terça-feira, 26 de março de 2013

RENOVA SP ENTREGA DEZ CAMINHÕES A JUROS ZERO


Programa de renovação de frota prevê a troca de 1 mil caminhões no Porto de Santos.

O governo de São Paulo entregou os primeiros dez caminhões financiados pelo Programa de Incentivo à Renovação de Frota de Caminhões – Renova SP, no Porto de Santos, litoral paulista. Os veículos financiados pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) a juros zero, subsidiado pelo governo do estado, são das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen.

A Desenvolve SP prevê a substituição de até mil caminhões acima de 30 anos de uso que circulam na zona destinada ao Porto de Santos por um novo modelo, que deve ter valor limite de R$ 270 mil para ser financiado pelo programa.

“Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados e os velhos serão reciclados ou destruídos para que não voltem a poluir”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante a entrega das chaves dos caminhões a seus novos donos, no sábado, 23. 

“A zona portuária de Santos, escolhida para receber o piloto do programa, tem quase seis mil caminhões, cerca de mil deles com mais de 30 anos. Esse programa vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do Porto”, disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP. 

O programa prevê que os novos caminhões devem ser da nova geração de veículos que atendem as normas de emissões do Proconve P7, que exige tecnologias equivalentes à existente na Europa (Euro 5). O motorista entrega seu caminhão antigo para que seja retirado de circulação e suas peças sejam inutilizadas por empresas especializadas e licenciadas pela Cetesb. 

Os recursos utilizados para o financiamento são da linha BNDES Pró-Caminhoneiro com a equalização dos juros a cargo do governo estadual, com prazo de 96 meses e carência de 6 meses. Incidem sobre o programa a taxa de juros anunciada pelo governo do fim do ano passado, de 3% para caminhões comprados no primeiro semestre e de 4% para aqueles adquiridos na segunda metade do ano. Tem acesso ao programa caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas que se enquadram como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. São financiadas aquisições de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos. 

O interessado pode simular o financiamento no site da Desenvolve SP para saber exatamente quanto irá pagar em cada parcela. O Sindicado dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos) também presta serviço de orientação aos motoristas sobre o processo de aquisição.

Fonte: Automotive Business

SHACMAN COMEÇA A FABRICAR CAMINHÕES EM TATUÍ AINDA EM 2013


Ao inaugurar em Cuiabá sua primeira revenda no Brasil, a montadora de caminhões chinesa confirmou que fábrica do interior paulista ficará pronta ainda neste ano.

“O prédio já está pronto, estamos na fase de montagem dos equipamentos da linha de produção.” A frase é do presidente da Schacman no Brasil, Reinaldo Reis Vieira. Durante inauguração da primeira loja da marca, em Cuiabá, os representantes da montadora chinesa de caminhões garantiram que a fábrica em Tatuí (SP) estará funcionando até o fim do ano.

“Importamos 100 caminhões da China e pretendemos, a partir do funcionamento da nossa unidade de produção, em Tatuí, nacionalizar a marca, ou seja: alcançar os 65% de peças e componentes produzidos no Brasil. Atualmente já estamos com 45%”, disse o engenheiro João Comelli, responsável técnico pela fabricação do Shacman no País. Segundo ele, a linha de montagem será composta por células e deverá produzir em média três caminhões da marca por dia.

A área da fábrica da Shacman no Brasil ocupa 53 mil metros quadrados, sendo 12 mil metros quadrados de área coberta. “Nossa previsão é colocar a fábrica em pleno funcionamento, ainda neste primeiro semestre”, informou Reis. Desenvolvidos em parceria com empresas americanas e europeias, os veículos da Shacman serão comercializados no mercado nacional com configuração 4×2 e 6×4. O objetivo da marca é conquistar 2% desses segmentos em dois anos.

Os modelos adaptados para o território nacional possuem motor de 385 e 420 cavalos de potência, tendo como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail, eixos MAN com redução nos cubos e transmissão Eaton, de 12 velocidades, ou Fast, de 16 velocidades, ambas com over drive.

A estratégia de negócio da empresa no País engloba, inicialmente, a instalação de 21 revendas em todo o território nacional. “A rede deverá cobrir todas as regiões, mas apresentará uma maior concentração nas regiões Sul e Sudeste”, informou Reis.

A chinesa oferecerá cinco configurações dos veículos para atuar nos segmentos de mineração, construção, madeira e cana, entre outros. Os caminhões começaram a ser comercializados em janeiro. Duas unidades já foram vendidas pela Golden CBX, concessionária de Cuiabá, antes mesmo da inauguração, e já estão rodando na Região de Campo Novo do Parecis (MT). A representante da fabricante chinesa informou que, em plena operação, ampliará o portfólio de produtos no país.

Os valores de comercialização dos caminhões não foram revelados, mas o diretor da revenda de Cuiabá, Gilmar Golim, garante que o preço é altamente competitivo e atraente. “Vamos oferecer um produto de alta tecnologia com um valor, posso assegurar, até 20% menor que a concorrência”, disse Golim.

O empresário Nerci Pavan, sócio da Golden, está otimista. “Estamos apostando nesse mercado que está superaquecido, motivado pelo crescimento do agronegócio. Basta ver as notícias recentes de que faltam caminhões para escoar a safra do Brasil”, disse Pavan.

No Brasil, a Shacman é representada pela Caminhões Metro-Shacman do Brasil Importadora e Distribuidora, que tem a responsabilidade da distribuição dos caminhões e peças para todo o mercado brasileiro através de uma rede que deverá totalizar 30 concessionárias completas, estrategicamente distribuídas pelo território nacional.

Fonte: Carga Pesada

segunda-feira, 25 de março de 2013

ESTRADAS NO PARANÁ TÊM UM ROUBO DE CARGA A CADA DOIS DIAS


Cargas de combustíveis estão entre as mais visadas pelos bandidos.

O número de roubos de cargas nas estradas do Paraná tem crescido neste ano. De acordo com o Sindicato das Transportadoras, uma carga é roubada a cada dois dias.

Atualmente, as principais ocorrências do País são nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, mas a violência em Curitiba/PR também preocupa a Polícia Rodoviária Federal.

As cargas de combustíveis estão entre as mais visadas. Para os motoristas que transportam combustíveis, o medo passou a ser um companheiro de viagem. Eles dizem que são surpreendidos pelos marginais em trechos de subida, em que o caminhão carregado não passa dos 30 quilômetros por hora.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em 2013 foram 39 assaltos nas estradas federais que cortam a Grande Curitiba. O número inclui todo o tipo de carga.

Fonte: Bom Dia Brasil/G1

quinta-feira, 21 de março de 2013

VEÍCULO AGRALE COMPLETA MAIS DE 1,2 QUILÔMETROS SEM ABRIR O MOTOR


Modelo 1800 RD, primeiro comercializado no Uruguai, tem mais de 20 anos.

Um dos primeiros caminhões comercializados pela Agrale no Uruguai, o modelo 1800 RD, da empresa Distribuidora de Alimentos do Uruguai atingiu, em fevereiro, a marca de 1.266.000 quilômetros rodados sem abrir o motor.

Comprado na Passegi, então revenda Agrale no Uruguai, no final da década de 80, o veículo tem mais de 20 anos de utilização na distribuição de alimentos na região metropolitana de Montevidéu. O veículo é equipado com o motor MWM D229/4 diese original e nestas mais de duas décadas rodou o equivalente a quase 32 voltas ao redor do mundo.

Para o assistente técnico da Agrale, Romeu Bender, a longevidade do caminhão Agrale é  resultado de um trabalho de manutenção técnica preventiva que seguiu os procedimentos e revisões periódicas indicadas pela montadora. Foram obedecidas as indicações de troca de fluidos e filtros e mantidas as regulagens originais de fábrica.

 “Superar 1,2 milhão de quilômetros rodados sem a abertura do motor, e em excelentes condições gerais, comprova grande durabilidade e segurança dos veículos produzidos pela Agrale”, conclui.

Fonte: O Carreteiro

CARAVANA “ESTRELAS DO BRASIL” DE CAMINHÕES MERCEDES-BENZ ESTÁ NA REGIÃO SUL


Após as etapas iniciais de Araraquara e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a caravana “Estrelas do Brasil” da Mercedes-Benz chega à região Sul. Em parceria com os concessionários locais, esta ação itinerante de demonstração de caminhões, test-drive e divulgação de produtos, serviços e tecnologia da marca percorrerá, até o próximo mês de julho, 20 cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do País.

Entre os dias 19 e 21 de março, a caravana está baseada em Curitiba (PR). Prossegue depois para Florianópolis (SC), de 26 a 28 de março; Porto Alegre (RS), entre 2 e 4 de abril; e Caxias do Sul (RS), de 16 a 18 de abril.

O diferencial da caravana “Estrelas do Brasil” é que ela promove duas ações paralelas em cada praça envolvida. Durante os dias do evento, nas unidades da Ceasa (Centrais de Abastecimento) são expostos caminhões para os setores atacadista, varejista e hortifrutigranjeiro, com oferta aos clientes de condições especiais para a aquisição de veículos. Já nos concessionários, os interessados podem participar de test-drive com caminhões de toda a linha Mercedes-Benz – formada pelas famílias Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros –, que atende aos diversos segmentos do transporte de carga e logística.

O concessionário também oferece condições especiais e promocionais para venda de veículos. Além disso, são realizadas palestras para motoristas de empresas de transporte e autônomos, bem como para mecânicos de frotistas, abordando temas como tecnologia BlueTec 5, sistema de gestão de frota FleetBoard, condução econômica, linha RENOV de produtos remanufaturados, contrato de manutenção, treinamento para mecânicos, entre outros.

“No ano passado, em parceria com nossos Concessionários, realizamos cerca de 4.800 demonstrações de caminhões em vários pontos do País”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Diante do êxito dessa iniciativa, pioneira pelo fato de envolver cerca de 1.000 caminhões para test-drive, pegamos a estrada em 2013, visando novamente falar com o nosso cliente onde quer que ele esteja. Por isso, contamos com a parceria da nossa Rede de Concessionários, a maior do País, presente em todos os estados do território nacional. Assim, incluímos também ações de venda e relacionamento nas unidades da Ceasa, o que amplia nosso alcance comercial”.

Test-drive possibilita conhecer as vantagens na prática

Os testes oferecidos pela Mercedes-Benz durante a caravana “Estrelas do Brasil” possibilitam que os clientes comprovem, na prática, as vantagens proporcionadas pelos caminhões da marca e pela avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, entre elas o desempenho superior, o menor consumo de combustível e o reduzido custo operacional, o que aumenta a rentabilidade dos transportadores.

“Esta ação nos permite mostrar aos clientes, em sua própria atividade de transporte, que a nossa linha de caminhões agrega muito mais valor ao seu negócio”, destaca Tânia Silvestri. “Ao mesmo tempo, provamos a qualidade dos produtos da marca, motivo da confiança de nossos clientes”.

Para que os clientes possam conhecer plenamente todas as características e os benefícios proporcionados pelos caminhões Mercedes-Benz, o test-drive tem o acompanhamento de técnicos especializados, seja da fábrica ou do concessionário.

Caminhões Mercedes-Benz asseguram reduzido custo operacional

Os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos pela alta qualidade, tecnologia de ponta, força, robustez, durabilidade, reduzido consumo de combustível, menor custo operacional e disponibilidade para o trabalho. Com isso, asseguram excelente custo/benefício e produtividade para as atividades de transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para os seus negócios.

Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Mercedes-Benz para o transporte de cargas destacam-se os benefícios da avançada tecnologia BlueTec 5, como os motores cerca de 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção preventiva. Isso reduz os custos operacionais para o transportador, aumentando a disponibilidade do veículo e ampliando a sua rentabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

quarta-feira, 20 de março de 2013

SÃO PAULO DISCUTIRÁ REGRAS DE RESTRIÇÃO A CAMINHÕES


Controle no centro expandido pode ser revisto pela prefeitura.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, determinou a criação de um grupo de trabalho para avaliar as regras do transporte de cargas em São Paulo. Criticada pelo setor, a restrição a caminhões no centro expandido poderá ser revista pela atual gestão.

O grupo terá 180 dias para chegar a um diagnóstico. Entre as funções determinadas pelo secretário estão a realização de um “Raio-X” do setor e a criação de um índice de qualidade.

Fonte: Agência Estado

SCANIA VENDE 45 CAMINHÕES PARA FROTA DA PEPSICO


Serão usados para transporte de alimentos e bebidas em todo País.

A Scania acaba de vender 45 caminhões, modelo P 360, com tração 4x2, para Pepsico para o transporte de alimentos e bebidas em todo o País. O veículo foi integrado à operação da Pepsico para testes durante seis meses antes da venda, realizada pela Casa Scania Codema. 

“A PepsiCo optou por investir em equipamentos e tecnologia da marca Scania, que se destacaram em testes práticos executados em nossa operação. Com isso esperamos que a nova frota contribua ainda mais para que os produtos cheguem a seus destinos com qualidade, no tempo certo e sem custos adicionais”, declara Fabio Cancherini, gerente de distribuição da Pepsico Brasil. 

“Saber que nosso produto foi testado na operação real do cliente e apresentou a melhor média de economia de combustível entre seus concorrentes diretos comprova o quanto estamos no caminho certo”, afirma Victor Carvalho, gerente de vendas de veículos da Scania do Brasil. “Receber uma aprovação pública da PepiCo é mais um grande passo de excelência que nossa linha de caminhões conquista. É raro termos no mercado uma análise tão complexa de desempenho de rentabilidade, o que torna essa parceria ainda mais significativa.”

Fonte: Automotive Business

MOVIMENTO DE CAMINHÕES SOBE MAIS DE 50% NO PORTO DE SANTOS


Alta foi impulsionada pelo crescimento da exportação de milho.

A expansão das venda de milho para o exterior fez a movimentação de caminhões crescer 51,5% em fevereiro no porto de Santos. Ao mesmo tempo, a ferrovia diminuiu sua movimentação de carga, perdendo participação no transporte para o porto.

Segundo o levantamento, o transporte rodoviário movimentou 1,58 milhão de toneladas em fevereiro. O aumento da circulação de caminhões na Baixada Santista tem provocado constantes congestionamentos na rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga via Piaçaguera-Guarujá. Ontem (18/03), por exemplo, a fila na estrada chegou a 19 km de extensão. Nesta manhã, a fila já alcança 17 quilômetros.

A perda de participação do transporte ferroviário ajuda a explicar a expansão do rodoviário. Os dois sistemas de transporte por trens em Santos --formados pela ALL (América Latina Logística) e a MRS Logística - movimentaram 1,4 milhão de toneladas em fevereiro, 6,8% menos que no mesmo mês de 2012.

O presidente da Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais), Sérgio Mendes, disse que a ALL não tem cumprido os volumes contratuais acordados com alguns exportadores. O aumento da exportação de milho também influenciou o maior fluxo de caminhões, segundo a Anec.

A entidade diz que metade das 3 milhões de toneladas de milho exportadas pelo Brasil entre janeiro e fevereiro foi carregada em Santos, sendo que 40% vieram de caminhão. Isso representa 15,4 mil caminhões a mais circulando na região entre janeiro e fevereiro, início do escoamento da safra de grãos.

Fonte: Circuito MT/Setcesp

AGRONEGÓCIO TEM MAIORIA EM COMISSÃO CRIADA PARA MUDAR LEI DO DESCANSO


Segundo confederação dos trabalhadores em transporte, somente entre 30% e 40% do grupo apoiam a lei 12.619.

Entre 30% e 40% da comissão criada na Câmara dos Deputados para propor mudanças na Lei 12.619, a Lei do Descanso, apoiam os motoristas. O restante atende aos interesses do agronegócio, que está preocupado com o aumento nos fretes. A avaliação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), entidade que representa os motoristas profissionais, incluindo os caminhoneiros empregados.

O grupo, criado na última quarta-feira (13), é presidido pelo deputado paulista Nelson Marquezelli (PTB), que é produtor rural. O relator, Valdir Colatto (PMDB/SC), também pertence à bancada ruralista, além do segundo vice-presidente, Vilson Coavati (PP/RS). O prazo para conclusão dos trabalhos é de 30 dias (veja abaixo relação dos parlamentares com seus respectivos e-mails).

De acordo com o secretário da CNTTT, Epitácio Antônio dos Santos, a confederação realizou um trabalho de convencimento de deputados que apoiam a Lei do Descanso para integrarem o grupo, mesmo assim não foi possível compor a maioria.

“É de se esperar que a comissão proponha mudanças. O agronegócio quer flexibilizar os direitos trabalhistas, o que é inconstitucional”, reclama Santos. Ele lembra, no entanto, que as propostas aprovadas no grupo ainda terão de passar pelas comissões de trabalho da Casa e serem aprovadas em plenário. “Teremos muitas oportunidades para discutir e convencer os deputados a não retirar os direitos da categoria”, afirma.

O sindicalista conta que a entidade irá aproveitar o momento para tentar incluir na lei os pontos que foram vetados pela presidente Dilma Rousseff, no ano passado, principalmente o que se refere à construção de pontos de paradas para os caminhoneiros. “Vamos tentar acrescentar outros benefícios para os motoristas”, declara.

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Paulo Douglas Almeida de Moraes, cujo trabalho realizado em Mato Grosso culminou com a proposta da Lei 12.619 no Congresso Nacional, diz que ainda não foi convidado pela comissão para participar das discussões. E acredita que não receberá o convite. “É uma comissão do agronegócio formada para tirar direitos do trabalhador”, declara.

Mesmo assim, ele espera que os deputados tenham “bom senso” e não reduzam os tempos de descansos previstos na lei, ou seja, meia hora a cada quatro horas ao volante e 11 horas entre dois dias de trabalho. “É uma questão de saúde do trabalhador, uma questão fisiológica. Que os parlamentares não desconsideram as palavras dos médicos. Os descansos estabelecidos são fundamentais para que o motorista possa voltar a dirigir com segurança”, afirma.

Em entrevista por e-mail, o presidente da comissão, deputado Nelson Marquezelli, disse que o grupo trabalhará para fazer as modificações necessárias “para a aplicabilidade da Lei”. “Hoje não há condições de cumprir tudo o que foi estabelecido”, alega. Questionado se acha legítimo o agronegócio modificar a lei sem a participação dos transportadores, ele diz que tem recebido “relato de muitos caminhoneiros de todo o país informando que não há condições para que se cumpra a lei”.

Marquezelli, que já foi caminhoneiro, alega que a 12.619 não “atende de forma uniforme a realidade do País.”

Em seu site, o deputado diz que a lei provocou uma alta no transporte “de quase 40% e inviabilizou segmentos produtivos mais longe do porto de Santos”. “Esqueceram o pequeno transportador, o interior do Brasil. Não conversaram com aqueles que produzem o que é transportado em cima dos caminhões. Ou seja, só pode viajar durante o dia e, a cada quatro horas, tem que parar meia hora. Isso tem um custo. E quem vai pagar esse custo?”, questiona.

Escreva para os deputados e diga o que você pensa da Lei do Descanso e se ela deve ser modificada:

Presidente: Nelson Marquezelli (PTB/SP)
1º Vice-Presidente: Vanderlei Macris (PSDB/SP)
2º Vice-Presidente: Vilson Covatti (PP/RS)
3º Vice-Presidente: Hugo Leal (PSC/RJ)
Relator: Valdir Colatto (PMDB/SC)

Membros

Assis do Couto PT/PR
Rubens Otoni PT/GO
Weliton Prado PT/MG
Zeca Dirceu PT/PR
Celso Maldaner PMDB/SC
Mauro Lopes PMDB/MG
Osmar Serraglio PMDB/PR
Cesar Colnago PSDB/ES
Nilson Leitão PSDB/MT
Carlos Magno PP/RO
Lira Maia DEM/PA
Paulo Cesar Quartiero DEM/RR
Lúcio Vale PR/PA
Wellington Fagundes PR/MT
Gonzaga Patriota PSB/PE
Leopoldo Meyer PSB/PR
João Dado PDT/SP
Oziel Oliveira PDT/BA
Sandro Alex PPS/PR
Jô Moraes PCdoB/MG
Oliveira Filho PRB/PR
Dr. Grilo PSL/MG
Junji Abe PSD/SP
Onofre Santo Agostini PSD/SC

Fonte: Carga Pesada

terça-feira, 19 de março de 2013

RETOMADO PROCESSO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI


Edital foi suspenso no dia 28 de fevereiro porque precisava de ajustes.

Interessados em participar da concorrência pública para as obras da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai terão até às 9h30 do dia 9 de abril para encaminhar propostas ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Suspenso desde o dia 28 de fevereiro, o edital de licitação foi reaberto recentemente. A medida, em caráter preliminar, havia sido anunciada um dia antes da data marcada para a apresentação e abertura dos envelopes.

A ponte, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será construída ligando Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Presidente Franco, no Paraguai, próximo à fronteira com a Argentina.  De acordo com o edital, o prazo para a conclusão da obra é de 960 dias – cerca de dois anos e oito meses.

Explicações do Dnit na época da suspensão indicavam que o documento precisaria passar por ajustes. Não havia sido prevista de que forma poderiam ser empregados na obra mão de obra e materiais de construção estrangeiros. Lançado no dia 31 de dezembro de 2012, o edital n.º 889/2012 não especifica o valor mínimo das propostas. No entanto, a Lei Orçamentária da União para 2013 reserva R$ 86 milhões para o início da construção.

Com 760 metros de comprimento e estaiada, a obra promete ajudar a desafogar o trânsito na Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, e quando interligada à futura Perimetral Leste, desviará do centro da cidade o tráfego de caminhões pesados que entram e saem do país pela região.

Fonte: G1

DAF É HABILITADA EM PROGRAMA DE INCENTIVO


Empresa do Grupo Paccar entra no Inovar-Auto.

A DAF Caminhões Brasil, empresa do Grupo Paccar,  anuncia sua habilitação no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). A iniciativa concede benefícios em relação ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para empresas que investem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil.

De acordo Luiz A. De Luca, diretor de operações da empresa, “a habilitação no Inovar-Auto reafirma o compromisso de investir e produzir no mercado brasileiro”. Segundo o executivo, a empresa está finalizando o desembaraço alfandegário dos primeiros caminhões DAF XF 105 para demonstrações com parceiros de negócios e futuros clientes. 

Em 2011 a PACCAR anunciou um investimento de US$ 200 milhões na construção de uma instalação de produção com tecnologia de ponta em Ponta Grossa, Paraná. A fábrica vai produzir os modelos DAF XF, CF e LF para o mercado brasileiro. A planta entrará em operação em setembro de 2013 e produzirá 10 mil caminhões por ano. DAF é uma das principais marca de caminhões da Europa, com 16% do mercado acima de 16 toneladas. DAF também é líder no segmento de tratores da Europa.

Fonte: O Carreteiro

DAIMLER TRUCKS ALCANÇA RECORDE DE RECEITA EM 2012


A Daimler Trucks aumentou substancialmente suas vendas e receitas em 2012, gerando assim bons ganhos. Um dos principais fatores que contribuiu para fortalecer a unidade de negócios de caminhões da Daimler AG, neste ano, foi a iniciativa "Daimler Trucks #1", com geração de efeitos positivos que chegarão a € 1,6 bilhão até o final de 2014.

No ano passado, o mercado global de caminhões enfrentou diversos desafios. Após registrarem fortes aumentos de vendas no primeiro semestre, todos os principais mercados viram a demanda crescer mais vagarosamente ou mesmo declinar no terceiro e no quarto trimestre de 2012.

Forte crescimento na América do Norte e na Ásia

A despeito das dificuldades, a Daimler Trucks conseguiu aumentar ainda mais suas receitas e vendas, com crescimento especialmente na Ásia e na região do NAFTA. As receitas cresceram globalmente 9%, atingindo € 31,4 bilhões (2011: € 28,8 bilhões). A divisão vendeu 462.000 veículos, ou seja, 9% a mais do que em 2011.

"Conseguimos nos sair relativamente bem de uma situação difícil", afirma Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração do Grupo Daimler, responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses. “Aumentamos substancialmente as vendas e a receita, apesar dos mercados voláteis, e assim demonstramos, mais uma vez, que estamos bem posicionados. Isso se deve a nossa presença global, que nos permite contrabalançar os efeitos de mercados fracos com maior eficácia”.

O EBIT (lucro antes dos juros e impostos) da Daimler Trucks atingiu € 1,7 bilhão, valor cerca de 9% abaixo do ano anterior, devido à diminuição das vendas no Brasil e na Europa Ocidental.

Mesmo diante das condições difíceis de alguns mercados, a gama de inovadores produtos da Daimler Trucks obteve uma boa resposta dos clientes, permitindo que a Companhia, como líder global, aumentasse participação em seus mercados principais. A despeito da crise da dívida soberana, a Divisão continuou avançando em sua posição de liderança na Europa (EU 29), chegando a 22,6% de participação de mercado (2011: 21,7%). Além disso, aumentou especialmente sua representatividade no mercado alemão, atingindo 39,2% (2011: 37,5%). Na América do Norte, a Daimler Trucks fortaleceu seu domínio de muitos anos no segmento de caminhões médios e pesados (categoria 6-8).

"Em 2012, enfrentamos os ventos contrários com uma gama fantástica de produtos que nos permitiu permanecer entre os três principais fabricantes em todos os mercados principais e, em alguns casos, ainda melhoramos nossa posição", diz Renschler.

No desenvolvimento e expansão de sua gama de produtos, a Daimler Trucks atua de maneira tão global quanto possível e tão local quanto necessário. Com a produção de plataformas e módulos globais, consegue explorar as vantagens de sua presença mundial extremamente bem e oferecer uma linha de produtos ideal para cada cliente e mercado. Um bom exemplo é a plataforma do caminhão pesado sobre a qual estão baseados os modelos das famílias Actros, Antos e Arocs da marca Mercedes-Benz.

A Daimler Trucks está implementando rigorosamente a sua estratégia de compartilhamento de peças e módulos, como, por exemplo, nos modelos que lançou nos últimos dois anos. Como resultado, com o novo Atego, recentemente apresentado, a Companhia se tornou a primeira do setor a realizar o lançamento de uma gama completa de caminhões, que atendem à norma Euro 6. Isso foi conseguido oito meses antes da nova norma de emissões entrar em vigor, o que ocorrerá em 1º de janeiro de 2014.

A iniciativa de excelência “Daimler Trucks #1”

Para garantir sua posição de liderança como fabricante mundial de caminhões e também atingir maior lucratividade, a Divisão de caminhões lançou a "Daimler Trucks #1", em meados de 2012. Esta iniciativa faz parte da estratégia global de excelência que orienta as ações dessa unidade de negócios desde 2005.

A "DT#1" é formada por uma série de programas customizados conforme as necessidades das várias unidades (Trucks EU/LA, Trucks NAFTA, Trucks Asia e Global Powertrain), bem como das diversas abordagens de negócios. Todas essas medidas visam gerar o incremento de € 1,6 bilhão para a Daimler Trucks por volta do final de 2014. Os resultados serão obtidos principalmente pelo aumento de vendas e ganhos, pela redução de custos fixos de material e de produção.

Outro elemento significativo da iniciativa "DT#1" é o desenvolvimento de um modelo de negócios integrado para a Ásia. “A meta é explorar tanto quanto possível o potencial de crescimento e sinergia em compras, produção, vendas e gama de produtos” diz Renschler. “Entre vários pontos, a Divisão planeja produzir os caminhões robustos da marca Fuso em Chennai, na Índia, e exportá-los, por exemplo, para os mercados da Ásia e África”.

Previsão de leve crescimento no mercado mundial de caminhões médios e pesados

Em 2013, a economia global será guiada, outra vez, principalmente pelos mercados emergentes, que deverão contribuir com cerca de ¾ do crescimento econômico mundial, de 2,5% ou, na melhor das hipóteses, de 3%. A previsão é que a demanda por caminhões médios e pesados aumente neste ano principalmente nos mercados emergentes, no Brasil e na Índia, especialmente. Além disso, a demanda também deverá se estabilizar na tríade (mercados da Europa Ocidental, Ásia e América do Norte).

No Brasil o mercado deverá crescer consideravelmente. Após a retração em 2012, as perspectivas econômicas do País melhoraram bastante e o governo continua a oferecer condições favoráveis de financiamento para os veículos comerciais. Como resultado disso, o mercado de caminhões do Brasil poderá crescer até 10%.

“O ano de 2013 será um desafio como um todo e os negócios ficaram um tanto lentos nos primeiros meses. Entretanto, na segunda metade do ano, os mercados deverão ganhar impulso", afirma Renschler. Em função das condições de desenvolvimento do mercado e da disponibilidade total de caminhões médios e pesados Mercedes-Benz que atendem à legislação Euro 6 na Europa, ele espera que a Daimler Trucks aumente suas vendas, sua participação de mercado e seus lucros em 2013.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

FORD PASSA A OFERECER ABS PARA CAMINHÕES CARGO


Todos os modelos da linha podem ter o item vendido como opcional.

O ABS, equipamento que deverá ser de série em todos os veículos novos vendidos no País a partir do ano quem vem, passa a ser oferecido como opcional pela Ford Caminhões para todos os modelos da linha Cargo. 

O sistema antitravamento aumenta a segurança ao garantir o controle do veículo durante frenagens de emergência ou caso uma das rodas escorregue ao passar por uma superfície de baixo atrito, como ruas de paralelepípedo ou com manchas de óleo. 

Segundo Silvia Iombriller, supervisora de freios da Ford e coordenadora do comitê de freios da ABNT, nos mercados mais avançados o ABS já é item obrigatório nos caminhões há cerca de 20 anos, mas no Brasil ainda existem alguns mitos em torno do sistema, por falta de conhecimento. Entre eles estão a ideia de que o ABS tem uma eletrônica complexa, exige manutenção frequente ou pode comprometer a eficiência do freio caso haja alguma falha. 

"O ABS tem um funcionamento relativamente simples, não requer manutenção preventiva e é muito seguro. E tem outra vantagem que os frotistas vão gostar: economiza os pneus, reduzindo o desgaste irregular por travamentos", diz a especialista. "O investimento feito no equipamento é plenamente justificado, principalmente tratando-se de veículos pesados, em que os acidentes envolvem um potencial grande de danos. Sem dúvida, é um grande avanço para o nosso mercado." 

O sistema de freio ABS para toda a linha Cargo passou por simulações virtuais, testes de bancada e testes de rodagem no Campo de Provas da Ford em Tatuí (SP). 

Fonte: Automotive Business

MERCEDES-BENZ ALCANÇA MARCO DE 75.000 PEÇAS REMANUFATURADAS VENDIDAS


A Mercedes-Benz do Brasil registrou o marco histórico de venda de 75.000 peças remanufaturadas da linha RENOV, volume acumulado desde 2004, quando esse produto chegou ao mercado. São 34.400 motores, 11.240 câmbios, 21.200 embreagens, além dos demais itens: motores de partida, unidades injetoras, conjuntos de diferencial e turbinas.

“Somente nos últimos dois anos, vendemos cerca de 36.000 peças remanufaturadas. Esse expressivo volume comprova o interesse dos clientes na vantajosa linha RENOV como alternativa para manutenção de seus veículos”, afirma Mauro Santos, gerente de Marketing de Peças da Mercedes-Benz do Brasil.

“A oferta de remanufaturados é uma tendência mundial consolidada que assegura ao cliente uma opção atrativa no momento da troca de peças, com qualidade e garantia de peça nova, a um custo menor”, destaca o executivo. “Isso proporciona uma excelente relação custo/benefício, contribuindo para a maior rentabilidade dos clientes”.

De acordo com Mauro, “o volume de produção de remanufaturados tende a crescer, porque o portfólio da linha RENOV vem sendo ampliado sistematicamente”. Lançada em 2004 com motores mecânicos e eletrônicos, passou a incluir opções de câmbios em 2006, embreagens em 2009, motores de partida, unidades injetoras e conjuntos do diferencial em 2011, além de turbinas em 2012. Em 2013, o portfólio RENOV ficará ainda mais completo.

Vantagens econômicas para os clientes

A linha RENOV da Mercedes-Benz assegura vantagens econômicas para o cliente. O custo do produto, por exemplo, chega a 55% do valor de uma peça nova. A garantia é de 12 meses, sem limite de quilometragem e válida em todo território nacional. Além disso, a peça usada pode ser usada como parte do pagamento do item RENOV, reduzindo de forma significativa o custo da manutenção.

Outro importante benefício desses produtos é a maior disponibilidade do veículo, uma vez que o tempo de parada na oficina é reduzido. E para sua tranquilidade, o cliente conta com a maior rede de concessionários do País, com mais de 200 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional.

Garantia de qualidade na produção

A peça remanufaturada é aquela industrializada pelo próprio fabricante do produto, que conta com experiência, domínio da tecnologia e qualidade para alcançar esse objetivo. Assim, todos os componentes que sofrem desgaste são substituídos por novos ou recuperados até o nível de qualidade exigido.

Com o reaproveitamento das carcaças, o processo gera redução de custos e torna os preços das peças remanufaturadas extremamente atrativos. Para garantir a eficiência e durabilidade do conjunto, o processo de reindustrialização se aplica aos componentes internos e externos. São realizados testes em 100% dos componentes, a fim de antecipar eventuais defeitos.

As peças remanufaturadas RENOV atendem às mesmas especificações de projeto das peças novas. Além disso, o emprego da mais alta tecnologia disponível garante a preservação das características originais de cada produto, o que aumenta o valor de revenda do veículo.

A linha RENOV se destaca ainda pela eficiência em termos ambientais. Com o processo de remanufatura, há uma redução no consumo de novos insumos, bem como no descarte de materiais. Além disso, o motor remanufaturado gera menos emissões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

MAN LATIN AMERICA INICIA COMERCIALIZAÇÃO DO TGX 6X2


Com o novo veículo, montadora ingressa em segmento que representa quase 50% do mercado de cavalos mecânicos Nacionalização de peças garante FINAME de 70% para financiamento do produto Sistema de rastreamento e telemetria MAN Guard é mais um diferencial no gerenciamento de frota.

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, inicia neste mês de março a comercialização do MAN TGX 28.440 6x2 “Made in Brazil”, um dos modelos mais aguardados da linha de extrapesados da montadora. 

Destinado às aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com composições atreladas a semirreboque de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, o modelo chega à rede de concessionárias para atuar no segmento extrapesado de maior volume de vendas, representando 47% do mercado de cavalos mecânicos. O MAN TGX 28.440 6x2 atende uma ampla gama de segmentos como basculante, carga seca, container, frigorífico, furgão (baú), graneleiro, sider e tanque.

O motor MAN D2676 de seis cilindros em linha e 12,4 litros com 440 cv, possui torque elevado (2.200 Nm) numa ampla faixa de rotações, proporcionando maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. Esta característica, além de garantir maior conforto ao motorista, colabora para a redução do consumo de combustível e aumento da velocidade média nas viagens.

A motorização atende às normas de emissão de poluentes previstas no PROCONVE P-7, equivalente ao Euro 5, utilizando a tecnologia de pós-tratamento dos gases de escape SCR (Selective Catalytic Reduction). O sistema utiliza uma solução a base de ureia, conhecida como ARLA 32, para reduzir os níveis de poluentes na exaustão.

A cabine TGX, conhecida por oferecer o maior espaço interno da categoria e maior conforto ao condutor, é mais um ítem de exclusividade dos caminhões MAN. Nela, há liberdade de movimentos para seus ocupantes, aliada à agradável sensação que a combinação de tecidos e cores dos acabamentos oferecem. Sua cama, com 2,20 m de comprimento e 79 cm de largura, é a maior do mercado e conta ainda com um exclusivo estrado flexível abaixo do colchão, que proporciona um perfeito ajuste a qualquer perfil de motorista, tornando o descanso muito mais confortável.

A transmissão automatizada MAN TipMatic é item de série. A versão de 16 marchas, exclusiva para o Brasil, possui melhor escalonamento de marchas, comparado a versão de 12 marchas usada na Europa, e atende as particularidades de operação no Brasil. A transmissão traz de série o sistema EasyStart que auxilia a partida em rampa. Este dispositivo mantém o freio de serviço acionado por até dois segundos após o pedal do freio ter sido desacionado. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.

Desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em parceria com a Alemanha, a suspensao dianteira parabólica traz conforto ao motorista, e atende plenamente as necessidades do mercado, principalmente em função das condições das estradas no Brasil. 

Por conta da maior quantidade de peças nacionalizadas, o MAN TGX 28.440 6x2 já possui aprovação para venda por meio do Finame, subsidiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, permitindo o financiamento de até 70% do valor do veículo utilizando esta linha de crédito. O MAN TGX 29.440 6x4, primeiro modelo da linha “Made in Brazil” lançado em abril de 2012, conta com aprovação para financiamento pelo governo de até 50% do valor do veículo.

Os clientes podem optar ainda pelo CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing (arrendamento mercantil) com taxas competitivas ao mercado e o já conhecido Consórcio, que, além do Banco Volkswagen contará também com a parceria das administradoras financeiras das empresas Maggi, Gaplan, Tarraf, Apta, Grupo Mônaco e Grupo Servopa. Todas pertencem à consagrada rede de concessionárias da marca Volkswagen. Outras vantagens são taxas atrativas, entregas programadas, antecipação de entregas e pagamento de meia parcela até a contemplação do pedido. 

MAN Guard

O MAN TGX 6x2 é equipado com o sistema exclusivo de rastreamento, monitoramento, telemetria e gestão de frotas denominado MAN Guard, com 12 meses de habilitação gratuita. Este sistema ajuda na segurança e logística dos frotistas, além de fornecer dados de operação do veículo que podem ser usados para melhorar o treinamento dos motoristas e reduzir o risco de acidentes.

O MAN Guard é um sistema de monitoramento e rastreamento que, via portal da Internet, emite aos clientes um relatório periódico com os principais resultados de performance caminhão. Desta forma, o proprietário do veículo terá todas as informações importantes a respeito da operação do veículo, garantindo que este seja otimizado para obter menor custo na sua operação.

Para garantir que os veículos MAN fiquem a maior parte do tempo disponíveis para a operação, o MAN Guard incorpora um inédito sistema que avisa a fábrica quando o veículo está dentro do concessionário. De posse desta informação, a área de Assistência Técnica acompanhará de perto os serviços de modo a garantir que o veículo não fique parado mais tempo que o necessário dentro do concessionário.

Fonte: Comunicação MAN Latin America

segunda-feira, 18 de março de 2013

IVECO RECEBE PRÊMIO COMO MAIOR EXPORTADORA DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS PARA VENEZUELA


A Iveco recebeu ontem, 14/03, no Auditório do CREA-SP, o Prêmio Expo/Impo 2013 - ano base 2011, promovido pela Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil (FECAMVENEZ). O prêmio é entregue há 23 anos às empresas que fomentam o comércio entre os dois países.  Os dados que conferem a premiação são baseados em levantamentos do Ministério da Indústria e Comércio do Brasil.

O prêmio é um reconhecimento efetivo às empresas que fomentam o desenvolvimento na região. A Iveco possui fábrica na Venezuela, em La Victória, há mais de 50 anos e possui uma rede com 14 concessionárias que cobrem todas as regiões do país, garantindo peças de reposição, técnicos treinados, garantias aos transportadores e serviços 0800, durante 24 horas por dia. As peças e componentes seguem de Sete Lagoas (MG), para abastecer a linha de produção que atende o mercado interno, hoje em torno de 22 mil unidades.

Atualmente a Iveco Venezuela é a única montadora que produz uma completa gama de veículos no país, que inclui as linhas PowerDaily no segmento de leves, Vertis nos médios, Eurocargo nos semipesados, Stralis nos pesados e Trakker no segmento off-road, além dos chassis de ônibus para 27, 32 e 44 passageiros. Com essa gama a marca possui market share de 11% naquele país.

A Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela / Brasil foi criada em 2008, a partir das 12 Câmaras Binacionais existentes há mais de 35 anos. O órgão vem promovendo a integração entre os dois países, especialmente nas relações comerciais, industriais, intercâmbio tecnológico, cultural, social, turística, além da divulgação de dados econômicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

quarta-feira, 13 de março de 2013

ANTT PROPÕE MUDANÇAS NO PAGAMENTO DE AUTÔNOMO


Já está disponível a minuta que será discutida em audiência pública dia 27.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quarta-feira (13) em seu site (www.antt.gov.br), a minuta da resolução que será discutida em audiência pública dia 27 de março. O encontro vai tratar de mudanças na resolução 3.658, que estabelece a forma de pagamento dos caminhoneiros autônomos, após a proibição da carta-frete. As alterações propostas visam dar mais segurança aos profissionais e às empresas que os contratam.

A primeira mudança sugerida é no artigo 3º da resolução, deixando claro que o equiparado ao autônomo é a Empresa de Transporte Rodoviário de Carga (ETC) ou a Cooperativa de Transporte de Carga (CTC) que tiver três veículos AUTOMOTORES. A inclusão da palavra “automotores” serve para sanar dúvidas levantadas pelos transportadores. Alguns acham que os implementos rodoviários entram nesta conta.

A minuta também deixa claro, no artigo 4º da resolução, que o autônomo pode receber diretamente em sua conta bancária, seja corrente ou poupança.

A ANTT também propõe retirar do artigo 4º, inciso II, a palavra “eletrônico”. No texto atual está escrito que o pagamento do autônomo poderá ser feito por outros meios de pagamento eletrônico habilitados pela ANTT. Com a mudança proposta, fica aberta a possibilidade de a agência instituir uma outra forma de pagamento que não seja pelos cartões. Na resolução está escrito conta de depósito e há dúvidas sobre a legalidade do pagamento em poupança.

A minuta inclui um parágrafo 4º no artigo 6º dizendo que a ANTT poderá, “justificadamente, facultar o preenchimento de alguns dos dados da operação de transporte” no Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot). Isso atende ao pedido dos contratantes que afirmam ser impraticável, em caso de múltiplas entregas, preencher todos os dados exigidos pela resolução, como nome, CPF, ou CNPJ do destinatário.

Também deixa claro no artigo 8º, ao dizer que cabe ao contratante escolher o meio de pagamento, mas desde que não haja ônus para o autônomo.

No artigo 24º, a minuta inclui dois novos direitos dos autônomos perante as administradoras de cartão. Diz que não poderá ser cobrado dele a impressão de um extrato mensal da respectiva movimentação. E também não pode ser cobrada a transferências para a conta bancária do autônomo, seja em que banco for, dos valores recebidos por meio do cartão.

AUDIÊNCIA

A audiência pública será dia 27 de março, das 14 horas às 17h30, no auditório do Edifício Sede da ANTT, em Brasília. O número de participantes será limitado à capacidade do local (350 pessoas).

Já as contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até às 18 horas do dia 11 de abril de 2013 por meio de Formulário de Envio de Contribuições, disponível no site www.antt.gov.br . O formulário deve ser impresso, e enviado por Correio para o endereço: ANTT, Trecho 3, Lote 10. Polo 8 do Projeto Orla, Brasília – DF, CEP: 70.200-003.

A REALIDADE DAS ESTRADAS

Embora a carta-frete tenha sido expressamente proibida pela Lei 12.249, de junho de 2010, e o pagamento do autônomo regulamentado pela resolução 3.658 da ANTT, de abril de 2011, nas estradas a realidade é bem outra. No mundo real, a carta-frete continua firme e forte.

A maioria dos caminhoneiros que transportam a safra em Mato Grosso neste ano recebe seus fretes da maneira antiga, como constatou a reportagem em Rondonópolis, dia 21 de fevereiro. “A cara-frete ainda não acabou. Eu ainda recebo. Eles pagam por baixo dos panos. Prefiro o cartão que é mais seguro”, afirmou o caminhoneiro Volnei Menin, de Estação (RS).

Segundo ele, a carta-frete é um problema. “Você fica amarrado no posto. Tem de comprar o que eles querem nos postos. No cartão, eu abasteço em qualquer lugar e pago o preço à vista.  Hoje com a carta-frete eu pago R$ 2,35 o litro do diesel e, no cartão, R$ 2,15, R$ 2,18. No final do mês, a diferença quase tira a prestação do caminhão”, conta.

Fabrício Pedro Roman, autônomo de Nova Londrina (PR), diz que a maioria das transportadoras paga com carta-frete. “Eu desço muito para Cambé, carregando para a transportadora 1.500. É só carta-frete.  Eu acho uma encheção de saco. O posto tem de ter que giro muito grande. Eu estou com uma carta-frete que o adiantamento para trocar é de R$ 8 mil”, afirma.

Em resposta a questionamento da Carga Pesada, a assessoria da ANTT disse que os agentes de fiscalização “têm intensificado as operações com foco no Pagamento Eletrônico de Frete, inclusive dentro das dependências das empresas de transporte rodoviário de carga” em todo o País.

Nas primeiras fiscalizações, de acordo com o órgão, cerca de 90% dos transportadores abordados sofreram autuações. “Este percentual vem caindo, demonstrando o cumprimento cada vez maior da legislação”, diz a nota da assessoria.

Fonte: O Carreteiro

BANCO MERCEDES LIBEROU R$ 3,5 BILHÕES EM 2012


Volume foi 12,5% menor que em 2011.

O Banco Mercedes-Benz encerrou 2012 com R$ 3,5 bilhões liberados para novas operações, queda de 12,5% em relação ao ano anterior, quando R$ 4 bilhões haviam sido ofertados para novos negócios. O principal motivo foi a retração no mercado de caminhões por causa da transição de tecnologias de controle de emissões. Ano passado, a instituição liberou R$ 1,8 bilhão para a compra desses veículos. Em 2011 foram R$ 2,5 bilhões. O Banco Mercedes, contudo, comemora recorde para o biênio, com R$ 7,5 bilhões liberados.

“Mesmo com o cenário difícil pelo qual passou o segmento de caminhões, o Banco Mercedes-Benz investiu na contratação de profissionais qualificados, melhorias de processos e na implantação de núcleos exclusivos para áreas-chave em que atuamos”, afirma o presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz, Bernd Barth. 

Apesar dos problemas gerados com a transição da tecnologia de controle de emissões Euro 3 para Euro 5, o Banco Mercedes comemora o crescimento em outras áreas de atuação. O segmento de automóveis Mercedes-Benz e Smart fechou o ano com R$ 126 milhões em novos negócios, alta de 5% na comparação com 2011. Outro setor positivo para o banco, o financiamentos de ônibus, fechou o acumulado de 2012 em R$ 649 milhões em novos negócios, crescimento de 8% sobre o ano anterior. 

Em unidades, o segmento de automóveis fechou o ano passado com 1.502 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro negociados, avanço de 17% sobre 2011. Para os ônibus, o banco negociou 4.550 novas unidades no ano, 10% a mais que a quantidade financiada de janeiro a dezembro de 2011. Para o segmento de caminhões foram negociadas 10.676 unidades, 27% a menos que em 2011. O segmento para vans do Banco Mercedes vendeu 1.367 unidades da Sprinter, queda de 18% em relação a 2011. 

Bernd Barth destaca que, no fim do ano passado, a instituição fechou a operação para captação de R$ 200 milhões, por meio de uma emissão de letras financeiras, para impulsionar o processo de diversificação de funding.

Fonte: Automotive Business