No próximo dia 4 de setembro, a Volvo promove em
Curitiba/PR, o Seminário Volvo de Segurança Zero Acidentes, o primeiro de uma
série de encontros do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) a
serem realizados no País para engajar os transportadores e entidades do setor
na visão Zero Acidentes. Adotado recentemente pela montadora, o projeto tem
como ideal de futuro acidentes zero envolvendo os veículos da marca.
“Faremos debates regionais para discutir formas de aumentar a segurança no transporte comercial de acordo com a realidade e as necessidades das diferentes regiões do País. Sabemos que a meta de zero acidentes envolvendo veículos Volvo é extremamente desafiadora, que pode parecer utopia, mas a realidade só é transformada com ousadia. Por isso precisamos somar esforços, com a nossa rede de concessionárias e toda a cadeia de negócios envolvida com transporte comercial”, explica Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.
Durante o seminário serão apresentados os principais resultados da pesquisa “A Imagem do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil” realizada pelo Instituto Bonilha a pedido do PVST. O estudo apontou que 63% dos entrevistados acreditam que os motoristas usam estimulantes para permanecerem mais tempo no volante e que 58% acreditam que profissão não é valorizada. Em relação à segurança, 40% acreditam que os acidentes são provocados pela má conservação das estradas, e 21% pela imprudência dos motoristas.
Outra discussão abordada durante o evento será a ISO 39001, norma internacional de gestão de segurança de tráfego. “A proposta é incentivar as empresas a adotarem a norma e mostrar um passo a passo do que fazer para que seja implementada”, afirma JPedro Corrêa, especialista em segurança no trânsito e consultor do PVST.
Fonte:
Carreteiro