segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MERCEDES-BENZ ALCANÇA O MARCO DE 10.000 CAMINHÕES PRODUZIDOS EM JUIZ DE FORA


A Mercedes-Benz do Brasil atingiu o marco histórico de 10.000 caminhões produzidos em sua planta de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com isso, a unidade corresponde à expectativa inicial para os seus primeiros anos de operação, cujo volume anual de produção está previsto entre 10 e 12 mil unidades dos caminhões leves Accelo e dos extrapesados Actros.

“A Empresa manteve inalterado o programa de produção em Juiz de Fora no ano passado, bem como o seu plano de investimentos, o maior do segmento no País”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina. “Como resultado disso, estamos muito felizes em inaugurar as áreas de Montagem Bruta de Cabinas e de Pintura na nossa planta mineira, obras que foram concluídas dentro do cronograma inicialmente previsto”.

De acordo com Jürgen Ziegler, a Empresa está otimista com a retomada de crescimento do mercado e mantém a expectativa de produção de 10 a 12 mil caminhões por ano em Juiz de Fora. “Nesse sentido, estamos contratando mais 140 funcionários para esta unidade, que serão alocados nas áreas de produção de caminhões”.

Com investimento de R$ 450 milhões, a fábrica de Juiz de Fora foi transformada e preparada para a produção de caminhões Accelo e Actros num tempo recorde de 18 meses, entrando em operação em 2012.

Com a planta de Juiz de Fora e com o aumento de capacidade de produção em São Bernardo do Campo, a Empresa está preparada para atender às demandas do mercado. "Esse é um pilar estratégico para que a Mercedes-Benz do Brasil seja uma empresa ainda mais ágil, mais forte e mais competitiva. Além disso, reafirmamos a nossa importância dentro do Grupo Daimler e o forte comprometimento de mais de 60 anos com a América Latina", destaca Jürgen Ziegler.

Inovação na produção de caminhões

“A planta de Juiz de Fora é uma síntese do que há de mais moderno e inovador em termos de produção de caminhões em todo o mundo”, afirma Ronald Linsmayer, vice-presidente & Chief Operational Officer de caminhões na Mercedes-Benz do Brasil. A Empresa realizou profundos estudos e análises sobre modelos industriais existentes no Brasil e em outros países, tanto em fábricas do Grupo Daimler, como de outras empresas do setor.

Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os melhores métodos relacionados especialmente à fabricação e à logística. Com isso, chegou-se a uma configuração de alta produtividade e flexibilidade. Atividades essenciais, como produção e controle da qualidade, ficam a cargo de profissionais da própria Empresa, o que permite à Mercedes-Benz assegurar o elevado padrão mundial de qualidade dos caminhões da marca. Outras atividades, executadas por terceiros, têm o planejamento feito por profissionais da Mercedes-Benz, garantindo a qualidade necessária.

Um diferencial do inovador conceito de produção da nova unidade é a fabricação de dois produtos completamente distintos numa mesma linha de montagem, um caminhão leve e outro extrapesado. Isso demonstra a grande flexibilidade da unidade, bem como a otimização dos processos e da logística interna.

Foi estabelecido na planta um parque industrial de fornecedores – o I-Park, área na qual estão sediadas quatro empresas provedoras de componentes e submontagens: Iochpe Maxion, Randon, Seeber e Grammer. Este conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence.

Total sinergia com a planta de São Bernardo do Campo

Em Juiz de Fora, a Mercedes-Benz produz os modernos caminhões leves Accelo, projeto totalmente brasileiro, e também os extrapesados Actros, top de linha da marca em tecnologia, segurança e conforto. São 176.000 metros quadrados de área útil numa área total de 2.800.000 metros quadrados.

A nova unidade trabalha em total sinergia com a planta de São Bernardo do Campo, que produz os caminhões Atego, Atron e Axor, além de chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios, eixos. Ambas as plantas estão integradas ao mesmo sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz no mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz