Sistema Highway Pilot no Actros terá lançamento mundial no
IAA, em setembro.
A Daimler aproveitará
a edição 2014 do IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais, em
Hannover, Alemanha, entre 25 de setembro até 2 de outubro, para apresentar ao
mundo um protótipo completo, próximo ao modelo de produção em série do
Mercedes-Benz Future Truck 2025, que consiste em um caminhão Actros 1845
equipado com o sistema baseado no conceito de condução autônoma. O protótipo já superou a fase inicial
de desenvolvimento e acumula viagens a uma velocidade de até 80 km/h em
situações reais de trânsito. Os testes foram realizados em uma rodovia alemã.
Com foco no aumento da eficiência e segurança e na redução de consumo de combustível e de emissões, o caminhão funciona com o sistema integrado Highway Pilot (piloto rodoviário) a partir da conectividade das funções do veículo com as estradas com condições adequadas para esta tecnologia, como sensores e câmeras inteligentes. Segundo a Daimler, a conectividade é a base desse avanço e dentro de dez anos, esta será uma realidade comum nas estradas da Europa.
O caminhão do futuro equipado com o sistema de piloto rodoviário traz motor que desenvolve 449 cv de potência, adotado de câmbio automatizado Mercedes PowerShift 3 de 12 marchas. O design do semirreboque também faz parte do pacote tecnológico, resultado do Aerodynamics Trailer da Mercedes-Benz, que fez sua estreia mundial no IAA de 2012. As medidas melhoradas da aerodinâmica deste protótipo permitem reduzir o consumo em até 5%.
Entre os aspectos para a condução autônoma do protótipo, destacam-se um sensor de radar na parte dianteira inferior que explora a região de curta e de longa distância a frente do caminhão. O de curto alcance atinge 70 metros, enquanto o de longo alcance chega a 250 metros, monitorando a estrada em ângulos de abertura de 130 graus e 18 graus, respectivamente. O sensor de radar toma por base os equipamentos já disponíveis no Actros, como o sistema de controle de proximidade e o servo freio de emergência.
Uma câmera estereoscópica 2D sobre o painel de instrumentos, atrás do para-brisa, também explora a área à frente do veículo, para orientação de faixa de rolagem. Com um alcance de 100 metros, o equipamento cobre uma área de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. Ela também consegue identificar uma ou duas pistas da estrada, além de pedestres, obstáculos estáticos ou em movimento, outros objetos dentro da área monitorada e as características da via, além de reconhecer tudo o que se distingue do fundo, para que possa calcular com precisão o espaço livre disponível. O equipamento registra também as informações dos sinais de trânsito.
Para monitorar as áreas à esquerda e à direita do caminhão na estrada são utilizados sensores de radar instalados nas laterais, montados em ambos os lados à frente do eixo traseiro da unidade de tração. Seu alcance é de 60 metros e os sensores cobrem um raio de 170 graus.
Ao ativar o sistema piloto rodoviário (Highway Pilot), o motorista pode girar seu assento para o centro da cabine, para uma posição de trabalho ou de descanso. Com um console central de design diferenciado, similar a uma estação de trabalho de um escritório, o motorista terá a sua disposição um tablet removível com tela sensível ao toque para executar outras atividades e para a comunicação com sua base fixa ou a transportadora.
Com a tecnologia, a Daimler aposta que os motoristas deixarão a função de apenas condutores para gestores de transporte e que passarão a operar em estações de trabalho sobre rodas, dando-lhes novas oportunidades de atuação profissional.
Fonte: Automotive Business