Com Alliance Truck
Parts e Renov, montadora busca maior participação no mercado de reposição.
Cliente só procura concessionária durante a garantia, depois vai procurar peças
a menores preços no mercado independente. A Mercedes-Benz quer mudar isso e
aumentar a venda de peças nas concessionárias, principalmente para veículos com
cinco anos ou mais. Para isso, acaba de ser lançada a linha de peças
Alliance Truck Parts, marca americana ligada à marca de caminhões Freightliner,
pertencente à Daimler Trucks, que também é dona da Mercedes.
Estima-se que, no Brasil, só 20% das vendas de autopeças (de
todas as marcas) sejam feitas pela rede de concessionárias e 80% pelo mercado
paralelo: “Nós estamos acima da média, com 30%, mas esperamos crescer mais 5%”,
explica o diretor de Pós-Vendas da Mercedes-Benz, Ari de Carvalho.
A Alliance oferece cerca de 70 itens de grande demanda, como
filtros, lonas de freio, discos, tambores, todos de marcas conhecidas, como
Fras-le, Mann e TecFil. A previsão é chegar a mil itens. A venda já começou em
15 estados e em 2015 o alcance será nacional. As peças têm garantia de três
meses.
A concessionária De Nigris, de São Paulo, foi uma das
primeiras a aderir. O resultado tem sido bom entre clientes que possuem apenas
um caminhão, “mas grandes frotistas também começam a despertar para a novidade,
principalmente de ônibus”, conta o gerente de peças Uiliam Mario do Nascimento.
O preço é em geral 40% menor que o das peças genuínas.
RENOV – Não é de agora que a Mercedes-Benz
oferece peças a preços mais convidativos nas concessionárias. Há 10 anos a
montadora lançou a linha Renov de remanufaturados, que são fabricados em
Campinas.
Nesse período foram vendidas mais de 100.000 peças/conjuntos
remanufaturados, sendo 37.000 motores, 13.000 câmbios e 25.000 embreagens.
Custam 55% do valor de um novo. A garantia é de 12 meses, sem limite de
quilometragem. Além disso, o usado pode entrar como parte do pagamento.
“Hoje temos tecnologia para recuperar um virabrequim”,
explica o diretor Ari de Carvalho, da Mercedes. “Além disso, enquanto em uma
retífica o veículo teria que ficar parado por pelo menos 15 dias, com a linha
Renov, à base de troca, o reparo não leva mais que três dias. Para quem tem
apenas um caminhão, isso faz muita diferença”, argumenta o gerente de peças da
De Nigris.
Um motor remanufaturado OM 366 LA, que equipa os
Mercedes-Benz 1620 e 1418 e é um dos mais procurados, custa pouco mais de R$ 9
mil. Na retífica, este valor poderia chegar a R$ 15 mil. “E aqui na
Mercedes-Benz o cliente pode contar com a cobertura da rede de 180
concessionárias, em todo o Brasil”, conclui o gerente da De Nigris.
Fonte: Carga Pesada