Sistema atende norma
sem recorrer ao sistema EGR (Recirculação de Gases do Escapamento).
A FPT Industrial participou do 11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores
Diesel, realizado na cidade de Curitiba (PR) entre os dias 2 e 3 de
setembro. O engenheiro Gustavo Teixeira apresentou “Sistema de
Pós-Tratamento de Emissões HI-eSCR desenvolvido pela FPT Industrial”, que
permite que os propulsores atendam à normativa Euro VI, já em vigor na Europa e
Estados Unidos, sem recorrer ao sistema EGR (Recirculação de Gases do
Escapamento), garantindo uma altíssima eficiência na conversão de NOx.
Para o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Helton Lage,
“debater as pesquisas tecnológicas que rodeiam o desenvolvimento, a produção e
a manutenção dos motores diesel nos proporciona ampliar nosso conhecimento de
motores cada vez mais eficientes, que caminham junto com os regulamentos
ambientais”, ressalta o executivo.
O HI-eSCR utiliza sistema de injeção de ARLA32 e catalisador
SCR de última geração a base de Zeólitas de Ferro, que propiciam altos valores
de eficiência, como 95% da redução de Óxidos de Nitrogênio.
Lage ressalta também que, ao contrário dos concorrentes, o
sistema HI-eSCR não utiliza EGR – Recirculação de Gases de Escape –, o que traz
benefícios como menor rejeição térmica para o circuito de arrefecimento, baixo
consumo de combustível e facilidade de instalação.
No Brasil, o sistema HI-eSCR será aplicado para cumprimento
da nova etapa do Proconve, que deve ocorrer em 2018. Atualmente, o programa
brasileiro está em sua sétima etapa e seus limites são equivalentes ao Euro V.
Na Europa é utilizado em caminhões e ônibus equipados com os propulsores FPT
Industrial da família Cursor e NEF para atender a norma Euro VI, que aumentou
as restrições quanto à emissão de poluentes no continente.
Fonte: Carga Pesada