Treze equipamentos serão instalados em rodovias não
pedagiadas.
Até o fim do ano, o Paraná deve ganhar 20 novos radares nas rodovias
federais que cortam o estado. Treze deles serão instalados pelo Dnit
(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em estradas não
pedagiadas. Três serão de responsabilidade da concessionária Autopista Litoral
Sul na BR-376, que liga Curitiba até Santa Catarina. Outros quatro ficarão a
cargo da Autopista Régis Bittencourt na BR-116, entre Paraná e São Paulo.
Já a Autopista Litoral Sul ressalta que também irá realizar a substituição de outros dois equipamentos na BR-376. Segundo a assessoria da concessionária, o prazo para conclusão da instalação e homologação dos dispositivos é de seis meses.
Os radares, fixos, ostensivos e com display externo para
fácil visualização do usuário, irão fotografar e informar a velocidade
registrada pelo veículo. Porém, no momento não há nenhum radar em funcionamento
devido à implantação do novo sistema.
Os equipamentos serão instalados nas proximidades da Curva
da Santa – trecho considerado perigoso. Em novembro do ano passado, por
exemplo, um acidente nas proximidades do local provocou a morte de sete
pessoas. Dados da concessionária mostram que nos pontos em que serão
implantados novos radares já foram registrados de janeiro a agosto deste ano 89
acidentes.
No entanto, a concessionária informa que a implantação dos
redutores de velocidade depende não somente do número de acidentes registrados
no local, “mas de uma combinação de fatores”. Esses motivos podem ser a
velocidade praticada pelos motoristas, se o local é uma área urbanizada ou
próxima a acessos.
A concessionária salienta que outras ações para reduzir o
número de acidentes já foram realizadas, como a sinalização especial na região
de Serra do Mar e a implantação da área de escape no km 671,1 da BR-376 e de 21
passarelas em todo o trecho concedido.
Já a Autopista Régis Bittencourt está implantando 18 unidades de radares fixos do tipo ostensivos e integrados, distribuídos ao longo do trecho entre São Paulo e Curitiba. A implantação dos equipamentos será concluída até o final de 2013. No trecho do Paraná, serão quatro pontos.
Fonte: Gazeta do Povo