A Mercedes-Benz vem registrando crescimentos expressivos nas
vendas de contratos de manutenção para caminhões e veículos comerciais leves
Sprinter no mercado brasileiro. Somente em 2012, foram adquiridos cerca de
6.000 planos junto aos concessionários da marca, o que corresponde a um
incremento de quase 300% em relação ao ano anterior.
“Atualmente, contamos com cerca de 12.000 veículos com
contratos de manutenção de fábrica, sendo mais de 50% adquiridos por médios e
grandes frotistas”, afirma Célio Meneguelo, gerente de Pós-Venda da
Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, a evolução nas vendas confirma uma
tendência de mercado que aponta a busca de mais soluções de serviços de
pós-venda por parte de clientes de veículos comerciais. “O principal fator para
esse cenário é a necessidade de maior disponibilidade do veículo, o que está
fazendo com que também os pequenos transportadores e até clientes autônomos
passem a aderir aos contratos de manutenção oferecidos pela Mercedes-Benz”,
destaca Célio.
O contrato de manutenção tem por objetivo assegurar a
previsibilidade de custos de manutenção com o veículo, oferecendo atendimento em
âmbito nacional por meio da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz, a maior
do País, com cerca de 200 pontos de atendimento em todos os estados do
território nacional.
Portfólio maior com o novo Lube
Service
Atualmente, a
Mercedes-Benz oferece ao mercado três modalidades de Contrato de Manutenção:
Basic Service – Abrange a revisão preventiva, de acordo com o tipo de operação, no período de 1 a 5 anos.
Full Service – De uma forma completa, considera as revisões preventivas e manutenções corretivas, assegurando serviço de guincho e deslocamento mecânico durante o período contratado.
Lube Service – Cobre as trocas de óleos dos agregados (motor, câmbio e eixo), filtro de óleo do motor e mão de obra nos intervalos estabelecidos no Manual de Manutenção do veículo. Além disso, o Lube Service proporciona aos clientes mais segurança, com a aplicação de óleos homologados pela fábrica.
“Com o lançamento do Lube
Service, conseguimos abranger todas as trocas de óleos do veículo,
neutralizando a variação no custo dos lubrificantes e permitindo ao cliente um
maior controle nos custos operacionais do veículo”, explica Célio, que prevê
ainda novidades para o mercado. “Não paramos por aí. Estamos sempre atentos às
mudanças de perfil dos clientes e pretendemos ampliar ainda mais o nosso
portfólio, oferecendo soluções que facilitem a vida dos transportadores”.
Contrato de manutenção assegura
atendimento em âmbito nacional
No momento em que o
cliente adquire um contrato de manutenção, ele passa a contar com o atendimento
em âmbito nacional. Além do apoio da Rede, as revisões e manutenções têm
prioridade nos concessionários, o que agiliza a prestação de serviços, deixando
o veículo do cliente mais tempo disponível para o transporte, o que significa
maior rentabilidade na sua atividade.
Outra vantagem é a
aplicação de mão de obra treinada pela fábrica, peças genuínas, ferramental e
instalações adequadas, tudo de acordo com padrões de qualidade da
Mercedes-Benz. O custo do contrato, por envolver volumes, se torna mais barato
ao cliente do que ele pagar por atendimento.
Além disso, o cliente que
opta pelo contrato completo tem à sua disposição o serviço de guincho e
deslocamento mecânico 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, com garantia
de intervenção da assistência técnica da fábrica para auxiliar o concessionário
a liberar o veículo o mais rápido possível, a fim de que o veículo esteja
sempre rodando e gerando receita.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz