Recapagem custa em média 30% do preço de um pneu novo.
Cuidar melhor do pneu e da carcaça para que ele possa ser
reformado mais vezes. Esta é uma postura típica do transportador em tempos de
crise quando cresce a preocupação com a redução de custos.
A opinião é de Fabiano Fratta, gerente comercial da Tipler:
“Quando os recursos ficam escassos, as empresas buscam soluções mais econômicas
e os controladores das frotas são cobrados para dar mais resultado. Os pneus
são um importante item na planilha de custos do transportador. E a reforma
custa 30% do valor de um pneu novo”, compara.
O índice de recapabilidade de pneus de carga no Brasil já
foi 2 no passado, ou seja, cada pneu novo era recapado pelo menos duas vezes
antes de ser descartado. Hoje este índice está na faixa de 1,2. Segundo o
gerente da Tipler, que tem mais de 20 anos de experiência no setor, esta queda
ocorreu principalmente pelo aumento da quilometragem em cada vida útil do pneu
com a evolução do processo de reforma.
“Hoje um pneu
reformado pode rodar tanto quanto ou até mais que um pneu novo. A certificação
do processo de reforma pelo INMETRO teve papel importante na qualificação e na
credibilidade da reforma”, explica Fratta.
REDE – Com uma rede de mais de 80
concessionárias, a fabricante gaúcha é a única que atua com conceito de rede
não exigindo exclusividade de seus concessionários: “Para nós a exclusividade
deve ser uma opção do reformador e não uma imposição do seu
fornecedor.” Trata-se de Política Freedom que se baseia justamente na
liberdade de escolha dos produtos que os representantes da marca
julguem mais adequado oferecer em seus pontos de venda. Até porque, a Tipler se
posiciona como um fabricante de bandas de alta qualidade, e o concessionário
tem a opção de oferecer produtos com preços mais acessíveis de outra marca se
julgarem necessário.
“Este é mais um desafio para nós que precisamos estar sempre
atualizados e mantendo nossa qualidade com competitividade para que o
reformador venda nosso produto por opção própria e não apenas para cumprir um
contrato com o fornecedor de matéria prima”, explica Fratta. Para ele, só um
fabricante que tem grande preocupação com a qualidade e competitividade poderia
oferecer para a rede uma política de independência como esta.
A empresa passou por reestruturação durante o ano de 2014
quando onze novos concessionários passaram a representar a marca.
São eles:
GRM Pneus, de Gama/DF,
Rodomix, de Feira de Santana/BA,
Top Recapagem, de Divinópolis/MG,
TWA Renovadora, de Salgueiro/PE,
Compneus, de Maceió/AL,
Jancap, de Santana de Parnaíba/SP,
Bogo Recapadora, de Jaraguá do Sul/SC,
Bonin Recapadora de Pneus, de Cacoal/RO,
Rodomais, de Itumbiara/GO,
Recamax, de Divinópolis/MG e
Silva Recapagem, de Braço do Norte/SC.
Fonte: Carga Pesada