Rondonópolis é conhecida como a capital nacional do
agronegócio e do caminhão bitrem. Localizada estrategicamente no entroncamento
das rodovias BR-163 e BR-364, é a ligação entre o Norte e o Sul do país. Por
essas razões, a Mercedes-Benzescolheu
a região para demonstrar aos clientes o freio a tambor que passarão a equipar
os caminhões extrapesados Axor e Actros a partir do próximo ano.
As inéditas versões dos caminhões extrapesados estradeiros
Axor e Actros com freio a tambor é uma solução da marca para demandas de
transportadores que, numa mesma operação, circulam tanto em rodovias
pavimentadas, como em vias não asfaltadas dentro das áreas de produção
agrícola, nas quais a presença de poeira é muito intensa. Este tipo de
atividade ocorre em Rondonópolis, como em diversas outras regiões do
Brasil.
A disponibilidade do freio a tambor para os modelos
estradeiros Axor e Actros amplia ainda mais o leque de opções para os clientes,
que continuam contando com a já conhecida versão de freio a disco. Isso permite
que eles escolham a configuração que melhor atenda suas demandas de transporte,
levando em conta também as características dos locais de operação do seu
caminhão. As versões multiuso (com eixos traseiros com redução nos cubos) das
linhas Axor e Actros já contavam com o freio a tambor e continuam disponíveis
para as operações mais severas.
Os cavalos-mecânicos Axor e Actros são indicados para
tracionar multicomposições, com destaque para configurações de semirreboques de
3 eixos convencionais e distanciados com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de
48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com
PBTC de 74 toneladas.
De acordo com Roberto Leoncini, Vice-Presidente de Vendas,
Marketing e Pós-Vendas da Mercedes-Benz do Brasil, a oferta de freio a tambor
para o Axor e Actros, propiciará à marca aumentar sua participação de mercado
na região Centro-Oeste.
“Nossos clientes locais, como também de todo o Centro-Oeste
e de outras regiões do Brasil, solicitam cada vez mais esse tipo de
configuração e nós oferecemos a eles um produto com a qualidade e a
confiabilidade conquistas pelo Axor no mercado brasileiro”, destaca Leoncini.
“E como mais uma grande novidade, o freio a tambor também estará disponível
para os caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros, o que amplia ainda
mais as opções de escolha para nossos clientes, que continuam contando com a
versão de freio a disco”, completa o executivo.
Apresentação técnica e test-drive do Axor com freio a
tambor
A demonstração de caminhões extrapesados Axor, com a inédita
versão de freio a tambor foi a grande atração do “ECONFORT Experience”, evento
daMercedes-Benz em parceira com a
Rodobens Veículos Comerciais, concessionário da marca na região, realizado nos
dias 17 e 18 de outubro para transportadores e motoristas, no Parque de
Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis, no Mato Grosso.
Esta é a terceira etapa do “ECONFORT Experience”, ação já
realizada, com grande sucesso, no Autódromo de Velopark em Nova Santa Rita (RS)
e no Autódromo de Cascavel (PR). No total, já foram envolvidos cerca de 2.000
participantes.
O evento demonstra de forma dinâmica as novidades ligadas ao
ECONFORT (Economia+Conforto+Força/Desempenho), filosofia de desenvolvimento que
resulta num maior valor agregado aos produtos da marca.
Elevado conforto da nova cabina do Axor
Ao participar do test-drive oferecido pela Mercedes-Benz, os motoristas tiveram
ainda a oportunidade de desfrutar do elevado padrão de conforto e praticidade
oferecido pelos caminhões Axor ECONFORT. A começar pela suspensão pneumática da
cabina, configuração que amplia notavelmente o bem estar a bordo, assegurando
maior satisfação ao motorista e maior produtividade no dia a dia de trabalho.
A suspensão pneumática da cabina propicia uma melhor
absorção e amortecimento dos impactos causados pelas irregularidades das
estradas. Além disso, isola as vibrações e minimiza os solavancos provocados
pelos desníveis do piso, tornando a tarefa de dirigir mais agradável e segura.
O novo banco pneumático do motorista foi reestruturado para
melhor acomodação das pernas. A densidade da espuma proporciona um assento
ainda mais confortável. O acesso e o acionamento das regulagens do banco também
foram aprimorados e novas regulagens foram adicionadas, caso do nível de
amortecimento vertical, do amortecimento horizontal e do ajuste da lombar.
Após sua jornada de trabalho, o motorista pode desfrutar da
nova cama, produzida com um novo tipo de espuma, com um aumento substancial em
sua espessura, que proporciona maior conforto para as horas de descanso. O
colchão é removível e conta com uma camada extra de espuma para oferecer uma
sensação de conforto ainda maior ao motorista durante o repouso. Seu
revestimento é removível e lavável, facilitando a limpeza.
Os caminhões rodoviários da linha Axor ganharam um novo
revestimento interno no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina,
muito mais elegante e agradável ao tato. A novidade proporciona maior absorção
de ruídos e melhor isolamento acústico, tornando a cabina mais
silenciosa.
A essas novidades da linha Axor juntam-se outros atributos
de conforto já reconhecidos no mercado, como ar condicionado, direção regulável
em ângulo e altura, vidros e travas elétricos e piloto automático com limitador
de velocidade, todos itens de série.
Entre as novidades do Axor ECONFORT destaca-se ainda o
entreeixos mais curto, de 3.100 mm, para os cavalos-mecânicos Axor 2536, 2541 e
2544, todos na versão rodoviária 6x2. Esta solução, que já esta disponível na
rede de concessionários da marca, amplia a capacidade de transporte em
operações com semirreboques longos, como baú carga seca, baú frigorífico, sider
e cegonheiro.
Actros é o caminhão mais completo do Brasil
O caminhão extrapesado Actros é o gigante da Mercedes-Benz em tecnologia, desempenho, conforto,
segurança e capacidade de carga. Esta família de veículos fortes e robustos tem
uma imagem consolidada no País, sendo fabricada na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e
para o mercado brasileiro.
Com o ECONFORT, o Actros rodoviário passou a ser equipado
com eixo traseiro sem redução nos cubos e agora também com opção de freio a
tambor. Além disso, oferece aos clientes um amplo pacote de itens de avançada
tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de sistemas de
auxílio na prevenção de acidentes, como o sistema de orientação de faixa de
rolagem, controle de proximidade e assistente ativo de frenagem.
Esse moderno caminhão também é equipado, de série, com
câmbio automatizado Mercedes PowerShift, exclusivo freio-motor Top Brake,
retarder, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em
todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, ABS e ASR.
A linha Actros de caminhões rodoviários é oferecida ao
mercado em três versões de cabinas: o cliente pode escolher entre Leito Teto
Baixo, Leito Teto Alto e Megaspace, que pode ainda ser equipada com o pacote
segurança, o que atende, assim, às necessidades específicas do segmento
rodoviário. Além disso, a Mercedes-Benz disponibiliza
a Cabina Curta para o Axor 4844 8x4 basculante para operações fora de estrada.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz