo, leito teto alto, megaspace e megaspace segurança, esta última com sistema de orientação de faixa de rodagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.


Fonte: Automotive Business