Aos 49 anos de idade, Orlando Merluzzi está no auge da carreira, entusiasmado com o novo desafio: representar no Brasil uma das maiores montadoras de caminhões do mundo, a Foton Motor Group, líder em vendas na China, com mais de 700 mil unidades em 2011. Mais do que ser um executivo – como era na Iveco até o mês passado –, Merluzzi assume o posto na condição de sócio-proprietário, sem revelar percentuais de participação, na função de vice-presidente da Foton Aumark do Brasil, responsável pela importação e distribuição dos veículos da marca.
O convite foi do presidente da empresa, Luiz Carlos Mendonça de Barros, carregado de responsabilidades. Merluzzi tem a missão de estruturar a rede de concessionárias e o pós-vendas da marca chinesa em todo o País. “Depois de acumular 26 anos no segmento automotivo considero esse desafio cativante e motivador”, diz o executivo em entrevista.
Na primeira etapa do planejamento estratégico, Merluzzi deverá acelerar a expansão da rede de concessionárias. A meta inicial é abrir 10 unidades no Estado de São Paulo ainda este ano, mas o plano prevê 80 revendas abertas até o fim de 2016. “Em Agosto inauguramos a primeira em Guarulhos, seguida de outra em Alphaville”, conta.
O executivo pretende nomear representantes parceiros e oferecer unidades móveis para dar assistência técnica aos clientes em toda Região Metropolitana de São Paulo. “Vamos estruturar a operação, atender com agilidade e monitorar o comportamento dos nossos produtos. A cobertura territorial será gradual e sem atropelos”, planeja.
Estratégia
Até agora, 350 caminhões Foton já desembarcaram no Brasil. A Foton Aumark pretende encomendar outras 400 unidades nos próximos meses para abastecer a rede. A importadora vai vender os semileves Aumark 311 (3,4 toneladas de PBT) e os dois leves 614 (6 t) e 917 (9 t). Merluzzi reconhece que superar os volumes da concorrência no disputado segmento de caminhões semileves, conhecido como de entrada, exige esforço para conquistar a preferência do transportador autônomo. “Esse mercado é varejo puro e a manobra que faremos é dar suporte ao cliente, principalmente no pós-venda. Outro diferencial é oferecer o Aumark 311 com vários itens de série, algo que os concorrentes não fazem”, explica.
O executivo não informou os preços dos veículos, mas garante que os modelos serão ofertados a valores competitivos, apesar do aumento em 30 pontos porcentuais no IPI de veículos importados. “A nossa expectativa é o governo viabilizar a entrada de novos investidores para que operação da Foton, que já nasce sólida, possa crescer”, diz. Ele espera vender seus produtos por meio de financiamentos de parceiros nacionais (bancos privados) e internacionais (bancos chineses). “Ainda não temos detalhes, mas estou muito confortável em ofertar produtos de qualidade com motores Cummins e transmissão ZF, com tecnologia mundialmente reconhecida”, completa.
Fábrica em 2016?
Merluzzi não revela detalhes, mas garante que a Foton Motor Group iniciará a construção da fábrica de caminhões no Brasil em 2016. “O local ainda será definido, mas antes vamos preparar a base para isso”, diz. Ele comenta que há muito tempo os chineses estão de olho no País, “há até indicação no mural da empresa que a próxima planta será aqui”. Com a fábrica estabelecida a Foton Aumark do Brasil passa a operar apenas como distribuidora, a produção local será de responsabilidade dos chineses.
Desde que anunciou a operação no Brasil, em maio de 2011, Luiz Carlos Mendonça de Barros dava a entender que operação da Foton Aumark do Brasil não estaria totalmente sob seu comando. Em entrevistas coletivas, ele sempre fez questão de mencionar que um time de executivos conduziria o planejamento estratégico da empresa. No entanto, não se pode negar, que sua experiência como economista, empresário, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das comunicações deve facilitara instalação de mais uma fábrica chinesa no País.
Fonte: Automotive Business