Reunião
com possíveis parceiros superou expectativa e terá segunda edição em janeiro.
Cerca
de 150 empresas instaladas no Rio Grande do Sul compareceram, na segunda-feira,
25, ao primeiro encontro de
negócios com a
montadora chinesa Foton, que em agosto anunciou a instalação de uma fábrica
de caminhões em Guaíba com investimento aproximado de R$ 250 milhões.
O evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), sede da rodada de negócios, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) levou a empresa a anunciar um novo encontro para janeiro.
Na abertura, o secretário adjunto de desenvolvimento e promoção do investimento, César Rech, revelou que até o fim da semana o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve confirmar o enquadramento da Foton no Inovar-Auto, programa de incentivo federal à indústria automotiva.
“O enquadramento significará o início efetivo do processo de instalação da montadora no Estado”, afirmou Rech, ressaltando que a atração da empresa chinesa se soma aos resultados da política industrial criada pelo governo estadual, que tem o setor automotivo entre os 23 considerados estratégicos. O secretário adjunto destacou ainda que o governo encaminhou à assembleia legislativa o projeto de lei que cria o regime automotivo próprio para caminhões.
O diretor executivo da Foton, Márcio Vita, revelou surpresa com o interesse despertado. “Não esperava tanta procura, até pelo pouco tempo de organização. O retorno foi tão grande que faremos uma nova rodada em janeiro, talvez mais focada em determinados segmentos”, anunciou.
Neste primeiro encontro foram agendadas 100 reuniões, ante uma previsão inicial de 75. Mesmo empresas não incluídas compareceram para fazer cadastro com a montadora, interessadas em contatos futuros. Conforme Vita, a Foton quer aproveitar o potencial dos fornecedores e da mão de obra gaúchos, um dos fatores que levaram a empresa chinesa a optar pelo Estado.
Para tanto, abrirá semana que vem um escritório
O coordenador da gerência técnica da Fiergs, Paulo Dias, ressaltou a importância do evento para a entidade, uma vez que aproxima a indústria local de uma empresa internacional. A Foton importará inicialmente cerca de 3 mil caminhões, conforme cota do Inovar-Auto. A partir de 2015 iniciará a produção de caminhões
Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais. A planta atenderá o mercado local e exportações para a América do Sul, África e vai gerar 300 empregos.
Fonte:
Automotive Business