Fórum será nos dia 2 e
3 de setembro.
Discutir as tendências tecnológicas que irão assegurar a manutenção dos motores
Diesel na liderança da eficiência energética, associada à conformidade
ambiental e à capacidade para o trabalho pesado, é o principal objetivo do11º
Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel. O encontro, que reunirá
especialistas do Brasil e do Exterior, será realizado no Teatro Positivo (Rua
Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), em Curitiba (PR), nos dias 2 e 3 de
setembro.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, é o
chairperson do encontro. Segundo o executivo, a montadora alemã teve papel
fundamental na introdução do motor a diesel no País. “Fomos pioneiros na
produção do primeiro caminhão e do primeiro ônibus a diesel, consolidando o
combustível como o mais eficiente e econômico no segmento de veículos
comerciais”, afirma.
Schiemer destaca outras inovações, introduzidas no Brasil
pela Mercedes-Benz: “Por termos paixão pelo desenvolvimento tecnológico,
herança do DNA da marca, fomos responsáveis também por outras inovações no
País, como os primeiros motores a diesel com gerenciamento eletrônico e testes
com biodiesel e combustíveis alternativos”.
Para o executivo, assumir a direção do 11º Fórum SAE Brasil
de Tecnologia de Motores Diesel está em sintonia com a história da montadora.
“Hoje, nossos motores asseguram maior economia e menores emissões, com
potencial para novos ganhos. Por isso, participamos com muito orgulho e
incentivamos essa iniciativa da SAE Brasil, sobre tecnologia de motores
diesel”, comenta.
PROGRAMAÇÃO
O Papel do Diesel: Presente e Futuro é o tema do evento, promovido pela
Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, que é visto como a
principal plataforma de discussão sobre o mercado de motores Diesel no Brasil.
Philipp Schiemer abrirá o fórum com palestra sobre a
evolução dos motores Diesel no País. Em seguida, no painel “A
Voz do Cliente Dois anos e meio de Proconve P7, e agora?”,
Fernando Antônio Simões, diretor de Operações da JSL (Júlio Simões Logística),
Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor, e Neuto
Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística, falarão sobre os veículos
Euro V, as dificuldades e os problemas encontrados em sua implantação e o que
esperam de soluções e oportunidades de melhoria.
“Economia e Mercado” será outro painel com apresentação
do panorama dos transportes na América Latina até 2025 e o cenário de
financiamentos no setor de transportes. O painel também terá a apresentação da
cartilha do programa Inovar-Auto, a ser feita por Antonio Megale, presidente da
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
Soluções em sistemas de motor e de controle de emissões
serão abordadas por especialistas de empresas líderes em dois painéis: “O
Motor Diesel em Evolução e Suas Inovações” e “O Motor Diesel, Inovações e Controle de Emissões”.
No encerramento, haverá uma sessão especial, intitulada ”Aprove
Diesel”, que celebra um ano do programa que visa expandir o uso
do motor diesel em carros de passeio. A evolução nas ações do Aprove Diesel
será tratada por Luso Ventura, sócio diretor da Mobilidade Engenharia Ltda. A
expectativa é atrair mais de 300 profissionais do setor automotivo nos dois
dias de fórum.
“Com objetivos voltados à ciência, tecnologia e inovação, os
simpósios SAE BRASIL promovem o debate em áreas fundamentais para a mobilidade,
que são intimamente ligadas ao desenvolvimento social e econômico”, afirma o
engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil.
Frank Sowade, vice-presidente da SAE Brasil, acrescenta que
nos simpósios da instituição os engenheiros encontram informação privilegiada e
atualizada, por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Além
disso, são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”,
diz o engenheiro.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
02 DE SETEMBRO
9h30 – Cerimônia de abertura
10h – Palestra com Philipp Schiemer, chairperson do fórum e
presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
PAINEL: A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7,
E AGORA?
10h45 – Debate com Fernando Antônio Simões, diretor de
Operações da JSL (Julio Simões Logística), Guilherme Wilson, gerente de
Planejamento e Operações da Fetranspor, e Neuto G. Reis, diretor técnico
executivo da NTC&Logística. Moderação com Fred Carvalho, diretor de Assuntos
Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores).
PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
13h15 – “Cenários: Transportes 2025 na América Latina”, com
David Wong, diretor da AT Kearney; “Cenário: Economia e Financiamentos no Setor
de Transportes”, com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de
Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco; e “Cartilha do INOVAR-AUTO e
Políticas Governamentais”, com Antonio Megale, presidente da AEA (Associação
Brasileira de Engenharia Automotiva). Moderação com Fred Carvalho, diretor de
Assuntos Institucionais da Anfavea.
PAINEL: O MOTOR DIESEL EM EVOLUÇÃO E SUAS INOVAÇÕES
16h – “Fuel Consumption Reduction Trough Low Friction Liners
& Rings”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da Mahle; e
“Os Novos Motores de Alta Eficiência”, com Adriano Rishi, diretor de Engenharia
da Cummins. Moderação com Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores
da Mercedes-Benz do Brasil.
03 DE SETEMBRO
PAINEL: O MOTOR DIESEL, INOVAÇÕES E CONTROLE DE EMISSÕES
8h30 – “Como Desenvolver com Inovação em Tempo Recorde?”,
com Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Senai no Paraná; e “Novas
Tecnologias para Atendimento de Euro VI”, com Rogério Souza, gerente técnico da
Johnson Matthey Brasil. Moderação com Mario Laffitte, vice-presidente de
Comunicação Corporativa e Relações Governamentais na Samsung América Latina.
SESSÃO ESPECIAL: APROVE DIESEL
12h10 – “Um ano de APROVE Diesel”, com Luso Ventura, sócio
diretor da Mobilidade Engenharia Ltda.
12h40 – Encerramento com Dalton Daumolis, gerente do fórum.
Fonte: Carga Pesada