CO2MPOSER tem como meta ajudar os
cliente na hora do cliente optar por uma solução sustentável.
A
Scania Trucks desenvolveu uma ferramenta que fornece aos transportadores
cálculos baseados em seus próprios objetivos relativos à redução de CO2, em
combinação com as alternativas disponíveis para eles em suas regiões levando em
consideração suas aplicações. Denominado CO2MPOSER, a ferramenta permite
determinar o quanto a custaria a redução. “O surpreendente é que, muitas vezes,
a resposta é que os custos adicionais são muito inferiores ao esperado –
ou até próximo de zero”, explicou Magnus Höglund, responsável por combustíveis
alternativos e trens de força. De acordo com o executivo , a ferramenta
foi desenvolvida para ajudar os clientes na hora de optar por uma solução
sustentável e facilitar a avaliação de quais serão os custos adicionais do
investimento.
Höglund
relata o caso de uma distribuidora de laticínios na Suécia que havia
determinado chegar a 90% de redução nas emissões de CO2 com a ajuda de motores
a etanol ED95. “Foi uma meta muito rigorosa, mas totalmente alcançável se você
utilizar, como eles fizeram, o bioetanol de alta tecnologia com base de trigo
que nosso parceiro Lantmännen Agroethanol produz na planta Norrköping. Esse
exemplo demonstrou que os custos adicionais ficaram em cerca de 1 milésimo de
euro por caixa de leite transportada, em comparação a caminhões modernos a
diesel, apesar da enorme redução de CO2”, destaca.
O
executivo alerta também que o cliente que deseja reduzir a emissões de CO2
precisa analisar muitos fatores. Segundo ele, certos biocombustíveis
simplesmente não estão disponíveis em todo lugar; também pode acontecer de
alguns tipos de transporte exigirem determinado tamanho de motor para realizar
o trabalho de maneira racional. E, naturalmente, sempre existem as
considerações financeiras – se as alternativas são caras, ninguém vai querer.
“Com o Scania CO2MPOSER, temos uma ferramenta adicional em nosso kit e podemos
ajudar os clientes a desenvolver soluções com precisão ainda maior, cumprindo
suas metas de sustentabilidade e rentabilidade”, diz Höglund.
Fonte:
O Carreteiro