O caminhão extrapesado Actros 2546 6x2 “Estradeiro” da
Mercedes-Benz iniciou, nessa semana, um test-drive de longa duração que propõem
percorrer a BR-101, por toda sua extensão, ou seja mais de 4.500 km, numa
expedição com duração de 11 dias. O ponto de partida foi a cidade de Touros, no
Rio Grande do Norte, com previsão de chegada em São José do Norte, Rio
Grande do Sul, após passagem por doze estados brasileiros.
O longo percurso do Actros por uma das mais importantes
rodovias brasileiras faz parte do projeto “BR-101 de ponta a ponta”, uma
iniciativa da Editorial & Comunicação RQ, que conta com apoio da Mercedes-Benz.
Conduzida pelo jornalista Gustavo Queiroz e pelo especialista em logística,
José Augusto Dantas, a viagem pode ser acompanhada pelo hot site exclusivo
www.projetobr101.com.br, além dos canais da Mercedes-Benz nas mídias sociais
(Facebook, Twitter, Instagram e Blog do Caminhão). Os veículos da editora,
especialmente a revista Transpomagazine e o site Transpoonline também farão
toda a cobertura da expedição.
Além do cavalo-mecânico Actros 2546 6x2 – ao qual está
atrelado um semirreboque do tipo sider personalizado para o projeto – foi
cedido pela Mercedes-Benz uma van Sprinter, para uso da equipe de apoio, que
fará o registro em foto e vídeo de todo o test-drive.
“Essa parceria proporciona uma excelente oportunidade para
comprovar os atributos e o desempenho do Actros 2546 6x2 ‘Estradeiro’ numa
situação real de circulação”, afirma Mario Laffitte, diretor de Comunicação
Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil. “O fato da BR-101 unir regiões tão
distantes, com características geográficas e condições de estrada muito
distintas, proporcionará uma experiência enriquecedora para todos os
envolvidos. Por isso, a equipe de jornalismo pretende retratar em detalhes as
condições do transporte e a rotina dos caminhoneiros pelas estradas do País”.
Actros 2546 foi concebido para longas distâncias rodoviárias
“O Actros 2546 6x2 ‘Estradeiro’ é um caminhão especialmente
desenvolvido para o transporte rodoviário de longas distâncias em estradas
regulares, em bom estado de conservação, nas operações que priorizam o consumo
de combustível”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de
Caminhões Mercedes-Benz.
De acordo com a executiva, a simplicidade e o melhor
rendimento mecânico do trem-de-força do Actros “Estradeiro” proporcionam o
menor consumo, com economia média de 6% em comparação com a versão “Multiuso”.
Além disso, devido ao menor número de componentes no eixo traseiro, sem redução
nos cubos, os custos de manutenção são menores e o serviço é mais fácil e
rápido, o que resulta em maior disponibilidade do caminhão para o trabalho.
Outro importante destaque do Actros 2546 6x2 “Estradeiro” é
o câmbio automatizado Mercedes PowerShift 2 G281 de 12 marchas, sem pedal de
embreagem, com a última marcha direta. Isso significa que não há perda por
atrito entre engrenagens na transmissão da rotação do motor para o diferencial,
fator fundamental para a redução no consumo.
Actros rodoviário é o caminhão mais completo do Brasil
Top de linha da Mercedes-Benz, o Actros rodoviário –
oferecido nas versões 2546 6x2 e 2646 6x4 – é o caminhão mais completo do
mercado brasileiro, com amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Destaque
para a cabina Megaspace com piso totalmente plano, suspensão a ar e câmbio
automatizado sem pedal de embreagem. Nesta versão de cabina, o avançado
caminhão é equipado ainda com o exclusivo ar-condicionado noturno, que funciona
com o motor desligado.
Na versão Megaspace Segurança, o Actros apresenta ainda uma
série de componentes de avançada tecnologia, alguns deles exclusivos, como o
sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente
ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR, além de retarder.
Mais informações sobre o Projeto
BR-101 de ponta a ponta acesse:
www.projetobr101.com.br
www.projetobr101.com.br
Fotos: www.malagrine.com.br/bancodeimagens (login e senha: BR101)
Fonte: Assessoria de Imprensa
Mercedes-Benz