Anfavea prevê crescimento de 5% no mercado interno no novo
ano que se inicia.
O ano de 2013 trouxe a recuperação no setor de caminhões,
tanto em mercado interno como na produção local. A marca de 154.549 unidades
emplacadas foi a terceira melhor da história. Ficou 10,6% abaixo de 2011 (ano
em que os frotistas anteciparam encomendas para escapar dos preços maiores do
Proconve P7) e foi apenas 2% menor que a de 2010.
A produção de veículos comerciais pesados em 2013, de 190,3 mil unidades, teve seu segundo melhor período, atrás somente de 2011, quando os fabricantes montaram 223.388 unidades, também motivados pela antecipação de compras.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, está confiante em 2014: “Este ano o setor deve crescer 5%”, estima o executivo, destacando que o agronegócio deverá continuar aquecido, assim como obras de infraestrutura decididas em 2013 que começam a sair do papel este ano. “Ainda temos um PSI (financiamento via BNDES) competitivo com a redefinição da taxa em 6% ao ano.” Outro fator que deve ajudar o setor será a definição, ainda no primeiro semestre, do programa de renovação de frota de caminhões.
“Esperamos uma posição do governo até o meio do ano”, afirma o vice-presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, também diretor de assuntos governamentais e comunicação da Mercedes-Benz. Sobre as dificuldades para pôr em prática o programa, ele diz: “Primeiro é preciso convencer o caminhoneiro a entregar seu veículo, depois desmanchar esse caminhão em uma empresa homologada e dar baixa em sua documentação. Outro ponto é como conceder o crédito a esse caminhoneiro”, recorda Moraes.
EXPORTAÇÕES
A recuperação de 2013 também ocorreu nas vendas ao exterior, com 25.019 unidades embarcadas, alta de 4,7% em relação ao ano anterior. “Acreditamos que o crescimento das exportações deve ocorrer mesmo em 2015, com as regras definidas do Exportar-Auto”, diz Luiz Moan. Ao contrário do que ocorreu no mercado interno, a exportação de caminhões teve queda de 10,2%. Foram 9.932 unidades em 2013, ante 11.066 no ano anterior.
MERCADO INTERNO
Segundo a Anfavea, a alta nas vendas internas e na produção de caminhões em 2014 será motivada pelo bom momento que vive a agricultura e por obras de infraestrutura. Os modelos pesados tiveram a alta mais expressiva em 2013, de 36%, com 55.559 unidades emplacadas no ano. “O segmento deve continuar crescendo em 2014”, diz Moan. A maior variação negativa ocorreu para os semileves, que registraram 5.493 unidades, retração de 15,8% ante 2012.
Em razão da Copa do Mundo, a Anfavea vê espaço para crescimento na venda de modelos menores este ano.
Fonte: Automotive Business