O quarto e último membro da família de caminhões
Mercedes-Benz na Europa a receber a uma remodelação completa é o novo Atego
Euro 6. Ele chega ao mercado com a missão de continuar sua carreira de sucesso,
e de manter-se como mais vendido do segmento de distribuição de cargas em
curtas distâncias, com peso bruto total – PBT entre 6,5 e 16 toneladas.
Em nova versão, o líder do mercado europeu, o Mercedes-Benz
Atego reafirma sua posição de referência no segmento de caminhões leves e
médios com relação à qualidade, confiabilidade, custos de manutenção, bem como
durabilidade. Além disso, agora, a lista de atributos do Atego ficou ainda mais
extensa, devido à introdução de numerosas inovações com relação ao sistema de
tração, chassis e cabina.
Tração high-tech traz melhora substancial em termos de economia
No coração do novo sistema de tração do Atego destacam-se
dois motores totalmente remodelados BlueEfficieny Power Euro 6, o estado da
arte em tecnologia que os distingue como representantes do padrão máximo em
concepção de motores.
Sete versões de motores Euro 6 podem ser combinadas com uma
ampla gama de transmissões, tanto na versão manual, quanto na automatizada. O
objetivo é adequar-se a todas as faixas de potência, garantindo que se obtenha
a melhor combinação para atender a cada requisito específico das operações de
distribuição em curta distância.
Em suas versões de caminhões leves, o novo Atego apresenta
motores de quatro cilindros BlueEfficiency Power da série OM 934, com
deslocamento de 5,1 litros e quatro opções de potência. Estes motores de ponta,
com dois eixos de comando de válvulas superiores e válvula de escape ajustável,
cobrem com perfeição a gama de desempenho que vai de 115 kW (156 hp) a 170 kW
(231 hp) e que é necessária para serviços de distribuição em curtos percursos.
O novo Atego está disponível também em três opções de
motores de seis cilindros da série OM 936 commom rail, com desempenho na faixa
de 175 kW (238 hp) a 220 kW (299 hp) e deslocamento de 7,7 litros.
Com um torque excepcionalmente alto em baixas rotações,
esses motores Euro 6, de eficiência extrema, consomem significativamente menos
combustível, a despeito da redução das emissões de material particulado e de
NOx (Óxidos de Nitrogênio) atingirem 90%, quando comparadas às dos motores Euro
5. Além disso, asseguram mais um importante benefício: maiores intervalos de
manutenção.
Os motores Euro 6 atendem às normas de emissões que ainda
irão entrar em vigor na Europa graças ao sistema de resfriamento da
recirculação dos gases de escape e a um escapamento compacto que integra o
sistema SCR (redução catalítica seletiva), bem como a um filtro de particulados
"closed-loop". A adoção da sofisticada tecnologia BlueTec 6 de
tratamento dos gases de escape levou a uma redução de 50% no consumo de ARLA em
comparação com os motores Euro 5.
Câmbio automatizado e sistema ESP de série
A força dos novos motores é transmitida por meio dos câmbios
automatizados Mercedes PowerShift 3 de seis ou oito marchas, itens de série na
Alemanha. O recém-introduzido Mercedes PowerShift 3 de oito marchas
disponibiliza as mudanças automatizadas mesmo para os motores maiores.
Opcionalmente, estão disponíveis para o novo Atego os câmbios de seis ou nove
marchas de acionamento manual com assistência elétrica. Neste caso, a alavanca
está ergonomicamente posicionada no painel de instrumentos, o que facilita de
forma notável a operação.
A configuração do sistema de tração do novo Atego inclui,
como item de série, o Stability Control Assist (assistente de controle de
estabilidade), conhecido nos automóveis como ESP. Um redesenhado freio-motor de
descompressão, de dois estágios e alto desempenho (no caso do motor de seis cilindros
está opcionalmente disponível com uma potência de até 300 kW), atua em conjunto
com os freios a disco controlados eletronicamente, em todos os eixos, a fim de
possibilitar máxima segurança de manejo.
A Mercedes-Benz oferece o retarder permanente, com imã livre
de desgaste e 650 Nm de torque de frenagem, único nessa categoria de aplicação,
proporcionando assim um poderoso apoio adicional para o sistema de frenagem.
Visualmente, também um membro da nova geração de caminhões
Com a chegada do novo Atego, o veículo para serviços de
distribuição em curtas distâncias do segmento de PBT de 6,5 a 16 toneladas, a
nova geração de caminhões da Mercedes-Benz está agora completa. E também na
aparência, este Atego se enquadra bem em uma linha que já inclui as famílias
Actros, Antos e Arocs. O design do parachoque, com luzes para condução diurna
(uma versão em LED está disponível como opcional) define a face peculiar do
Atego e deixa clara a sua personalidade individual, além de possibilitar
identificá-lo imediatamente como membro da família de caminhões atuais da
Mercedes-Benz.
Dentro da cabina do Atego o motorista encontrará um interior
totalmente redesenhado, com um design de cockpit que, em termos de estilo e
funcionalidade, se alinha com os do Actros, Antos e Arocs. Entre seus destaques
incluem-se: painel de instrumentos com uma tela ampla e clara, volante
multifuncional de série (opcionalmente, disponível em couro), bancos com novo
design e apoios integrados para a cabeça e descanso de braços (em conjunto com
o Mercedes PowerShift 3) e colchão de espuma de 7 zonas em peça única.
Para enfrentar os desafios da crescente complexidade das
operações de distribuição em curtas distâncias, o novo Atego oferece a
possibilidade de integração de dispositivos multimídia, juntamente com recursos
adicionais fornecidos pelo novo conceito de eletroeletrônica.
Ampla gama de versões para diversas aplicações
Com uma lista abrangente de aprimoramentos no chassi, na
suspensão traseira e na montagem de cabinas, juntamente com um novo sistema de
direção, o Atego Euro 6 estabelece novos padrões quanto à dinâmica de condução,
segurança no manejo e conforto. Com um total de 42 diferentes modelos, ampla
gama de entreeixos, três comprimentos de cabina e versões com tração em todas
as rodas, este caminhão Mercedes-Benz atende a todas as necessidades dos
clientes europeus, bem como às exigências do segmento de serviços de
distribuição em curtas distâncias daquele mercado.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz