A primeira geração do caminhão Fuso Canter chegou ao mercado
em março de 1963. Cinquenta anos e oito gerações depois, a Daimler celebra esse
caminhão como seu maior bestseller, tendo vendas por todo o mundo, num total de
mais de 3.700.000 unidades, desde seu lançamento no Japão.
O caminhão leve Fuso
Canter é o carro-chefe da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC),
subsidiária da Daimler, sendo foco da demanda de clientes em mais de 150 países
de todos os continentes. Desde 1980, o Fuso Canter é produzido para o mercado
europeu em Tramagal, Portugal, tendo crescente popularidade na região.
Desde o ano passado, o
Fuso Canter também está disponível na Europa em uma versão híbrida, que consome
até 23% menos combustível do que o Canter convencional, pagando-se dentro de
três a quatro anos.
Mais recentemente, na
Irlanda, o Fuso Canter Eco Hybrid conquistou o prêmio de melhor produto quanto
à eficiência energética, premiação concedida por ocasião da feira europeia
“SEAI Energy Show 2013” (autoridade da área de energia sustentável da Irlanda),
em Dublin. Além
disso, o caminhão híbrido também foi honrado com o importante prêmio “Irish
Green Commercial Vehicle of 2013” (Veículo Comercial ‘Verde’ de 2013 na
Irlanda).
No Japão, o Fuso Canter
Eco Hybrid já até entrou para a história da prestigiada premiação para o carro
do ano “RJC Car of the Year Award”. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi
conferido a um fabricante de veículos comerciais. Ele foi dado ao Fuso Canter
na conferência de jornalistas e pesquisadores do setor automotivo
"RJC" (Automotive Researcher’s and Journalist’s Conference), no final
de 2012.
“Estamos orgulhosos dos sucessos
que alcançamos com o Fuso Canter por mais de cinco décadas”, afirmou Dr. Albert
Kirchmann, presidente e CEO da MFTBC. “Os cinquenta anos de história do produto
atestam a confiança e a satisfação de nossos clientes com o Fuso Canter, que se
destaca por sua alta eficiência quanto ao consumo de combustível e o ótimo
retorno do investimento”.
Segundo Dr. Kirchmann: “O
foco da estratégia de crescimento FUSO 2015 é ser o ‘Número Um’ especialmente
em nosso mercado de origem, o Japão. É por isso que a nossa principal tarefa é
oferecer aos parceiros de negócios os produtos, soluções e serviços mais
apropriados”. Para tanto, a empresa está planejando um total de 40 lançamentos
para este ano, incluindo novas versões do produto e novos segmentos de mercado.
Além do 50º aniversário
do caminhão Fuso Canter, a MFTBC, fundada em janeiro de 2003, também está
celebrando o aniversário de dez anos da empresa e o 80º aniversário da marca
Fuso, que já existe desde 1932.
A MFTBC comercializa
ampla gama de produtos sob a já bem conhecida marca de veículos comerciais
Fuso, que inclui os caminhões leves Canter e Guts, o caminhão médio Fighter, o
caminhão pesado Super Great e o ônibus urbano Aero Star, bem como o ônibus
rodoviário Aero Queen.
O FUSO CANTER
A primeira geração do
Fuso Canter surgiu com o modelo T720, um caminhão leve com carga útil de duas
toneladas, que foi introduzido no mercado japonês em março de 1963. Desde
então, mais de meio século se passou. O modelo atual é a sua oitava geração e
reflete o desenvolvimento tecnológico contínuo do veículo.
Já o Fuso Canter Eco
Hybrid combina a máxima eficiência quanto ao consumo de combustível com o
máximo em compatibilidade ambiental, o que é possível devido à combinação
inovadora da transmissão de embreagem dupla DUONIC com a tecnologia híbrida.
Além dos mercados europeus, esse caminhão híbrido será oferecido sucessivamente
para outros países. Desde fevereiro de 2013, também está disponível na
Austrália, que é um dos principais mercados em vendas da linha Fuso.
1963
|
Primeira geração: Canter T720
Versão com cabina sobre o motor e carga útil de 2
toneladas
|
1968
|
Segunda geração: Canter T90
Todos os modelos equipados com motor de alto desempenho
Primeira repaginação total do modelo |
1973
|
Terceira Geração: Canter T200
Linha de produtos aprimorada, com carga útil de 2,5 e 3
toneladas
|
1978
|
Quarta geração do Cânter
Nova linha, incluindo cabina estendida e carga útil de 3
toneladas
|
1985
|
Quinta geração do Cânter
Equipada com um motor turbo de 130 PS
|
1991
|
Um milhão de unidades vendidas no Japão
|
1993
|
Sexta geração do Canter
com propriedades aerodinâmicas aprimoradas
|
2002
|
Sétima geração do Canter
Modelo atualizado para adequação do desempenho do veículo
às normas mundiais
|
2006
|
Primeira geração do Canter Eco Hybrid
|
2010
|
Oitava geração do Cânter
Equipado com tecnologia BlueTec e transmissão com
embreagem dupla DUONIC
|
2012
|
Segunda geração do Canter Eco Hybrid
Atinge uma dimensão inteiramente nova com a primeira
transmissão de embreagem dupla do mundo DUONIC com tecnologia híbrida
|
SOBRE A FUSO
A Mitsubishi Fuso Truck
and Bus Corporation (MFTBC), com sede em Kawasaki, Japão, é uma das fabricantes
líderes de veículos comerciais da Ásia. A empresa produz e comercializa
caminhões leves, médios e pesados, assim como ônibus. A Daimler AG detém 89,29%
das ações da MFTBC. As 10,71% restantes pertencem a várias empresas do grupo
Mitsubishi. A MFTBC faz parte da divisão de negócios da Daimler Trucks
pertencente à Daimler AG.
Fonte; Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz