Modelos G 470 estão
sendo utilizados na mina de Viga, na cidade mineira de Congonhas; Ferrous optou
pelo 10x4 após comprovação de melhoria na rentabilidade e produtividade.
Um
lote de 28 caminhões G 470 10x4*6 da Scania foi a escolha da Ferrous Resources
do Brasil para a renovação de sua frota. Os veículos estão em operação na mina
de Viga, em Congonhas (Minas Gerais, Brasil), para transporte de minério de
ferro. Pioneira na venda da configuração 10x4 no Brasil, quando em 2007 atendeu
a um pedido da Vale, a Scania mais uma vez customiza a demanda de um cliente
que busca a eficiência na rentabilidade e produtividade na mineração
pesada.
Para pôr em prática uma operação mais rentável, a Ferrous fez
estudos técnicos com alguns tipos de veículos, entre eles os caminhões
extrapesados fora de estrada da linha amarela de 70 e 80 toneladas. A
companhia comprovou que o caminhão 10x4 da Scania carregaria mais material com
redução do número de viagens e, consequentemente, dos gastos operacionais
(diesel, pneus etc.). Além disso, os estudos indicaram o uso de caminhões que
conseguem tracionar 50 toneladas, configuração que no Brasil é oferecida apenas
pela Scania.
“Trata-se de uma venda estratégica para a Scania. Especialmente
porque o cliente fez uma comparação entre produtos. Saber que o conjunto 10x4
foi a melhor escolha comprova que desenvolvemos veículos que atendem às
necessidades do segmento”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de
Veículos Off Road da Scania no Brasil. “A Scania quebrou a hegemonia de um
concorrente de tração 8x4 e ofereceu um pacote de soluções (incluindo produto,
suporte de serviços, treinamento e entrega técnica) com a máxima eficiência.”
“Durante o processo de negociação, todas as solicitações e dúvidas
técnicas levantadas pela equipe Ferrous foram esclarecidas pelo corpo técnico
da Casa Scania Itaipu e da própria Scania”, afirma Thiago Ozorio, gerente de
Operações da mina de Viga. “Dessa forma, garantimos que a aquisição da nova
frota nos ofereça a melhor performance dos equipamentos.”
CONFIGURAÇÃO 10X4, PIONEIRISMO DA SCANIA NO BRASIL
Para tornar possível a configuração 10x4 da Scania é instalado no
veículo 8x4 um quinto eixo direcional, que faz sua capacidade líquida ser
aumentada para até 50 ton. Os 28 modelos G 470 10x4*6 adquiridos pela Ferrous
foram montados com caçamba Rossetti de 22,5 metros cúbicos de capacidade. Todos
trabalham no regime 24 horas em três turnos, com 20 caminhões diretos na mina
de Viga e 8 no atendimento à movimentação interna de produtos. Cada veículo
percorre cerca de 150 km por dia.
O G 470 10x4*6, que possui 10 pontos de apoio (quatro de tração e
seis direcionais), tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 ton. Para
garantir operação eficiente e segura, o veículo possui caixa automatizada de
marchas Scania Opticruise, controle de tração, freios ABS e sistema de frenagem
auxiliar Scania Retarder. Ele ainda oferece arrefecimento da caixa de câmbio,
sistema de proteção e aviso de sobrecarga da embreagem. Na cabine, o motorista
encontra, entre outros itens de conforto, ar-condicionado e coluna de direção
ajustável.
Com os caminhões de tração 10x4, a Ferrous almeja extrair da mina
de Viga em 2013 mais do que o dobro do minério obtido em 2012, quando foram
movimentados 3,5 milhões de toneladas. “Para 2013, o previsto é retirar 7,6
milhões de toneladas de minério. Os caminhões deverão, ainda, transferir 4
milhões de toneladas na planta”, projeta Ozorio.
Para dar total apoio ao cliente, a Casa Scania Itaipu,
concessionária responsável pela região onde se localiza a mina de Viga,
realizou uma entrega técnica dos produtos aos motoristas da Ferrous. O programa
levou em conta conteúdo teórico e prático. “O treinamento é algo fundamental
nesse tipo de operação. Um motorista qualificado pode render economia de até
10%”, diz Souza. “Além disso, conhecer todas as vantagens que o caminhão Scania
oferece gera ainda mais produtividade e rentabilidade.”
“A qualidade do treinamento Scania é um diferencial. Os caminhões
estão fazendo média de consumo dentro das nossas expectativas”, revela Ozorio.
Além de veículos que ofereçam produtividade, dirigibilidade,
segurança, robustez e durabilidade, ergonomia e conforto para o operador, o
cliente do segmento necessita de serviços adequados. A Ferrous adquiriu um
pacote personalizado de assistência técnica que garante a presença de cinco técnicos
na mina de Viga em período integral. “A manutenção é mais rápida; o que gera
alta disponibilidade do equipamento e, consequentemente, economia para a
empresa”, diz Ozorio.
“A Scania é a marca que oferece o pacote mais completo de
serviços a todos os segmentos off road. Nossos serviços são customizados e
disponibilizados no local da operação para garantir produtividade”, explica
Souza.
A mina de Viga está em processo de abertura, segundo a Ferrous.
Sua característica principal é estar em situação de aclive (os caminhões sobem
com a caçamba vazia e descem carregados) e o minério extraído é levado para o
britador a uma distância de 3,5 km, com rampas de até 12% de inclinação.
HISTÓRICO DE SUCESSO
O caminhão Scania com tração 10x4 foi desenvolvido após uma
consulta da Vale, que desejava aumentar a capacidade líquida de carga do
transporte de minério de ferro para veículos de produção. Até então, a Scania
possuía em seu mix de produtos fora de estrada a opção 8x4 com capacidade de 36
ton. Atualmente, a Vale possui mais de 200 unidades do Scania 10x4 em sua
frota, que atuam em Minas
Gerais e no Pará.
SOBRE A FERROUS
Fundada em 2007 e sediada em Belo Horizonte , a
Ferrous é uma empresa brasileira que extrai e beneficia minério de ferro nas
minas Viga (Congonhas), Esperança (Brumadinho) e Santanense (Itatiaiuçu). Em
2012 produziu 3,2 milhões de toneladas e para 2013 estima um total de 5
milhões. Com o plano de crescimento divulgado em 2012 a empresa se planeja para
produzir 17 milhões de toneladas a partir de 2016 e 42 milhões de toneladas em
2026, consolidando-se como uma das principais produtoras do setor no Brasil. A
empresa desenvolve ações de responsabilidade social e sustentabilidade com o
objetivo de contribuir para o fortalecimento das comunidades vizinhas a suas
áreas de operação e, consequentemente, para a transformação da sociedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Scania