Ideia é padronizar equipamentos e sistemas utilizados por
empresas.
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está
propondo mudanças no sistema de pedágio eletrônico usado nas rodovias federais
concedidas, para aumentar a concorrência no setor. Uma proposta de resolução
que está em consulta pública estabelece a padronização dos equipamentos e
sistemas utilizados na arrecadação eletrônica de pedágio nas rodovias federais
sob concessão.
"Com isso, as chaves que habilitam a tecnologia serão
de propriedade da ANTT, e ela vai poder credenciar outras empresas para
trabalhar. Consequentemente, vai ter concorrência no mercado e o preço para o
usuário vai baixar", explica o especialista em regulação da ANTT Marcelo
Leismann.
Segundo ele, atualmente, existe apenas uma empresa que
oferece o serviço de pedágio eletrônico nas rodovias federais concedidas, a Sem
Parar/Via Fácil. No estado de São Paulo, uma resolução semelhante à proposta
pela ANTT está em vigor há um ano e o resultado foi a abertura do mercado para
mais empresas oferecerem o serviço de pedágio eletrônico. O novo serviço de
pedágio pré-pago já está sendo oferecido no estado pelas novas empresas.
A resolução da ANTT vai valer apenas para as rodovias
federais concedidas. Mas a expectativa é que as estradas estaduais concedidas à
iniciativa privada também sigam o mesmo modelo futuramente. Atualmente todas as
rodovias federais concedidas têm obrigação contratual de oferecer o serviço de
pedágio eletrônico, que permite que os carros identificados passem sem parar na
praça de pedágio, apenas reduzindo a velocidade para abertura da cancela.
Fonte: Brasil Econômico