sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MERCEDES-BENZ LANÇA NOVOS MODELOS SEMIPESADOS DA LINHA ATEGO E AUMENTA O PORTFOLIO PARA DISTRIBUIÇÃO URBANA E TRANSPORTE RODOVIARIO

A Mercedes-Benz, com o lançamento dos modelos Atego 2430 6x2 e Atego 1729 coletor de lixo, amplia ainda mais seu já abrangente portfólio de caminhões semipesados. A marca também confirma seu compromisso de oferecer a mais completa solução para os transportadores brasileiros, composta pelo veículo certo para todo tipo de necessidade, e por um vasto pacote de produtos e serviços de pós-vendas. Assim, expande a oferta de configurações, com versatilidade para atender plenamente aos clientes que atuam na distribuição e prestação de serviços em áreas urbanas, bem como no transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias.

Os dois novos caminhões Atego são atrações da Mercedes-Benz na Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Mercedes-Benz oferece soluções completas para os clientes

De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, a marca é provedora de uma solução completa para os transportadores de cargas e de passageiros. “Nosso cliente sente a excelência do atendimento Mercedes-Benz logo na aquisição do seu veículo, quando pode escolher o melhor caminhão, ônibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade, característica marcante de nosso portifolio de produtos, que é o maior do País”, diz ele.

“Além disso, para apoiar o cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes, oferecendo o mais completo pacote de serviços de pós-venda, o sistema de gestão de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de negócios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra e venda de usados”, ressalta o executivo. Segundo Maier, os lançamentos e novidades de produtos e serviços expostos na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz, que há 57 anos contribui para a evolução dos meios de transporte do Brasil, por meio de soluções eficientes e rentáveis, com a qualidade e confiabilidade.

Novidades do Atego potencializam as vantagens para o cliente

“Os caminhões Atego são reconhecidos pela alta qualidade, flexibilidade de aplicações, durabilidade, reduzido consumo de combustível, menor custo operacional e ampla disponibilidade para o trabalho”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, asseguram excelente custo/benefício e produtividade para as atividades de transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para seus negócios”.

Na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz também apresentará diversas outras novidades para a linha Atego, como nova geração de eixos traseiros, interior totalmente renovado com disponibilidade de cama king size, e configuração opcional de dois tanques de combustível, ampliando a capacidade total para 600 litros de diesel nos modelos Atego 2426 e Atego 2430. Além disso, toda a linha Atego oferece o novo conceito de suspensão de cabina.

NOVO ATEGO 2430 6x2

Inovação: câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode

O Atego 2430 é o primeiro caminhão do segmento de semipesados a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem. Diferencial de conforto da marca, este câmbio de avançada tecnologia propicia elevada comodidade e praticidade para o motorista, aumentando a segurança e o prazer de dirigir e, em consequência, sua produtividade.

O Mercedes PowerShift pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo câmbio Mercedes Powershift G211 de 12 marchas, com a última marcha direta, poupa o trem-de-força de abusos e realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto de operação. Além disso, contribui para a otimização do consumo de combustível e minimiza diferenças de condução entre os motoristas, uniformizando o resultado obtido pelos menos experientes e pelos melhores. Com isso, a média de consumo da frota melhora significativamente.

O câmbio Mercedes PowerShift G211 também traz como novidade o EcoRoll, tecnologia já aplicada no Actros. Esta função coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada, procedimento que é executado sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível.

Adicionalmente, tem-se a opção de acionar-se o modo Power que durante 10 minutos libera mais rotação do motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives ingrimes. Outra vantagem desse câmbio é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenção.

O Atego 2430 continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G131 de 9 marchas, que conta agora com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia, facilita o engate das marchas e minimiza a possibilidade de eventuais erros de operação.

O motor OM 926 LA do Atego 2430 ganhou um novo conceito de curva de torque e atinge 1.250 Nm a 1150 rpm. Com isso, a dinâmica de engates das marchas foi otimizada para minimizar as trocas, mantendo a velocidade operacional do veículo. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente trabalhe na rotação de menor consumo de combustível e maior conforto. Além disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do sistema de arrefecimento e compressor de ar.

Todas essas novidades, aliadas à exclusiva tecnologia BlueTec 5, resultam em maior economia no consumo de combustível.

Nova geração e nova relação de eixos traseiros

Também na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz apresentará a sua nova geração de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Mais leves, eles também apresentam facilidades para eventuais trabalhos de manutenção.

Além disso, nessa nova linha de eixos são oferecidas novas relações, para atender à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no transporte de cargas. As novas relações, além da economia de combustível, trazem como outro importante benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de trabalho.

Com todas estas inovações aplicadas ao Atego 2430, pode-se alcançar redução no consumo de combustível de até 6%. “Temos certeza de que essa novidade vai de encontro com as necessidades e interesses de nossos clientes. Além de moderno, flexível, confortável esse caminhão apresenta vantagens reais em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como música para o ouvido de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.

Nova suspensão da cabina amplia o conforto a bordo

Diversas novidades agregadas a toda linha Atego estão incorporadas ao novo modelo 2430. Este é o caso, por exemplo, da nova suspensão da cabina, que foi totalmente reformulada para proporcionar um nível de satisfação e conforto ainda maior para o motorista e para os acompanhantes. Isso resulta em maior produtividade e segurança, aumentando, consequentemente, a rentabilidade operacional para o cliente.

O novo sistema de suspensão da cabina conta com molas helicoidais, e incorporou um novo projeto construtivo que trouxe substancial melhora no isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Dessa forma, torna mais cômoda a jornada de trabalho. O novo conceito de suspensão da cabina do Atego também é muito mais robusto e resistente, minimizando a demanda por manutenção.

Novo interior da cabina propicia mais conforto e bem-estar a bordo

Um grande destaque dos caminhões Atego é o novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito mais elegante e agradável ao tato. A praticidade de limpeza não foi sacrificada, pois os revestimentos podem ser limpos facilmente com pano úmido, conservando sempre o seu aspecto.

Nossos clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que mantem a patricidade de limpeza atual, e ainda agrega vantagens de melhoria acústica. Junto com os novos revestimentos, tapetes mais densos, proporcionam maior absorção de ruídos e melhor isolamento acústico.

Ganham evidência também os novos itens de conforto e praticidade, como novos porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que tornam o ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo está sensivelmente aprimorado, garantindo a satisfação dos motoristas.

Novos bancos e cama proporcionam alto nível de conforto

O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico, contando com novas costuras, espuma de alta densidade e novas regulagens, como ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa estatura, sem prejudicar os demais indivíduos. Tudo isso faz com que a condução do veículo fique muito mais agradável e confortável, aumentando significativamente a produtividade do motorista.

Após sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama, com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto para suas horas de descanso. O revestimento da cama é removível e lavável, facilitando a sua limpeza.

Cama king size maximiza o conforto para descanso

Para aumentar ainda mais o conforto oferecido pelas camas das cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) da linha Atego, a Mercedes-Benz lança a inédita versão king size. Uma cama dupla que assegura excelente nível de conforto graças ao maior espaço disponível (meio metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de descanso e ótimas noites de sono para o motorista. Deixando-o pronto para uma viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca Mercedes-Benz no mercado.

Capacidade de até 600 litros de combustível oferece maior autonomia

O Atego 2430 e o Atego 2426, com distância entreeixos de 5.400 mm, podem receber a configuração de dois tanques de combustível de 300 litros cada um, totalizando uma capacidade de 600 litros. Dessa forma, fica garantida maior autonomia, vantagem especialmente indicada para as aplicações rodoviárias de longa distância.

Painel prático e funcional

No interior da cabina, o caminhão Atego proporciona mais vantagens para o motorista, garantindo excelente ergonomia e ampla comodidade. Extremamente prático e funcional, o painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l e do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Ambos são itens de série no Atego.

Caminhões Atego saem de fábrica com Top-Brake e ABS de série

Todos os caminhões Atego da Mercedes-Benz vêm equipados, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake e agora com freios ABS, oferecendo maior segurança e eficiência de frenagem, bem como menor desgaste dos componentes do sistema de freio e dos pneus.

NOVO ATEGO 1729

Robusto e especialmente desenvolvido para as operações de coleta de lixo

Chega ao mercado o novo caminhão semipesado Atego 1729, modelo desenvolvido especificamente para esta aplicação, que se destaca pela extrema robustez do trem-de-força, capaz de realizar seu trabalho com a confiabilidade característica da marca Mercedes-Benz. O modelo estará disponível para venda a partir da Fenatran.

“Com distância entre eixos de 4.800mm, o Atego 1729 foi especialmente preparado para receber compactadores de até 19 m³, na versão 6x2 com 3º eixo implementado por terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga, atendendo plenamente às demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse novo produto amplia a oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos modelos 4x2 Atego 1719 e 1726, com distância entreeixos de 3.600 mm, para compactadores de até 15 m³”, conclui o executivo.

O trem-de-força do Atego 1729 é composto pelo motor Mercedes-Benz OM 926 LA, de 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, transmissão manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de engate do tipo H sobreposto – mais leve e mais ergonômico –, eixo traseiro Meritor de simples velocidade e embreagem reforçada de 430 mm de diâmetro, típica de um caminhão extrapesado.

Confirmando sua vocação para o segmento, o Atego 1729 vem equipado de série, com tudo o que é necessário para a aplicação de coleta de lixo, incluindo tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde há pessoas trabalhando em torno do veículo) e suspensão traseira reforçada, com molas curtas.

Esse novo caminhão Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso Bruto Total) com a instalação do 3º eixo por implementadores. Porém, sua capacidade técnica chega ao PBT de 24.100 kg, comprovando sua robustez e oferecendo ótima reserva técnica para o melhor rendimento e durabilidade do conjunto.

O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensão de cabina da linha Atego. Além disso, a fim de atender adequadamente às operações de coleta de lixo, conta com tomada-de-força na parte traseira do motor com alta relação de transmissão, proporcionando um funcionamento mais silencioso do caminhão, característica ideal para a circulação noturna nas grandes cidades, sem causar ruído excessivo.

LINHA ATEGO

Médios e semipesados asseguram reduzido custo operacional

Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Atego da Mercedes-Benz para o transporte de cargas destacam-se os benefícios da avançada tecnologia BlueTec 5, como os motores até 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção preventiva. Isso também reduz os custos operacionais para o transportador, aumentando a disponibilidade do veículo e ampliando a sua rentabilidade.

Os motores com tecnologia BlueTec 5 oferecem mais força e desempenho, ganhando acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. O elevado torque favorece as arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuição e transporte.

Ampla gama de configurações atende todas as demandas dos clientes

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426, e agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, são oferecidas três versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

A família Atego posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de caminhões médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta é uma variedade exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.

Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6x2, dependendo da cabina utilizada.

Devido a sua robustez, força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversos outros implementos. Isso inclui a possibilidade de instalação de um 4º eixo nos modelos 6x2, o que é feito por terceiros no mercado e torna o caminhão apto a um PBT de 29.000 kg.

Graças a sua versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de transporte de carga, transporte de carga própria e autônomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos, como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de construção, distribuição de água e serviços para prefeituras, entre outros.


Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz