Após a construção num prazo recorde de aproximadamente 24 meses, a Daimler inaugurou na semana passada, em Oragadam-Chennai, na Índia, a nova fábrica de caminhão da Daimler India Commercial Vehicles (DICV), que produzirá os caminhões da marca BharatBenz.
Na presença de membros do conselho de administração da Daimler AG e de J Jayalalithaa, ministro chefe do estado de Tamil Nadu, no Sul da Índia, a DICV realizou uma solenidade de inauguração da planta de cerca de 160 hectares, que também abrigará o centro integrado de pesquisa e desenvolvimento e uma pista de testes. A fábrica é uma das únicas três de caminhões Daimler no mundo a combinar a montagem de caminhões e a produção de componentes em um só local.
O investimento total da DICV é de 44 bilhões de rúpias indianas (mais de 1,73 bilhão de reais), incluindo as instalações para a fabricação dos veículos, bem como as atividades de pesquisa e desenvolvimento. O início de produção dos caminhões pesados BharatBenz está programado para o terceiro trimestre de 2012.
Em Chennai, o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG & responsável pela Divisão de Automóveis, enfatizou: “Nossa nova planta de Oragadam-Chennai compartilha os padrões de qualidade da Daimler com plantas associadas em todo o mundo e, ao mesmo tempo, é exclusiva. Trata-se da única planta da Daimler no mundo a abrigar produtos que combinam a engenharia indiana com o DNA alemão e japonês no mesmo local. Desta forma, estamos posicionados para um dos mercados de caminhões mais fortes e com crescimento mais rápido do mundo”.
As instalações em Oragadam-Chennai vão produzir a linha de produtos BharatBenz para o mercado indiano de alto volume. Alguns modelos de caminhões têm como base a plataforma do Mercedes-Benz Axor, enquanto outros são construídos sobre a série Fuso Canter. A fábrica de Chennai possui uma capacidade inicial de produção de 36.000 unidades ao ano, estando projetada para permitir um aumento para mais de 70.000 veículos comerciais ao ano.
Na inauguração da fábrica indiana, Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Divisão de Caminhões e pela de Ônibus, destacou: “Nossa rede de produção mundial e nossos esforços globais de pesquisa e desenvolvimento nos permitem desenvolver, fabricar e vender caminhões na Índia e para a Índia. Executamos tudo isso muito próximo aos nossos clientes e para os nossos clientes”. Atualmente, segmento no qual a empresa atuará é responsável por 4% de todos os caminhões na Índia. A expectativa é que este número aumente para quase 80% até 2020.
Com um portfólio de 17 veículos comerciais BharatBenz até 2014, a DICV está se preparando para o mercado indiano de caminhões, que se posiciona como o terceiro maior do mundo, tendo registrado um volume de mais de 330.000 veículos nos segmentos com peso de 5 a 49 toneladas em 2011.
Cooperação com fornecedores e ampla rede de distribuição
A DICV conta com mais de 450 fornecedores, que foram selecionados após testes de qualidade. Em cooperação com distribuidores locais de automóveis e de veículos comerciais, a Empresa criou uma rede de varejo nacional, que vai compreender cerca de 70 unidades até o final de 2012, com previsão de expanção para mais de 100 distribuidores até 2014.
A Daimler Financial Services, subsidiária da Daimler, vai oferecer produtos de financiamento e seguro para distribuidores e clientes em suporte às vendas de veículos da BharatBenz.
Fonte: Brasil Caminhoneiro