O segredo é a tecnologia COMPACTREAD: uma combinação de mais
borracha e um reforço nos sulcos.
Testes realizados na Alemanha por dois institutos
independentes garantem que o Agilis, novo pneu da Michelin para comerciais
leves, está completamente parado quando seus três concorrentes ainda estão a
40km/h por 7 metros, em média, em asfalto molhado. No momento do acionamento do
freio, em todas as variáveis (como troca de pilotos e troca de pneus entre os
quatro veículos) e sequências de testes, a velocidade de todos era 80km/h.
Os testes foram realizados com pneus
dos concorrentes comprados no mercado brasileiro, na dimensão 195/75 R16C,
pelas empresas alemãs TÜV SÜD AG e DEKRA e a aferição das distâncias percorridas
após o acionamento dos freios foi feita por meio de um sistema envolvendo um
satélite em órbita espacial.
O gerente de marketing para Pneus de
Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul, Anoildo Mattos, explicou que
o fabricante seguiu o resultado de exaustivas pesquisas com consumidores de
pneus, que identificaram seus quatro “desejos”: segurança, robustez,
durabilidade e economia de combustível.
Mattos diz que a primeira questão foi atendida por essa
maior capacidade de frenagem. O segredo é a tecnologia COMPACTREAD: uma
combinação de mais borracha e um reforço nos sulcos entre os blocos da banda de
rodagem, minimizando possíveis deformações, aumentando a área de contato com o
solo e maximizando a aderência.
Essa mesma tecnologia também é, em parte, responsável por
uma maior robustez do pneu, atendendo à segunda necessidade do consumidor. Os
testes do instituto DEKRA afirmam que o novo pneu da Michelin tem durabilidade
40% superior aos pneus de seus concorrentes. O Agilis é composto por uma
mistura de borracha oriunda dos pneus de caminhão, com oito escudos laterais
para reforço e proteção.
A versão do pneu fabricada no Brasil, na planta de Itatiaia
(RJ), é ainda mais reforçada e resistente a perfurações que o Agilis europeu:
na Europa a malha é composta por quatro cabos metálicos entrelaçados, enquanto
no Brasil são nove. Além disso, a banda de rodagem também é composta por
sílica. Essa tecnologia chamada de MAXSHIELD torna o pneu mais robusto e
durável sem aumentar o peso e sacrificar a economia de combustível. Graças à
menor resistência a rodagem, o novo pneu da Michelin reduz em mais de 2% o
gasto de combustível de uma frota, se acordo com os testes do TÜV SÜD AG.
O novo pneu também foi testado por grupos de transporte
terrestre da Colômbia e do Brasil. Em uma simulação, de acordo com Mattos, uma
frota de 10 veículos, equipados com o novo pneu, em um ano de operação de 4 mil
km por mês cada, pode economizar mais de 1.000 litros de combustível, o que
equivaleria, hoje, a uma economia em torno de R$ 5 mil.
O Agilis chega ao mercado em duas dimensões: aro 15”
(Citroën Jumper, Fiat Ducato, Hyundai HR, Jinbei Topic, Kia K2500/2700,
Mercedes-Benz Sprinter e Peugeot Boxer) e aro 16” (Fiat Ducato, Ford Transit,
Iveco Daily, Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter) por um preço sugerido de
venda de R$ 499,00 (entre 5% e 10% mais caro que os concorrentes).
“Os pneus são
considerados um dos maiores custos dos frotistas, perdendo apenas para o
combustível e o seguro. O novo Michelin Agilis foi desenvolvido para quem tem o
veículo como ferramenta de trabalho, roda o dia todo nas ruas – cada vez mais
restritas a caminhões – e não pode arriscar o bem-estar dos passageiros – como
vans de transporte de escolares –, a integridade da carga ou ficar fora de
circulação”, diz Anoildo Mattos. Ele aposta em um crescimento de vendas de 5%
para os próximos 5 anos, sendo que o mercado brasileiro responde por 60% da
área geográfica.
Fonte: Carga Pesada