A ZF vai apresentar na Feira de Veículos Comerciais de
Hannover (IAA), na Alemanha, entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro,
transmissão automatizada que permite a utilização da tecnologia híbrida nos
caminhões pesados. Trata-se da TraXon Hybrid , que utiliza motor elétrico
instalado na carcaça da embreagem, integrada ao veículo através de uma conexão
SAE1 e de sistemas eletrônicos de potência para mover o veículo. Para realizar
as mudanças de marcha, uma embreagem seca é integrada ao módulo híbrido. Em
operações em centros urbanos, a função start-stop - recuperação de energia de
frenagem e condução somente elétrica - representam mais uma vantagem do sistema
TraXon Hybrid.
Durante a frenagem, o motor elétrico funciona como um alternador, alimenta a bateria. A energia elétrica pode ser reutilizada quando o caminhão arranca, sem utilizar o motor diesel - ativado somente se necessário. A energia das baterias também pode ser utilizada para auxiliar no desenvolvimento de potência do motor diesel. Quando este “boosting” é incluído na configuração do veículo como distribuição de torque, o motor diesel pode ser projetado de maneira econômica. o que aumenta a rentabilidade na operação do veículo.
A TraXon Hybrid permite também, que os fabricantes instalem funções extras como o “coasting” (transmissão em neutro) que durante uma descida, por exemplo, o diesel não é consumido uniformemente em marcha lenta, o que gera economia de até 3%.
No caso de operações de geradores, o módulo híbrido pode ser integrado à alimentação elétrica de outras unidades como, por exemplo, em transporte frigorifico, onde a energia elétrica recuperada durante a frenagem por meio de um gerador pode ser utilizada na alimentação elétrica, no lugar da bateria. Dispositivos auxiliares elétricos na cabine do motorista também podem ser acionados com a TraXon Hybrid sem ligar o motor.
Fonte:
O Carreteiro