quinta-feira, 29 de maio de 2014

LINHA F TEM PREÇO ESPECIAL DE PRÉ-LANÇAMENTO NA BAHIA FARM SHOW

O F-4000 está sendo vendido por R$ 112.790,00. Evento vai até sábado (31).

A Ford está no Oeste da Bahia para apresentar o novo Ford F-4000. Esta é mais uma das regiões brasileiras que a marca escolheu para exibir a principal novidade do ano, a nova Linha F que chega oficialmente no segundo semestre. A Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães,  uma das maiores feiras agrícolas do Nordeste, começou ontem (27) e vai até  31 de Maio, sempre das 9 às 19h no Complexo Bahia Farm Show que fica na rodovia Ba 020/242, km 535.

“As grandes feiras agropecuárias e de transportes pelo Brasil são uma grande oportunidade para o pré-lançamento do F-4000. Elas alavancam os mercados regionais, onde há o maior crescimento da economia brasileira”, afirma Pedro Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

A Bahia Farm é uma vitrine de difusão tecnológica do País. Ela reúne agricultores da progressiva fronteira agrícola do Oeste da Bahia, trazendo novidades para ampliar a produtividade do seu negócio. “É o ambiente perfeito para apresentar o novo F-4000, que está sendo muito esperado no mercado”, completa Pedro Aquino.

O programa de pré-venda  da Série F  tem os seguintes  preços promocionais: o F-350 chega por R$ 97.790,00 e o F-4000 por R$ 112.790,00. Como oferta exclusiva de pré-venda, ambos vêm com dois anos de garantia e têm as duas primeiras revisões grátis. A quantidade de veículos prevista nesta ação será posteriormente definida conforme a disponibilidade de produto nesta fase de pré-lançamento. As cores disponíveis na linha são as sólidas branco Ártico e vermelho Arizona, a metálica prata Dublin e a perolizada azul Califórnia.

 “Esta ação promocional foi criada para dar oportunidade ao cliente de fazer a sua programação de compra, antecipando-se até mesmo ao lançamento e garantindo o recebimento das unidades assim que forem faturadas”, comenta Antonio Baltar Jr., gerente nacional de Vendas e Marketing. “São veículos muito esperados no mercado que temos a satisfação de lançar, trazendo muitas novidades.”

 A reserva só poderá ser feita em um dos distribuidores Ford Caminhões, com um pagamento inicial de 10% do valor do veículo. Há também a opção de se cadastrar no site www.fordcaminhoes.com.br/serief, que traz informações dos veículos e possibilita o contato de um consultor Ford com o cliente, indicando assim o distribuidor de sua preferência.

Os novos F-350 e F-4000 chegam ao mercado com muitas novidades, reforçando a excelente relação custo-benefício. Receberam  motor Cummins Euro 5, de 150 cv, e transmissão de cinco velocidades. Vêm equipados com freios ABS com EBD, além de ar-condicionado de série.

 A Série F é uma das mais tradicionais do Brasil e possui muita experiência de mercado.  O F-4000 e o F-350 estão entre os caminhões mais vendidos da história do País com mais de 170 mil unidades.  Eles se destacam pelo conforto da cabine, fácil acesso e posição de dirigir similar a veículos de passeio, além de baixo nível de ruído interno. Em termos de design, o teto rebaixado não interfere em aplicações como movimentação aeroportuária e manutenção de redes elétricas. O F-350, de rodado simples, e o F-4000, de dupla rodagem, destacam-se também pela robustez, durabilidade, resistência, confiabilidade, economia e versatilidade para uma grande variedade de aplicações.


Fonte: Carga Pesada

MERCEDES-BENZ DESTACA AS NOVIDADES DO CONCEITO ECONFORT EM SEUS CAMINHÕES NA BAHIA FARM SHOW

As soluções oferecidas pela Mercedes-Benz para o agronegócio ganham evidência na 10ª edição da Bahia Farm Show, o maior evento do setor das regiões Norte e Nordeste. Esta tradicional feira de tecnologia agrícola e negócios será realizada, entre os dias 27 e 31 de maio, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.

Em parceria com a Anadiesel, concessionário com unidades em Palmas e Gurupi, cidades do vizinho estado de Tocantins, o estande da marca dará destaque para o caminhão semipesado Atego 2430 6x2, que inova com o conceito ECONFORT (Economia+Conforto+Força/Desempenho), filosofia de desenvolvimento que resulta num maior valor agregado ao produto.

O ECONFORT é atração no estande também por meio da exposição dos extrapesados Axor 2544 6x2 e Actros 2646 6x4 Megaspace Conforto.

“As linhas de caminhões Atego, Axor e Actros passaram a oferecer mais de 40 novidades relacionadas ao ECONFORT”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, atendemos cada vez mais às demandas do mercado e dos nossos clientes, assegurando maior eficiência, produtividade e rentabilidade para suas atividades de transporte, com conforto superior para o motorista. Reforçamos assim a imagem da marca como provedora de uma solução completa para os clientes”.

De acordo com Gilson, os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos no setor do agronegócio por sua força e desempenho excelente e pela elevada robustez, resistência e produtividade, seja para o pequeno, médio ou grande produtor rural. “Além disso, destacam-se pela versatilidade de aplicação, elevada capacidade de carga, reduzido consumo de combustível e menor custo operacional. Dessa forma, asseguramos a rentabilidade para os negócios de transporte e logística dos nossos clientes”, diz ele.

A mais completa linha de veículos e de produtos de pós-venda

O estande da Mercedes-Benz na Bahia Farm Show traz mais atrações para  os visitantes. Num furgão Sprinter serão demonstrados alguns produtos da linha de peças remanufaturadas RENOV, enfatizando suas características e vantagens para a renovação de veículos. Também serão divulgados os demais produtos e serviços de pós-venda, entre eles a ampla oferta de peças genuínas, contratos de manutenção, garantia adicional e lubrificantes da própria marca, entre outros.

Durante o evento, a linha Sprinter será representada ainda pela van 515 CDI 20+1 (20 assentos para os passageiros, mais o banco do motorista), a maior do mercado. Juntamente com as versões 15+1 e 17+1, a Mercedes-Benz oferece várias opções de escolha para o transporte urbano, escolar, turístico e fretamento, como no transporte de funcionários.

A Sprinter é referência de mercado em qualidade, conforto, segurança, agilidade, tecnologia e excelente custo operacional. Além disso, é reconhecida também pela eficiência e alta produtividade, assegurando rentabilidade para o cliente.

Já o chassi LO 815 para microônibus atende ao transporte público de passageiros nos centros urbanos e em locais onde há a necessidade de um veículo robusto e de fácil manutenção. Trata-se de um chassi versátil que pode ser aplicado no transporte urbano, escolar, fretamento e rodoviário.

Os chassis de ônibus da Mercedes-Benz se destacam no mercado pelo seu elevado padrão de qualidade, bem como pelo baixo custo operacional e de manutenção.

Uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil 

Com expectativa para 75 mil visitantes, a Bahia Farm Show comemora 10 anos consolidada como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste e uma das maiores do País. Ela conta com a participação de grandes empresas mundiais de máquinas, implementos, insumos e serviços, o que a torna uma excelente oportunidade para negócios, relacionamento e divulgação de produtos.

Desde sua criação, o evento é realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, localizada a aproximadamente 900 km de Salvador e a 500 km de Brasília. Seu domicílio permanente é o Complexo Bahia Farm Show, um parque de exposições com 200 hectares, 12 mil metros quadrados de canteiros experimentais e áreas para dinâmicas agrícolas e exposição estática.


Fonte: Mercedes-Benz

MERCEDES PREPARA DEMISSÕES EM SBC

Dispensa deve atingir parte dos 700 trabalhadores em licença remunerada.

A Mercedes-Benz pode demitir parte dos cerca de 700 trabalhadores que entraram em licença remunerada no dia 12 de maio sem data de retorno definida. De acordo com fonte ouvida por Automotive Business, as dispensas devem ocorrer na primeira semana de junho.

A montadora não confirma data nem número de trabalhadores a ser dispensados, mas informa que os metalúrgicos em licença estão “cientes de que fazem parte da mão de obra excedente” da montadora. Entre esses trabalhadores há aqueles chamados “compatíveis” no jargão metalúrgico, por exercer função compatível com limitações decorrentes de lesões decorrentes do trabalho. 

Como os demais, eles também estariam sendo convidados por telegrama a comparecer ao departamento de recursos humanos para aderir ao Programa de Demissões Voluntárias (PDV), apesar de terem estabilidade. 

Segundo a mesma fonte, outros 400 trabalhadores entrarão em licença remunerada nos próximos dias. A Mercedes-Benz informa que não haverá dispensa daqueles que tiverem estabilidade e nega o início desta nova licença.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a possibilidade de demissões não foi levada pela montadora à entidade, somente a licença remunerada e o Programa de Demissões Voluntárias (PDV), que em 28 de abril já tinha a adesão de 700 funcionários. O PDV terminaria em 12 de maio, mas foi estendido até o dia 30.


Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 26 de maio de 2014

SCANIA MOSTRA NA EXPOFOREST LINHA FORA DE ESTRADA 2014

Fabricante oferece soluções de produtos e serviços customizados para toda a cadeia de madeira e celulose; caminhões da marca dispõem de opções rodoviárias e off-road.

A Scania aproveita a 3ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira, que termina nesta sexta-feira (23), em Mogi Guaçu (SP), para apresentar sua linha fora de estrada 2014 a toda a cadeia da madeira e celulose. Em seu estande, a fabricante expõe quatro caminhões: dois da linha off-road – G 480 6×4 e P 310 6X4 – e os rodoviários R 480 6X4 e R 620 V8. Na área de testes, os visitantes podem conhecer todas as vantagens dos fora de estrada G 440 6×4 e G 480 6×4.

“Os clientes que atuam nas diversas fases da cadeia madeireira e da celulose encontram as melhores soluções de produtos e serviços do mercado com a nova linha off-road 2014 da Scania”, afirma Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões daScania no Brasil. “A linha Scania conta com caminhões dedicados aos serviços mais específicos que têm o melhor torque da categoria, reduzido consumo de combustível e, em consequência, baixo custo operacional, além de um portfólio de serviços desenvolvido com foco nesse segmento.”

Os modelos que a Scania traz para a Expoforest atuam em diferentes fases do transporte, desde a operação na floresta até o escoamento do produto acabado (celulose e papel). A área da Scania, de 20 mil metros quadrados, também conta com as soluções de serviços, com a exposição do contêiner de peças e do portfólio disponível, além de um motor industrial estacionário DC13 74A. 

A linha off-road 2014 da Scania oferece aos clientes a mais completa gama de modelos, versões de tração, distâncias entre eixos, pacotes de itens de série e opcionais, que proporcionam máxima produtividade, eficiência na dirigibilidade, segurança, robustez, durabilidade, ergonomia e conforto ao operador. A linha é formada pelas cabines P e G. A cabine P inclui os modelos P 250, P 310 e P 360, todos com configuração de rodas 6×4. Já a cabina G disponibiliza os caminhões G 440 e G 480, também vendidos com tração 6×4.

Os caminhões pesados G 440 e G 480, com configuração de rodas 6×4 e versões plataforma ou cavalo-mecânico, oferecem a alternativa mais eficaz entre os concorrentes para as indústrias madeireiras.

Os modelos costumam ser utilizados no tipo de operação com o caminhão-plataforma acoplado a uma carreta, formando a composição conhecida como Romeu e Julieta. Por outro lado, a versão cavalo-mecânico é ideal para aplicações como rodotrem ou tritrem.

Uma das novidades da nova linha off-road 2014 é a versão do P 310 6×4 com redutor nos cubos dos eixos traseiros e capacidade técnica de 100 toneladas. A Scania ouviu seus clientes e aumentou a capacidade de carga do modelo para que seja possível escolher os veículos certos para cada operação e assim melhorar a rentabilidade. “Vale a pena ressaltar que somos a única fabricante a comercializar para a faixa de 310cv de potência o Scania Opticruise, a caixa de câmbio automatizada.”

Os rodoviários R 480 6X4, que geram 480cv de potência e desenvolvem torque de 2.400Nm, e R 620 V8 podem ser utilizados no escoamento do produto acabado (celulose e papel) até o destino por rodovias. O R 620 oferece a máxima força da Scania no Brasil, com o motor V8 de 620cv e 3.000Nm de torque, aos clientes que precisam transferir grande quantidade de carga com implementos do tipo bitrem, rodotrem ou bitrenzão.

O espaço da Scania na Expoforest ainda conta com um motor industrial estacionário DC13 74A, de 12,7 litros e potência na faixa de 350 a 500hp, que serve para diversos tipos de aplicações severas nos setores agrícola, industrial e de construção, em equipamentos originais ou repotenciamento. No ciclo madeireiro, por exemplo, ele pode ser usado em picadores de madeira na produção de cavacos na própria lavoura.

Na área dedicada a serviços, está exposto um exemplar do contêiner de peças, com um exemplo de tudo o que a marca proporciona em seu completo portfólio para o mercado madeireiro. A Scania oferece soluções personalizadas de serviços para o segmento: atendimento da frota agendado no local da operação, oficina dedicada dentro da estrutura do cliente (com mecânicos, estoque de peças e ferramental), programa de manutenção, atendimento 24h Scania Assistance, plano de manutenção customizada e completos pacotes de serviços, com foco na disponibilidade e no baixo custo da operação.

O estande da Scania conta com equipes de vendas de veículos e serviços das Casas Quinta Roda e Codema, bem como de soluções financeiras do Scania Banco (financiamentos e seguros).


Fonte: Carga Pesada

FORD CAMINHÕES LANÇA PROGRAMA EXCLUSIVO DE PRÉ-VENDA DOS NOVOS MODELOS SÉRIE F

A Ford Caminhões inicia mais uma etapa de preparação do lançamento da Nova Série F no mercado brasileiro: a abertura de um programa especial de pré-venda do F-4000 e do F-350. Essa ação é inédita na marca e oferece aos clientes a possibilidade de reservar os dois modelos, que serão entregues com a chegada ao mercado no segundo semestre. A oferta exclusiva com as condições da pré-venda estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (23 de maio) até 30 de junho.

O programa de pré-venda da Série F tem os seguintes preços promocionais: o F-350 chega por R$ 97.790,00 e o F-4000 por R$ 112.790,00. Como oferta exclusiva de pré-venda, ambos vêm com dois anos de garantia e têm as duas primeiras revisões grátis. A quantidade de veículos prevista nesta ação será posteriormente definida conforme a disponibilidade de produto nesta fase de pré-lançamento. As cores disponíveis na linha são as sólidas branco Ártico e vermelho Arizona, a metálica prata Dublin e a perolizada azul Califórnia.

"Esta ação promocional foi criada para dar oportunidade ao cliente de fazer a sua programação de compra, antecipando-se até mesmo ao lançamento e garantindo o recebimento das unidades assim que forem faturadas”, comenta Antonio Baltar Jr., gerente nacional de Vendas e Marketing. “São veículos muito esperados no mercado que temos a satisfação de lançar, trazendo muitas novidades.”

A reserva só poderá ser feita em um dos distribuidores Ford Caminhões, com um pagamento inicial de 10% do valor do veículo. Há também a opção de se cadastrar no site www.fordcaminhoes.com.br/serief, que traz informações dos veículos e possibilita o contato de um consultor Ford com o cliente, indicando assim o distribuidor de sua preferência.

NOVA SÉRIE F

Os novos F-350 e F-4000 chegam ao mercado com muitas novidades, reforçando a excelente relação custo-benefício. Receberam motor Cummins Euro 5, de 150 cv, e transmissão de cinco velocidades. Vêm equipados com freios ABS com EBD, além de ar-condicionado de série.

A Série F é uma das mais tradicionais do Brasil e possui muita experiência de mercado. O F-4000 e o F-350 estão entre os caminhões mais vendidos da história do País com mais de 170 mil unidades. Eles se destacam pelo conforto da cabine, fácil acesso e posição de dirigir similar a veículos de passeio, além de baixo nível de ruído interno. Em termos de design, o teto rebaixado não interfere em aplicações como movimentação aeroportuária e manutenção de redes elétricas. O F-350, de rodado simples, e o F-4000, de dupla rodagem, destacam-se também pela robustez, durabilidade, resistência, confiabilidade, economia e versatilidade para uma grande variedade de aplicações.


Fonte: Imprensa Ford

CAMPO GRANDE FAZ SUA 1ª ‘‘FENATRANZINHA’’

TransExpo reuniu cerca de 30 empresas do setor de transporte em MS.

Ocorreu neste fim de semana, entre os dias 23 a 25 de maio, a 1ª TransExpo Latin America, feira internacional do transporte de carga que reuniu cerca de 30 empresas ligadas ao setor no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. 

Essa espécie de “Fenatranzinha” foi organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog MS), presidido por Cláudio Cavol.

“Todo o mês partem de nosso Estado cerca de 30 mil carretas. Destas, 23 mil vão para os portos de Santos e Paranaguá carregando soja, farelo de soja ou milho”, afirma Cavol.

Também há transporte de cana e açúcar refinado. Embarques regulares de carne partem de Mato Grosso do Sul, entram na Argentina por Foz do Iguaçu e seguem em direção ao Chile: “São cerca de 50 carretas por mês”, estima o presidente da Setlog. A economia de Mato Grosso do Sul vem chacoalhando o mercado de caminhões. “Em 2014, as transportadoras devem comprar entre 5 mil e 6 mil extrapesados e um número semelhante de implementos rodoviários”, afirma o presidente da entidade, que estima crescimento anual das transportadoras entre 6% e 7%.

As fabricantes DAF, Ford, International, Iveco, MAN Latin América, Mercedes-Benz, Scania e Volvo estiveram no evento por intermédio de concessionários de Mato Grosso do Sul. O revendedor Ford Dorival Oliveira levou ao evento um F-350 e fez a festa. Só no sábado fez mais de 20 pré-vendas do modelo, que a montadora começa a entregar em agosto. 

“Até o fim da feira devo vender 30 unidades. Esse caminhão (a linha F, formada também pelo F-4000) representava 40% das minhas vendas, é muito bom que esteja voltando”, diz Oliveira. Além do F-350, Oliveira mostrava também parte da linha Cargo, como o 1119. 

Artur Lima Júnior, gerente-geral do revendedor DAF de Campo Grande, Caiobá Trucks, vê com uma ponta de otimismo o momento atual. Todos estamos sofrendo por se tratar de uma marca nova, com uma rede nova, mas nosso Estado é agricultor e é o que menos vai sofrer”, diz ele sobre os atuais efeitos do momento econômico nas vendas de caminhões. 

Fabricantes de implementos rodoviários como Noma, Guerra, Facchini, Randon, Rodoking, Rossetti, Rodotécnica e Ibiporã também montaram estandes na feira. “De 2010 para 2013, o volume da Noma dobrou”, afirma o diretor-presidente da companhia, Marcos Noma. Segundo o executivo, as diferentes safras em regiões distintas do Brasil reduzem hoje os efeitos da sazonalidade e permitem maior constância na produção de implementos. 

“Há períodos de safra nas regiões Sul, Centro-Oeste, no Estado da Bahia. Os transportadores migram conforme o período de colheita de cada região”, diz Noma. Em 2013, dos 7,5 mil implementos que a companhia vendeu em todo o País, o Centro-Oeste ficou com 3,5 mil. Destes, 500 foram adquiridos em Mato Grosso do Sul, segundo o executivo.

A empresa tem 54 revendedores em todo o Brasil e presença importante no transporte de grãos de Mato Grosso do Sul. “Quarenta por cento das vendas são de carretas tradicionais, com três eixos, e os outros 60% se dividem em rodotrens e bitrens”, diz o executivo. A companhia produz também equipamentos de alumínio, cujo menor peso resulta em aumento da capacidade de transporte de grãos. “A presença do alumínio ainda é pequena, cerca de 5% dos graneleiros”, diz Marcos Noma.


Fonte: Automotive Business

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PNEU CONTINENTAL VENCE MICHELIN EM TESTE DE CONSUMO

O primeiro gerou 4,6% mais economia na utilização de diesel.

Em um teste comparativo batizado Duelo de Gigantes, a Continental mostrou vantagem de 4,6% em economia de combustível no confronto de seus pneus como outros fabricados pela Michelin. Num percurso de cerca de 20 quilômetros, um caminhão Volvo FH 460 com câmbio automatizado rodou a 60 km/h constantes com um jogo de pneus Continental, fazendo média de 2,28 km/h com um litro de diesel.

Em seguida, o mesmo veículo recebeu componentes Michelin e repetiu o percurso, chegando a 2,18 km/l. Supondo que esse caminhão rode 120 mil km por ano, poupará R$ 6.322,86 em 12 meses, considerando o preço do diesel a R$ 2,57. Se a frota tiver 50 veículos, haverá uma economia superior a R$ 316 mil, suficientes para a compra mais de 230 pneus novos. 

A Continental fez ensaios na Alemanha com o pneu que fabrica no Brasil e também com os de outras marcas com presença local: Michelin, Pirelli, Bridgestone e Goodyear. “Escolhemos o Michelin para o confronto porque ele foi o mais econômico depois do nosso e também por essa imagem (de economia de combustível) que eles transmitem ao mercado”, afirma o diretor superintendente da Continental para o Mercosul, Renato Sarzano. 

“Classificamos o mercado de pneus de carga em Premium, Value e Budget. Concorremos no segmento Premium, onde também está a Michelin”, afirma o executivo. Em entrevista, Sarzano afirmou que a Continental dobrará sua capacidade de produção de pneus para caminhões e ônibus na planta baiana de Camaçari. Segundo o executivo, a empresa tem hoje 6% desse mercado e quer chegar a 9% até o fim de 2017. 

PNEUS CONFRONTADOS E CONDIÇÕES DO TESTE

Para realizar a avaliação, a Continental levou a um campo de provas dois caminhões Volvo FH 460 6x2. É importante dizer que o teste não confrontava um caminhão contra o outro. Um deles (veículo de controle) rodava sempre com pneus Continental e servia para captar variações causadas por vento ou mudança de condições climáticas, por exemplo. Seus resultados ajudaram a compor as médias aferidas pelo outro caminhão. 

Este segundo veículo foi o que rodou com as duas marcas. Na primeira bateria de testes, calçou pneus Continental. Os dois dianteiros e os 12 da carreta eram do modelo HSR2 SA. Os oito utilizados nos eixos traseiros do cavalo eram HDR2. 

Na segunda bateria, recebeu pneus Michelin. Os dianteiros e os da carreta eram Multiway XZE. Nos eixos traseiros do cavalo estavam os XDE 2+. A medida utilizada em ambas as marcas foi 295/80 R22.5. 

Para aferir o consumo, os veículos foram equipados com buretas, cilindros transparentes e graduados abastecidos com diesel antes de cada sessão de testes. A pressão utilizada em todos foi de 120 libras/pol².

Fonte: Automotive Business

VENDAS DE CAMINHÕES DO GRUPO VOLVO AVANÇAM NO QUADRIMESTRE

Com exceção da América Latina, onde caíram 4% impactadas pelo Brasil.

As vendas globais de caminhões do Grupo Volvo cresceram 17% no primeiro quadrimestre deste ano na comparação com mesmo intervalo do ano passado, para 64,1 mil unidades emplacadas das marcas Volvo, Mack, Renault Trucks e UD Trucks. 

A alta do grupo foi impulsionada pelas regiões da América do Norte, com acréscimo de 49% (17,8 mil); da Ásia, onde cresceu 31% (10,6 mil); e da Europa, com avanço de 4% (22,4 mil). A América do Sul foi a única região em que o Grupo Volvo anotou queda, de 4%, para 8,2 mil caminhões licenciados de janeiro a abril. 

Em comunicado distribuído na quarta-feira, 21, a companhia aponta que a retração no mercado brasileiro de caminhões, principalmente no primeiro trimestre, impactou o desempenho, que poderia ter sido melhor. No Brasil, onde apenas a marca Volvo é vendida, foram emplacados 6,2 mil caminhões do grupo de janeiro a abril, em alta de 5%. 

ABRIL 

Considerando apenas abril, as vendas globais de caminhões do Grupo Volvo somaram 16,3 mil unidades, em queda de 1% na comparação com mesmo mês do ano passado. 

A marca Volvo teve 9,3 mil caminhões emplacados mundialmente em abril, volume 2% menor na comparação anual. Na Europa, a demanda por modelos Volvo foi de 3,5 mil unidades, em alta de 3%. A América do Norte registrou alta mais expressiva, de 17% no mês, somando 2,7 mil caminhões. A América do Sul foi a única região em que a marca Volvo teve queda, de 30%, para 1,5 mil caminhões entregues em abril. 

A marca Mack conseguiu emplacar no mundo 2,1 mil caminhões em abril último, o que representa avanço de 4% na comparação com ano passado. Enquanto a Renault Trucks vendeu 3,3 mil caminhões, volume 6% maior. A UD Trucks comercializou 1,4 mil unidades, 10% a mais.


Fonte: Automotive Business

FREIOS CONTROIL FAZ 57 ANOS NO FIM DESTE MÊS

Empresa controlada pela Fras-le produz componentes em São Leopoldo, RS.

A Controil completa 57 anos no dia 27 de maio. Controlada desde 2012 pela Fras-le S.A., a empresa ampliou sua presença nos mercados nacional e internacional por um catálogo com mais de 800 referências. Sua fábrica fica em São Leopoldo (RS), numa área fabril de 22 mil metros quadrados com mais de 500 funcionários. 

A companhia desenvolve e produz componentes para sistemas de freios hidráulicos, cilindros de embreagem, servofreios e reparos. Com tecnologia própria, ela se especializou também em polímeros para o mercado automotivo, como mangueiras de filtro de ar e anéis de vedação de coletor de admissão. Esses itens são fornecidos às montadoras. 

“Investimos regularmente em tecnologia, conhecimento técnico e novos processos. Isso tem gerado retorno crescente e sempre positivo”, afirma o gerente-geral da Freios Controil, Luciano Pereira.


Fonte: Automtive Business

CONTINENTAL IRÁ INVESTIR EM CAMAÇARI

Fabricante dobrará produção de pneus para caminhões e ônibus.

Até 2017, a Continental dobrará a produção de pneus para caminhões e ônibus em sua fábrica de Camaçari (BA). A informação foi divulgada pelo diretor superintendente para o Mercosul, Renato Sarzano, durante teste promovido pela empresa com produtos concorrentes. “Devemos divulgar o valor (do investimento) no início de 2015, mas o plano começará em 2014. Será um investimento em aumento de maquinário”, afirma Sarzano. 

Atualmente, a empresa produz na Bahia 60 mil pneus de caminhões e ônibus por mês. “Temos hoje cerca de 6% deste mercado de pneus para carga. Queremos passar para cerca de 9% até o fim de 2017. Esse aumento visa tanto ao mercado de reposição como o fornecimento a montadoras.” Ele afirma que 20% dessa produção é absorvida pelas montadoras e 80% vão para a reposição. 

Segundo o executivo, a Continental fornece entre 10% e 15% dos pneus utilizados por Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. As fabricantes de implementos Facchini, Noma e Librelato também estão entre os grandes clientes. 

A empresa tem cerca de 90 pontos de venda e está em quase todos os Estados. Também atua por intermédio de três pontos com a própria tecnologia de recapagem. As bandas de rodagem (chamadas ContiTread) são produzidas no México e reproduzem os desenhos utilizados nos pneus novos. “As três recapadoras-piloto estão vendendo bem e seus clientes estão satisfeitos”, garante.


Fonte: Automotive Business

SCANIA PARTICIPA DA FEMETRAN COM O CAMPEÃO DE VENDAS P 310 8×2

Fabricante apresenta suas soluções de veículos e serviços para o setor de hortifrutícolas na feira realizada no Ceagesp; de forma pioneira linha traz caixa automatizada de série.

A Scania está presente na Femetran 2014, que será realizada a partir desta terça (20) até 23 de maio, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). No estande da fabricante estão o P 250 6×2 e um P 310 8×2, a maior estrela da linha de semipesados, que desde janeiro de 2014 oferece de série sua caixa automatizada Scania Opticruise. Para todo o suporte aos visitantes de dúvidas técnicas e de negócios, estão disponíveis no evento as equipes da Casa Scania Codema e do Scania Banco (para as soluções financeiras). 

“A Femetran é uma feira de grande importância, porque temos a oportunidade de mostrar nossas soluções de produtos e serviços para o setor de hortifrutícolas diretamente aos permissionários, supermercadistas e frotistas da maior central de abastecimento da América Latina”, afirma Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Nossa linha de semipesados é a que mais cresce na categoria e se tornou a primeira a sair de fábrica com caixa automatizada, um marco para o segmento”.

O Scania Opticruise 2014, que está na quarta geração, traz como novidades a função econômica (de um total de três modos de condução) e o novo sistema de lubrificação. A caixa ganhou mudanças de marchas mais rápidas e recebeu um software ainda mais inteligente, capaz de ajustar o desempenho do motor de acordo com o peso da carga e da topografia. O resultado é mais eficiência, produtividade e segurança. O novo sistema de lubrificação conta com novo direcionamento do óleo dentro da transmissão, que assegura melhor refrigeração e, por consequência, menor quantidade utilizada. A marca já havia feito história ao trazer, também de forma pioneira, o Opticruise como opcional em 2010.

O P 310 8×2 é o campeão de emplacamentos da Scania nos semipesados. De janeiro a abril de 2014, o modelo obteve 383 registros ante 195 do mesmo período em 2013, numa alta de 97%. Das 520 unidades emplacadas pela Scania neste ano na categoria, quase 75% foram do P 310 8×2.

“O P 310 tem sido um sinônimo de rentabilidade, economia de combustível e disponibilidade. Além de ter a maior capacidade volumétrica de carga da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300mm), com a maior área disponível para carregamento. As múltiplas aplicações nas quais pode ser utilizado também são destaques do veículo.”

Mais uma opção Scania nos semipesados, o P 250 6×2 é mais fácil de ser manobrado, consome menos combustível e em razão das variações de entre-eixos oferece opções de diferentes comprimentos de implementos. Ele desenvolve o maior torque da categoria.

Linha versátil e econômica

A oferta de produtos semipesados de cabina P da Scania contempla opções nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 8×2, com diferentes distâncias entre eixos, que podem receber implementos dos tipos caçamba, unidade frigorífica, tanque, sider/baú e carga seca. Os modelos dispõem de potência nas faixas de 250, 270 e 310cv, todos com motores de 9 litros. A linha P 270 é a única do mercado a oferecer caminhão movido a etanol.

Os caminhões semipesados da Scania são os únicos a disponibilizar balança digital no painel (para medir o peso e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança) e suspensão a ar, ambos de série. A suspensão pneumática agrega capacidade superior e maior preservação da carga nos serviços de carregamento e descarregamento.

A Scania também oferece um completo pacote de serviços com soluções adequadas a cada perfil e necessidade dos clientes e um versátil leque de itens opcionais.


Fonte: Scania Brasil

SCANIA CRESCE 40% NOS SEMIPESADOS NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

A Scania continua sendo a marca que mais cresce na categoria de caminhões semipesados. De janeiro a abril deste ano, a fabricante emplacou 520 unidades, alta de 40% sobre os 369 produtos registrados no mesmo período em 2013. Uma das explicações desse sucesso está na decisão pioneira de oferecer, de fábrica, a caixa automatizada Opticruise, desde janeiro de 2014. Ela era opcional desde 2010.

O Scania Opticruise 2014, que está na quarta geração, traz como novidades a função econômica (de um total de três modos de condução) e o novo sistema de lubrificação. A caixa ganhou mudanças de marchas mais rápidas e recebeu um software ainda mais inteligente, capaz de ajustar o desempenho do motor de acordo com o peso da carga e da topografia. O resultado é mais eficiência, produtividade e segurança. O novo sistema de lubrificação conta com novo direcionamento do óleo dentro da transmissão, que assegura melhor refrigeração e, por consequência, menor quantidade utilizada.

“A Scania vem sendo pioneira nos semipesados desde que entrou nesse segmento em 2010. A marca foi a primeira a oferecer caixa automatizada como opcional, e desde o início do ano tornou-a item de série para toda a gama, um avanço importante para a categoria”, afirma Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Disponibilizar o que o cliente de fato necessita tem feito a Scania se destacar nos semipesados. Prova disso é a participação histórica de 3,8% conquistada no primeiro quadrimestre. Nosso campeão de vendas, o P 310, continua em ascensão.”

A versão mais emplacada do P 310 é a de configuração de roda 8×2. De janeiro a abril de 2014, o P 310 8×2 obteve 383 registros ante 195 do mesmo período em 2013, numa alta de 97%. “Das 520 unidades de semipesados emplacadas pela Scania neste ano, quase 75% foram do P 310 8×2. Em 2013, nas mesmas bases de comparação, a participação do modelo dentro do mix da marca foi de 53%”, diz Carvalho. “Ele tem sido muito bem aceito pelo mercado em virtude das múltiplas aplicações nas quais pode ser utilizado. Além de ter a maior capacidade volumétrica de carga da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300mm), com a maior área disponível para carregamento.”

A decisão pioneira da Scania de equipar de série seus caminhões semipesados com caixa automatizada tem feito a diferença para a operação de diversos clientes. O P 310 8×2 foi o escolhido da Trans Kothe para transferir carne refrigerada em baús implementados como câmara fria por todo o País. A empresa comprou 36 unidades para ampliar e qualificar sua frota e todas foram adquiridas com um programa de manutenção, para reduzir custos.

“Dois fatores decisórios para nossa escolha, além da confiança na marca, foi saber que o P 310 sai de série com o quarto eixo com garantia original de fábrica e caixa automatizada. O Opticruise está confirmando a mesma fama já reconhecida pelo uso na linha pesada, e sua performance é excelente. Os motoristas dizem que é como dirigir um automóvel”, explica Josiney Fermino, diretor operacional da Trans Kothe. “Outro diferencial é a cabine-leito. Nossos clientes pediram que usássemos semipesados para facilitar a distribuição nos grandes centros e assim evitar as restrições a caminhões grandes. Como a frota roda bastante, 10 mil quilômetros por mês, o conforto da cabine ajuda o motorista a descansar melhor.”

A Trans Kothe possui 10 filiais e uma frota de 352 caminhões, dos quais 312 são rodoviários e 40 semipesados, com 70% dos produtos da marca Scania. A venda foi realizada pela concessionária MCM Gurupi, do Tocantins (TO).

Linha versátil e econômica

A oferta de produtos semipesados de cabina P da Scania contempla opções nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 8×2, com diferentes distâncias entre eixos, que podem receber implementos dos tipos caçamba, unidade frigorífica, tanque, sider/baú e carga seca. Os modelos dispõem de potência nas faixas de 250, 270 e 310cv, todos com motores de 9 litros. A linha P 270 é a única do mercado a oferecer caminhão movido a etanol.

Os caminhões semipesados da Scania são os únicos a disponibilizar balança digital no painel (para medir o peso e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança) e suspensão a ar, ambos de série. A suspensão pneumática agrega capacidade superior e maior preservação da carga nos serviços de carregamento e descarregamento.

A Scania também oferece um completo pacote de serviços com soluções adequadas a cada perfil e necessidade dos clientes e um versátil leque de itens opcionais.


Fonte: Scania Brasil

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MAN LATIN AMERICA FIRMA PARCERIA COM CLUBE IRMÃO CAMINHONEIRO SHELL

A MAN Latin America estreia parceria inédita com o Clube Irmão Caminhoneiro Shell, primeiro clube de relacionamento destinado a caminhoneiros do Brasil. Dois caminhões Delivery 10.160, conhecidos como “carretinhas do Clube itinerantes”, irão percorrer o Brasil durante o ano, num total de 300 paradas por postos da rede. A carreta terá um simulador com brincadeiras e sorteios de brindes. O objetivo é divulgar o Clube e seus parceiros em todo o país. 

Os produtos MAN Latin America estarão presentes em 12 grandes eventos organizados pelo Clube. Neles, os caminhoneiros terão acesso a palestras com temas de interesse da profissão, consultas odontológicas e a possibilidade de realizarem testes-drives nos caminhões Constellation 25.420, 24.280 e TGX 29.440. O primeiro evento do ano será realizado de 15 a 17 de maio num dos postos Shell da cidade de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. 

O Clube Irmão possibilita ainda aos seus associados a participação em promoções exclusivas promovidas pelos seus parceiros. Durante o mês de maio, por exemplo, os sócios do Clube que adquirirem lubrificantes da linha Shell Rimula poderão levar para casa um copo exclusivo ou camiseta desenvolvidos especialmente para a copa do mundo. O Clube conta ainda com um programa semanal transmitido pela TV Bandeirantes com dicas de saúde e manutenção de veículos, além de matérias especiais sobre a vida na estrada.

Com o apoio ao projeto, a MAN Latin America quer estar ainda mais próxima do público que dirige seus veículos, além de garantir maior visibilidade de suas marcas. “Nossa expectativa é grande em relação ao projeto. Sempre tivemos vontade de participar e agora teremos a oportunidade de expor nossos produtos a caminhoneiros de todo o país”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora. 

Após mais de 15 anos de sucesso, o Clube Irmão Caminhoneiro foi relançado em agosto de 2012, com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento da Shell com os caminhoneiros. O Clube conta atualmente com mais de 150 mil sócios. Para se associar, o caminhoneiro deve preencher a ficha de inscrição que esta disponível nos postos de rodovias da marca Shell, por meio do telefone 0800 6008083 ou ainda pelo site www.clubeirmao.com.br.


Fonte: Comunicação Man Latin America

segunda-feira, 19 de maio de 2014

PRAZO DE VALIDADE DO RNTRC É PRORROGADO PELA ANTT

Novo cronograma para recadastramento será divulgado posteriormente.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prorrogou por seis meses o prazo de validade dos Certificados de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Os certificados, com validade de cinco anos, deveriam ser renovados a partir de maio deste ano. A Resolução 4.330/2014 está publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (15/05).

Os novos prazos se estendem até junho de 2015. Segundo a ANTT, o novo cronograma para recadastramento será divulgado posteriormente. 

Fonte:Agência CNT de Notícias

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ANTT TESTA NOVA TECNOLOGIA NA FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGAS

Equipamento permite a leitura automática de placas de veículos, ainda que transitem em alta velocidade.

A ANTT iniciou, este mês, testes em equipamento com tecnologia OCR – Optical Character Recognition –, ferramenta que permite a leitura automática de placas de veículos, ainda que transitem em alta velocidade. O equipamento realiza consultas à base de dados da ANTT em tempo real e indica, por meio de alertas, os veículos que estão em situação irregular. Os testes acontecem na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.

A ação propõe avaliar a utilização de recursos tecnológicos na identificação de veículos, melhorando a produtividade das equipes de trabalho, além de garantir a manutenção da segurança viária e a regularização do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

A tecnologia poderá se transformar numa importante ferramenta para a ação fiscalizatória da Agência. Com a prévia identificação dos veículos e verificação de irregularidades no cadastro, a fiscalização será mais efetiva e evitará abordagens desnecessárias. Hoje, a fiscalização dos veículos é feita, em sua maioria, por amostragem.Os testes acontecerão até o final do mês de maio em diversos postos da Nova Dutra.


Fonte: Ministério dos Transportes

AGÊNCIA PRORROGA PRAZO DO RNTRC

Cronograma para recadastramento será divulgado posteriormente.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou o prazo de validade dos Certificados de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas- RNTRC.

A Resolução nº 4.330 que traz esta medida foi publicada nesta quinta-feira (15/05) no D.O.U. O prazo de validade dos certificados, com validade de cinco anos, terminaria em maio deste ano.

O cronograma para recadastramento será divulgado posteriormente, sem prejuízo ao exercício da atividade de transporte rodoviário de cargas.

Veja como ficam os novos prazos de validade dos Certificados do RNTRC na tabela abaixo.


Fonte: Carga Pesada

quinta-feira, 15 de maio de 2014

MERCEDES-BENZ REGISTRA REAÇÃO DE VENDAS

Problema com Finame acabou, agora é economia que precisa crescer.

 “Estamos sem duvida em momento difícil e atípico no mercado de caminhões, por isso está difícil fazer qualquer previsão, mas devemos manter as vendas ainda em média elevada em relação à década passada.” Assim Philipp Shiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil e América Latina, avalia o desempenho atual das vendas de comerciais pesados no País. Na dúvida, ele mantém a projeção de queda em torno de 10% este ano, mas admite que o cenário já melhorou depois que o governo tomou medidas para destravar os financiamentos pelo Finame/PSI, do BNDES. “Não existe mais problema de Finame, agora o que falta é a economia crescer, pois o negócio de caminhões está intimamente atrelado ao avanço do PIB”, destaca o executivo.

Schiemer aposta em um mercado de 135 mil caminhões este ano, o que deixaria a média desde 2010 em 152 mil unidades/ano, o que está bastante adiante da média de 78 mil nos anos 2000 e de 45 mil na década de 1990. “Não é ruim, poderia ser pior, mas está abaixo do potencial de crescimento do Brasil”, avalia.

Apesar da retração jpa praticamente estabelecida para este ano, Schiemer ressalta que há diversos fatores que garantem o crescimento futuro das vendas de caminhões no País. Ele destaca os setores do agronegócio, construção civil, atacadista e varejista como os principais impulsores do mercado nos próximos anos. “Também devemos considerar que a idade da frota brasileira de caminhões é elevada e um dia deveremos ter um plano de renovação”, diz. Segundo calcula o executivo, um programa de renovação poderia aumentar o mercado entre 20 mil e 30 mil unidades/ano. 

“Não estamos desanimados, acreditamos que o mercado de caminhões tem potencial elevado aqui. As licitações de portos, aeroportos e estradas devem trazer mais negócios”, afirma. “O governo acertou ao tomar medidas para adequar os financiamentos do Finame. Mas isso vem depois da decisão de compra, e isso só acontece quando a economia cresce. Infelizmente, o País está crescendo abaixo do que precisa”, resume. 

Segundo Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, as vendas já começaram a se aquecer após as medidas que destravaram as concessões do Finame. “Após um primeiro trimestre muito fraco, já houve uma reação este mês. Agora o Finame não é mais desculpara para não vender”, diz.


Fonte: Automotive Business

MERCEDES-BENZ LANÇA PACOTE ECONFORT

Novidades entram nos pesados Actros e Axor e semipesado Atego.

A Mercedes-Benz incorpora a partir de julho em suas linhas de caminhões pesados e semipesados o pacote Econfort, que agrega diversas novas tecnologias para aumentar a economia de combustível e conforto do motorista a bordo. A oferta é o primeiro fruto de investimentos prometidos de R$ 300 milhões que o fabricante faz no período 2014-2015 para incluir novas tecnologias às suas famílias de veículos comerciais.

“Ao todo são 40 novidades que serão lançadas até julho nas linhas Actros, Axor e Atego, com o objetivo de oferecer o melhor TCO (custo total de propriedade, na sigla em inglês) do mercado, com redução de consumo e dos intervalos de manutenção”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil e América Latina. Existem alguns equipamentos opcionais, mas a maioria do pacote Econfort será incluído nos caminhões sem elevações dos preços praticados atualmente. “Precisamos ter tudo que a concorrência tem pelo mesmo valor ou até menos quando possível”, explica Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da marca no País. 

O modelo topo de linha extrapesado Actros, por já ser bastante completo, foi o que menos incorporou itens do Econfort. A principal novidade são os novos eixos HL6 e HL8 sem redução no cubo de roda, o que reduz o arrasto e pode reduzir o consumo de combustível em até 3%, dependendo do tipo de operação. A novidade também diminui o custo de manutenção com aumento de 50% no intervalo de trocas de óleo, que subiu de 120 mil para 180 mil quilômetros. 

O ar-condicionado noturno e a cabine “megaspace” são os atributos para tornar mais confortável a vida do motorista rotas longas, algo que vem se tornando estratégico para a maior parte dos transportadores – com a falta de profissionais enfrentada atualmente, sai na frente das contratações quem oferece caminhões mais confortáveis.

Os pesados Axor também incorporam vários itens do Econfort. Entre os principais estão a suspensão a ar da cabine (outra solução para tornar as viagens mais confortáveis), os novos eixos, interior renovado e o câmbio automatizado Powershift reprogramado. Segundo a Mercedes, com o novo software projetado exclusivamente para as condições das estradas brasileiras, as trocas de marchas ficaram 10% mais rápidas. Trabalhando em conjuntos com os novos eixos, a redução de consumo pode chegar a mais de 5%. Como opcional, o Axor também pode incorporar suspensão traseira pneumática. “Com esse pacote, na verdade estamos relançando o Axor”, diz Schiemer.

Por fim, o semipesado Atego 2430 é o modelo que mais ganhou eficiência com o pacote Econfort. A cabine leito ficou significativamente mais confortável para os pernoites com uma cama king size (também introduzida no Actros e Axor). Com os novos eixos e o câmbio Powershift, segundo a Mercedes o caminhão agora tem o maior torque de seu segmento, e assim pode transportar 453 quilos a mais do que o concorrente mais próximo.

A Mercedes-Benz também destaca a oferta do sistema Fleetboard para a linha de caminhões a partir do segundo semestre. O equipamento inclui rastreamento com bloqueador integrado à eletrônica do veículo, geração de relatório individualizado de desempenho por motorista e diagnóstico de problemas à distância (telediagnóstico). A montadora promete que os custos operacionais podem ser reduzidos em até 15% com o uso da telemática.


Fonte: Automotive Business

VOLKSWAGEN ASSUME CONTROLE DA SCANIA

Com oferta de € 6,7 bilhões, terá 90,5% do capital da fabricante sueca.

O Grupo Volkswagen enfim conseguiu emplacar a oferta pública de € 6,7 bilhões (US$ 9,2 bilhões), anunciada em fevereiro para comprar todos os 299 milhões de ações que ainda não tinha da Scania. A novidade foi anunciada por Martin Winterkorn, presidente do conselho administrativo do Grupo VW, durante reunião anual da montadora, realizada na terça-feira, 13, na Alemanha. 

Com a aquisição, a Volkswagen controlará a partir de maio 90,5% do capital da Scania, já que os detentores de 27,5% da empresa sueca aceitarem a oferta de US$ 30,48 dólares por cada ação, ficando assim acima do mínimo de 90% de aprovação. 

Desde o ano 2000, a companhia alemã vem adquirindo de forma gradativa o controle da fabricante sueca de caminhões, ônibus e motores. No início de 2014, o grupo já era dono de 89,2% de suas ações ordinárias e de 62,6% do capital social. Contudo, segundo a Volkswagen, a estrutura acionária ainda não permitia aproveitar todo o potencial de cooperação entre as empresas do grupo, especialmente da MAN com a Scania, por causa de restrições legais em vigor para proteger acionistas minoritários. 

Com o controle integral da Scania, o grupo agora consolidará o desejo de formar uma divisão integrada de veículos comerciais (o que inclui também a Volkswagen Nutzfahrzeuge, de utilitários leves, e a marca de caminhões e ônibus Volkswagen já controlada pela MAN), capaz de competir globalmente com Daimler e Volvo. 

O objetivo do Grupo Volkswagen é aprofundar a cooperação entre as três empresas em áreas como transmissões, chassis, cabines e eletrônica para alcançar sinergias e lucro operacional anual de € 650 milhões. 

Segundo informações de Automotive News Europe, a nova aliança deverá ser liderada por Andreas Renschler, ex-chefe da Daimler Trucks. O executivo deve assumir em fevereiro de 2015. 

“Estamos satisfeitos que os acionistas da Scania aceitaram a nossa oferta altamente atraente. Está é uma boa notícia para o Grupo Volkswagen como um todo. Agora podemos tomar o próximo passo consistente para fortalecer a nossa estratégia de integração operacional entre Scania, MAN e Volkswagen Caminhões, a fim de formar um grupo líder no segmento. O sucesso da oferta também é uma boa notícia para a Scania, que terá novas oportunidades. Os funcionários da Scania também devem enxergar a notícia com positividade, pois vamos salvaguardar os trabalhos locais e na Suécia, conforme acordo com sindicatos”, declarou Winterkorn.


Fonte: Automotive Business

quarta-feira, 14 de maio de 2014

RODOVIAS DE SP ADOTAM MEDIDAS DE SEGURANÇA POR CONTA DE NEBLINA

Baixa visibilidade na estrada exige atenção redobrada dos condutores.

Para reduzir os riscos de acidentes nas estradas nessa época do ano e alertar o motorista sobre o aumento de ocorrências de neblina, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as demais concessionárias do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias do Estado iniciam uma série de medidas operacionais.

Mais comum entre os meses de maio e agosto, a neblina reduz a visibilidade por causa da névoa e aumenta o perigo de colisões e atropelamentos. No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a Ecovias, concessionária responsável pela via, atua em parceria com a Polícia Rodoviária Militar na Operação Comboio, ação na qual os veículos que seguem sentido Litoral são escoltados por viaturas da polícia rodoviária e da concessionária a uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora.

As demais concessionárias adotam outras medidas, como a revitalização das sinalizações verticais (placas e painéis informativos) e horizontais (pintura de solo), veiculação de mensagens alertando os motoristas nos painéis de mensagens eletrônicos espalhados pelas rodovias, implantação de sinalização com uso de viaturas, entre outras.

Aos motoristas, a Artesp sugere reduzir suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina, manter uma distância segura do veículo à frente, acender os faróis baixos, não parar o veículo no acostamento e não ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento. Além disso, o motorista também pode utilizar a pintura de faixa da pista como referência do caminho e se manter atento aos sinais sonoros externos.


Fonte: O Carreteiro

sexta-feira, 9 de maio de 2014

FORD EXIBE CARGO EXTRAPESADO NA EXPOSAFRA NO PARANÁ

A Ford Caminhões participa da Exposafra, que começa hoje no Porto de Paranaguá, Paraná, com a exposição dos extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, modelos que se destacam pela robustez, eficiência, conforto e tecnologia. Na feira, com grande prestígio no segmento de cargas, os modelos estarão disponíveis para test-drive, já implementados e lastreados, em um percurso de 1 quilômetro em formato circular.

Lançados em 2013, os extrapesados Cargo possuem um conjunto mecânico altamente eficiente, com trem de força formado pelo inédito motor de 10.3 litros e 6 cilindros, com 420 cavalos de potência e 1.900 Nm de torque, combinado com a transmissão automatizada de 12 velocidades. Os novos extrapesados trazem componentes de última geração que contribuem para operação robusta e eficiente.

“A Exposafra é uma excelente oportunidade para demonstração dos nossos produtos para frotistas, caminhoneiros e empresários da região”, explica Antonio Baltar Jr., gerente nacional de Marketing e Vendas de Caminhões.

Na área de exposição da Ford, além dos caminhões, também serão apresentadas palestras educativas para frotistas e caminhoneiros, sobre a nova lei dos motoristas, lucro e custos no transporte de carga, reajuste das tabelas de frete e comparação de desempenho de caminhões novos e usados.

Outra iniciativa da Ford Caminhões é o projeto de relacionamento “Na Estrada com Você”. Os clientes poderão postar mensagens, depoimentos e recados para seus familiares, amigos ou parceiros da estrada por meio do site da Ford Caminhões (www.fordcaminhoes.com.br/eventos 2014).


Fonte: Assessoria de Imprensa Ford

CAMINHÕES MAN TGX PASSAM A SER 100% FINANCIADOS PELO BANCO VOLKSWAGEN

Conhecida por oferecer taxas e condições atrativas para financiamento, a MAN Latin America, em parceria com o Banco Volkswagen, inova mais uma vez: clientes da marca MAN poderão financiar 100% dos produtos MAN TGX. A outra novidade fica por conta de mais uma conquista no plano de nacionalização das peças.  A partir de agora, toda linha TGX está aprovada para venda por meio do BNDES Finame com direito a 80% da regra vigente para o programa Finame PSI. As condições são válidas para os caminhões MAN TGX 28.440 e MAN TGX 29.440. 

Em parceria com o Banco Volkswagen, os clientes poderão financiar 100% dos caminhões MAN TGX com taxa promocional de 0,59% ao mês, valor que contempla uma porcentagem subsidiada pela montadora. Em princípio, este plano diferenciado está válido somente para pedidos realizados até 31 de agosto de 2014. Os clientes serão atendidos por profissionais capacitados e treinados em uma das mais de 150 concessionárias espalhadas por todo Brasil e poderão conferir as taxas e condições especiais para esta ação que envolve BNDES Finame 80% e CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

A segunda opção é o financiamento do produto por meio do BNDES Finame, subsidiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e também pela montadora, com taxa de 0,49% ao mês. Este é mais um produto desenvolvido em parceria com o Banco Volkswagen e envolve BNDES Finame 80%, CDC para financiamento da parte não contemplada pelo BNDES Finame garantindo a entrada de 10% em cima do valor do produto, isto tudo para que o cliente possa adquirir o TGX nas mesmas condições financeiras dos demais produtos que já possuem direito a 100% da regra do Finame PSI. “Demos um grande passo quanto à nacionalização dos caminhões MAN TGX, fortalecendo, assim, sua competitividade no mercado brasileiro. Este é o reflexo do trabalho árduo de nossa empresa em alcançar cada vez mais as melhores condições de comercialização aos nossos clientes”, reforça Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. 

Além destas condições de financiamento, os clientes podem optar pela aquisição de cotas de consórcio, que não exige entrada e contempla entregas antecipadas e programadas e está disponível para empresas de todos os portes. Esta ação conta com parceria das administradoras financeiras das empresas Maggi, Gaplan, Tarraf, Apta, Grupo Mônaco e Grupo Servopa. Todas pertencem à consagrada rede de concessionárias da marca Volkswagen.


Fonte: Comunicação MAN Latin America

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CARAVANA RODA BRASIL LEVA O DAF XF105 A CLIENTES DE TODO O PAÍS

Ação será realizada em 21 cidades das cinco regiões brasileiras, com palestras, test-drive e exposição dos modelos da marca.

Caminhoneiros e frotistas de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc. A partir de 5 de maio, a empresa inicia o projeto Roda Brasil, uma caravana que percorre 21 cidades do País. Voltada ao motorista, a ação conta com palestras, exposição dos caminhões, test-drive e representantes dos concessionários para realização de negócios.

A primeira etapa será em Paranaguá, no litoral paranaense, durante a 18ª Exposafra, que acontece de 5 a 8 de maio, no Pátio de Triagem do Porto. Nos três dias de evento, o público terá a oportunidade de testar o extrapesado XF105 em circuito pré-determinado, conhecer de perto as qualidades dos modelos DAF e assistir a palestras técnicas sobre os caminhões da empresa e instruções para condução segura.

“O Roda Brasil é uma ação voltada para o motorista. Durante a caravana, o cliente terá a oportunidade de conhecer os caminhões DAF e se aprofundar tecnicamente no XF105, por meio de palestras e esclarecimento de dúvidas com a equipe. Também será possível testar os modelos, a melhor forma de comprovarmos a qualidade do nosso produto”, ressalta Jorge Medina, diretor de Marketing da DAF Caminhões Brasil. “Fizemos questão de inserir na programação ações que comprovassem todo o esforço da engenharia local, em conjunto com a equipe da Holanda, para oferecer ao mercado brasileiro um caminhão robusto, eficiente e com conforto acima da média”,completa.

Próximas etapas

Após o início em Paranaguá, a caravana Roda Brasil passará por Ponta Grossa, Maringá e Cascavel, no Paraná. No Rio Grande do Sul, irá para as cidades de Eldorado do Sul e Portão. As demais localidades serão divulgadas ao longo das próximas semanas no endereço www.facebook.com.br/DAFCaminhões.

O projeto Roda Brasil permanecerá por três dias nos municípios do roteiro. Os pontos de parada serão sempre em eventos regionais ou postos de estrada, e contarão com o apoio do Concessionário responsável pela região.

Serviço

1º Etapa da caravana Roda Brasil
Local: 18ª Exposafra – Paranaguá (PR) - Pátio de Triagem do Porto
Horário da exposição: 15h às 21h
Horário do test-drive: 9h às 17h
Entrada gratuita


Fonte: Assessoria de Imprensa DAF