“Vivenciei uma experiência muito positiva nesses últimos três
meses — não somente atrás do volante de um caminhão, mas, principalmente,
durante minhas várias visitas e conversas com os profissionais da Daimler
Trucks. Estou muito impressionado e empolgado de ver como são competentes,
dedicados e apaixonados os nossos colaboradores do mundo todo,” diz Dr.
Wolfgang Bernhard, avaliando os resultados de seus primeiros 90 dias como
membro do conselho de administração do Grupo Daimler responsável por veículos
comerciais.
Segundo o executivo, as valiosas marcas da Daimler Trucks, seu
posicionamento global, seus produtos e tecnologias são os certos para seus
mercados. “O imenso potencial para economias de escala adicionais nos dão
excelentes condições para defender e fortalecer nossa posição de liderança”,
acrescentou Bernhard.
Desenvolvimento das vendas e dos mercados
Mesmo com os desafios da situação econômica global, que acabou
refletindo no mercado durante os seis primeiros meses de 2013, o segundo
semestre mostra que teremos boas notícias. O mercado Europeu está se reerguendo
enquanto o da América do Norte está se estabilizando. O Japão aprovou um novo
programa de incentivos econômicos, e o mercado também está se recuperando no
Brasil. Esses desenvolvimentos refletem nas vendas da Daimler Trucks, que
recebeu encomendas de 212.000 veículos no mundo todo até o final de maio, um
aumento de 19% com relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado.
Além do aumento do número de pedidos recebidos, o crescimento na
participação de mercado em várias regiões também contribuiu com o
desenvolvimento positivo dos negócios da Daimler Trucks, que mantém sua forte
posição de líder. Na região do NAFTA, a divisão contou com a contribuição do
novo Cascadia Evolution, que impressiona fortemente os clientes com sua
excelente eficiência quanto ao consumo de combustível. Na Europa Ocidental, a
Daimler Trucks tornou-se a primeira fabricante a oferecer uma gama completa de
veículos que atendem a norma Euro VI.
Eficiência e crescimento
Visando atingir grandes objetivos, a divisão avançará
sistematicamente com o programa "Daimler Trucks Nº1". Nela, o foco é
implementar iniciativas de crescimento e medidas de aumento de eficiência. “Os
últimos três meses, pude comprovar que a Daimler Trucks está muito bem
posicionada,” afirmou Bernhard. “Dessa forma, conseguiremos atingir nossa meta
de nos tornarmos a fabricante líder global de caminhões em todos os aspectos.”
No futuro, a divisão planeja suplantar as atuais iniciativas em
seus esforços para identificar e explorar oportunidades adicionais de
crescimento em potenciais mercados e onde já está estabelecida.
Liderança tecnológica
Um dos princípios para o sucesso da Daimler Trucks no mercado
futuro é sua continuidade na liderança com relação aos produtos e tecnologias
que são customizados para atender as necessidades de cada mercado específico.
Na iniciativa "Shaping Future Transportation", que em Português
significa “Moldando os Transportes do Futuro”, a Daimler Trucks conseguiu
reunir todas as tecnologias e serviços que tornam seus veículos comerciais
ainda mais seguros, econômicos e sustentáveis. Independentemente dos clientes
da Daimler Trucks serem dos mercados da tríade, mercados emergentes ou outras
regiões, suas considerações mais importantes estão relacionadas à praticidade e
ao "custo benefício”. O aprimoramento contínuo dos motores de combustão, o
desenvolvimento de veículos híbridos lucrativos, a criação de novos conceitos
para propulsão por gás natural e combustíveis alternativos, além do
aprimoramento da aerodinâmica em uma combinação otimizada caminhão-carreta são
apenas algumas entre muitas medidas que estão sendo implantadas pela Daimler
Trucks.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz