Antes da cobrança de
pedágio em nove praças, a CRO deverá duplicar 10% do trecho da rodovia que
ainda opera em pista simples.
A concessionária Rota do Oeste (CRO) iniciou as obras de duplicação da BR-163,
a Rodovia da Soja, em Mato Grosso, no trecho que vai do trevão de Rondonópolis
(km 119) até o acesso ao terminal de grãos da América Latina Logística (ALL)
(km 94). Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a
previsão é de que até o final de junho sejam concluídos os serviços de
terraplenagem em cinco quilômetros da rodovia. Já foi concluída a retirada da
vegetação nos 10 quilômetros iniciais.
A Concessionária Rota do Oeste (CRO) venceu o leilão da
BR-163/MT, realizado em novembro de 2013, com deságio de 52%. Foram concedidos
850,9 quilômetros, dos quais serão duplicados 453,6.
De acordo com a ANTT, antes da cobrança de pedágio nas nove
praças, a CRO deverá duplicar 10% do trecho da rodovia que ainda opera em pista
simples. A BR-163/MT atravessa 19 municípios em Mato Grosso e terá nove praças
de pedágio.
Até quinto ano da concessão, a concessionária deverá
executar 27,5 quilômetros de vias marginais e travessias urbanas, 43 intersecções,
11 passarelas e nove melhorias em acesso.
Em setembro, seis meses após o início da concessão, terá
início a operação da rodovia, com a disponibilização gratuita aos usuários de
serviços de socorro médico e mecânico.
Para a cidade de Rondonópolis, no sul do estado, está
prevista a implantação de um contorno de 10,9 quilômetros. O prazo da concessão
é de 30 anos.
Fonte: ANTT