quarta-feira, 3 de julho de 2013

PESADOS PUXAM DESEMPENHO DO SETOR DE CAMINHÕES

Para Fenabrave, segmento terá participação de 36% no mercado este ano.

A venda de pesados e extrapesados impulsionou o mercado de caminhões no primeiro semestre e deve permanecer aquecida até o fim do ano. A expectativa foi anunciada pela Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, na terça-feira, 2. A demanda por modelos com capacidade de carga superior a 30 toneladas foi puxada pelo transporte de materiais para obras de infraestrutura e de commodities resultado da safra recorde de grãos. 

“O setor de caminhões vem muito bem. Algumas montadoras têm encomendas até o fim do ano para veículos pesados”, garante Alarico Assumpção, presidente executivo da entidade. No primeiro semestre as vendas de caminhões aceleraram 6,9% sobre o mesmo intervalo de 2012, para 74,3 mil unidades. A média diária teve salto de 22,3% no período. A Fenabrave destaca que a maior parte deste crescimento está nas pontas, entre os modelos leves e os pesados. Os veículos médios sofrem com restrições de circulação nos centros urbanos. 

A projeção da entidade para as vendas de caminhões este ano é de cerca de 150 mil unidades, com crescimento de 10% sobre o resultado do ano passado. Os modelos pesados devem ter participação de 36% nesse volume. Os juros do financiamento pelo Finame PSI passaram de 3% ao ano no primeiro semestre para 4% ao ano a partir de 1º de julho. Assumpção acredita que o aumento não afetará a evolução das vendas do setor. “A taxa ainda é menor do que a inflação. É um ótimo negócio para o cliente do setor.”


Fonte: Automotive Business