quinta-feira, 19 de março de 2015

EM TEMPOS DE CRISE, CRESCE IMPORTÂNCIA DA REFORMA DE PNEUS

Recapagem custa em média 30% do preço de um pneu novo.

Cuidar melhor do pneu e da carcaça para que ele possa ser reformado mais vezes. Esta é uma postura típica do transportador em tempos de crise quando cresce a preocupação com a redução de custos.

A opinião é de Fabiano Fratta, gerente comercial da Tipler: “Quando os recursos ficam escassos, as empresas buscam soluções mais econômicas e os controladores das frotas são cobrados para dar mais resultado. Os pneus são um importante item na planilha de custos do transportador. E a reforma custa 30% do valor de um pneu novo”, compara.

O índice de recapabilidade de pneus de carga no Brasil já foi 2 no passado, ou seja, cada pneu novo era recapado pelo menos duas vezes antes de ser descartado. Hoje este índice está na faixa de 1,2. Segundo o gerente da Tipler, que tem mais de 20 anos de experiência no setor, esta queda ocorreu principalmente pelo aumento da quilometragem em cada vida útil do pneu com a evolução do processo de reforma.

 “Hoje um pneu reformado pode rodar tanto quanto ou até mais que um pneu novo. A certificação do processo de reforma pelo INMETRO teve papel importante na qualificação e na credibilidade da reforma”, explica Fratta.

REDE – Com uma rede de mais de 80 concessionárias, a fabricante gaúcha é a única que atua com conceito de rede não exigindo exclusividade de seus concessionários: “Para nós a exclusividade deve ser uma opção do reformador e não uma imposição do seu fornecedor.” Trata-se de Política Freedom que se baseia justamente na liberdade de escolha dos produtos  que os representantes da marca julguem mais adequado oferecer em seus pontos de venda. Até porque, a Tipler se posiciona como um fabricante de bandas de alta qualidade, e o concessionário tem a opção de oferecer produtos com preços mais acessíveis de outra marca se julgarem necessário.

“Este é mais um desafio para nós que precisamos estar sempre atualizados e mantendo nossa qualidade com competitividade para que o reformador venda nosso produto por opção própria e não apenas para cumprir um contrato com o fornecedor de matéria prima”, explica Fratta. Para ele, só um fabricante que tem grande preocupação com a qualidade e competitividade poderia oferecer para a rede uma política de independência como esta.

A empresa passou por reestruturação durante o ano de 2014 quando onze novos concessionários passaram a representar a marca.

São eles:

GRM Pneus, de Gama/DF, 
Rodomix, de Feira de Santana/BA, 
Top Recapagem, de Divinópolis/MG, 
TWA Renovadora, de Salgueiro/PE, 
Compneus, de Maceió/AL, 
Jancap, de Santana de Parnaíba/SP, 
Bogo Recapadora, de Jaraguá do Sul/SC, 
Bonin Recapadora de Pneus, de Cacoal/RO,
Rodomais, de Itumbiara/GO, 
Recamax, de Divinópolis/MG e 
Silva Recapagem, de Braço do Norte/SC.


Fonte: Carga Pesada