quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CONTINENTAL TRAZ CONTIHYBRID PARA O BRASIL

Pneu radial pode ser aplicado em todos os eixos de ônibus e caminhões leves.

A Continental lança no Brasil o pneu ContiHybrid LA3, específico para uso em ônibus e caminhões leves. Disponível na medida 215/75 R17.5, o novo produto, um radial sem câmara, pertence à terceira geração de pneus da marca e pode ser aplicado em todos os eixos. 

“O lançamento do pneu ContiHybrid veio para suprir o forte crescimento deste segmento em razão das restrições impostas nas grandes metrópoles ao tráfego de veículos comerciais pesados de carga”, disse Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul.

Entre suas tecnologias, estão as ranhuras em três dimensões e maior qualidade de borracha na banda de rodagem, agora com quatro sulcos, contribuindo para o desgaste mais uniforme no pneu. 

“O resultado final é um incremento de até 8% na quilometragem. É muito importante contar com um produto com uma primeira vida superior, afinal, os pneus respondem pelo segundo maior custo de uma frota, atrás apenas do combustível”, explica Fernando Peruzzo, coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul. 

O novo pneu conta também com o Air Keep Inner LinerTM, que alia um novo composto na parte interna do pneu ao sistema de vulcanização, o que possibilita retenção até 50% mais eficiente da pressão de ar interna, resultando em uma maior durabilidade e ampliação da capacidade de recapagem da carcaça. A redução na deformação da carcaça também colabora para diminuir a resistência do pneu ao rolamento, proporcionando reflexos na economia de combustível e na menor emissão de CO2.


Fonte: Automotive Business

PÓSITRON RENOVA RASTREADORES DESCARTÁVEIS

Criados para frotistas, eles podem ser configurados pela internet.

A fabricante Pósitron lançou uma nova versão do rastreador descartável desenvolvida para frotistas. O equipamento é indicado para operações de transporte e logística, em que o rastreamento é essencial. O dispositivo é configurável pela internet, tem bateria de longa duração e sua localização é feita via GSM e GPS. Antes era apenas GSM. Em uma dar versões, o comprimento do rastreador baixou de 26 para 10,5 centímetros. 

“O produto dispensa fios. É vendido em pacotes a partir de 30 dias de validade. O frotista pode escolher a melhor opção para o tipo de carga que pretende transportar”, afirma a gerente da unidade de rastreamento da Pósitron, Ana Cardoso. 

De acordo com a companhia, o valor unitário pode chegar a R$ 399. A empresa oferece outros produtos e serviços para frotistas. Um deles é a plataforma com os rastreadores híbridos Dual e Dual Sat. Ela se integra aos sistemas do cliente e tem monitoramento e bloqueio sequenciado de portas, baús, travas e sistema de troca de mensagens entre a central, o veículo e o condutor, por meio de teclado.


Fonte: Automotive Business

MDIC HOMOLOGA CONSTRUÇÃO DE FÁBRICA DA SINOTRUK NO BRASIL

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) acaba de habilitar a SBTC Indústria de Veículos S/A – detentora dos direitos de comercialização e uso de tecnologia da marca chinesa Sinotruk no Brasil- ao Programa Inovar-Auto, na categoria “Projeto de Investimento”. 

As obras de terraplanagem da primeira unidade fabril da Sinotruk no País está prevista para começar na segunda quinzena de setembro e deve durar três meses. A fábrica, com área construída 34 mil m2, de área construída, estará localizada em Lages/SC, em um terreno de 1.000.007m2 , de área total. . A partir de janeiro de 2015, terá início a construção civil da fábrica, com duração estimada de 12 meses, para conclusão da obra. 

O diretor presidente da SBTC, Joel Anderson, diz que a produção será iniciada oficialmente em julho de 2016. A capacidade produtiva instalada será de 8 mil unidades/ano e a linha de montagem começará produzindo caminhões Sinotruk da linha extra-pesada em regime de CKD (Completely Knock-Down). No primeiro ano de operação, o volume produzido deverá ser de 1.800 unidades. Até o final de 2017, a empresa pretende atingir o índice de 60% de nacionalização de componentes de seus caminhões, ampliar a gama de produtos e ingressar na linha de veículos comerciais médios e semi-pesados. 

O capital social da SBTC será composto por quatro acionistas, entre eles a Sinotruk Import & Export CO. – subsidiária chinesa da CNHTC-, a SC Participações e Parcerias (empresa de fomento do Governo de Santa Catarina), a Nextruk (composta por um pool de empresários do segmento de transportes e distribuição e veículos) e um quarto acionista ainda em negociação. Serão investidos R$ 300 milhões para a construção da unidade brasileira, podendo chegar a R$ 1 bilhão em médio prazo. Até o início da operação da fábrica, os cavalos-mecânicos da Sinotruk A7 (4x2, 6x2, 6x4) continuarão a ser importados da China, assim como as peças e componentes das famílias de caminhões A7 e Howo. Neste período, a SBTC terá uma cota de importação anual de 1.250 caminhões/ano, isentos de IPI. 

A Sinotruk começou a importar os caminhões em 2009 e já emplacou 2.200 unidades, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Atualmente, a Sinotruk conta com 26 pontos de atendimento da marca, sendo 20 concessionárias plenas e seis pontos de serviços autorizados. Até o final de 2015 a expectativa á atingir 40 concessionárias plenas.


Fonte: O Carreteiro

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FORD TRAZ DE VOLTA A SÉRIE F A PARTIR DE R$ 101.290

Com produção em São Bernardo (SP), dessa vez modelo chega para ficar.

Diante de pedidos dos clientes a Ford traz de volta a família de veículos comerciais Série F, feita na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Lançada em 1975 no Brasil, a linha teve a produção interrompida no fim de 2011, com vendas de unidades em estoque ainda em 2012. Segundo a marca, o retorno dos modelos é resposta a forte demanda do mercado, já que não há concorrentes que atendem ao mesmo segmento no País. “Sinal claro da falta que o modelo fez foi a valorização dos veículos usados na revenda. O preço disparou”, conta Guy Rodriguez, diretor de operações da Ford Caminhões. 

Serão oferecidas três versões: F-350, F-4000 4x2 e F-4000 4x4, com preços que vão de R$ 101.290 a R$ 133.290. Com mais de 170 mil unidades da Série F vendidas no Brasil, o executivo explica que a companhia reconhece a importância modelo, mas a produção teve de ser descontinuada por questão de prioridades para aquele momento. “Quando paramos de fabricar o segmento de semileves até diminuiu. A interrupção foi uma decisão estratégica com base na limitação de recursos”, explica Rodriguez. Segundo ele, na época a montadora precisou investir no lançamento da linha de caminhões com tecnologia de emissões Euro 5, com renovação dos modelos. “Assim que paramos de fabricar a Série F já começamos o projeto para trazê-la de volta.” 

O empenho para voltar a produzir e vender os modelos resultou na aprovação de investimento de US$ 70 milhões para a linha de montagem exclusiva na planta de São Bernardo do Campo (SP), com a geração de 200 empregos. A companhia não detalha a expectativa de vendas, mas se a intenção for manter a mesma média da geração anterior, os emplacamentos devem ficar entre 500 e 600 unidades mensais. Rodriguez está seguro sobre o potencial dos veículos. “A Série F tem características únicas de produto no mercado. Não há concorrentes”, considera.

Para aproveitar a alta expectativa em torno da volta da linha, a companhia realizou pré-venda dos modelos pela internet. Ainda sem a versão 4x4, a Ford ofereceu 10% de desconto e duas revisões grátis aos clientes dispostos a reservar os modelos antes mesmo de eles chegarem nas concessionárias e de estarem disponíveis para test drive. O surpreendente é que a ação, pouco frequente no segmento de veículos comerciais, gerou 800 pedidos em cerca de dois meses. Do total de encomendas, 650 caminhões tiveram a entrada de 10% do valor já paga. 


NOVA GERAÇÃO 

A Série F será oferecida na rede de 140 concessionárias da Ford Caminhões. A montadora aponta que está em negociação com uma série de frotistas interessados e já participa de licitações com o modelo. Na rede a linha chega com garantia total de 12 meses e de 24 meses para o motor sem limite de quilometragem. A Série F pode ser financiada pelo Finame/BNDES e conta ainda com condições de compra pelo Consórcio Ford. 

A expectativa é por maior demanda pela F-350 em regiões urbanas, principalmente autônomos interessados em baixo custo operacional. A F-4000, segundo a fabricante, deve ter uso misto no campo e na cidade por causa de sua robustez. Já a F-4000 tem aplicações mais específicas como o segmento de energia e, segundo a Ford, vai atrair frotistas. 

Os veículos são equipados com motores mais potentes do que os da geração anterior: 2.8 de 4 cilindros com até 150 cv de potência, fabricado pela Cummins com sistema SCR de pós-tratamento para atender a legislação de emissões Euro 5. O propulsor, segundo a montadora, é ainda compatível com diesel B20. A fabricante da Série F aponta ter alcançado redução de 150 quilos no peso no trem de força dos caminhões.  As melhorias da linha atual resultam em queda de 6% no consumo de combustível. Nas medições da Ford o tanque de Arla 32 do veículo, agente a base de ureia utilizado em motores SCR, teve autonomia para rodar até 4 mil quilômetros ou quatro tanques de diesel. A Ford aponta ainda ter alcançado bom resultado na redução da vibração no interior do veículo. 

A companhia não divulga o potencial produtivo para o modelo na planta paulista. Rodriguez detalha apenas que a unidade tem capacidade para fabricar 155 caminhões por dia, considerando toda a linha de produtos. Atualmente a fábrica trabalha em um turno de produção.


Fonte: Automotive Business

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

BANCO MERCEDES LIBERA 25% A MAIS NO ACUMULADO ATÉ JULHO

Negócios foram impulsionados por caminhões, com R$ 1,4 bilhão.

O volume de novos negócios do Banco Mercedes-Benz aumentou 25% no acumulado entre janeiro e julho contra iguais meses do ano passado, passando de R$ 2 bilhões para R$ 2,5 bilhões, informa em comunicado divulgado na terça-feira, 19. A concessão de crédito para o financiamento de veículos comerciais fechou o período em R$ 1,9 bilhão, aumento de 35% na mesma base de comparação.

A maior parte dos recursos, R$ 1,4 bilhão, foi para o financiamento de caminhões, volume 44% acima dos R$ 975 milhões do ano anterior. Já em ônibus, houve retração de 3,2%, para R$ 364. 

“Com o desempenho no acumulado de 2014, o Banco Mercedes tem conseguido contornar a queda de alguns segmentos de mercado. Esse crescimento é reflexo das ações que temos adotado desde o início do ano. Valem ser mencionados o trabalho de prospecção de novas oportunidades de negócios, iniciado no fim de 2013, e o atendimento personalizado aos clientes, levando em consideração o seu ramo de atuação”, explica Angel Martinez, diretor comercial do Banco Mercedes-Benz. 

A carteira da instituição fechou julho em R$ 10,5 bilhões, 9,4% acima do verificado em igual mês de 2013. Também houve saldo positivo no financiamento de automóveis Mercedes-Benz e Smart, com R$ 11 milhões em operações, valor 22% superior a julho do ano passado. 

“Vamos manter os esforços para continuar apoiando a venda de veículos Mercedes-Benz, principalmente neste segundo semestre. Focaremos em atendimento, prospecção e velocidade na análise de crédito. Dessa maneira, contribuímos para o aumento das vendas e com a promoção dos modelos que estão sendo lançados até o fim do ano pela marca”, finaliza Martinez.


Fonte: Automotive Business

WABCO APRESENTA NA IAA INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Fornecedor mundial de tecnologias de eficiência e segurança de veículos comerciais, a Wabco vai apresentar  no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) realizado em Hannover/Alemanha, entre os dias 23 setembro e 02 de outubro, um pacote de produtos e tecnologias para o transporte rodoviário. Um dos destaques é a tecnologia que, usando dados do GPS, prevê a topografia da estrada e ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro do veículo. Além da segurança, o objetivo desta tecnologia é também otimizar o consumo de combustível. 
 
Outra novidade da empresa em exposição é o OptiDrive ™, uma transmissão manual automatizada (AMT) mais avançada ainda que as atuais, que aumenta a eficiência do veículo e ao mesmo tempo ajuda a melhorar a eficácia motorista e segurança do veículo, além de proporcionar economia de combustível em até 5 por cento por meio de troca de marchas otimizada. A Waabco vai apresentar também outras tecnologias e novas gerações de sistemas mais avançados para freios ABS para caminhões, ônibus e semirreboques.

O presidente e CEO da Wabco, Jacques Esculier, destacou que na IAA a empresa vai mostrar como sua liderança tecnológica é baseada na capacidade de prever e realizar  inovações que aumentam a segurança e eficiência dos veículos. E, ao mesmo tempo, antecipa as necessidades do amanhã para caminhões, ônibus e trailers em diferentes regiões do mundo. "Considerando que o IAA é um evento global da indústria, e  a Wabco um fornecedor líder de todos os principais fabricantes de caminhões, ônibus e reboques em todas as regiões do mundo, esperamos encontrar com uma representação significativa de clientes de todo o mundo", acrescentou o executivo.


Fonte: O Carreteiro

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO SUSPENDE REAJUSTE DE PEDÁGIO

O reajuste extra nos pedágios aplicado nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes e na rodovia Castello Branco foi suspenso, conforme nota publicada na tarde de ontem (13/08) pela  Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Os aumentos complementares haviam sido concedidos após as concessionárias entrarem com ação judicial alegando que o percentual de reajuste definido pela Artesp era inferior à inflação acumulada dos últimos 12 meses, o que desrespeitava o contrato de concessão. Os motoristas devem guardar os recibos e solicitarem às concessionárias reembolso dos valores pagos a mais desde a zero hora da quarta-feira, conforme orientação da Artesp. 


Fonte: Band News

PRÉ-VENDA DA NOVA SÉRIE F DA FORD É PRORROGADA

O programa de pré-venda da Nova Série F foi prorrogado até o dia 20 de agosto, segundo informou a  Ford Caminhões . O objetivo é permitir que os clientes possam programar suas compras antes da chegada dos modelos no mercado. "Esse programa de pré-venda é uma ação pioneira no segmento de caminhões e obteve grande sucesso. Em três meses já concretizamos a venda de mais de 700 unidades, entre os modelos F-350 e F-4000. Este número é bastante representativo no mercado de caminhões, além do fato de que tivemos mais de 150 mil acessos no nosso site do produto", diz Antonio Baltar, gerente nacional de Marketing e Vendas de Caminhões da Ford. A Nova Série será apresentada na próxima semana em Atibaia/SP. 

Os modelos F-4000 e F-350 são equipados com motor Cummins de 150 cv, freio ABS com EBD e ar-condicionado de série. Na pré-venda, os modelos contam com uma oferta exclusiva de preço de R$ 97.790,00 para F-350 e R$ 112.790,00 para F-4000 e também com as duas primeiras revisões grátis. Ambos oferecem dois anos de garantia e já são comercializados como modelo 2015. A reserva pode ser feita em qualquer  distribuidor Ford Caminhões, com pagamento de 10% do valor do veículo.


Fonte: O Carreteiro

DAF E FOTON MANTÊM PLANOS, APESAR DA QUEDA DAS VENDAS

Cronograma das entrantes do mercado de caminhões permanece inalterado.

As vendas de caminhões caíram 13,6% entre janeiro e julho deste ano, para 77 mil unidades. A retração, no entanto, não abalou os planos de duas entrantes do mercado nacional, a holandesa DAF e a chinesa Fóton. As companhias, que participam do Congresso e ExpoFenabrave, que acontece em Curitiba (PR), pretendem seguir com a estratégia de negócios para o mercado nacional. 

O presidente da DAF, Marco Antonio Dávila, conta que a única mudança na programação aconteceu no ritmo da fábrica da companhia em Ponta Grossa (PR), inaugurada em outubro de 2013 após investimento de US$ 320 milhões. A unidade produzirá 600 caminhões este ano, volume 10% menor do que o esperado inicialmente. Ainda assim, a redução deve ser inferior a do mercado brasileiro, que pode cair de 12% a 15% em 2014, segundo o executivo. 

Com capacidade para montar 10 mil veículos por ano, a fábrica tem produzido por enquanto apenas o extrapesado XF. O plano é iniciar a fabricação do semipesado CF em meados de 2015, de acordo com o planejamento feito ainda antes da retração do mercado.

Dávila defende que a organização se instalou no País “para ficar 100 anos, não dois”, e que por isso não há motivo para interromper o cronograma. O executivo defende o forte potencial de vendas para caminhões nos próximos anos, enfatizando que a frota nacional tem idade média avançada, superior a 17 anos. 

Outro projeto dá conta da expansão da rede de concessionárias. A companhia tem hoje 20 casas no Brasil e quer elevar esse número para 40 unidades em 2015 e depois saltar para 100 casas até 2020. 

FOTON

A Foton também está segura sobre seus planos locais mesmo diante da mudança do cenário. A empresa aplica R$ 320 milhões para construir fábrica em Guaíba (RS). Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da companhia no Brasil, sustenta a expectativa de iniciar a produção pré-série já no fim de 2015, com a montagem de unidades comerciais no início de 2016. 

A companhia realizou cerimônia de início das obras em abril deste ano. Mendonça admite, no entanto, que as exigências ambientais atrasaram o processo e construção efetiva deve começar apenas agora. 

O executivo assegura que mantém trabalho próximo ao time de desenvolvimento da matriz chinesa. “Eles já fizeram alterações que pedimos para que os caminhões agradem o mercado brasileiro e têm, inclusive, incorporado algumas dessas melhorias nos veículos vendidos na China”, conta. 

Segundo ele, os primeiros veículos nacionais da Foton já terão índice de nacionalização de 70% para garantir o acesso ao crédito do Finame/BNDES. Mendonça de Barros afirma que as negociações com fornecedores para chegar a este índice estão em estágio avançado. Por enquanto apenas Cummins e ZF foram confirmadas. A empresa deve anunciar os parceiros locais ainda este ano.

“Estamos conseguindo condições comerciais superiores por causa dos volumes de compras da China. Não teríamos o mesmo poder de barganha se fôssemos negociar apenas com base no volume que faremos no Brasil”, revela. Para garantir a boa negociação, o executivo brasileiro leva representantes de compras da matriz chinesa para fechar os acordos. 

Este ano, apenas com caminhões importados, a Foton programa vender no Brasil 700 unidades, que já serão oferecidas sem o IPI adicional de 30 pontos porcentuais, já que a empresa está habilitada no Inovar-Auto como investidora. A rede de concessionárias, que hoje tem 19 casas em operação, saltará para 50 unidades em 2016 e deve alcançar 90 revendas a partir de 2017. Com o desenvolvimento da estratégia para o mercado nacional mantida, só um acontecimento poderá afetar os planos de Mendonça de Barros para o futuro: o vencimento do contrato dele com a empresa chinesa em 2025.


Fonte: Automotive Business

ESPECIALISTAS AVALIAM RESULTADOS DO PROCONVE P7

Nos dias 02 e 03 de setembro, acontece em Curitiba/PR o 11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel, encontro em que um dos painéis vai debater como foram resolvidos ou se estão sendo solucionados problemas que surgiram com a implantação do Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), implantado a partir de 01 de janeiro de 2012 para os caminhões no Brasil, cuja fase do programa determinou níveis de emissões equivalentes ao Euro 5.  

Comandando pelo presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, também participam do evento como palestrante o diretor técnico da  NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), Neuto Reis. Ele lembra que com a nova tecnologia houve uma ligeira economia de combustível, mas a seu ver não foi suficiente para compensar o aumento do custo operacional.  Lembra ainda que houve aumento nos preços dos caminhões e do diesel. Para ele, a expectativa é de mais redução de consumo.

O diretor técnico da  NTC&Logística cita também a necessidade de haver a renovação da frota de caminhões, cuja idade média é de 16 anos, para  que se reduza também os custos operacionais e o número de acidentes no trânsito. “Não adianta vender mais caminhões se não houver a renovação da frota e o governo federal precisa estar disposto a dar incentivos como bônus ou isenções de impostos, o que já é aplicado em Estados como São Paulo e Minas Gerais. Qualquer que seja a política é preciso que seja federal”,  acrescenta.

Já Gilberto Leal, cientista e membro do Fórum, adiantou que na ocasião (janeiro de 20120 foram introduzidos o diesel S10, com baixo teor de enxofre e o Arla32, fluido automotivo que requer manuseio especial. “Eram novos produtos, com alta e complexa tecnologia, que apresentavam aumento de preço. Para nós, é fundamental saber como os problemas foram solucionados e o que deve ser feito para não repetir o problema com a introdução de produtos ainda mais complexos e caros, mas menos poluentes”, conclui. O encontro acontecerá no Teatro Positivo.


Fonte: O Carreteiro

COOPERCARGA INICIA TESTE COM DIFUSORES DE TETO

A Coopercarga, em parceria com a JOST Brasil, colocou em teste  os primeiros difusores de teto do País em duas carretas da frota . Os acessórios aerodinâmicos foram importados da Alemanha e são indicados como complemento para a parte traseira de reboques e semirreboques, gerando mais segurança, conforto ao motorista, economia de combustível e redução das emissões de CO por ser um sistema de redirecionamento do fluxo de ar. 

A expectativa da empresa é que o equipamento gere uma economia entre 3 e 4% no consumo de combustível, redução da turbulência (que gera um efeito de frenagem sobre o veículo), diminuição do efeito spray na parte traseira do semirreboque em dias chuvosos, redução da projeção de neblina e poeira em condições meteorológicas adversas, entre outras. Os testes deverão ser concluídos em seis meses. Em avaliação semelhante na Europa, a economia apresentada foi superior a 1,4L/100km em um caminhão com consumo médio de 2,95 km/L, garantindo a amortização do custo no período de 4 ou 6 meses.


Fonte: O Carreteiro

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PORTAL TRS OFERECE CURSOS ON LINE SOBRE TRANSPORTE

As vídeo-aulas foram elaboradas pelo engenheiro Rubem Melo.

“Prevenção de Acidentes no Transporte de Cargas”, “Lei da Balança e as Multas por Excesso de Peso”, e “Amarração de Cargas”. Esses são os três cursos que inauguram o portal Treinamentos para o Transporte Rodoviário de Carga (TRS). Cada curso é dividido em várias vídeo-aulas, que podem ser assistidas por meio de login no portal HTTP://trs.eadbox.com. “Também montamos pacotes por tipo de carga: carga geral, carga líquida e carga agrícola (rodovias rurais)”, afirma o engenheiro mecânico especializado em transporte rodoviário de carga, Rubem Melo, responsável pelo TRS.

O engenheiro explica que, uma vez comprado o curso ou módulo, as aulas ficam disponíveis por 30 dias. “A cada módulo é aplicado um questionário e emitido automaticamente o certificado no caso de aprovação, e relatórios de cada participante”, conta. As aulas, que podem ser assistidas em grupo ou individualmente, foram elaboradas em linguagem simples, com muitas imagens. “Os cursos são destinados ao pessoal ligado diretamente ao transporte: caminhoneiros, pessoal de expedição, e de logística”, afirma.

Para adquirir os cursos, basta fazer cadastro no portal e acessá-lo. Algumas aulas são gratuitas. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: contato@trs.eng.br


Fonte: Carga Pesada

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SEMINÁRIO DISCUTE NOVAS TECNOLOGIAS PARA COMBATER O ROUBO DE CARGA

Entre os dias 17 e 22 de agosto, no Texas, nos Estados Unidos, representantes de 68 países, entre eles o Brasil, estarão reunidos para discutirem novas estratégias de combate ao roubo e furto de veículos e cargas no planeta. Durante o seminário, promovido pela IAATI (Associação Internacional de Investigadores de Roubo de Automóveis) serão apresentadas as ferramentas e estratégias utilizadas em várias partes do mundo para combater o roubo e furto de veículos e cargas. Participam do encontro autoridades policiais, representantes da Interpol, seguradoras, empresas de rastreamento, locadoras de veículos, entre outras. O diretor de Operações do Grupo Tracker, Carlos Alberto Betancur Ruiz é um dos convidados do seminário. Em 14 anos de atividade, a empresa já recuperou mais de 30 mil veículos. Atualmente a IAATI possui 3850 membros que representam 68 países. Além do seminário anual, promove eventos nos capítulos regionais em todo o mundo, onde são tratados assuntos locais.


Fonte: O Carreteiro

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DAF PINTA CAMINHÃO XF150 COM QUATRO NOVAS CORES

Pintura é feita na unidade da Flamma, empresa do Grupo Aethra.

O caminhão pesado DAF XF105 ganha novas cores, além do icônico amarelo Yellow Demo e as tradicionais prata Zermatt Silver e branco Ice White. A partir deste mês, o modelo chega às concessionárias também nos dois tons de vermelho Currant Red e Diablo Red, azul Sky Blue e uma segunda opção de branco, Brilliant White.

“A estética do caminhão também é um aspecto comercial importante na categoria premium. Somadas às opções de acabamento interno, oferecemos inúmeras variáveis de personalização, reforçando o conceito de que o caminhoneiro deve sentir-se bem no veículo, como se fosse uma extensão da sua casa”, comenta Michael Kuester, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.

Em seu processo de produção e pintura, as estruturas das cabines do XF150 são feitas na linha que a marca mantém dentro da unidade da Flamma, empresa do Grupo Aethra, localizada em Minas Gerais. Posteriormente, seguem para a fábrica da DAF em Pinta Grossa (PR), onde passam pelo processo final de montagem do chassi.

“Nossa fábrica já iniciou a produção de caminhões nas novas tonalidades e está pronta para receber os pedidos da rede”, acrescenta Kuester.


Fonte: Automotive Business

SISTEMA CALCULA AUTOMATICAMENTE VALORES DE IMPOSTOS SOBRE FRETE

Atua Sistemas de Informação disponibiliza no mercado o Mais Frete, sistema que fornece os valores a serem retidos de INSS, Sest/Senat e IRRF. Os clientes que utilizam o sistema podem calcular automaticamente e com percentuais atualizados, conforme exigência legal e também controlar os limites dos valores de desconto do INSS quando o mesmo motorista carrega em diferentes locais para a mesma transportadora. Com isso, o transportador tem o valor total dos tributos a serem recolhidos e o subcontratado tem a certeza que o desconto está correto.

Outro recurso disponível no sistema é o vale combustível. A transportadora em comum acordo com o subcontratado tem a opção de descontar do pagamento do frete o valor do combustível. Dessa forma, a base de cálculo do valor do frete para desconto de INSS será menor e a transportadora tem mais prazo para pagar o posto de combustível.

Outro destaque do Mais Frete são as soluções que atendem as exigências do governo no momento de preencher o cadastro do subcontratado. Na emissão do CT-e o sistema calcula os impostos devidos pela transportadora, bem como os créditos gerados na subcontratação do frete. O sistema também sugere tarifas diferentes para cada cenário (pessoa física ou jurídica) e que cubram os custos adicionais. Isso impede que o embarcador lance tarifas iguais para pessoa física e jurídica.


Fonte: O Carreteiro

terça-feira, 5 de agosto de 2014

SAE BRASIL DISCUTE TENDÊNCIA DOS MOTORES DIESEL EM CURITIBA

Fórum será nos dia 2 e 3 de setembro.

Discutir as tendências tecnológicas que irão assegurar a manutenção dos motores Diesel na liderança da eficiência energética, associada à conformidade ambiental e à capacidade para o trabalho pesado, é o principal objetivo do11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel. O encontro, que reunirá especialistas do Brasil e do Exterior, será realizado no Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), em Curitiba (PR), nos dias 2 e 3 de setembro.

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, é o chairperson do encontro. Segundo o executivo, a montadora alemã teve papel fundamental na introdução do motor a diesel no País.  “Fomos pioneiros na produção do primeiro caminhão e do primeiro ônibus a diesel, consolidando o combustível como o mais eficiente e econômico no segmento de veículos comerciais”, afirma.

Schiemer destaca outras inovações, introduzidas no Brasil pela Mercedes-Benz: “Por termos paixão pelo desenvolvimento tecnológico, herança do DNA da marca, fomos responsáveis também por outras inovações no País, como os primeiros motores a diesel com gerenciamento eletrônico e testes com biodiesel e combustíveis alternativos”.

Para o executivo, assumir a direção do 11º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel está em sintonia com a história da montadora.  “Hoje, nossos motores asseguram maior economia e menores emissões, com potencial para novos ganhos. Por isso, participamos com muito orgulho e incentivamos essa iniciativa da SAE Brasil, sobre tecnologia de motores diesel”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

O Papel do Diesel: Presente e Futuro é o tema do evento, promovido pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, que é visto como a principal plataforma de discussão sobre o mercado de motores Diesel no Brasil.

Philipp Schiemer abrirá o fórum com palestra sobre a evolução dos motores Diesel no País. Em seguida, no painel “A Voz do Cliente Dois anos e meio de Proconve P7, e agora?”, Fernando Antônio Simões, diretor de Operações da JSL (Júlio Simões Logística), Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor, e Neuto Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística, falarão sobre os veículos Euro V, as dificuldades e os problemas encontrados em sua implantação e o que esperam de soluções e oportunidades de melhoria.

“Economia e Mercado” será outro painel com apresentação do panorama dos transportes na América Latina até 2025 e o cenário de financiamentos no setor de transportes. O painel também terá a apresentação da cartilha do programa Inovar-Auto, a ser feita por Antonio Megale, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Soluções em sistemas de motor e de controle de emissões serão abordadas por especialistas de empresas líderes em dois painéis: “O Motor Diesel em Evolução e Suas Inovações” e “O Motor Diesel, Inovações e Controle de Emissões”.

No encerramento, haverá uma sessão especial, intitulada ”Aprove Diesel”, que celebra um ano do programa que visa expandir o uso do motor diesel em carros de passeio. A evolução nas ações do Aprove Diesel será tratada por Luso Ventura, sócio diretor da Mobilidade Engenharia Ltda. A expectativa é atrair mais de 300 profissionais do setor automotivo nos dois dias de fórum.

“Com objetivos voltados à ciência, tecnologia e inovação, os simpósios SAE BRASIL promovem o debate em áreas fundamentais para a mobilidade, que são intimamente ligadas ao desenvolvimento social e econômico”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE Brasil, acrescenta que nos simpósios da instituição os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, por fontes de alto nível técnico e larga experiência.  “Além disso, são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz o engenheiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

02 DE SETEMBRO

9h30 – Cerimônia de abertura
10h – Palestra com Philipp Schiemer, chairperson do fórum e presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
PAINEL: A VOZ DO CLIENTE – DOIS ANOS E MEIO DE PROCONVE P7, E AGORA?
10h45 – Debate com Fernando Antônio Simões, diretor de Operações da JSL (Julio Simões Logística), Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Operações da Fetranspor, e Neuto G. Reis, diretor técnico executivo da NTC&Logística. Moderação com Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
13h15 – “Cenários: Transportes 2025 na América Latina”, com David Wong, diretor da AT Kearney; “Cenário: Economia e Financiamentos no Setor de Transportes”, com Fabiana D’Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco; e “Cartilha do INOVAR-AUTO e Políticas Governamentais”, com Antonio Megale, presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva). Moderação com Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea.
PAINEL: O MOTOR DIESEL EM EVOLUÇÃO E SUAS INOVAÇÕES
16h – “Fuel Consumption Reduction Trough Low Friction Liners & Rings”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da Mahle; e “Os Novos Motores de Alta Eficiência”, com Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins. Moderação com Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil.

03 DE SETEMBRO

PAINEL: O MOTOR DIESEL, INOVAÇÕES E CONTROLE DE EMISSÕES
8h30 – “Como Desenvolver com Inovação em Tempo Recorde?”, com Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Senai no Paraná; e “Novas Tecnologias para Atendimento de Euro VI”, com Rogério Souza, gerente técnico da Johnson Matthey Brasil. Moderação com Mario Laffitte, vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais na Samsung América Latina.
SESSÃO ESPECIAL: APROVE DIESEL
12h10 – “Um ano de APROVE Diesel”, com Luso Ventura, sócio diretor da Mobilidade Engenharia Ltda.
12h40 – Encerramento com Dalton Daumolis, gerente do fórum.


Fonte: Carga Pesada

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ELETRÔNICA TRAZ LEVEZA AOS PESADOS

Com novos sistemas, ZF transforma manobra de carreta em videogame

Bitrem de 25 metros pode ser manobrado
com aponta do dedo em um tablet.
A operação de manobrar carretas longas em espaços apertados traz estresse ao motorista e riscos de danos. Não mais após uma boa dose da sempre criativa engenharia automotiva alemã. Quem visitar o próximo Salão de Veículos Comerciais de Hannover (o IAA Nutzfahrzeuge), na Alemanha, poderá manobrar como se fosse um videogame um enorme conjunto biarticulado de cavalo mecânico e bitrem, de pouco mais de 25 metros de comprimento e 40 toneladas de carga. Tudo por controle remoto, ao simples toque do dedo indicador sobre um tablet. E sem emitir gases de escape, pois a manobra é impulsionada por motor elétrico acoplado à transmissão. 

A invenção é da ZF, que aplicou em um caminhão híbrido protótipo uma série de novas tecnologias que permite o atrevimento futurístico. Mais do que demonstração lúdica, a intervenção revela o alto potencial da eletrônica para tornar veículos pesados mais leves de dirigir do que um quadriciclo, além de trazer maior segurança e economia de combustível. 

A ZF mostrou seus mais novos sistemas para veículos comerciais no início de julho em um campo de provas na pequena Aachen, cidade sede do império de Carlos Magno na Idade Média, no Oeste da Alemanha, ao lado da fronteira com a Holanda, onde algumas dessas tecnologias são desenvolvidas em convênio com a universidade local, referência em engenharia da mobilidade. Trabalhando em conjunto no Innovation Truck ou em separado, os principais destaques são o câmbio automatizado modular TraXon, que funciona tanto em caminhões com propulsão diesel convencional como tem também uma versão que agrega motor elétrico para veículos híbridos; e a direção eletro-hidráulica Servotwin – esta desenvolvida pela ZF Lenksysteme, joint venture em partes iguais da ZF com a Bosch. Tudo com muita inteligência artificial. 

“A influência dos softwares deve mudar a face da indústria e seus domínios clássicos”, confirma Fredrik Staedtler, vice-presidente executivo sênior da ZF Friedrichafen AG responsável pela divisão de desenvolvimento de tecnologia para veículos comerciais. Ele destaca que os fabricantes de caminhões seguem tendências antagônicas: ao mesmo tempo em que precisam oferecer diferenciações aos clientes que incluem redução do custo de propriedade, robustez, maior eficiência energética e eletrificação do powertrain, também não podem perder de vista a economia de escala. A eletrônica usada na mecânica pesada traz à tona novas possibilidades tecnológicas para atender esses fatores competitivos. “Os fornecedores devem oferecer essa diferenciação e, ao mesmo tempo, colocar diversos fabricantes no mesmo cesto para ganhar escala de produção e reduzir os custos das novas funcionalidades”, avalia. 

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA 

Graças à integração de transmissão híbrida com motor elétrico, direção eletro-hidráulica e
sistema de telemática (direita), o motorista pode comandar a manobra do caminhão do lado
de fora da cabine, por meio de um tablet (esquerda), onde ele vê imagens das câmeras,
 escolhe se quer ir para frente ou para trás e dirige a carreta
com o dedo indicador na tela (no centro).
O ZF Innovation Truck, que estará exposto no IAA no fim de setembro próximo, é um exemplo de integração de tecnologias existentes que projetam o futuro. O protótipo aglutina os novos sistemas de direção assistida eletro-hidráulica Servotwin e transmissão automatizada híbrida TraXon Hybrid com motor elétrico, ambos controlados por uma central eletrônica com programa de telemática desenvolvido pela Openmatics. 

Ao trabalhar em conjunto, os sistemas abrem caminho para uma rápida evolução dos caminhões, incluindo a condução autônoma, em que o veículo poderá rodar sem a interferência do motorista. Mas essa é uma rota mais longa. Por enquanto, o que se quer mostrar são as possibilidades tecnológicas já ao alcance das mãos. “Com o nosso Innovation Truck, ilustramos o potencial adicional de tecnologias conhecidas. Idealizamos funções de assistência completamente novas que são eficientes e, ao mesmo tempo, simples de adotar”, resume Stefan Sommer, CEO da ZF. 

- Veja no vídeo, no link, como funciona a tecnologia de manobra por controle remoto: http://www.youtube.com/watch?v=in57axp9IKA#t=10

Direção e transmissão controlados eletronicamente tornam possível o controle remoto das manobras em um tablet. O câmbio TraXon Hybrid aciona o motor elétrico de 160 cavalos. As baterias também alimentam o sistema eletro-hidráulico de direção Servotwin, que recebe comandos da central eletrônica acionada tanto pelo volante como por um tablet, do lado de fora da cabine. O motorista pode ficar ao lado do caminhão para ter melhor visão da manobra. Ele escolhe se quer manobrar para frente ou para trás e arrasta o dedo na tela do tablet no sentido que deseja movimentar o veículo. O programa calcula automaticamente o quanto o volante deve esterçar, tornando a operação uma brincadeira de criança em comparação com o esforço e atenção exigidos para estacionar um bitrem. Para parar, é só tirar o dedo da tela. E para evitar acidentes o implemento é equipado com câmeras em todas as extremidades, que mostram as imagens no tablet e acionam os freios caso qualquer obstáculo seja detectado. 

Além de tornar tudo mais simples, o sistema evita emissão de poluentes e gasto de combustível durante as manobras. No futuro, os técnicos da ZF avaliam que será possível deixar o caminhão na entrada do armazém para carga ou descarga e simplesmente acionar um programa de estacionamento automático, em que o veículo se dirige sozinho para sua doca por um caminho pré-estabelecido. 

DIREÇÃO ELETRIFICADA

Assim como já acontece nos carros, a eletrificação de sistemas também é uma tendência nos caminhões para economizar combustível. Contudo, as forças envolvidas são bem diferentes. “A direção com assistência elétrica tem bom potencial para aumentar a economia em caminhões, mas em um veículo pesado o motor elétrico de assistência precisa fazer mais força e isso requer voltagem maior, o que não é possível com baterias comuns”, explica Walter Kogel, diretor de desenvolvimento de sistemas de direção da ZF Lenksysteme. “Mas estamos evoluindo para esse caminho”, completa. 

A mais recente evolução nesse caminho foi batizada de Servotwin, a primeira direção eletroassistida do mundo para caminhões pesados. Em um veículo híbrido como o Innovation Truck da ZF, a voltagem maior não é problema, pois já existe um sistema de baterias de alta tensão. Porém, usar assistência puramente elétrica reduz mais rapidamente a carga das baterias. Com a Servotwin, que também pode ser usada com propulsão convencional, isso não acontece porque o mecanismo é eletro-hidráulico. Em vez de usar a força do motor, a bomba hidráulica de óleo é acionada por um pequeno motor elétrico que consome pouca energia. Em comparação com a assistência hidráulica pura, é possível obter redução de consumo de até 0,6 litro de diesel a cada 100 km rodados, segundo testes feitos pela ZF. 

Na prática, a direção eletroeletrônica não só deixa as manobras muito precisas e confortáveis (é possível esterçar totalmente o volante com um dedo), mas também pavimenta o caminho para a integração de modernos sistemas autônomos de assistência ao motorista. Entre eles estão funções de compensação automática de vento lateral e retomada do rumo correto quando o veículo “desgarra” acidentalmente da faixa de rodagem (Lane Keeping Assistance). No futuro próximo, de acordo com a vontade das fabricantes de caminhões, será possível agregar sistemas de direção parcialmente autônoma, para manobras ou operações de acoplamento e desacoplamento de implementos, por exemplo. Mais adiante ainda, o módulo de controle poderá ser operado por computador, para condução sem interferência do motorista.

HÍBRIDO DE LONGA DISTÂNCIA

A utilização de trem-de-força elétrico em veículos comerciais tem se limitado a furgões e caminhões leves para distribuição urbana de mercadorias, pois as baterias até o momento não têm autonomia para longas distâncias ou alimentar motores de alta potência de cavalos mecânicos que puxam mais de 40 toneladas de carga. Com seu Innovation Truck, a ZF quebra esse paradigma ao aplicar pela primeira vez a hibridização elétrica em um caminhão pesado, com um motor elétrico de 160 cavalos acoplado ao câmbio que funciona em paralelo à propulsão diesel. 

“Estudos de nossa equipe de engenharia comprovam que o uso de powertrain híbrido em caminhões pesados tem potencial considerável de economia, com redução de consumo acima de 5%”, diz Winfried Gründler, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de rodagem para caminhões e furgões da ZF. “É verdade que 5% é bem menos do que a economia obtida por híbridos no tráfego urbano (em torno de 20%), mas é preciso considerar que a quilometragem e o consumo dos veículos pesados são muito maiores. Por isso a tecnologia híbrida é uma solução que pode se pagar em curto período”, avalia. 

A transmissão automática acoplada ao motor elétrico TraXon Hydbrid foi desenvolvida pela ZF como um módulo, para ser instalado em caminhões pesados sem necessidade de grandes mudanças em projetos já existentes. A tração puramente elétrica é utilizada para manobras (como visto no Innovation Truck) ou em outras situações de baixa velocidade – quando o veículo passa por cidades e roda lentamente no trânsito, por exemplo. O motor elétrico também funciona como um impulsor de torque para fazer o veículo ganhar velocidade mais rapidamente – o que permite o uso de um propulsor diesel menor e mais econômico. 

O sistema recupera a energia cinética das frenagens, para recarregar as baterias, e agrega funções start-stop e coasting, que desliga o motor diesel nas paradas ou em velocidade constante. Nesta situação, as rodas em movimento se transformam em gerador. Com o caminhão em movimento ou parado, para poupar diesel a energia gerada pelo motor elétrico e armazenada nas baterias pode ser direcionada a implementos refrigerados ou equipamentos de cabine, como rádio, sistema de som, navegação e ar-condicionado. 

TRANSMISSÃO MODULAR

TraXon, a nova transmissão automatizada da ZF e seus cinco módulos diferentes: básico com embreagem simples, embreagem dupla, híbrida com motor elétrico acoplado, conversor de
torque e tomada de força (PTO). Para caminhões de longo curso, a TraXon Dual faz as
mudanças sem perda de rotação e aumenta a economia de combustível.
Impressiona a versatilidade da transmissão automatizada modular TraXon, uma evolução da AS Tronic com redução de ruído e dimensões. São cinco módulos diferentes para o mesmo câmbio, dependendo da aplicação. Além da opção híbrida com motor elétrico, existem quatro outras versões com para utilização em motorização diesel convencional: TraXon básica de 12 ou 16 velocidades, Dual (embreagem dupla), Torque (conversor para marchas reduzidas) e PTO (tomada de força). 

De acordo com a ZF, a TraXon básica já garante economia de 4% a 5% em relação ao câmbio manual. Para caminhões pesados de longo percurso que adotam a tendência de relações de marchas longas, para reduzir o consumo por meio da menor velocidade de rotação do motor, a ZF desenvolveu a versão Dual. É a primeira transmissão automatizada para caminhões pesados a usar embreagem dupla, que torna as mudanças de marchas muito mais rápidas e precisas. Praticamente não há “buracos” entre as trocas e o giro permanece constante. Sem perda de rotação, não é preciso acelerar para retomar o torque e a economia aumenta ainda mais, em torno de 7% na comparação com câmbio manual e de 3% a 4% em relação à TraXon básica.

No caso de aplicações de grande esforço, como mineração e construção civil, foi desenvolvida a versão TraXon Torque, com módulo entre o motor e o câmbio capaz de converter baixas rotações do motor em elevado torque para vencer aclives e terrenos irregulares. Para implementos que precisam da energia gerada pelo motor, como basculantes, lixeiros ou caminhões bombeiros, existe o módulo PTO (tomada de força) acoplado à transmissão. 

Em todas as versões, a TraXon pode ser programada com o PreVision GPS, uma plataforma que une a central eletrônica de comando da transmissão com dados de navegação por satélite. Informações sobre a rota, como subidas, descidas, curvas e limites de velocidade, são consideradas para traçar uma estratégia de trocas de marchas no percurso, para privilegiar a economia, evitando-se reduções desnecessárias, por exemplo. Dessa forma, a força bruta dos pesados está cada vez mais inteligente.


Fonte: Automotive Business

CONCESSIONÁRIA LIBERA TRECHO DUPLICADO NA SERRA DO CAFEZAL

Desde o dia 1º de agosto, estão liberados três quilômetros de pista duplicada  em trecho da Serra do Cafezal,  na Régis Bittencourt, na região de Miracatu/SP. A informação é da Autopistas  Régis Bittencourt, concessionária responsável pela administração dos 402 quilômetros de pista da BR-116 entre as cidade de São Paulo  e Curitiba/PR. 

O trecho liberado compreende dois segmentos no sentido São Paulo entre o km 363 e o 361,5, e entre o km 349 e o km 347,5 incluindo quatro viadutos. Outro trecho de aproximadamente 3,5 quilômetros estão em fase final de obras, na pista sentido Curitiba, com a conclusão de mais cinco viadutos e pavimentação da pista nova com previsão de entrega em 60 dias.

A duplicação da Régis Bittencourt na Serra do Cafezal é uma obra esperada há anos, por tratar-se de um trecho com grande movimentação de caminhões e perigoso, tanto em relação aos acidentes quanto a roubos e furtos a motoristas. A obra de duplicação Serra do Cafezal é tida pela concessionária Autopistas como a mais importante do contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelo fato de o trecho ser o único em pista simples da rodovia.

De acordo com a concessionária, as obras de maior porte no trecho da Serra são o túnel na altura do km 357, com aproximadamente 800 metros de extensão. Serão implantados ainda outros dois túneis (no km 360 e no km 361) somando juntos quase 600 metros de extensão. Neste trecho, também estão os dois viadutos mais extensos que compõem as obras de duplicação, com 1,2 quilômetros de comprimento.

O diretor superintendente da Autopista Régis Bittencourt, Eneo Palazzi, explica, que estas são as obras que irão contribuir diretamente para a melhoria do tráfego e para a segurança na rodovia. Com a conclusão dos trechos acima citados, a Serra do Cafezal contará com 22 quilômetros de pista nova duplicada, três túneis e 14 viadutos até o final de 2015. O quarto túnel previsto para a duplicação ficará localizado no km 349, próximo ao Posto Graal Japonês. O trecho restante de 8 quilômetros na parte central da Serra, ainda não iniciados, receberá obras na sequência, com contratações por lotes, como tem sido realizado até agora. 

A duplicação total do trecho da Serra do Cafezal inclui 30 quilômetros, começando no km 336,7 (Juquitiba-SP) e terminando no km 367 (Miracatu-SP) da rodovia Régis Bittencourt. Destes 30 quilômetros, 11 já foram duplicados e estão em operação. São 36 pontes e viadutos e quatro túneis projetados para minimizar o impacto ao meio ambiente. Ainda de acordo com a Autopistas  Régis Bittencourt, atualmente cerca de 1.200 trabalhadores atuam nesta fase das obras, em trechos onde estão em andamento a construção de três túneis previstos no projeto de duplicação. A conclusão total da duplicação da Serra do Cafezal está prevista para fevereiro de 2017.


Fonte: O Carreteiro