Alguns problemas verificados podem ocasionar graves acidentes.
Durante
a checagem gratuita realizada pelo “Caminhão 100%” que avalia parte mecânica e
de itens de segurança dos caminhões – realizada recentemente na Rodovia
Presidente Dutra - foi constatado que 25% de 40 caminhões tinham defeitos no
sistema de direção.
“Encontramos
falhas nos principais itens de segurança dos veículos vistoriados, barra de
direção soldada e coifa do terminal de direção rasgada”, afirmou Marcos Cortes,
profissional da assistência técnica da Nakata, empresa responsável pela
verificação. Segundo Cortes, o caminhão que estava com a barra soldada
roda, em média, 400 km dia pela Rodovia Presidente Dutra, aumentando o risco de
provocar um grave acidente.
Ele adverte e explica que quando a coifa estiver danificada ou houver folga na barra de direção, a recomendação é substituir todo terminal por outro novo. “É impraticável usar peças recondicionadas já que podem ocasionar trágicos acidentes”, acrescenta. Segundo ele, é aconselhável realizar a manutenção preventiva, periodicamente, a cada 10 mil km, já que a falta de reparação causa desgaste em outras peças do conjunto de direção.
A
próxima avaliação acontece nos dias 26 e 27 de março, no Posto Sakamoto II, na
Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 – Pista Sul, em Guarulhos/SP
Fonte:
O Carreteiro