Medida era uma sugestão para melhorar mobilidade na
temporada de férias.
Com pouco mais dez dias em vigor, a recomendação emitida
pela Fetrancesc (Federação das Empresas do Transporte de Carga e Logística de
Santa Catarina) para que os motoristas de caminhão não trafegassem pela BR-101
Sul em horários críticos da alta temporada, pouco surtiu efeito nas estradas.
Válida desde 15 de dezembro, se fosse cumprida, quem viajasse
de carro não precisaria mais disputar espaço com veículos pesados em todas às
sextas-feiras e aos domingos das 14h às 22h. Porém, somente ontem (20/01), 307
caminhões passaram pela BR-101, em Palhoça, entre às 16h42min e às 17h42min,
uma média de cinco veículos por minuto.
Há cerca de 50 dias, quando a recomendação foi divulgada, a
promessa era de que ela poderia retirar 20 mil veículos pesados de circulação
por dia, no período de 15 de dezembro até 31 de janeiro de 2013. Mas, neste
domingo, o presidente da Fetrancesc, Paulo Lopes, disse que a meta não era tão
audaciosa.
Segundo ele, se apenas 10% dos 13 mil caminhões que passam
pela rodovia diariamente seguissem a recomendação, a classe já teria colaborado
com a mobilidade neste verão. Lopes não soube informar se ela de fato
contribuiu com o trânsito, resposta que a federação pretende divulgar depois de
28 de janeiro.
Na prática, para quem está na estrada com ou sem
recomendação o trânsito continua lento e os motoristas ainda dividem o espaço
com os caminhões em qualquer dia da semana e em todos os horários do dia.
“Os caminhões representam apenas 30% do fluxo de veículos da
BR-101 Sul, a retirada deles por si só não resolve o problema, o que fizemos
foi uma colaboração, o foco não era melhorar o trânsito, era aumentar a
segurança dos caminhoneiros”, destaca Lopes.
Fonte: Diário Catarinense