sexta-feira, 27 de abril de 2012

BRASIL CAMINHONEIRO ACOMPANHA O MAIOR DESAFIO ENTRE AS TECNOLOGIAS DE MOTORES EURO 5 E EURO 3


Pensando nas diferenças entre um caminhão equipado com motor Euro 5 e outro com motor Euro 3, é possível dizer que o primeiro possui mais potência, maior torque, gera mais economia de combustível, e, acima de tudo, ainda é ecologicamente correto. Todos esses predicados contribuem para que o veículo provido com nova motorização apresente melhor desempenho e rendimento. Mas será que além da teoria, tal tecnologia oferece na prática mais vantagem um sobre o outro? Para responder essa questão, a Ford convidou o Caminhoneiro para acompanhar o Desafio Euro 5 X Euro 3 e verificar se economia, desempenho e sustentabilidade podem caminhar na mesma direção.

A regra do jogo é clara: ser justo e imparcial. Serão dois caminhões Ford Cargo, ou seja, modelos idênticos, que irão rodar com a mesma quantidade de combustível, durante o mesmo período e no mesmo percurso. O local escolhido para a execução do desafio é o campo de provas da TRW, localizado em Limeira, interior de São Paulo, com uma pista de quatro quilômetros de extensão.

Serão quatro motoristas para pilotarem os respectivos brutos, revezando em três turnos de duas horas cada. Ao todo, oito horas de prova aproximadamente, até que cada caminhão perca atinja a “pane seca”. Os pesados serão abastecidos com os mesmos 150 litros de diesel em um dos tanques (o outro compartimento será selado). Lembrando que ao caminhão Euro 5 será adicionado o Diesel S-50 e ao Euro 3 o Diesel S-500.

Cada caminhão seguirá com o mesmo peso bruto total de 24,5 toneladas, sendo equipados com igual quantidade de carga – três veículos modelos Transit em cada carreta, pensado sete toneladas (implemento e carga). As cabines pesam 6,5 toneladas e as carretas com 11 toneladas cada, respectivamente.

Os técnicos da Ford garantem que o resultado será favorável ao Euro 5. Mas, afinal, qual deles terá mais autonomia com a mesma quantidade de combustível, sem perder potência e rendimento?

Fiquem ligados no maior desafio entre um Euro 5 e Euro 3 do Brasil. Portanto, não percam, no próximo domingo, às 7h30, será o início desta disputa emocionante!

Fonte: Brasil Caminhoneiro