Durante o ano passado, foram emplacados no Brasil 34.906 caminhões a menos que em
A retração de 2012 foi o dobro do que se estimava no início
do ano. O mercado de caminhões sabia que seria impossível igualar o total de
vendas de caminhões de 2011, considerado um ano atípico. A projeção era de que
as vendas caíssem 10% em função das antecipações de compra relacionadas à
motorização Euro V, obrigatória a partir de janeiro de 2012.
O desaquecimento econômico do País, com um Produto Interno
Bruto (PIB) em torno de 1,5%, ajuda a explicar a retração acima do esperado nas
vendas de caminhões.
Outros Veículos
O mercado de implementos rodoviários recuou 11,65% em 2012,
quando foram emplacadas 52.105 unidades. No ano anterior, haviam sido 58.997. O
segmento de ônibus também experimentou uma queda de quase 15% nos emplacamentos
em 2012. No total, foram emplacados 29.716 ônibus, contra 34.944 de 2011.
Completando a lista dos segmentos que tiveram retração, vêm
as motocicletas. Foram emplacadas 1,6 milhão de unidades em 2012, contra 1,9
milhão do ano anterior (-15,62%).
Para salvar o mercado de veículos, houve crescimento nas
vendas em dois segmentos: o de automóveis e o de comerciais leves. No primeiro
caso, foram emplacadas 2,841 milhões de unidades, contra 2,645 milhões de 2011
– aumento de 7,44%. No segundo, foram registrados 792.485 emplacamentos, 1,57%
a mais que os 780.229 de 2011.
Fonte: Carga Pesada