quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PROGRAMAS DE RENOVAÇÃO DE FROTA ENTRAM NO RADAR DE CONCESSIONÁRIA VOLVO


O Brasil começa a sinalizar mudanças positivas que vão beneficiar toda a cadeia logística. Os recentes programas de renovação de frota anunciados pelo governo do Rio de Janeiro e pela Agência de Desenvolvimento de São Paulo para o Porto de Santos não prometem apenas melhorar a qualidade da distribuição nessas regiões, mas também incentivar a venda de caminhões, beneficiando o mercado. A Auto Sueco, concessionária de caminhões e ônibus da Volvo em São Paulo, já está seguindo o desdobramento dessas medidas e se baseia nos resultados obtidos em outros países para apoia-las.

“Esses programas valorizam todo o setor, com caminhões mais novos e menos poluentes. A frota no Brasil tem uma idade média de 17 anos, o que gera um custo operacional muito elevado. Na Europa, onde esse número fica na casa dos 11 anos, houve a conscientização da importância de manter em atividade os equipamentos com tecnologia mais eficiente”, afirma Mario Oliveira, diretor-superintendente da Auto Sueco São Paulo.

A renovação de frota, segundo Oliveira, impacta diretamente a economia, o meio-ambiente e a segurança nas estradas. “Caminhões velhos são mais propícios a acidentes por inúmeros motivos, como componentes desgastados e a falta da cultura da manutenção preventiva, o que gera maiores custos operacionais. Em termos ambientais, grande parte da frota de caminhões no Brasil ainda é Pré-Euro, ou seja, foi fabricada antes do Programa de Controle de Emissões Veiculares. E um caminhão nessas condições emite o equivalente a sete caminhões com a nova tecnologia Euro 5”, explica.

O Programa de Renovação de Frota do Estado de São Paulo começou em maio de 2012, com o objetivo de modernizar a frota de caminhões por meio de linhas de financiamentos com recursos próprios da agência estadual de fomento à economia Desenvolve SP. Inicialmente, o público-alvo é formado pelos caminhoneiros autônomos da área de transporte que atuam no Porto de Santos, região atendida pela unidade da Auto Sueco São Paulo na Baixada Santista.

“Os maiores impeditivos para a renovação, como as altas taxas de juros e a falta de credito, estão sendo minimizados. Falta ainda um plano de incentivo ao abate dos caminhões velhos, tanto para os autônomos quanto para os grandes transportadores a exemplo do que está sendo proposto no projeto carioca”, acrescenta Fernando Ferreira, diretor-comercial de vendas e pós-vendas da Auto Sueco São Paulo.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DAIMLER TRUCKS DÁ INICIO ÀS VENDAS DE CAMINHÕES MÉDIOS BHARATBENZ NA ÍNDIA


A Daimler India Commercial Vehicles (DICV), subsidiária da Daimler AG, oferecerá ao mercado indiano, até o final de 2014, um total de 17 modelos de caminhões da marca BharatBenz. Após o recorde alcançado pelo grande sucesso de vendas do ano passado, com mais de 1.000 caminhões pesados dentro de um prazo de apenas três meses, a Empresa estabelece um novo marco de progresso. Desde 20 de fevereiro, aos modelos pesados das categorias de peso bruto total que vão de 25 a 31 toneladas juntaram-se agora, no mercado local, os caminhões médios de 9 a 12 toneladas. Com essa iniciativa, a DICV está sucessivamente acrescentando novos produtos ao seu amplo portfólio de caminhões “Made in India”.

“Nossos novos modelos de médio porte estarão estabelecendo novos padrões de eficiência nas estradas indianas – especialmente quando a elevação dos preços do combustível na Índia estão se tornando um obstáculo”, enfatizou Marc Llistosella, diretor geral e CEO da DICV. Ele acrescenta: “Os clientes apostam em nossos produtos confiáveis. Isso é demonstrado pelo sucesso de venda dos caminhões pesados BharatBenz.”

Os modelos médios BharatBenz são indicados para uma grande variedade de aplicações, sendo principalmente utilizados em canteiros de obras e em serviços de transporte e distribuição. Podem ser adquiridos também para uso como furgão frigorificado. Com motores de 140 cv ou 170 cv, esses caminhões são, no mínimo, 10% mais econômicos quanto ao consumo de combustível em relação a outros veículos da mesma categoria presentes no mercado indiano.

O Dr. Albert Kirchmann, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, destacou: “A Índia é um importante mercado emergente para a Daimler Trucks próximo à China. É por isso que estamos apostando em plataformas de produtos bem estabelecidos no mundo todo que são customizados para as necessidades do mercado indiano. Tecnicamente, os caminhões BharatBenz se baseiam na mesma plataforma do conhecido Fuso Canter da Daimler Trucks. Assim, esses novos modelos, além de serem econômicos quanto ao consumo de combustível, se ajustam às difíceis condições das estradas da Índia”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

IMPLEMENTOS VOLTAM AO CRESCIMENTO EM 2013


Fabricantes de carrocerias e rebocados se recuperam mais rápido do que os caminhões.

Apesar de todo implemento estar em cima ou ser puxado por um caminhão, a indústria de implementos rodoviários teve desempenho descolado do setor de caminhões e mostrou recuperação mais rápida nos meses finais de 2012. Após um ano difícil, em que a média de queda das vendas persistia acima do mercado de veículos comerciais, “no último trimestre a retomada foi muito forte”, conforme destacou Alcides Braga, presidente da Anfir, a associação nacional dos fabricantes de carrocerias, reboques e semirreboques. 

Com a recuperação no fim do ano, os fabricantes de implementos fecharam 2012 com 160,4 mil unidades emplacadas no País, em recuo de 15,9% sobre as 190,8 mil de 2011. O desempenho foi substancialmente melhor do que o do mercado de caminhões no mesmo período de comparação, que caiu quase 20%, para 139,8 mil veículos vendidos. 

A maior retração aconteceu no segmento de leve, de carrocerias sobre chassis, com vendas de 107,8 mil unidades, 17,9% menores que as de 2011. No mercado de pesados (reboques e semirreboques) o recuo foi de 11,6%, para 52,5 mil rebocados emplacados. 

No ano passado, as vendas domésticas de comerciais foram fortemente afetadas pela mudança na legislação de emissões, o Proconve P7, que obrigou veículos diesel a usar motorização Euro 5, mais cara, resultando em retração generalizada dos negócios, agravada ainda pela desaceleração da economia. Em um primeiro momento, esse fator acabou atrasando a compra de implementos, pois muitos frotistas preferiram primeiro renovar a frota com caminhões Euro 3, mais baratos, que ainda estavam em estoque. Depois, todos ficaram esperando pelas definições sobre o financiamento via BNDES/PSI, principal mecanismo de vendas do setor. O governo baixou por três vezes seguidas os juros do programa, até fixá-los em 2,5% ao ano em agosto. Quando as regras de crédito foram finalmente definidas, houve destravamento dos pedidos represados de implementos e as encomendas vieram com força.

Um fator que contribuiu para suavizar a queda das vendas domésticas em 2012 foram as exportações, que cresceram 10% no ano passado, para 5,8 mil implementos rodoviários embarcadas para fora do País. Segundo Braga, a indústria foi beneficiada pelo câmbio favorável e retomou as vendas externas, que na comparação com 2010 avançaram ainda mais, 38,6%. “Esse é um caminho necessário, até como forma de atenuar a tributação. A taxa de câmbio ajudou e começo a pensar que o setor pode colocar como meta exportar ao menos 15% da produção”, avalia. 

Projeção de Crescimento

“A falta de regras claras de financiamento impediu a recuperação mais rápida. Mas no último trimestre as encomendas voltaram fortes e conseguimos fechar o ano com queda menor do que a esperada”, conta Braga. Agora, com financiamento estável e sinais de apoio à produção, o presidente da Anfir informa que muitos fabricantes já voltaram a contratar e adotaram segundo e terceiro turnos de produção. “As encomendas de implementos pesados chegam a três meses, o que é um nível bastante confortável para nós” afirma. 

Com o cenário normalizado e perspectiva de crescimento econômico, a Anfir projeta que o desempenho dos fabricantes de implementos volte a rodar colado com os caminhões. A entidade estima incremento de 6,5% nas vendas este ano, para algo em torno de 171 mil unidades. O segmento pesado, de reboques e semirreboques, deverá ter contribuição menor na expansão, com avanço de 4,6%, para 55 mil produtos, enquanto as implementações de carrocerias sobre chassis devem crescer 7,5%, para 116 mil.

Os resultados de janeiro comprovam a recuperação, com 13,6 mil emplacamentos e crescimento de 5% sobre o mesmo mês de 2011. A retomada é forte no segmento pesado, com 5 mil rebocados vendidos, o que representou expansão significativa de 38,2% sobre o ano anterior. Já as implementações de carrocerias sobre chassis têm ritmo lento, 8,6 mil unidades e retração de 7,6% ante janeiro de 2011. Segundo Braga, essa diferença acontece justamente pela maior dificuldade de obtenção de financiamento do PSI para implementos de menor porte, a maioria feita por autônomos ou pequenos frotistas. 

“Já verificamos uma redução do ímpeto em fevereiro, mas como a retomada veio com muita força isso é normal, houve represamento de pedidos em 2012 e grande acúmulo no fim do ano. Agora deveremos entrar em ritmo menos acelerado”, avalia Braga. Segundo ele, não há falta de insumos e as fábricas trabalham com relativo conforto, levando em consideração a capacidade de produção calculada pela Anfir em 215 mil implementos por ano, ou 45 mil abaixo da expectativa de vendas para este ano. 

Para Braga, o principal motor do crescimento é a necessidade de melhorar a infraestrutura do País, “não só para Copa em 2014 ou as Olimpíadas de 2016, pois muitas dessas obras já estão em fase de execução e não devem representar grande fonte de compras, mas ainda há muito por fazer em portos e aeroportos, por exemplo”, citou o executivo.

Fonte: Automotive Business

FABRICANTES DE IMPLEMENTOS QUEREM ATRAIR JOVENS ENGENHEIROS


Anfir lança prêmio para estudantes com o tema Implemento Rodoviário do Futuro.

Com o objetivo de tornar o setor mais conhecido e atrair jovens talentos, a associação nacional dos fabricantes de carrocerias, reboques e semirreboques lançou este ano o Desafio Anfir, um prêmio destinado a estudantes de engenharia, que em 2013 poderão apresentar à entidade trabalhos acadêmicos com o tema “Implemento Rodoviário do Futuro: Transportando a Produção Brasileira”. 

Alcides Braga, presidente da Anfir, avalia que o setor é pouco conhecido entre os estudantes de engenharia, que por isso procuram por outras áreas de atuação, ao mesmo tempo em que os fabricantes de implementos carecem de profissionais qualificados. “Se fizermos uma pesquisa com nossos associados, todos dirão que têm problemas para encontrar mão de obra especializada. Por isso o prêmio é uma boa oportunidade de abrir essa janela e atrair novos profissionais”, avalia o dirigente.

A ideia é aproveitar a universidade como fonte de inovação para o setor de implementos com enfoque em aplicações reais. Por isso o critério de avaliação para escolher os melhores trabalhos vai obedecer ao balanço entre grau de inovação e respeito às normas técnicas. Poderão se inscrever no Desafio Anfir grupos de dois a cinco estudantes do último ano dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Mecatrônica, Design Industrial ou Design de Produto. Os três primeiros lugares em cada categoria e suas respectivas universidades vão receber prêmios em dinheiro de R$ 6 mil, R$ 4 mil ou R$ 2 mil. 

“O Desafio Anfir estimulará o estudante a conhecer a realidade de um dos segmentos de mercado fundamentais para a economia brasileira e que ele ainda não conhecia nem considerava como opção de carreira profissional”, avalia Mario Rinaldi, diretor executivo da entidade. Para Braga, com o prêmio, o setor poderá atrair um público diferente daquele que busca a colocação profissional na indústria montadora de veículos: “Somos uma opção interessante e temos a vantagem de estarmos presentes em grande número de empresas na maioria das regiões do País, o que pode favorecer a escolha de um profissional que quer trabalhar na indústria sem precisar deixar a sua região de origem.” 

O regulamento do prêmio está no site da Anfir: www.anfir.org.br.

Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MERCEDES-BENZ LANÇA CAMINHÃO EXTRAPESADO PARA LONGAS DISTÂNCIAS COM POTENTE MOTOR V8


A Mercedes-Benz está ampliando ainda mais a sua linha de caminhões extrapesados no Brasil. Chega ao mercado, o cavalo-mecânico Actros 2655 6x4, que traz o primeiro motor V8 do portfólio de veículos comerciais da marca no País, com 551 cv de potência. Este modelo foi desenvolvido para vencer longas distâncias no transporte rodoviário de cargas em menor tempo, elevando a produtividade do caminhão e a rentabilidade do transportador.

“Com esse novo produto, ampliamos a mais completa linha de caminhões do País e passamos a atender um novo e crescente segmento de mercado, que exige alta potência e excelente desempenho para longas distâncias rodoviárias”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos respondendo a essa demanda e propiciando, ao mesmo tempo, alto padrão de tecnologia, conforto e segurança, juntamente com reduzido custo operacional. Assim, asseguramos eficiência e rentabilidade para os nossos clientes”.

O novo Actros 2655 6x4 está sendo produzido na mais moderna e nova planta da Empresa na cidade de Juiz de Fora, (MG), onde já são fabricados outros modelos da família Actros e da linha de caminhões leves Accelo.

“Além do motor de alta potência, esse novo caminhão atende a outra demanda do mercado, que necessita de veículos cada vez mais específicos para cada aplicação”, diz Tânia. “O Actros 2655 6x4 é a solução ideal, por exemplo, para os operadores logísticos que utilizam bitrenzão de 9 eixos ou rodotrem de 9 eixos, com PBTC de 74 toneladas e semirreboques do tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos. Estes transportadores desejam alta potência a fim de alcançar velocidades médias mais elevadas e reduzir o tempo das viagens, aumentando a produtividade do caminhão. São aquelas operações nas quais a pontualidade na entrega da carga é um fator de primordial importância”.

Motor V8 proporciona força e elevadas velocidades médias

A configuração do trem-de-força do Actros 2655 6x4 foi otimizada para a topografia e as condições das estradas brasileiras. O eficiente motor Mercedes-Benz OM 502 LA de 8 cilindros em V gera 551 cv de potência a 1.800 rpm e 2.600 Nm de torque a 1.080 rpm, proporcionando elevadas velocidades médias e força para vencer qualquer subida.

A exclusiva tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz – presente em toda a atual linha de caminhões e ônibus e já reconhecida no Brasil por seu desempenho, eficácia e confiabilidade – assegura muitos benefícios, entre eles, reduzido consumo de combustível e maiores intervalos de troca de óleo.

O potente motor OM 502 LA (V8) responde prontamente ao comando do acelerador, ganhando velocidade e realizando ultrapassagens com toda segurança. Grande parte dos seus componentes internos são comuns aos do motor OM 501 LA (V6) já utilizado nos Actros 2546 e 2646, o que simplifica e otimiza a manutenção da frota.

Câmbio automatizado PowerShift2 com sensor de inclinação

O Actros 2655 6x4 vem equipado com o câmbio Mercedes PowerShift2 G-330 de 12 marchas, totalmente automatizado e sem pedal de embreagem. Além de tornar a seleção de marchas mais precisa e os engates mais rápidos, este câmbio vem equipado com sensor de inclinação da via, que auxilia o sistema a escolher a marcha mais adequada de condução do caminhão de acordo com o relevo da pista.

O câmbio PowerShift2 assegura maior vida útil e menor desgaste dos componentes graças à ausência de anéis sincronizadores. As engrenagens mais largas resultam em maior robustez. E entre suas funções incluem-se o piloto automático e a mudança direta da 1ª marcha para a ré.

Os eixos traseiros são os robustos Mercedes-Benz HL-7, com redução nos cubos e relação de redução 4,14. Esses componentes oferecem flexibilidade nas mais variadas aplicações. A redução nos cubos distribui melhor os esforços internos, tornando o eixo menos suscetível a quebras quando utilizado em vias irregulares. Além disso, propicia maior distância em relação ao solo, aumentando a proteção e a durabilidade dos eixos.

O robusto e exclusivo conjunto de suspensão a ar do Actros rodoviário, com 4 bolsões por eixo, oferece um comportamento excelente de estabilidade, resistência ao balanço, precisão direcional e conforto.

Actros rodoviário é o caminhão mais completo do Brasil

O Actros rodoviário – oferecido nas versões 2646 6x4 e 2546 6x2 e agora também 2655 6x4 – é o caminhão mais completo do mercado brasileiro, com amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, disponível para o 2546 e 2646, apresenta ainda uma série de componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.

O Actros rodoviário também é equipado, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, ABS e ASR.

O elevado padrão de segurança do Actros inclui cintos de segurança de três pontos. Para facilitar o dia a dia de quem conduz o caminhão, a cabina oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa. Além disso, é equipado com sensor de chuva e acionamento automático dos faróis.

O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além do “Econômetro”, indicador de faixa econômica de condução do caminhão.

Actros é ideal para quem valoriza a tecnologia e a produtividade

Os caminhões Actros são indicados especialmente para os grandes frotistas e as empresas de transporte que valorizam a alta tecnologia e que reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.

Os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor V6 de 456 cv de potência. A eles junta-se agora o Actros 2655 6x4, V8 com 551 cv de potência. Já a força do basculante Actros 4844 8x4 nas severas aplicações fora-de-estrada vem do motor de 435 cv.

Indicados para o transporte rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 permitem a utilização de diversos semirreboques, como carga seca aberta, furgão, sider, graneleiros, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.

O Actros basculante 4844 K 8x4 da Mercedes-Benz é um caminhão indicado para as severas operações fora de estrada, como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.

Caminhões Actros vêm preparados para o FleetBoard

Os caminhões extrapesados Actros rodoviários já saem de fábrica preparados para a instalação do sistema de gestão de frota FleetBoard da Mercedes-Benz. Entre vários benefícios, essa ferramenta propicia uma redução de até 15% nos custos operacionais. Permite também a análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica, preventiva e com melhor desempenho.

O FleetBoard oferece mais vantagens aos frotistas, como diagnóstico remoto de falhas e manutenção preventiva, proporcionando redução dos custos de manutenção. O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no veículo e a contratação dos serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

DAIMLER COMEMORA DESEMPENHO DA MARCA BHARATBENZ


Em três meses, mais de mil caminhões pesados foram vendidos na Índia.

Três meses após o lançamento dos primeiros caminhões da BharatBenz no mercado indiano, a Daimler India Commercial Vehicles (DICV), subsidiária da Daimler AG, comemora o desempenho da marca. Segundo os números apresentados, de 26 de setembro até o final do ano, a empresa vendeu 1.098 veículos pesados entre 25 e 31 toneladas. 

Além das vendas, o modelo também já foi reconhecido em premiações. A primeira delas foi “Apollo CV – Caminhão do Ano 2013”, obtido pelo modelo pesado de 31 toneladas, na categoria de transporte de longo percurso. Além disso, o portfólio de caminhões da BharatBenz foi coroado com o prêmio nacional “Apollo CV do Ano de 2013”. Os dois prêmios foram concedidos pela revista indiana “CV magazine”, especializada em veículos comerciais.

“Esses prêmios são um tributo aos esforços que nossos colaboradores têm dedicado diariamente desde a criação da marca BharatBenz dois anos atrás”, enfatiza Marc Llistosella, diretor geral e CEO da DICV. “Estou confiante de que continuaremos a ter sucesso no competitivo mercado indiano por meio de nossos produtos e serviços confiáveis, em estreita proximidade com nossos clientes”, destaca.

A DICV lançará outros caminhões ainda no primeiro trimestre deste ano e oferecerá ao mercado indiano, até 2014, um total de 17 modelos da marca BharatBenz, na faixa de 6 a 49 toneladas.

Fonte: O Carreteiro

EFFA CONTINUA ATUANDO NO MERCADO BRASILEIRO


Empresa informa ter 80 revendas e montará seus pequenos utilitários em Manaus.

A Effa Motors continua atuando no mercado brasileiro. Embora tenha deixado de trazer os veículos Lifan e se descredenciado da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) no ano de 2012, a empresa informa ter 80 revendas no País e passará à condição de montadora no primeiro semestre. “Entre abril e maio começaremos a produzir em Manaus”, afirma o diretor da empresa, Bruno Ferreira.

A Effa vai nacionalizar os pequenos veículos comerciais produzidos pela montadora chinesa Hafei. Bruno não revela qual das versões vai inaugurar a linha de montagem. É provável que seja uma das picapes, cujo volume de vendas é maior. No Brasil, a Effa também vende o hatch M100, a picape média Plutus e os caminhões JBC (com Peso Bruto Total de 4.290 quilos), JMC N601 (PBT de 5.555 quilos) e JMC N900 (PBT de 6.900 quilos).

Fonte: Automotive Bussines

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MANN+HUMMEL ASSUME 50% DA FILTROS PUROLATOR


Empresa é fruto de joint venture com a Bosch realizada em 2006.

A MANN+HUMMEL, fornecedora de equipamentos para a indústria de engenharia automotiva e mecânica, anunciou a finalização do processo de aquisição dos 50% da participação da Bosch na joint venture, criada em 2006, Filtros Purolator NA LLC. A joint venture entre a MANN+HUMMEL e a Bosch foi firmada após a aquisição da Purolator - que pertencia a Arvin Meritor.

O acordo entre as partes para efetivar a negociação aconteceu em 3 de dezembro, mas foi divulgado somente agora. A Purolator desenvolve, produz e vende filtros automotivos para o mercado original e aftermarket.

A transação está sujeita a aprovação das autoridades antitrust norte-americanas, país onde a joint venture entre a MANN+HUMMEL e Bosch foi formada.  Nos últimos seis anos, a MANN+HUMMEL e a Bosch trabalharam juntas no sentido de fortalecer a marca Purolator no segmento de filtros do mercado americano.

“Para nossos clientes, Purolator continuará a ser parceiro com expertise para projetar, construir e distribuir produtos de ponta e alta tecnologia em filtragem. Nossa companhia terá uma das mais experientes equipes de vendas e serviços na indústria do segmento de filtração. Essa aquisição agregará maior valor a todas as partes interessadas, dando suporte à estratégia da MANN+HUMMEL em se tornar empresa líder em filtração”, declara Alfred Weber, Presidente e CEO da MANN+HUMMEL.

Fonte: O Carreteiro

VIPAL ATENDE A PORTARIA DO INMETRO PREVISTA PARA 2015


Empresa se antecipou e aboliu óleo aromático da linha de produção.

Com objetivo de atender a portaria 544 do Inmetro, de 25 de outubro de 2012 - que obriga os fabricantes de pneus a não utilizarem nos compostos de borracha os chamados "óleos altamente aromáticos", os quais contêm componentes que trazem riscos ao meio ambiente, a Vipal aboliu o componente da sua linha de produção.

Os óleos aromáticos, utilizados na produção de borracha, servem para plastificar, ajustar a viscosidade e determinar outras propriedades do material final. Um composto de borracha para pneus pode conter até 20% de óleos aromáticos.

“Por possuir em seu DNA a questão da responsabilidade ambiental e social, atualmente todos os produtos da marca Vipal já estão dentro da exigência do INMETRO para os pneus novos, que passa a valer em 2015. Com uma antecedência de 48 meses, a Vipal já fabrica 100% dos seus produtos em conformidade com a nova portaria do INMETRO”, afirma Eduardo Sacco, Gerente de Marketing da Vipal. “É a Vipal na vanguarda do mercado”, completa.

A Vipal também anunciou que Vachileski Pneus e Recapagens acaba de inaugurar uma filial em Pelotas/RS, com a bandeira Vipal. Entre os diferenciais, a unidade pelotense da Vachileski oferecerá a seus clientes todo o pacote de produtos e serviços disponibilizados pela Vipal, com a linha completa de produtos para reforma do mercado, além de serviços exclusivos e qualificação de pessoal. Tudo em concordância com as exigências do Inmetro cuja certificação é obrigatória a todas as empresas do segmento.

A Vachileski Pelotas oferecerá a reforma de pneus com bandas com desenhos exclusivos Vipal, incluindo as Bandas ECO, que proporcionam economia de combustível de até 10% e maior desempenho de quilometragem. A rede dispõe também de serviços exclusivos, como a Reforma Qualificada e Garantida (RQG), que abrange as principais marcas de pneus, oferecendo garantia até a terceira reforma, e que já reformou 4 milhões de pneus.

Fonte: O Carreteiro

CAMINHÃO ACTROS DA MERCEDES-BENZ É A NOVA ATRAÇÃO DA DUPLA SERTANEJA FERNANDO E SOROCABA


Top de linha da Mercedes-Benz no País, o caminhão extrapesado Actros é a nova atração das turnês da dupla Fernando e Sorocaba, expoentes da atual música sertaneja no Brasil. A partir de agora, a equipe de produção dos artistas pega estrada a bordo do cavalo-mecânico Actros 2546 6x2, cedido pela Empresa juntamente com uma carreta, por um período de dois anos.

O veículo e a carreta receberam adesivagem especial, colocando em evidência tanto a marca da dupla, quanto a do caminhão. “Este é um encontro de estrelas. De um lado, a Mercedes-Benz, que tem tradição no mundo todo como ícone da indústria automotiva. De outro, Fernando e Sorocaba, estrelas do cenário musical brasileiro que alcançaram sucesso meteórico em cerca de cinco anos de carreira”, diz Cláudia Campos, gerente de Marketing de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo Cláudia, a cessão do Actros e da carreta, veículos da frota de demonstração da Empresa, é a primeira ação de uma parceria com a dupla, que além dos shows e eventos de sua agenda, também realizará apresentações exclusivas para a Mercedes-Benz.

“Além de contar com um caminhão de alta tecnologia e desempenho, elevada segurança, conforto e reconhecida confiabilidade, a equipe de produção dos artistas, assim como todos os clientes da nossa marca, dispõem do atendimento e assistência técnica especializados em todos os estados do Brasil”, ressalta Cláudia. “Isso é muito importante porque a dupla realiza shows em todas as regiões do País e durante todo o ano”.

Fernando e Sorocaba realizam cerca de 20 shows por mês. Com isso, os artistas chegam a visitar, no decorrer de um ano, aproximadamente 80% do território nacional. Por ano, a equipe de produção dos sertanejos roda cerca de 130 mil quilômetros.

Vida na estrada

Em sua carreira, Fernando e Sorocaba já gravaram cinco CDs e quatro DVDs. O último trabalho, o “Acústico na Ópera de Arame”, rendeu à dupla a indicação ao Grammy Latino na categoria melhor álbum sertanejo. No último réveillon, eles se apresentaram para 2 milhões de pessoas em São Paulo e, na mesma noite, para 100 mil pessoas em Brasília.

No mais novo clip da dupla, da música “Livre”, os artistas se fazem de caminhoneiros. “Essa música tem tudo a ver com o clima de liberdade, que é o nosso jeito de ser”, diz Fernando. De acordo com Sorocaba, “nossa vida é muito semelhante com a de um motorista de caminhão. A gente vive na estrada, rodando de cidade em cidade”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

RIO E SÃO PAULO DESENVOLVEM PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DE FROTA


No Rio de Janeiro, proposta prevê isenção de ICMS e, em SP, juros subsidiados.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou no dia 1º de fevereiro o Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o governo, o principal objetivo do Programa é reduzir a idade média da frota de caminhões do Estado, que hoje é de 17 anos – maior do que a média nacional, de 16,5 anos – para pelo menos 12 anos até 2017. Em São Paulo, o programa foi lançado no ano passado e conta com projeto piloto no Porto de Santos, em parceria com o Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam) local.

O Programa será enviado a Assembleia Legislativa para apreciação nos próximos 120 dias, e deverá entrar em operação a partir de junho de 2013. “Vamos oferecer isenção de ICMS e crédito aos compradores, mas será um jogo de ganha-ganha, pois teremos fábricas ocupadas 24 horas com a produção de novos caminhões e caminhoneiros com veículos novos. Haverá mais segurança nas estradas, o meio ambiente sairá ganhando, novos empregos serão gerados e impostos serão arrecadados. Ou seja, todos ganhamos com esse programa”, afirmou o governador Sérgio Cabral.

O governo do Estado concederá isenção do ICMS, hoje de 12%, para a compra de caminhões novos, desde que seja comprovada a destruição em sucata de um caminhão com idade superior a 20 anos. Além disso, o governo vai conceder um segundo beneficio ao comprador: um crédito dividido em 48 parcelas, equivalente aos 12% do valor do caminhão novo, para ser abatido do ICMS a ser pago pelo contribuinte sobre as atividades do caminhão.

Para participar do programa, o proprietário do caminhão ou frotista entrega o caminhão antigo para uma sucata que será certificada pelo Estado. É preciso destacar que o caminhão deverá estar plenamente regularizado de acordo com as normas vigentes do Detran.

O caminhão antigo será comprado por um valor superior ao do mercado. O proprietário poderá, então, optar por receber o valor em dinheiro ou um certificado que o habilita a participar do Programa. Munido desse certificado ele pode adquirir um caminhão novo, descontando o valor de face ali presente.

O projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) faz parte do Programa Rio Capital da Energia, que entre seus principais pilares, prevê a redução de emissões. “Queremos que o Estado do Rio de Janeiro se torne um exemplo para o Brasil de sustentabilidade na frota de caminhões que circulam por suas estradas”, disse o secretário Julio Bueno em apresentação do Programa no Palácio Guanabara, para caminhoneiros e frotistas.

Entre os principais benefícios que o Estado terá com a adoção desse programa está a redução das emissões de gases nocivos à saúde humana. Os caminhões zero km emitem 20 vezes menos partículas do que os antigos.

Além disso, destacou o secretário, há também um impacto positivo no trânsito do Estado, já que caminhões antigos prejudicam o tráfego, causam acidentes e diminuem a produtividade de alguns setores.

O modelo implantado no Estado pode vir a beneficiar todo o mercado nacional. Isso é o que acredita o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Rio de Janeiro, Nélio Botelho, agradeceu, em nome da classe, a iniciativa do programa. “Esse é um verdadeiro programa de renovação, pois prevê a destruição dos caminhões antigos, beneficiando não só os caminhoneiros, mas toda a sociedade. E, principalmente, atende uma reivindicação antiga da classe que é a isenção do ICMS”,  acrescenta.

O presidente para a América Latina da MAN, fabricante de caminhões instalada no Estado do Rio de Janeiro, Roberto Cortes elogiou a disposição do governo estadual em dinamizar a economia. “O programa trará maior produtividade para o empresário e para o frotista. Até 2016 esperamos investir R$ 1 bilhão no Centro de Produção e Desenvolvimento de Produtos em Resende que já é o maior fabricante da América Latina e o maior exportador brasileiro”, explica.

Fonte: Carga Pesada

TRUCKVAN TEM FATURAMENTO DE R$ 76 MI EM 2012


Fabricante de implementos rodoviários registrou crescimento de 56% em relação a 2011.

A Truckvan, fabricante brasileira de implementos rodoviários e carretas customizadas, informa em comunicado na sexta-feira, 1º, que encerrou 2012 com faturamento de R$ 76 milhões, resultado que representa alta de 56% em relação a 2011. O setor de implementos, no geral, anotou queda de 17,5% nas vendas de carrocerias instaladas sobre os chassis de caminhões no último ano. 

A linha de unidade móveis especiais da Truckvan - carretas e veículos desenvolvidos sob encomenda para diversas áreas como treinamento, eventos, agências bancárias, serviços e atendimento em saúde, como clínicas móveis - totalizou 90 unidades produzidas, 15 a mais do que em 2011, e foi a principal responsável para que a empresa seguisse na contramão do mercado. 

2013 

No ano que se inicia, a Truckvan, otimista com a retomada do setor, diz que manterá a curva ascendente: “No ano passado exportamos nove agências bancárias móveis para o Banco de Poupança e Crédito (BPC) de Angola e estamos acertando novo lote de unidades de treinamento e capacitação para a Nigéria, que devem ser entregues ao longo de 2013. Acreditamos que este setor continuará a nos impulsionar fortemente em 2013”, declara Alcides Braga, sócio diretor da Truckvan. 

Outro objetivo será triplicar a oferta de kits (furgões desmontados – CKD) para a rede de distribuidores. “Queremos atingir a marca de mil kits por mês até o meio do ano”, conclui Braga.

Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PROGRAMA PÉ NA ESTRADA AGORA É NA BAND


Atração será transmitida todo domingo, às 12h

Em 03/02 o programa Pé na Estrada começou a ser transmitido pela BAND (Rede Bandeirantes de Televisão). A atração irá ao ar todos os domingos, às 12h.

Exibido desde maio de 2004, fruto de parceria entre a Revista O Carreteiro e a Trucão Comunicação, o programa de televisão Pé Na Estrada foi criado com objetivo de atender o motorista de caminhão e o empresário do setor, com uma linha jornalística informativa, apoiada num tripé que reúne informação, entretenimento e serviços.

Com matérias dirigidas aos motoristas de caminhão, empresários do transporte e público em geral, as reportagens do programa abordam gestão de custos, qualidade no atendimento e até a imagem pessoal do motorista. A proposta é mostrar a importância do transportador rodoviário de cargas e do carreteiro dentro da sociedade.

Assuntos de segurança e cidadania no trânsito são continuamente abordados, havendo espaço também para os lançamentos da indústria automotiva, o dia a dia no trecho, cartas, e-mails e recados dos estradeiros e telespectadores.

Para o jornalista e apresentador Pedro Trucão, a partir de agora “o programa chegará em todos os cantos do Brasil e poderá ser visto por muito mais pessoas, além de ser transmitido num horário muito bom”.

Fonte: O Carreteiro

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PRORROGADO PRAZO DE TOLERÂNCIA SOBRE EXCESSO DE PESO


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou, mais uma vez, o prazo da tolerância permitida sobre o peso máximo de veículos. Até 31 de dezembro de 2013, continuam valendo as regras que permitem sobrepeso de até 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo à superfície das vias públicas. O prazo anterior acabaria nesta quinta-feira (31). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta semana.

De acordo com um estudo do Grupo de Trabalho Interministerial de Estudos sobre Peso e Eixo do Contran, o recomendado seria apenas 5% de tolerância, com aumento do peso bruto total. No entanto, para a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o mais indicado é que a tolerância seja o dobro disso, ou seja, 10%.

"Entendemos que o aumento do peso bruto é interessante para os ônibus de passageiros devido ao aumento que os veículos tiveram com as alterações para a Euro 5, mas é preciso ver que a maior dificuldade para o transporte de cargas está na origem do carregamento, onde só há balanças que verificam o peso total, e não separado por eixos", afirma o diretor técnico da NTC, Neuto Gonçalves dos Reis.

Segundo a NTC & Logística, a ampliação da tolerância é necessária para compensar as perdas provocadas pela imprecisão das balanças e as dificuldades de distribuição da carga em cada eixo.

A Resolução n° 258/2007 prevê multa de R$ 85,13 para quem ultrapassa os limites permitidos, além de penalidade acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado, que vai de R$ 5,32 a R$ 53,20.

Fonte: Agência CNT de Notícias