Enquanto no Brasil ainda vivemos reflexos da troca de motorização do Euro 3 para o Euro 5, o Euro 6 começa a virar realidade na Europa. A DAF, empresa que até 2013 inicia atividades na América Latina, anunciou o desenvolvimento de motores que seguem este novo padrão de controle de emissões. A linha estará adequada às legislações que entrarão em vigor no Velho Continente em janeiro de 2014.
O PACCAR MX-13 de 12,9 litros usará um moderno sistema de injeção common rail, além de um turbo com geometria variável e controles avançados para aumentar a eficiência. Para atender ao Euro 6, os novos motores farão uso tanto do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) quanto do SCR (Redução Catalítica Seletiva).
“O PACCAR MX-13 é um motor ultra limpo”, afirma Ron Borsboom, membro da mesa diretora da DAF Trucks e responsável pelo Desenvolvimento do Produto. “Além disso, percorremos grandes distâncias para obter um motor de eficiência, confiabilidade e sustentabilidade líderes”, disse o executivo.
O desenvolvimento do motor acompanha as especificações do EPA 10, regulamentação da Agência de Proteção ao Meio Ambiente nos Estados Unidos. Desde junho de 2010, um quarto dos caminhões Kenworth e Peterbilt são equipados com motor PACCAR MX de seis cilindros e 12,9 litros . “Este motor atendes às exigências norte-americanas, que se aproximam muito das nossas”, explicou Ron Borsboom. “Desta maneira, obtivemos muita experiência em tecnologias que serão aplicadas com o Euro 6, como o (EGR). Com esta inteligência, conseguimos integrar melhor este sistema ao nosso conceito de veículos, com a cabina sobre o motor”, falou.
Em comparação com o Euro 5, o Euro 6 pede redução de mais de 77% na emissão de óxido nitroso e de 66% na emissão de material particulado. Os motores começarão a ser fabricados em 2013.
Fonte: Brasil Caminhoneiro