segunda-feira, 17 de março de 2014

RAIJAN SUPERA DIFICULDADES E COMPLETA PROVA EM CARUARU

Não foi nada fácil a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck para o piloto matogrossense Raijan Mascarello. A prova disputada no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru (PE), terminou com a vitória do paranaense Leandro Totti.

Chegar ao final da prova pode ser considerado como vitória para o piloto, único piloto da DF Racing Fans a completar a prova, em um final de semana difícil para encontrar os acertos perfeitos para o caminhão.

Raijan já começou a prova afetado por uma leve desidratação, largando em 14º lugar. Logo na primeira volta ele teve o caminhão tocado na traseira e um suporte da carenagem afetou o pneu esquerdo que saiu rodando para fora da pista. Como resultado, Raijan teve que entrar no box e perdeu seis voltas. Graças ao trabalho dos mecânicos, conseguiu voltar e levar o #Azulão71 até o fim da prova fechando na 17ª posição.

"Foi um sufoco pra terminar. Um calor muito forte. Mas valeu ter chegado até o fim. Agora, temos muito para ajustar antes da etapa de Curitiba", comentou Raijan, que pretende buscar melhores ajustes das molas, câmbio e potência.

CLASSIFICAÇÃO DA 1ª ETAPA

1º) 73 - Leandro Totti (Volkswagen, PR), 29 voltas em 1:01:22.152 (média de 74.4 km/h)
2º) 15 - Roberval Andrade (Scania , SP), a 13.089
3º)   3 - Geraldo Piquet (Mercedes , DF), a 16.336
4º) 55 - Paulo Salustiano (Mercedes , SP), a 16.843
5º) 85 - Danilo Dirani (Scania , SP), a 18.776
6º)   1 - Beto Monteiro (Iveco , PE), a 25.298
7º) 28 - Fabiano Brito (Volvo , PR), a 29.269
8º) 90 - Marcello Cesquim (Mercedes , PR), a 37.182
9º)   2 - Valmir Benavides (Iveco , SP), a 39.115
10º) 14 - João Maistro (Volvo , PR), a 57.718
11º)   4 - Felipe Giaffone (MAN , SP), a 59.411
12º) 20 - Pedro Muffato (Scania , PR), a 1:02.042
13º) 25 - Jaidson Zini (Iveco , PR), a 1:10.349
14º) 99 - Luiz Lopes (Iveco , SP), a 1:29.499
15º) 10 - Jansen Bueno (Scania , PR), a 1:34.033
16º) 77 - André Marques (Volkswagen , SP), a 1:45.213
17º) 71 - Raijan Mascarello (Ford , MT), a 1 volta
18º)   8 - Adalberto Jardim (Volkswagen , SP), a 12 voltas
19º)   6 - Wellington Cirino (Mercedes , PR), a 14 voltas
20º)   7 - Debora Rodrigues (Volkswagen , SP), a 14 voltas
21º) 80 - Diogo Pachenki (Volvo , PR), a 19 voltas
22º) 72 - Djalma Fogaça (Ford , SP), a 22 voltas
23º) 53 - Ronaldo Kastropil (Mercedes , SP), a 26 voltas
24º) 35 - David Muffato (Ford , PR), a 27 voltas


Fonte: Fórmula Truck

LEANDRO TOTTI DOMINA PRIMEIRA ETAPA DA TEMPORADA

Leandro Totti dominou a primeira etapa dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. Campeão em 2012 e vice no ano passado, o paranaense da RM Competições venceu de ponta a ponta, neste domingo (16), o GP Aurélio Batista Félix, primeira etapa das duas competições. A corrida que abriu a temporada nacional do automobilismo levou mais de 40.000 pessoas ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE).

Mais rápido em todas as sessões de treinos livres e classificatórios do sábado (15), Totti foi pole-position e manteve o Volkswagen-MAN número 73 da RM Competições na liderança nas 29 voltas da etapa pernambucana. Após mais de uma hora de corrida, recebeu a bandeirada da vitória com mais de 13 segundos de vantagem sobre o paulista Roberval Andrade, piloto do Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport, que terminou em segundo.

A equipe de Andrade teve seus dois pilotos no pódio. Danilo Dirani, que voltou a competir na Fórmula Truck como titular do outro caminhão da Ticket Car Corinthians, terminou a disputa em quinto. O brasiliense Geraldo Piquet e o paulista Paulo Salustiano, que defendem as equipes ABF-Santos e ABF Racing Team, levaram seus caminhões Mercedes-Benz ao terceiro e ao quarto lugar. Dos 25 pilotos que largaram 17 chegaram ao fim da corrida.

“É o resultado de um desenvolvimento que vem desde o ano passado”, definiu o vencedor Totti, destacando a vantagem de ter pista livre durante toda a corrida. “Com frente livre, pude andar num ritmo bom sem me preocupar com a temperatura, tinha ar frontal”, lembrou, revelando que a temperatura do motor MAN subiu enquanto esteve pressionado por Wellington Cirino, que abandonou na 16ª volta. “Depois que ele parou eu estabeleci um ritmo seguro”.

Andrade, que não alcançava o pódio em Caruaru desde 2008, exultou o segundo lugar. “É um recomeço de muito trabalho, foi um resultado gratificante para a equipe”, observou o piloto, que correu acometido por uma indisposição estomacal. “Fui conservador, mantive meu ritmo”, disse. Dirani comemorou o pódio. “Foi como eu renasci na Truck depois de um ano fora. Tudo na equipe é novo para mim, mas pressinto que será uma ótima temporada”.

Foi a mesma impressão manifestada por Piquet, o terceiro. “É cedo para pensar ou falar em título, mas acho que teremos um grande ano. O caminhão é competitivo”, atestou. Salustiano, que também pilota um Mercedes-Benz, viu o quarto lugar com alívio. “Foi um fim de semana com vários problemas para resolvermos, trabalhamos muito para evitar as quebras que nos frustraram no ano passado. O resultado mostra que posso brigar pelas vitórias”, ponderou.

A vitória deste domingo foi 11ª de Totti, número que o isola como sétimo maior vencedor da Fórmula Truck. Foi, também, o segundo triunfo em Caruaru – ele também ganhou a etapa em 2006, pilotando um caminhão Ford. A pole-position para a etapa de abertura da temporada de 2014 foi a sexta da carreira do paranaense, que nessa estatística também passa a ocupar o sétimo lugar, empatado com seu conterrâneo Osvaldo Drugovich Júnior.

A CORRIDA

A temporada de 2014 dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck começou sob o calor de mais de 30 graus de Caruaru – era a temperatura ambiente no instante da largada. à bandeira verde, Wellington Cirino, terceiro no grid, ultrapassou Roberval Andrade, enquanto o pole-position Leandro Totti manteve-se na liderança – ele completou a primeira volta 1s7 à frente de Cirino e 2s3 à frente de Andrade.

A abertura da segunda volta marcou a ultrapassagem de Felipe Giaffone sobre Diogo Pachenki, que valeu-lhe o quarto lugar na corrida. David Muffato, em sua primeira participação pela DF Racing Fans, teve pane elétrica em seu Ford na terceira volta e abandonou. A essa altura, a vantagem de Totti chegava a 3s4. O ritmo do paranaense permitiu-lhe ampliar essa margem para 4s4 ao término da quarta volta de corrida.

Andrade, administrando o terceiro lugar, já recebia pressão de Giaffone. Na quinta volta, Pachenki foi ultrapassado por André Marques, Geraldo Piquet e Paulo Salustiano. O paranaense acabou saindo da pista e completou a quinta volta na décima posição. Nesse momento, Raijan Mascarello estacionou nos boxes da DF Racing Fans para reposição do pneu traseiro esquerdo externo, perdido em um toque durante disputa por posição.

O excesso de fumaça fez suas primeiras vítimas na sétima volta, quando os comissários de prova determinaram que Leandro Reis e Djalma Fogaça procurassem seus boxes para eliminar o problema. Ronaldo Kastropil estava nos boxes desde a terceira volta, com problemas na embreagem do Mercedes-Benz. Acabou abandonando. Débora Rodrigues, embora com a carenagem do caminhão danificada por um toque, seguia na pista.

Giaffone mantinha sua postura de ataque a Andrade na décima volta, quando a perda de rendimento de seu MAN, motivados por problemas com a direção hidráulica, o fez cair para 18º – nesse instante, seu companheiro de equipe Adalberto Jardim abandonava, nos boxes. Pachenki, que enfrentava problemas com o intercooler de seu Volvo desde as primeiras voltas, também tomou o caminho dos boxes e viu-se obrigado a se retirar da disputa.

A intervenção programada do Pace Truck a um terço de cada corrida aconteceu após 11 voltas. Totti, Cirino, Andrade, Marques e Piquet ocupavam as cinco primeiras posições no GP Aurélio Batista Félix e receberam pontos de bonificação na classificação dos dois campeonatos – Totti havia conquistado o ponto extra pela conquista da pole-position e já garantia o ponto de bônus pela volta mais rápida da corrida, assinalada na segunda passagem.

Dada a relargada, Totti sustentou a liderança e em uma volta abriu 1s5 de vantagem sobre Cirino, margem que passou a ser de 2s2 na 13ª volta e superou a casa dos 3s na 14ª. Andrade, terceiro, recebia pressão incisiva de Marques; Piquet, em quinto, vivia situação parecida, com Salustiano buscando um lugar no grupo dos cinco que compõem o pódio de cada etapa. Marques, contudo, também foi chamado aos boxes por excesso de fumaça.

O estreante Marcello Cesquim, que havia perdido posições na largada, defendia desde a relargada da corrida o nono lugar – mesma posição que teve no grid. A ameaça à sua posição era representada por Beto Monteiro e Valmir Benavides. O pernambucano e o paulista, ambos pilotos da Scuderia Iveco, foram desclassificados da tomada de tempos de sábado, largaram do fim do grid e figuravam em 10º e 11º, respectivamente.

A 16ª volta marcou a saída de pista do vice-líder Cirino, que abandonou. A ocorrência de óleo no traçado causou a rodada de Marques antes mesmo de sua ida para os boxes por conta do problema com a fumaça. Os problemas dos dois pilotos permitiram a Danilo Dirani, que voltou à Fórmula Truck pilotando o outro caminhão da Ticket Car Corinthians, passar a ocupar a quinta posição – estava atrás de Totti, Andrade, Piquet e Salustiano.

Débora Rodrigues, com o sistema de refrigeração de seu Volkswagen danificado em um toque durante uma disputa por posição, retirou-se da corrida também na 16ª volta. Na 19ª, Monteiro ultrapassou Cesquim e passou à sétima posição. Seu companheiro de equipe Benavides tentou aproveitar a manobra para também superar o estreante, mas, com a tomada da curva comprometida, acabou rodando e caindo para o décimo lugar na corrida.

No complemento da 20ª volta, Totti mantinha o ritmo forte e liderava com mais de 10 segundos de vantagem sobre Andrade. Jardim, após uma longa permanência nos boxes, voltou à pista disposto a aproveitar os instantes finais da corrida a título de teste dos reparos efetuados pela equipe. Monteiro, dando sequência à sua prova de recuperação, já ameaçava o sexto lugar de Fabiano Brito, que voltou a disputar a F-Truck depois de três anos de ausência.

A ultrapassagem de Monteiro sobre Brito aconteceu após a frenagem ao fim da reta oposta do circuito caruaruense, a menos de sete minutos do fim da disputa. Sua desvantagem em relação a Dirani era de 7s1. Cesquim defendia o oitavo lugar dos ataques de Benavides. A disputa acolheu Giaffone, que a duas voltas do fim excedeu o limite de 160 km/h no ponto da pista onde há um radar e teve 20 segundos acrescidos a seu tempo total de prova.

Após 29 voltas válidas, o resultado final do GP Aurélio Batista Félix foi o seguinte:

1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1h01min22s152
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 13s089
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, a 16s336
4º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 16s843
5º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 18s776
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 25s298
7º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF/Volvo, a 29s269
8º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 37s182
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 39s115
10º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, a 57s718
11º) Felipe Giaffone (SP/ MAN), RM Competições, a 59s411
12º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 1min02s042
13º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, a 1min10s349
14º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 1min29s499
15º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, a 1min34s033
16º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 1min45s213
17º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, a 1 volta

NÃO COMPLETARAM

Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 12 voltas
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, a 14 voltas
Débora Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, a 14 voltas
Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, a 19 voltas
Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, a 22 voltas
Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 26 voltas
David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, a 27 voltas

DESCLASSIFICADO

Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, fumaça
Melhor volta: Totti, na 2ª, 1min50s850, média de 103,274 km/h

CLASSIFICAÇÃO

Com a realização da primeira etapa, os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck têm a seguinte classificação:
1º) Totti, 32 pontos;
2º) Andrade, 23;
3º) Piquet, 18;
4º) Salustiano, 14;
5º) Dirani, 12;
6º) Monteiro, 10;
7º) Brito, 8;
8º) Cesquim, 7;
9º) Benavides, 6;
10º) Maistro, 5;
11º) Giaffone e Cirino, 4;
13º) Muffato, 3;
14º) Zini e Marques, 2;
16º) Lopes, 1.


Fonte: Fórmula Truck

PILOTO MORRE DURANTE PROVA NO ARRANCADÃO DE CAMINHÕES EM ARROIO DO SILVA/SC

Edson Beber, tinha 46 anos, era piloto profissional e hexa campeão da competição.
Morre Edson Beber natural da cidade de Campo Largo no Paraná, onde possui uma transportadora. O piloto era hexa campeão do Arrancadão de Caminhões e ex-piloto da Fórmula Truck. 

O piloto profissional Edson Beber morreu durante a disputa de uma prova do 24º Arrancadão Internacional de Caminhões que foi realizado desde a última quinta-feira na Praia da Meta, em Balneário Arroio do Silva, no sul de Santa Catarina. A 24º Arrancada Internacional de Caminhões iniciou na quinta (13) e seguiu até este domingo (16). As competições envolvem pilotos e caminhoneiros de várias regiões do Brasil.

O acidente foi registrado neste domingo, dia 16, segundo o Corpo de Bombeiros, a morte ocorreu por volta das 15h30. De acordo com a Polícia Civil da cidade, o piloto Edson Beber, de 46 anos, capotou quando já havia cruzado a linha de chegada da prova. Na área de escape, o protótipo capotou três vezes. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda conforme a polícia, ele já havia participado outras vezes desta e outras competições de arrancadão.

Informação atualizada às 19h40: De acordo com os técnicos do Instituto Médico Legal de Araranguá, a causa da morte de Edson Beber foi Traumatismo Crânio Encefálico grave. Os familiares do piloto já estão na cidade para a liberação do corpo.


Fonte: Difusora 910 e G1

sexta-feira, 14 de março de 2014

MAN LATIN AMERICA ADERE AO PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DE FROTA DE MINAS GERAIS

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, acaba de aderir ao programa de renovação de frota de caminhões do estado de Minas Gerais. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado, o programa consiste na renovação de cerca de 90 mil unidades com mais de trinta anos de utilização que poderão ser retiradas das ruas, o que representa quase 25% da frota circulante de caminhões em Minas Gerais.

Os caminhões novos ou seminovos adquiridos por meio do programa ficarão isentos da taxa de pagamento do IPVA pelo prazo de dez anos. Também serão isentos da taxa de licenciamento no primeiro ano e da taxa de baixa no caminhão antigo. Poderão participar proprietários de veículos com mais de 30 anos de utilização e com unidades emplacadas até 21 de outubro de 2013 no estado de Minas Gerais.

"Nossas concessionárias e profissionais de Vendas estão prontos para atender os clientes e esclarecer dúvidas sobre o programa de renovação de frota na região. Com a introdução desse programa, estaremos auxiliando o governo local na substituição de unidades antigas, na melhoria da qualidade do ar e segurança nas estradas e auxiliando os negócios de nossos clientes com a oferta de condições especiais de aquisição e produtos melhores. Também estaremos atentos aos investimentos que poderão ser necessários para que o programa de renovação de frota de Minas seja um sucesso na região", afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.


Fonte: Comunicação MAN Latin America

quinta-feira, 13 de março de 2014

VOLVO LANÇA SÉRIE ESPECIAL DE CAMINHÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DE FH NO BRASIL

A Volvo está lançando uma edição especial e limitada de caminhões em comemoração aos 20 anos do FH no Brasil. “Temos orgulho de apresentar esta série especial e exclusiva do FH, um modelo que liderou várias vezes o ranking nacional de caminhões pesados e que é de longe o caminhão mais admirado e desejado do Brasil”, afirma Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo.

O modelo comemorativo chega ao mercado com todas as opções de motorização da Volvo: 420cv, 460cv, 500cv e 540cv. “Basta estacionar em um posto de combustível, ou uma rápida visita às redes sociais para perceber a legião de fãs do FH, o orgulho e a satisfação de quem dirige o veículo e o desejo e sonho de consumo dos que ainda não têm o caminhão”, observa Mello.
 
Externamente, o caminhão tem uma faixa colorida cruzando toda a lateral da cabine e o logotipo FH 20 anos, além do letreiro superior Globetrotter no alto da parte frontal do veículo com a identificação visual da comemoração ao fundo. Internamente, o FH 20 anos tem uma série de itens de fábrica: air bag, climatizador de ar, suspensão a ar na cabine, bancos em couro, volante em couro, rádio, CD, MP3, comandos no volante e uma faixa de madeira no painel.
 
O caminhão também possui sensor de chuva, espelho frontal, trava elétrica com controle remoto, lâmpadas 3 Marias, luz de 5ª roda, e anel nas rodas dianteiras. O exclusivo FH 20 anos pode sair da linha de produção com duas opções de cor: branco ou Preto Magic Metálico.
 
O FH 20 anos também vem equipado com a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift e com a qual o transportador consegue economizar em até 5% o consumo de combustível. Sem pedal de embreagem, a caixa de câmbio da Volvo facilita bastante o trabalho do motorista. No modo automático, basta acelerar e frear. No manual, um simples toque em um botão troca as marchas. Ele não precisa fazer nenhum esforço para trocar as marchas. O manuseio é extremamente fácil e um amplo e bem posicionado visor no painel mostra em que marcha o veículo está.
 
O FH foi introduzido no mercado brasileiro no início de 1994, importado da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo. Quatro anos depois, começou a ser produzido no Complexo Industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná.


Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo

MAN VENCE LICITAÇÕES PARA FORNECIMENTO DE 800 CAMINHÕES

Foram vendidos 500 veículos para o FNDE e 314 para Ambev.

A MAN Latin America acaba de vencer duas licitações para fornecimento de mais de 800 caminhões Volkswagen. A primeira inclui 500 unidades do modelo Delivery 9.160 para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Assim como já acontece em outros programas que a MAN participa, como o Caminho da Escola, os 500 caminhões serão comprados por prefeituras de todo o Brasil para abastecimento de merendas nas escolas públicas. Os veículos serão equipados com baú frigorífico com divisórias internas para separação de alimentos. Terão ainda balança, prateleiras internas e carrinho logístico. 

A segunda licitação contempla o fornecimento de 314 caminhões Worker 23.230 Distributor, desenvolvido especialmente para a distribuição de bebidas, para a Ambev. Segundo a Anfir, associação dos fabricantes de implementos rodoviários, os produtos, sob medida para o segmento, tem garantido à montadora a liderança em vendas para o transporte de bebidas no Brasil. 

O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, comemora os negócios. “O segredo de nossa liderança é oferecer ao consumidor o caminhão que ele deseja, sob medida para as suas necessidades. Nosso portfólio abrange modelos que vão de 5,5 toneladas até 74 toneladas, indo dos consagrados caminhões Volkswagen aos cavalos mecânicos premium da marca MAN.

Todos fabricados em Resende (RJ), e prontos para enfrentar as condições mais rigorosas de operação”, diz.


Fonte: Automotive Business

AVALIAÇÃO MOSTRA QUE 25% DOS CAMINHÕES TÊM PROBLEMAS NA BARRA DE DIREÇÃO

Alguns problemas verificados podem ocasionar graves acidentes.

Durante a checagem gratuita realizada pelo “Caminhão 100%” que avalia parte mecânica e de itens de segurança dos caminhões – realizada recentemente na Rodovia Presidente Dutra - foi constatado que 25% de 40 caminhões tinham defeitos no sistema de direção.

“Encontramos falhas nos principais itens de segurança dos veículos vistoriados, barra de direção soldada e coifa do terminal de direção rasgada”, afirmou Marcos Cortes, profissional da assistência técnica da Nakata, empresa responsável pela verificação.  Segundo Cortes, o caminhão que estava com a barra soldada roda, em média, 400 km dia pela Rodovia Presidente Dutra, aumentando o risco de provocar um grave acidente.

Ele adverte e explica que quando a coifa estiver danificada ou houver folga na barra de direção, a recomendação é substituir todo terminal por outro novo. “É impraticável usar peças recondicionadas já que podem ocasionar trágicos acidentes”, acrescenta. Segundo ele, é aconselhável realizar a manutenção preventiva, periodicamente, a cada 10 mil km, já que a falta de reparação causa desgaste em outras peças do conjunto de direção.

A próxima avaliação acontece nos dias 26 e 27 de março, no Posto Sakamoto II, na Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 – Pista Sul, em Guarulhos/SP


Fonte: O Carreteiro

terça-feira, 11 de março de 2014

FORD APRESENTA F-650 E F-750 NOS ESTADOS UNIDOS

Caminhões médios serão lançados em 2015 no mercado norte-americano.

A Ford apresenta os novos caminhões médios F-650 e F-750, que deverão ser lançados nos Estados Unidos em meados de 2015, já como linha 2016. Todos os veículos da Série F estão sendo reformulados até os próximos 18 meses. 

No Brasil, são fabricados a partir deste ano o semileve F-350 e o leve F-4000 na unidade da Ford de São Bernardo do Campo (SP). Procurada, a assessoria de imprensa da Ford disse que a Série F brasileira não terá design semelhante ao dos modelos norte-americanos, confirmando que os novos caminhões não serão globais. A assessoria adiantou que o design dos veículos F-350 e F-4000, os únicos modelos confirmados para o Brasil, mudarão muito pouco de suas versões anteriores vendidas no País. 

Os novos caminhões F-650 e F-750 serão vendidos nos Estados Unidos com três versões de cabine (regular, supercab e dupla) e de chassi (reto, para dock de carga e reboque pesado). São equipados com motor V8 6.7 diesel Power Stroke de segunda geração e transmissão automática TorqShift de seis velocidades, ambos fabricados pela Ford – a única montadora a produzir seu próprio powertrain nos EUA. Os freios podem ser hidráulicos ou a ar. 

O motor V8 da Ford tem bloco de ferro grafite compactado e um desenho diferenciado: a exaustão fica na parte interna do V e a entrada de ar, no lado externo. Segundo a fabricante, isso encurta o caminho do sistema de exaustão até o turbo e melhora a capacidade de resposta. O sistema de monitoramento de óleo permite trocas com base em padrões de direção e de carga, em vez de intervalos fixos de quilometragem. Além do powertrain a diesel, a Ford disponibiliza também um motor a gasolina, o V10 6.8 litros, que pode ser convertido para gás como opção de menor custo. 

No design da Série F norte-americana, são novidades a grade dianteira maior, que melhora o fluxo de ar para o motor, os faróis aerodinâmicos e os retrovisores amplos com rebatimento elétrico. A área atrás da cabine foi redesenhada para facilitar a instalação de implementos. 

Os caminhões F-650 e F-750 são equipados ainda com tomada de 110 volts, sistema de conectividade SYNC, telemetria para gerenciamento de frota, além de novo volante com comandos que ajudam o motorista a concentrar a atenção na estrada, incluindo luzes direcionais que piscam automaticamente cinco vezes com um toque na alavanca.


Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 10 de março de 2014

FRETE ENTRE MANAUS E SÃO PAULO ESTÁ DEFASADO EM 34%

Rota é responsável pela distribuição de produtos da Zona Franca de Manaus

Um estudo do Decope (Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que o custo do frete entre Manaus/AM e São Paulo/SP acumula uma defasagem de 34,7% para um conjunto cavalo mecânico tracionando uma carreta de três eixos.

Segundo a entidade, a rota rodo-fluvial entre as duas cidades é responsável pela distribuição de grande parte dos produtos fabricados na Zona Franca e na capital paulista. O trajeto tem 2,9 mil km de estradas e, somado ao transporte por balsa, totaliza seis mil km, que exigem quase um mês de viagem.

Os custos relativos aos veículos e à balsa representam 78% do valor total da viagem. O restante equivale a tributos e despesas administrativas.

Conforme o assessor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis, se a viagem tem custo de R$ 36 mil, os transportadores estão conseguindo cobrar aproximadamente R$ 24 mil. “Com um movimento de renegociação, será possível recuperar até 15% desses valores. Mas é uma situação difícil porque tem linhas que operam neste trajeto que precisam prestar o serviço e acabam oneradas em razão desta defasagem”, explica. No entanto, ele pondera que grandes empresas poderão reduzir os serviços no percurso para reduzir o prejuízo financeiro. 

A entidade considera necessária a recomposição dos valores para evitar que o transporte de cargas no percurso fique estagnado e que o serviço seja prestado abaixo do padrão de qualidade.


Fonte: Agência CNT de Notícias

sexta-feira, 7 de março de 2014

SCANIA BATE RECORDE DE PATENTES EM 2013

Foram mais de 700 registros no período, 40% a mais que no ano anterior.

Com mais de 700 registros de patentes no ano passado, 40% a mais do que em 2012, a Scania bate seu próprio recorde em um ano: deste total, 285 pedidos, registrados pelo departamento de patentes da marca, foram aplicados durante 2013. A maior parte delas foi gerada na área de desenvolvimento de sistemas eletrônicos e de controle.

Dentro do setor de pesquisa e desenvolvimento da montadora, os departamentos de controle de desenvolvimento de sistemas de powertrain e de desenvolvimento de tecnologia híbrida foram responsáveis pela maioria das ideias: cinco invenções para cada dez engenheiros.

“Estamos muito animados por ver novos níveis recordes ano após ano. Com todas as invenções em nossa linha de produção, eu não ficaria surpreso se chegarmos a um número ainda maior quando encerrarmos 2014”, diz Stina Sjögren Paulsson, diretor do departamento de patentes da Scania. Uma vez que cada pedido de patente muitas vezes desencadeia aplicações em vários países, a empresa informa que sua carteira total de registros tem crescido de forma consistente nos últimos anos.


Fonte: Automotive Business

quinta-feira, 6 de março de 2014

VOLVO FH RECEBE PRÊMIO DE DESIGN NA ALEMANHA

IF Design Awards reconheceu o modelo.

O novo Volvo FH foi reconhecido no iF Product Design Awards na sexta-feira, 28. O prêmio foi entregue em cerimônia no BMW Welt, em Munique, na Alemanha, para uma série de produtos e projetos, com a presença de cerca de 2 mil convidados. O caminhão venceu na categoria transporte e veículos especiais. 

Para eleger o modelo, o júri da premiação levou em conta design, inovação, impacto ambiental, funcionalidade e segurança do modelo. “Este prêmio representa anos de trabalho árduo e é um tributo à criatividade e ao espírito inovador que temos na Volvo Caminhões”, comemorou Rikard Orell, diretor de design da organização. 

Fritz Frenkler, líder do júri, afirmou ter ficado impressionado com esta edição do iF Product Design Awards, ressaltando a qualidade dos trabalhos inscritos, a paixão pela inovação e a coragem das empresas, que perseguiram suas próprias abordagens de design.


Fonte: Automotive Business

quarta-feira, 5 de março de 2014

TRANSPORTADORAS RECRUTAM CAMINHONEIROS DA COLÔMBIA

Sindicato traz motoristas do país vizinho para compensar falta de mão de obra estimada em 100 mil vagas.

NTC&Logística, associação que representa as maiores transportadoras do País, acredita que faltam cerca de 100 mil profissionais para dirigir caminhões no Brasil. A estimativa pode ser exagerada, mas o apagão de mão de obra no setor é evidente. Para contornar o problema, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) resolveu “importar” caminhoneiros da Colômbia.

Diego Castelblanco, 31 anos, é um deles. Há dez dias, ele chegou a Curitiba para iniciar treinamento no Instituto Setcepar de Educação no Transporte (Iset). “Vim em busca de uma vida melhor, de um salário melhor, e também para aprender português e conhecer o País”, afirma. Da cidade de Ucaramanga, ele diz que, trabalhando como caminhoneiro na Colômbia, ganhava o equivalente a R$ 2 mil e, no Brasil, ganhará entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Ele será contratado pela transportadora TDM e vai puxar bobina de papel e produtos perigosos, entre outras cargas.

Lá, ele trabalhava até 14 horas diárias e aqui acredita que não vai ultrapassar a carga horária prevista na Lei do Descanso (12.619), que vigora há dois anos. A lei garante aos caminhoneiros empregados os mesmos direitos dos demais trabalhadores brasileiros, ou seja, carga horária de 8 horas diárias e 44 semanais. “Vou ter de dirigir menos, senão a polícia pega”, afirma. Castelblanco diz que seu país vive bom momento econômico, mas que, na profissão de caminhoneiro, as oportunidades no Brasil são melhores. “Acho que terei melhor qualidade de vida”, ressalta.

João Paulo Andrade Neto é instrutor do instituto do Setcepar e está treinando o grupo composto por dez colombianos, num curso que vai durar três semanas. “Além da integração, eles recebem informações sobre as legislações brasileiras trabalhista e de trânsito”, conta.

O presidente do Setcepar, Gilberto Cantú, explica como se deu a aproximação da entidade com os motoristas colombianos. “Um instrutor colombiano participou de um curso do sindicato, no final do ano passado, e falou sobre a realidade do país dele neste setor. Ele voltou para Colômbia e começou a enviar os currículos de caminhoneiros interessados em trabalhar no Brasil. Em três meses, já temos 200 cadastrados”, conta. A expectativa é de que, nos próximos meses, outros 50 motoristas sejam contratados por empresas no Paraná.


Fonte: Carga Pesada