segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FOTON AUMARK TRAÇA ESTRATÉGIA PARA O MERCADO BRASILEIRO

Companhia investirá R$ 340 milhões para estruturar operação no País.

Depois de ida e vindas, a localização da fábrica da Foton Aumark do Brasil (FAB) está decidida. Será na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. "Ontem (26 de setembro) recebemos o protocolo de meio ambiente assinado o que nos permite entrar com o processo no MDIC", disse o presidente da companhia, Luiz Carlos Mendonça de Barros. "Também recebemos aprovação formal do governo do Estado da venda do terreno para montarmos a fábrica." 

Espera-se que este seja o fim de uma novela, que envolveu o Rio de Janeiro e causou estranheza no mercado, uma vez que havia a possibilidade de o estado carioca entrar como sócio no empreendimento. "Um problema ambiental nos impediu de ir para Itatiaia (RJ)", explicou Mendonça de Barros, ao comentar que com o Inovar-Auto os Estados “comoditizaram” incentivos para atrair as indústrias. 

Assim, a Foton caminha em frente e traça a sua estratégia para o mercado nacional, apesar de não participar da Fenatran deste ano, que ocorre no fim de outubro em São Paulo. Os planos são de acelerar a construção da fábrica que será feita em duas etapas, sendo a primeira com investimentos de R$ 280 milhões em linha de montagem, escritórios administrativos, pátios, logística e também em uma pista de testes. 

Além disso, outros R$ 60 milhões serão investidos em operações de armazenamento e distribuição logística de peças e componentes, estruturação da rede concessionária, operações comerciais e homologação de produtos. Do total (R$ 340 milhões), cerca de 50% são de recursos próprios e o restante será obtido por financiamento. 

Já na segunda fase, a proposta é fazer uma estrutura intermediária ao consórcio modular, com a instalação de alguns fornecedores-chave na área da planta, que tem 1,5 milhão de metros quadrados. Com os planos da fábrica traçados, a Foton Aumark espera conseguir a habilitação do governo no Inovar-Auto em até 50 dias. 

A produção nacional começará no último quadrimestre de 2015 com a montagem das primeiras unidades de teste. A capacidade instalada será de 21 mil caminhões por ano em um único turno, com a geração de 300 empregos diretos e 900 indiretos na região de Guaíba. 

Motor e câmbio já estão definidos: Cummins e ZF, que já são fornecedores da Foton na China. De acordo com o vice-presidente da companhia, Orlando Merluzzi, outros componentes já estão sendo cotados no Brasil, como freios, chassis, bancos e vidros. "Nesta primeira fase a cabine será importada, pois o investimento em uma estamparia seria equivalente ao que vamos fazer em toda a fábrica." 

PRODUTOS 

Enquanto a fábrica não fica pronta, os caminhões serão importados. A Foton pretende comercializar apenas modelos comerciais leves e semipesados, entre 3,5 e 24 toneladas de Peso Bruto Toral (PBT). "Essa faixa corresponde a 73% do mercado de caminhões e é onde enxergamos o maior crescimento", aponta Merluzzi ao ponderar sobre as crescentes restrições à circulação de caminhões pesados nos centros urbanos. 

A rede concessionária, que atualmente conta com 12 pontos em seis estados (MG, PA, RJ, RS, SP e SC), será ampliada de forma gradativa. "Estamos com mais oito em implementação até o fim desse ano, e temos planos de atingir 92 até 2016", disse Merluzzi. 

Neste período de dois anos, a expectativa é importar cerca de 5 mil veículos, apesar de a cota de importação se o IPI adicional da companhia ficar em torno de 10.000 unidades. O argumento de venda será similar ao que fazem as chinesas no segmento de veículos de passeio: modelos com mais conteúdo de série (ar-condicionado, freios ABS, cd player, vidros e travas elétricas, acelerador automático, três anos de garantia com mão de obra gratuita nas três primeiras revisões) pelo preço do veículo “pelado” da concorrência. Assim, o Foton Aumark de 3,5 toneladas de PBT deve custar R$ 83.000. 

VENDAS

Mendonça de Barros sabe como é complicado obter financiamento bancário no País. "Existem filtros e um deles é o do financiamento e, no setor de transportes, um dos itens que formam a base do financiamento é o valor do bem no mercado secundário. Como somos uma operação nova, não temos este parâmetro, e temos de negociar com os bancos para que eles fiquem confortáveis e liberem o crédito", comentou. 

"Por isso estamos negociando com bancos chineses que mostraram interesse em apoiar a operação brasileira e criar mecanismos alternativos ao Finame, com prazos mais longos e taxas competitivas", revelou o presidente da organização. "Estamos negociando com eles, que inclusive querem ser instrumentos para trazer fabricantes de autopeças para o Brasil." 

Os planos são ambiciosos. A FAB quer ser a sétima maior marca de caminhões no Brasil em oito anos, com 5% do market share. Até lá terá de mostrar as qualidades dos produtos e derrubar o preconceito sobre as marcas chinesas, ainda desconhecidas pela maioria dos consumidores, principalmente no segmento de caminhões.


Fonte: Automotive Business

BRASIL TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DA IVECO MAGIRUS FORA DA EUROPA

Veículos para combate a incêndios serão produzidos na planta de Sete Lagoas.

Após entrar em um novo nicho de mercado no Brasil, o de veículos militares, a Iveco conta com a mesma estratégia de expansão para trazer ao País a produção de mais um de seus produtos no mercado de veículos especiais: a Magirus, adquirida pela montadora na década de 1970 e que produz modelos para uso em combates a incêndio, terá sua primeira fábrica fora da Europa. Com sede em Ulm, cidade do sul da Alemanha, a empresa conhecida mundialmente por suas escadas giratórias terá uma nova linha de produção no complexo de Sete Lagoas (MG) cujas operações estão previstas para ter início até o fim de 2014.

Antes mesmo da produção local, a Magirus estará presente no País já no próximo mês: há uma semana saiu da Europa uma unidade daquele que será seu primeiro caminhão destinado a um cliente brasileiro: o modelo é o Super Impact 6x6, nova geração do modelo Impact, já existente no portfólio Magirus, baseado sobre a mesma plataforma do Iveco Tector (que na Europa é chamado de Eurocargo). Por meio de um contrato de R$ 140 milhões, este será o primeiro de um lote de 80 unidades que serão entregues à Infraero, empresa pública que administra os aeroportos no Brasil.

“As primeiras unidades serão importadas: até o início da Copa do Mundo (junho de 2014), devemos entregar 69 unidades do Super Impact para atender os aeroportos no Brasil”, conta o diretor de Logística da Magirus para a Alemanha, Thales Maia, executivo de origem brasileira que está na Europa há 12 anos. “Os demais serão produzidos em Sete Lagoas”, completa.

A Iveco aguardará a chegada do primeiro Magirus no Brasil, em outubro, para anunciar detalhes dos seus planos para a marca no País, como investimento para a linha de produção brasileira. Para o CEO da Magirus, Antonio Benedetti, o Brasil e a América Latina representam oportunidade para a empresa: “Com uma população acima dos 500 milhões de habitantes, a América Latina ainda tem uma estrutura muito abaixo da necessidade quando se trata de equipamentos para salvamento, considerando não só incêndios, mas desastres naturais, entre outros. Isso significa que há uma demanda reprimida que os governos devem suprir”, comentou. 

Assim como todos os caminhões de prevenção e combate a incêndio da Magirus, o Super Impact é adaptado conforme a necessidade do cliente. No caso do Brasil, o modelo será do tipo caminhão-bomba, com chassi e cabine adaptados para operações em aeroportos. Com capacidade para 11 mil litros de água, 22% a mais que seu antecessor, o veículo leva até três operadores na cabine, um a mais do que a versão anterior.

O modelo é fabricado na nova linha de montagem da Magirus dentro do complexo industrial de Ulm, inaugurado na quinta-feira, 26, e que recebeu investimento de € 35 milhões no último ano para a reconstrução de um galpão que abrigava a montagem do Iveco Stralis, linha transferida para a planta da marca em Madri, na Espanha. Com capacidade para 1,8 mil unidades em dois turnos, atualmente opera em um único turno, para 1 mil veículos por ano. O complexo abriga ainda a produção de toda a estrutura para a montagem de cabines, adaptação de chassi e fabricação das escadas giratórias e articuladas, entre 24 e 60 metros de altura. Além disso, o aporte contemplou ainda a unificação das áreas de engenharia, dando origem ao novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Magirus, que concentra a partir de agora em Ulm as engenharias que funcionavam em outras plantas da marca, na Áustria (que fabrica entre 100 a 120 veículos apenas para o mercado local), e Itália, especializada em caminhões destinados a aeroportos, cuja equipe participou do desenvolvimento do Super Impact, projeto que durou 12 meses.

O complexo de Ulm é responsável pela adaptação, montagem e fornecimento de equipamentos necessários em operações de salvamento para veículos que servem bombeiros de todo o mundo. Monta os três tipos essenciais de veículos – aéreo (com escada giratória – geralmente caminhões médios), caminhão-bomba (veículos para esguichos d’água, sem escada) e de resgate (utilitários leves adaptados e ambulâncias). Além dos modelos Iveco (Daily, Tector, Tracker e Stralis), que detêm 50% da produção, a Magirus conta com flexibilidade para montar veículos especiais sob plataformas de diversas marcas, à escolha de clientes, como caminhões Scania, Mercedes-Benz e MAN. 

Além da nova linha de produção, em 2014 a unidade dará início às atividades do chamado Centro Delivery, serviço dedicado ao atendimento ao cliente, que, em visita à fábrica, participará da concepção do veículo, desde a escolha do modelo até o tipo de equipamentos, conforme suas necessidades locais, a exemplo do que a Iveco fez com representantes da Infraero, que conheceram em Ulm o conceito do Super Impact.


Fonte: Automotive Business

MAN LATIN AMERICA: PIONEIRISMO EM TESTES COM DIESEL DE CANA

De forma inovadora, a MAN Latin America desenvolve estudos com 100% de diesel de cana em motores Euro 5 em bancada dinamométrica, cujos componentes do trem de força são medidos a partir de uma análise estática simulando assim, diferentes condições de operação. Os primeiros resultados apontam dados extremamente satisfatórios: 15% de redução de emissões de NOx, 77% de reduções de emissões de material particulado e diminuição em 42% de opacidade (fumaça preta). Com mais de 500 horas de testes, itens como potência, torque, consumo e durabilidade mostram as vantagens deste biocombustível. O diesel é fornecido pela Amyris, referência mundial no desenvolvimento de diesel de cana.

A empresa trabalha agora para expandir o escopo da pesquisa com testes de campo. A primeira fase foi realizada em caminhões Constellation da Coca-Cola Andina Brasil. Foram testados quatro caminhões 17.190 e dois 24.280, todos movidos com 100% de diesel de cana, durante o mês de junho, no Rio de Janeiro. Os testes com motores Euro 5 resultaram em considerável queda na emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e aqueles que contribuem para degradação da qualidade do ar, como o material particulado.

Os testes renderam ainda destaque internacional à montadora. Também em parceria com a Amyris para avaliações em motores TDI (Turbocharged Direct Injection) nos Estados Unidos, a Volkswagen Alemanha reconhece a contribuição da MAN Latin America como decisiva para manter o Grupo Volkswagen na vanguarda mundial em prol da formatação de uma mobilidade mais sustentável.

A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3. O pontapé inicial foi dado com a Santa Brígida, empresa de transporte urbano de São Paulo, quando testou cinco Volksbus 17.260 V-Tronic, com mistura de 10% de diesel de cana e 90% de diesel metropolitano, entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2013. Os veículos percorreram mais de 500 mil Km. O abastecimento foi realizado pela BR Distribuidora dentro da sede da empresa, também com diesel desenvolvido pela Amyris.

Para avaliação dos componentes, a MAN Latin America utilizou veículos originais de fábrica, o que salienta a adequação deste combustível aos motores da linha de produtos da montadora. O objetivo da empresa é realizar testes com diesel que não necessite readequação dos motores originais dos caminhões ou ônibus, e que possam maximizar o resultado operacional dos frotistas.


Fonte: Comunicação MAN Latin America

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DAIMLER TRUCKS ASIA QUER 290 MIL UNIDADES ATÉ 2020

Subsidiárias MFTBC e DIVC trabalham juntas a fim de ampliar exportações para Ásia e África.

Com importante mercado na Ásia, as subsidiárias Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e a Daimler India Commercial Vehicles (DICV) trabalham em colaboração sob o controle da Daimler Trucks Asia para atingir 290 mil caminhões negociados no mundo até 2020.

Os mercados de exportação da Ásia e África impulsionam o crescimento, para o qual a Daimler Trucks Asia tem uma gama de produtos ampliada. Desde maio de 2013, a planta da DICV de Chennai produz cinco novos caminhões Fuso visando às exportações.

Presente em mais de 30 mercados africanos, a fábrica da MFTBC em Kawasaki, no Japão, fornece caminhões Fuso equipados para as condições de operação na África. A previsão é que outros mercados sejam adicionados à rede, a fim de explorar o potencial do continente africano. 

Com a gama de produtos Fuso ampliada, a Daimler Trucks também está preparada para outros mercados, como Quênia e Zâmbia. Para aumentar ainda mais as vendas unitárias na África, a Daimler Trucks está oferecendo um amplo portfólio de produtos. 

Para reforçar a presença nos mercados em crescimento, a MFTBC e a DICV apostam no portfólio integrado de produtos. Pelas atividades conjuntas dessas companhias em desenvolvimento de produtos, produção e aquisições, a Daimler Trucks Asia usa os pontos fortes de ambas, que continuam a operar como subsidiárias independentes da Daimler AG.


Fonte: Automotive Business

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MERCEDES-BENZ LANÇA NOVOS MODELOS SEMIPESADOS DA LINHA ATEGO E AUMENTA O PORTFOLIO PARA DISTRIBUIÇÃO URBANA E TRANSPORTE RODOVIARIO

A Mercedes-Benz, com o lançamento dos modelos Atego 2430 6x2 e Atego 1729 coletor de lixo, amplia ainda mais seu já abrangente portfólio de caminhões semipesados. A marca também confirma seu compromisso de oferecer a mais completa solução para os transportadores brasileiros, composta pelo veículo certo para todo tipo de necessidade, e por um vasto pacote de produtos e serviços de pós-vendas. Assim, expande a oferta de configurações, com versatilidade para atender plenamente aos clientes que atuam na distribuição e prestação de serviços em áreas urbanas, bem como no transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias.

Os dois novos caminhões Atego são atrações da Mercedes-Benz na Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Mercedes-Benz oferece soluções completas para os clientes

De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, a marca é provedora de uma solução completa para os transportadores de cargas e de passageiros. “Nosso cliente sente a excelência do atendimento Mercedes-Benz logo na aquisição do seu veículo, quando pode escolher o melhor caminhão, ônibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade, característica marcante de nosso portifolio de produtos, que é o maior do País”, diz ele.

“Além disso, para apoiar o cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes, oferecendo o mais completo pacote de serviços de pós-venda, o sistema de gestão de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de negócios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra e venda de usados”, ressalta o executivo. Segundo Maier, os lançamentos e novidades de produtos e serviços expostos na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz, que há 57 anos contribui para a evolução dos meios de transporte do Brasil, por meio de soluções eficientes e rentáveis, com a qualidade e confiabilidade.

Novidades do Atego potencializam as vantagens para o cliente

“Os caminhões Atego são reconhecidos pela alta qualidade, flexibilidade de aplicações, durabilidade, reduzido consumo de combustível, menor custo operacional e ampla disponibilidade para o trabalho”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, asseguram excelente custo/benefício e produtividade para as atividades de transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para seus negócios”.

Na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz também apresentará diversas outras novidades para a linha Atego, como nova geração de eixos traseiros, interior totalmente renovado com disponibilidade de cama king size, e configuração opcional de dois tanques de combustível, ampliando a capacidade total para 600 litros de diesel nos modelos Atego 2426 e Atego 2430. Além disso, toda a linha Atego oferece o novo conceito de suspensão de cabina.

NOVO ATEGO 2430 6x2

Inovação: câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode

O Atego 2430 é o primeiro caminhão do segmento de semipesados a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem. Diferencial de conforto da marca, este câmbio de avançada tecnologia propicia elevada comodidade e praticidade para o motorista, aumentando a segurança e o prazer de dirigir e, em consequência, sua produtividade.

O Mercedes PowerShift pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo câmbio Mercedes Powershift G211 de 12 marchas, com a última marcha direta, poupa o trem-de-força de abusos e realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto de operação. Além disso, contribui para a otimização do consumo de combustível e minimiza diferenças de condução entre os motoristas, uniformizando o resultado obtido pelos menos experientes e pelos melhores. Com isso, a média de consumo da frota melhora significativamente.

O câmbio Mercedes PowerShift G211 também traz como novidade o EcoRoll, tecnologia já aplicada no Actros. Esta função coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada, procedimento que é executado sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível.

Adicionalmente, tem-se a opção de acionar-se o modo Power que durante 10 minutos libera mais rotação do motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives ingrimes. Outra vantagem desse câmbio é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenção.

O Atego 2430 continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G131 de 9 marchas, que conta agora com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia, facilita o engate das marchas e minimiza a possibilidade de eventuais erros de operação.

O motor OM 926 LA do Atego 2430 ganhou um novo conceito de curva de torque e atinge 1.250 Nm a 1150 rpm. Com isso, a dinâmica de engates das marchas foi otimizada para minimizar as trocas, mantendo a velocidade operacional do veículo. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente trabalhe na rotação de menor consumo de combustível e maior conforto. Além disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do sistema de arrefecimento e compressor de ar.

Todas essas novidades, aliadas à exclusiva tecnologia BlueTec 5, resultam em maior economia no consumo de combustível.

Nova geração e nova relação de eixos traseiros

Também na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz apresentará a sua nova geração de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Mais leves, eles também apresentam facilidades para eventuais trabalhos de manutenção.

Além disso, nessa nova linha de eixos são oferecidas novas relações, para atender à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no transporte de cargas. As novas relações, além da economia de combustível, trazem como outro importante benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de trabalho.

Com todas estas inovações aplicadas ao Atego 2430, pode-se alcançar redução no consumo de combustível de até 6%. “Temos certeza de que essa novidade vai de encontro com as necessidades e interesses de nossos clientes. Além de moderno, flexível, confortável esse caminhão apresenta vantagens reais em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como música para o ouvido de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.

Nova suspensão da cabina amplia o conforto a bordo

Diversas novidades agregadas a toda linha Atego estão incorporadas ao novo modelo 2430. Este é o caso, por exemplo, da nova suspensão da cabina, que foi totalmente reformulada para proporcionar um nível de satisfação e conforto ainda maior para o motorista e para os acompanhantes. Isso resulta em maior produtividade e segurança, aumentando, consequentemente, a rentabilidade operacional para o cliente.

O novo sistema de suspensão da cabina conta com molas helicoidais, e incorporou um novo projeto construtivo que trouxe substancial melhora no isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Dessa forma, torna mais cômoda a jornada de trabalho. O novo conceito de suspensão da cabina do Atego também é muito mais robusto e resistente, minimizando a demanda por manutenção.

Novo interior da cabina propicia mais conforto e bem-estar a bordo

Um grande destaque dos caminhões Atego é o novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito mais elegante e agradável ao tato. A praticidade de limpeza não foi sacrificada, pois os revestimentos podem ser limpos facilmente com pano úmido, conservando sempre o seu aspecto.

Nossos clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que mantem a patricidade de limpeza atual, e ainda agrega vantagens de melhoria acústica. Junto com os novos revestimentos, tapetes mais densos, proporcionam maior absorção de ruídos e melhor isolamento acústico.

Ganham evidência também os novos itens de conforto e praticidade, como novos porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que tornam o ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo está sensivelmente aprimorado, garantindo a satisfação dos motoristas.

Novos bancos e cama proporcionam alto nível de conforto

O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico, contando com novas costuras, espuma de alta densidade e novas regulagens, como ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa estatura, sem prejudicar os demais indivíduos. Tudo isso faz com que a condução do veículo fique muito mais agradável e confortável, aumentando significativamente a produtividade do motorista.

Após sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama, com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto para suas horas de descanso. O revestimento da cama é removível e lavável, facilitando a sua limpeza.

Cama king size maximiza o conforto para descanso

Para aumentar ainda mais o conforto oferecido pelas camas das cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) da linha Atego, a Mercedes-Benz lança a inédita versão king size. Uma cama dupla que assegura excelente nível de conforto graças ao maior espaço disponível (meio metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de descanso e ótimas noites de sono para o motorista. Deixando-o pronto para uma viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca Mercedes-Benz no mercado.

Capacidade de até 600 litros de combustível oferece maior autonomia

O Atego 2430 e o Atego 2426, com distância entreeixos de 5.400 mm, podem receber a configuração de dois tanques de combustível de 300 litros cada um, totalizando uma capacidade de 600 litros. Dessa forma, fica garantida maior autonomia, vantagem especialmente indicada para as aplicações rodoviárias de longa distância.

Painel prático e funcional

No interior da cabina, o caminhão Atego proporciona mais vantagens para o motorista, garantindo excelente ergonomia e ampla comodidade. Extremamente prático e funcional, o painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l e do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Ambos são itens de série no Atego.

Caminhões Atego saem de fábrica com Top-Brake e ABS de série

Todos os caminhões Atego da Mercedes-Benz vêm equipados, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake e agora com freios ABS, oferecendo maior segurança e eficiência de frenagem, bem como menor desgaste dos componentes do sistema de freio e dos pneus.

NOVO ATEGO 1729

Robusto e especialmente desenvolvido para as operações de coleta de lixo

Chega ao mercado o novo caminhão semipesado Atego 1729, modelo desenvolvido especificamente para esta aplicação, que se destaca pela extrema robustez do trem-de-força, capaz de realizar seu trabalho com a confiabilidade característica da marca Mercedes-Benz. O modelo estará disponível para venda a partir da Fenatran.

“Com distância entre eixos de 4.800mm, o Atego 1729 foi especialmente preparado para receber compactadores de até 19 m³, na versão 6x2 com 3º eixo implementado por terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga, atendendo plenamente às demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse novo produto amplia a oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos modelos 4x2 Atego 1719 e 1726, com distância entreeixos de 3.600 mm, para compactadores de até 15 m³”, conclui o executivo.

O trem-de-força do Atego 1729 é composto pelo motor Mercedes-Benz OM 926 LA, de 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, transmissão manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de engate do tipo H sobreposto – mais leve e mais ergonômico –, eixo traseiro Meritor de simples velocidade e embreagem reforçada de 430 mm de diâmetro, típica de um caminhão extrapesado.

Confirmando sua vocação para o segmento, o Atego 1729 vem equipado de série, com tudo o que é necessário para a aplicação de coleta de lixo, incluindo tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde há pessoas trabalhando em torno do veículo) e suspensão traseira reforçada, com molas curtas.

Esse novo caminhão Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso Bruto Total) com a instalação do 3º eixo por implementadores. Porém, sua capacidade técnica chega ao PBT de 24.100 kg, comprovando sua robustez e oferecendo ótima reserva técnica para o melhor rendimento e durabilidade do conjunto.

O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensão de cabina da linha Atego. Além disso, a fim de atender adequadamente às operações de coleta de lixo, conta com tomada-de-força na parte traseira do motor com alta relação de transmissão, proporcionando um funcionamento mais silencioso do caminhão, característica ideal para a circulação noturna nas grandes cidades, sem causar ruído excessivo.

LINHA ATEGO

Médios e semipesados asseguram reduzido custo operacional

Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Atego da Mercedes-Benz para o transporte de cargas destacam-se os benefícios da avançada tecnologia BlueTec 5, como os motores até 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção preventiva. Isso também reduz os custos operacionais para o transportador, aumentando a disponibilidade do veículo e ampliando a sua rentabilidade.

Os motores com tecnologia BlueTec 5 oferecem mais força e desempenho, ganhando acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. O elevado torque favorece as arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuição e transporte.

Ampla gama de configurações atende todas as demandas dos clientes

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426, e agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, são oferecidas três versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

A família Atego posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de caminhões médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta é uma variedade exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.

Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6x2, dependendo da cabina utilizada.

Devido a sua robustez, força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversos outros implementos. Isso inclui a possibilidade de instalação de um 4º eixo nos modelos 6x2, o que é feito por terceiros no mercado e torna o caminhão apto a um PBT de 29.000 kg.

Graças a sua versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de transporte de carga, transporte de carga própria e autônomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos, como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de construção, distribuição de água e serviços para prefeituras, entre outros.


Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MERCEDES-BENZ PREPARA NOVO INVESTIMENTO PARA A OPERAÇÃO BRASILEIRA

Companhia anunciará aporte em outubro durante a Fenatran.

A Mercedes-Benz divulgará um novo pacote de investimentos no fim de outubro, durante a Fenatran. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia para o Brasil, Philipp Schimer, na terça-feira, 3, durante evento para apresentar à imprensa alguns dos lançamentos que serão levados à feira dos transportes deste ano. O novo aporte dará continuidade ao atual programa de R$ 1,5 bilhão, iniciado em 2010 e com conclusão este ano. 

Enquanto o investimento anterior teve como prioridade a ampliação da capacidade produtiva, com a adaptação da planta de Juiz de Fora (MG) para a produção de caminhões, o novo aporte será mais dedicado ao desenvolvimento de novos produtos. “Essa será a base. Outra parte será destinada à automatização e aprimoramento das nossas fábricas, para tornar os processos mais eficientes”, conta Schimer.

O executivo assumiu a presidência da organização há cerca de 90 dias com o desafio de trazer novamente a marca para a liderança do segmento de caminhões, terreno perdido para a MAN há uma década. A estratégia da companhia para isso se apoia em um tripé: desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado nacional, aumento da oferta e da qualidade dos serviços e melhora da eficiência interna da companhia, que tenta reduzir a burocracia para ganhar agilidade. “Com isso, a liderança será natural”, acredita o presidente da marca. 

O plano de investimento, a ser anunciado em outubro, portanto, é decisivo para que a Mercedes-Benz alcance seu objetivo no mercado brasileiro. O primeiro passo dessa ofensiva começa com as novidades que serão mostradas ao público pela primeira vez na Fenatran. Entre os destaques estão o semipesado Atego 2430, que ganhou câmbio automatizado Mercedes PowerShift, e as versões 4x2, 6x2 e 6x4 da linha Axor, que têm agora suspensão a ar. 

MERCADO

Para alcançar o objetivo de voltar a ser líder, a Mercedes-Benz precisará acelerar o seu ritmo de crescimento que, entre janeiro e julho deste ano, foi inferior ao registrado pelo mercado de caminhões. Enquanto as vendas da companhia avançaram 4,2%, para 21,4 mil unidades, o total de licenciamentos cresceu 9,6%, para 89,1 mil veículos. 

Joachim Maier, vice-presidente de vendas e marketing da organização, avalia 2013 como um bom ano para a marca, que ainda deve trazer resultados positivos, já que o segundo semestre é tradicionalmente mais aquecido. O executivo teme, no entanto, que o crescimento aparentemente sustentável do mercado seja abalado no ano que vem. “Ainda não há decisão sobre como ficará a taxa do Finame. Espero que os juros se mantenham nesse nível ou tenham aumento leve.”


Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SANTUÁRIO EM APARECIDA RESTRINGE ACESSO DE CAMINHÕES AO PÁTIO

Restrição vai até dezembro, e visa ampliar capacidade para ônibus e carros.

O Santuário Nacional de Aparecida vai restringir aos finais de semana e feriados o estacionamento de caminhões no pátio da basílica. A medida passou a vigorar no último sábado (31/07) e tem como objetivo ampliar o número de vagas para coletivos e veículos de passeio. A expectativa é que o templo receba pelo 6,6 milhões de peregrinos até o fim deste ano.

De acordo com a administração da basílica, o estacionamento de carretas comprometeria a capacidade de recepção de fiéis no local. A ampliação no número de vagas a partir da iniciativa não foi calculada e a restrição será mantida até 15 de dezembro, como já ocorreu em 2012.

O pátio conta com 3 mil vagas para automóveis e 2 mil para ônibus e caminhões. A diária para carros custa R$ 13, para ônibus entre R$ 25 e R$ 40 e para caminhões R$ 13. Para motos, o valor é de R$ 5.

Aos finais de semana e feriados, apenas os coletivos poderão ocupar o estacionamento. Os carreteiros devem buscar alternativas. De segunda a quinta-feira, os caminhoneiros poderão ocupar o bolsão superior.


Fonte: G1

RENAULT CRESCE NO MERCADO DE LEVES

Montadora atingiu 7,3% de participação no mercado nacional em julho, melhor resultado de sua história no País.

Os veículos comerciais leves foram os principais responsáveis pelo desempenho da Renault, que atingiu 7,3% de participação no mercado nacional em julho, melhor resultado de sua história no País.

Pelo segundo mês consecutivo, o utilitário Master, fabricado em São José dos Pinhais, bateu o seu recorde de emplacamento, com 1.020 unidades. Já o Kangoo, com 943 unidades, alcançou o maior número de veículos emplacados em um único mês.

A montadora anunciou em agosto sua nova diretora de Vendas e Rede. Vanessa Castanho (foto) já exerceu diversas funções na empresa desde 1996. Ela assume o desafio de dar continuidade à conquista do mercado pela marca.

“Queremos estar cada vez mais próximos dos clientes, com produtos que atendam seus desejos e necessidades”, afirma. A meta é que a rede de concessionárias atinja 80% de cobertura do território nacional ainda neste ano.


Fonte: Carga Pesada