Vendas em maio têm alta de 16,8% sobre abril; no acumulado
há queda de 11,3%.
Em sua reunião mensal, a Associação Nacional dos Fabricantes
de Veículos Automotores (Anfavea)
justificou uma importante alta de 16,8% nos emplacamentos de caminhões ocorrida em maio na comparação com abril. “Maio
foi o primeiro mês inteiro sob as normas atuais para o financiamento de
veículos”, afirma o presidente da entidade, Luiz Moan, referindo-se à liberação
do Finame Simplificado, que ocorreu durante o mês de abril.
Os 12,7 mil caminhões lacrados em maio representaram alta inclusive sobre o mesmo mês de 2013 (de 0,6%) e amenizaram a retração no acumulado do ano, que está em 11,3% no confronto com os mesmos cinco meses de 2013. Os segmentos com quedas mais expressivas de janeiro a maio são os dos caminhões leves (1,6 mil unidades de janeiro a maio e recuo de 25%) e semileves (10,1 mil unidades e retração de 25,2%).
“Por causa das restrições à circulação em grandes centros eles vêm sendo substituídos por comerciais leves”, explica o vice-presidente da Anfavea, Marco Saltini. “E como seus compradores têm poder aquisitivo menor, também são afetados pela falta de crédito”, diz Saltini.
O segmento de maior volume, o dos pesados, registrou 4,8 mil unidades em maio, alta de 15,5% sobre abril e de 12,4% sobre maio de 2013. No acumulado, as 20 mil unidades vendidas mostram queda de 6,9% ante iguais meses de 2013.
PRODUÇÃO
Com 12,7 mil unidades montadas, a produção de caminhões em maio superou em 3,1% a de abril, puxada pelos semipesados, que registraram 5,6 mil unidades e alta de 17% sobre o mês anterior.
No acumulado do ano, a produção nacional de caminhões registra 67,8 mil unidades e queda de 12,5% ante os mesmos cinco meses de 2013.
EXPORTAÇÕES
O envio de caminhões ao exterior em maio somou 1.590 unidades, registrando queda de 11% ante abril. No acumulado do ano, o embarque de 8,2 mil unidades implicou recuo de 7% ante os mesmos meses de 2013. A retração mais intensa, de 20,3%, ocorre no segmento de maior volume, o de pesados. Até maio de 2013 o Brasil havia exportado 4,46 mil destes caminhões. Neste ano, o volume caiu para 2,76 mil.
ÔNIBUS
Diferentemente do que ocorreu com os caminhões em maio, os emplacamentos de ônibus tiveram alta inexpressiva, de 0,3% sobre abril. Na comparação com maio de 2013, o segmento recuou 15,5%. No acumulado do ano foram lacrados no País 11,4 mil novos ônibus, levando a uma queda de 12,5% em relação aos mesmos cinco meses do ano passado.
A produção nacional, com 17,77 mil chassis no acumulado do ano, registra ligeira alta de 1,5% sobre o período janeiro-maio de 2013. O Brasil fabricou 13,85 mil ônibus urbanos (queda de 4,3%) e 3,92 mil rodoviários no acumulado do ano (alta de 28,9%).
As exportações chegam a 2,89 mil ônibus no período até maio, com pequena queda de 5,1% no confronto com o mesmo período de 2013. A retração não foi maior porque este ano os fabricantes instalados no Brasil têm exportado mais ônibus rodoviários do que no ano passado. Esse segmento registrou 1,22 mil unidades no acumulado e alta de 22,6% sobre o mesmo período de 2013.
Os modelos urbanos somaram 1,66 mil unidades e queda de 18,6% em relação aos mesmos meses de 2013.
Fonte: Automotive Business