A Goodyear Tire & Rubber irá iniciar os testes com a
Tecnologia de Manutenção de Ar (AMT, sigla em inglês) aplicada em frotas de
caminhões dos Estados Unidos nos próximos meses, como parte de um projeto de
pesquisa apoiado pelo Gabinete de Tecnologia Veicular do Departamento de
Energia dos Estados Unidos (DOE, sigla em inglês). A tecnologia AMT permite que
os pneus se mantenham inflados mesmo quando frios, sem a necessidade de bombas
externas ou eletrônicas. O sistema utiliza a tecnologia de bomba peristáltica
para manter automaticamente a pressão dos pneus nos níveis desejados das
frotas. Todos os componentes do sistema da AMT, incluindo a bomba, estão
totalmente embutidos no pneu.
A AMT está sendo desenvolvida e testada pela Goodyear desde 2011 e, segundo a empresa, pode contribuir para economia de combustível e redução de dióxido de carbono, aumentar a vida útil do pneu, a durabilidade e segurança do revestimento, e eliminar a necessidade de inflar os pneus manualmente. Durante a próxima fase de testes, várias frotas de caminhões nos EUA e no Canadá vão testar a AMT, ao longo dos próximos 18 meses em suas operações diárias."Este é um marco importante no desenvolvimento da AMT para o mercado de caminhões comerciais".Os pneus equipados com a tecnologia AMT tiveram um bom desempenho nos testes e estamos ansiosos para entregar esse produto aos nossos clientes na próxima fase de testes”, disse Joseph Zekoski, diretor técnico da Goodyear. Ainda de acordo com Zekoski, esta fase de testes extensa vai determinar quando esta tecnologia poderá ser disponibilizada no mercado.
Fonte:
O Carreteiro