terça-feira, 31 de março de 2015

SCANIA TEM NOVA ALA EM SÃO BERNARDO

Unidade abriga montagem e pintura das cabines de caminhões.

Com investimento de R$ 96 milhões, a Scania inaugurou semana passada uma área de montagem e pintura de cabines no complexo industrial de São Bernardo do Campo (SP), onde são fabricados caminhões e chassis de ônibus, além de suspensão e motores. Com 8 mil metros quadrados, o novo prédio é inspirado nas linhas existentes da montadora na Suécia e Holanda.

Segundo a empresa, a antiga unidade de pintura, localizada dentro da fábrica de caminhões, será desativada assim que a nova alcançar o mesmo ritmo de produção, o que deve acontecer entre outubro e novembro deste ano.

O destaque da nova ala de pintura é o alto grau de automação dos processos, como a implantação do sistema de transporte de peças e de plataformas elevatórias, que contribuem para a qualidade da ergonomia dos trabalhadores da linha, com pintura automatizada, o que evita perdas de material.

“A nova linha de pintura usa 40% menos tinta com relação à antiga fábrica e todo excedente é reutilizado”, afirma Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania para a América Latina.

Além da automação, a qualidade do processo é atestada pelo projeto de iluminação desenvolvido pela Scania em parceria com um de seus fornecedores: um túnel de luz de LED programável, equipado com 400 luminárias, ajudam na verificação de eventuais falhas na pintura primer, como sujeiras, riscos ou amassados. O sistema é configurado para cada revisor da pintura, de modo que possa ajustar a luminosidade de acordo com a necessidade. 

A estrutura do prédio conta ainda com iniciativas que melhoram a utilização de recursos naturais e ajudam a reduzir o impacto ambiental, como o sistema de ventilação por pressão positiva, que impede a entrada de ar e de partículas externas que possam causar defeitos na pintura; sistema de reutilização de água da chuva para uso em sanitários e limpeza externa, sistema de iluminação que economiza até 50% da energia elétrica com relação ao setor de pintura antigo da fábrica, além de um incinerador para queima de resíduos de gases e outros subprodutos da pintura.


Fonte: Automotive Business