Douglas, Ediomar e
Emerson venceram as provas do domingo da 6.a Etapa do MMCB da Scania.
O paranaense Ediomar Consolin saiu de Quatiguá (PR) e viajou 720 quilômetros
até Campo Grande para participar da 6.a etapa regional da competição Melhor
Motorista de Caminhão do Brasil da Scania, disputada na concessionária P.B.
Lopes.
Douglas, Ediomar e Emerson venceram as provas do domingo da 6ª Etapa do MMCB da Scania |
Valeu a pena. Com um total geral de 80,06 pontos, somando as
provas de manobra, percurso, check-list e teoria, ele foi o melhor entre os 41
participantes e está classificado para a grande final nacional em São Paulo:
“Tenho parentes aqui em Campo Grande, então resolvi participar. Sabia que tinha
ido bem mas não esperava vencer. Estou muito contente”, comemorou.
Proprietário de três caminhões Scania, um ano 2003, outro
2004 e um mais novo 2013 de 440 cv (“este ainda não é meu, é do banco”) Ediomar
transporta container e grãos na rota de Goiânia. “Dirijo o 2003 e deixo o mais
novo com um motorista pois este tem menos chance de quebrar”, explica.
Com 50 anos e filho de caminhoneiro, ele pede mais atenção
do governo com os pequenos transportadores: “Queria que melhorasse um pouco
nossa renda para que pudéssemos renovar a frota. Hoje, quando você faz algum
investimento, corre muito risco, faz com medo, não tem o pé no chão”, reclama.
O autônomo Emerson Aparecido Vassoler se classificou em
segundo lugar e Douglas Reis Marques, da Piccoli Transportes, ficou em terceiro
e também conquistou a melhor nota entre os caminhoneiros mais jovens, até 35
anos. Ele tem 26.
A representante das mulheres na etapa do domingo foi Lusinei
Alves Foss que é educadora de trânsito.
AGRONEGÓCIO – O gerente da filial da P.B.
Lopes, Fábio Rezende, ficou satisfeito com o resultado da etapa disputada em
Campo Grande: “Deu mais retorno do que eu imaginava”, comemorou. Para
ele, o Brasil vive uma situação de defasagem de mão de obra em todas as
profissões e com o caminhoneiro não é diferente: “Falta treinamento, falta
produtividade. Com este evento, reunimos também os grandes empresários da
região e percebemos que eles estão engajados nesta causa. É um caminho sem
volta. Tem que dar treinamento, capacitação. A cadeia como um todo não é bem
remunerada em termos de frete, então tem que ganhar em produtividade. A Scania
e sua rede de concessionárias têm procurado fazer sua parte”.
Para Fábio, que está desde 1997 no ramo de vendas de
caminhões, é possível que nada menos que 20% da frota esteja parada por falta
de motoristas.
Na região de Campo Grande 65% das vendas da P.B.
Lopes/Scania são voltadas para o setor de agronegócio, a maioria na
configuração 6×4 para bitrem e rodotrem. “Com a tecnologia, a pecuária tem se
tornado mais intensiva e cedido área para o reflorestamento, para a cana e para
os grãos”, avalia.
Durante a 6.a Etapa do MMCB foram arrecadados 5.500 quilos
de alimentos não perecíveis que serão doados para quatro entidades que fazem
atendimento a crianças.
Fonte: Carga Pesada