O Imposto voltou para
carros.
Desde o dia 1º de janeiro, o Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) voltou a ser cobrado integralmente para carros. O
tributo tinha desconto para modelos com motor até 2.0 e teve significativa
importância como medida do governo federal para conter a baixa nas vendas. A
ação de redução teve início em 2012 e contou com um retorno gradual do imposto
em 2013 e que chegou aos patamares originais neste início de
ano. Segundo o Sincodiv/Fenabrave-RS o retorno da alíquota cheia do
IPI deverá fazer o preço dos carros subir, em média, 4,5%. Os caminhões seguem
com alíquota 0 em 2015.
Tabela de % de IPI:
Carros de montadoras instaladas no país
|
Até 31 de dezembro
|
A partir de 1º de janeiro
|
Cilindrada até 1.0
|
3%
|
7%
|
Acima de 1.0 até 2.0 Flex
|
9%
|
11%
|
Acima de 1.0 até 2.0 gasolina
|
10%
|
13%
|
Acima de 2.0 flex
|
18%
|
18%
|
Acima de 2.0 gasolina
|
25%
|
25%
|
Veículos utilitários
|
3%
|
4% a 8%
|
Caminhões
|
0
|
0
|
Fonte: Carga Pesada