sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PRODUTOS ROSSETTI RECEBEM SELO DE CONFORMIDADE ANFIR


Selo atesta a conformidade da empresa aos critérios legais.

A Rossetti Equipamentos Rodoviários conquistou o Selo de Conformidade ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que atesta a conformidade da empresa aos critérios legais relacionados à regulamentação tributária e às leis trabalhistas vigentes do setor, fortalecendo a confiança do mercado na indústria nacional. Com o Selo, a Rosseti também atende os requisitos de possíveis auditorias promovidas por clientes.

O gerente de marketing da Rossetti, Daniel Rossetti, explica que desde novembro os produtos da empresa levam a identificação do Selo, que existe desde 2011, validando a qualidade do produto brasileiro junto aos compradores de implementos. O escopo da certificação é válido nos aspectos de qualidade do produto e dos processos de gestão.

Fonte: O Carreteiro

SISTEMA DE PEDÁGIO ELETRÔNICO TEM NOVA CONCORRENTE


Com isso, forma pré-paga terá preço menor ao consumidor.

O governo de São Paulo autorizou nesta terça-feira (27/11) que uma terceira empresa do setor de cobrança eletrônica de pedágio comece a operar no Estado. Ela vai oferecer um plano pré-pago mais barato que o atual.

A ConectCar, parceria dos grupos Ultra (dono dos postos Ipiranga) e Odebrecht, vai cobrar R$ 30 de caução pela tag (etiqueta eletrônica), contra os R$ 40 cobrados pelo Sem Parar, único sistema em operação atualmente.

A previsão da empresa é começar a operar em fevereiro. O tag também poderá ser usado para abastecer o carro em postos da rede Ipiranga. O governo já havia anunciado em maio outra empresa no setor: a DBTrans, que deve começar a operar em janeiro.

Não é preciso licitação para as empresas entrarem no mercado paulista. Interessadas precisam pedir autorização e cumprir os requisitos da Artesp (agência de transportes). De acordo com Karla Bertocco Trindade, diretora-geral do órgão, no futuro, o motorista poderá ter uma única tag e trocar de empresa quando quiser, semelhante à portabilidade das linhas de celular.

Segundo o secretário dos Transportes, Saulo de Abreu Castro Filho, cerca de 10% da frota paulista, de 24 milhões de veículos, usa o pedágio eletrônico. Ele diz que o número precisa "aumentar rapidamente", para viabilizar o sistema que cobra o pedágio por quilômetro rodado e está em fase de testes.

Fonte: Folha de São Paulo

PEDÁGIOS SERÃO REAJUSTADOS EM ESTRADAS DO SUL DO PAÍS


Rodovias do Paraná e Santa Catarina terão praças com valor maior.

A partir da zero hora de sábado, o valor que cada usuário desembolsa nas praças de pedágio do sistema paranaense de concessões de rodovias vai aumentar, em média, 4,7%. O reajuste foi anunciado ontem pelo governo estadual, que analisou a solicitação de aumento enviada pelas seis concessionárias responsáveis por administrar 2,5 mil quilômetros de rodovias no Paraná.

O porcentual oscila em cada uma das 27 praças de pedágio. O menor reajuste é de 3,66% e o maior ficou em 6,06%. Há variações também em função de arredondamento de valor – para facilitar o troco.

O porcentual aprovado é inferior à inflação dos últimos 12 meses, aferida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 5,99%. Contudo, o reajuste do pedágio no Paraná não está vinculado diretamente à inflação. A fórmula de aumento é baseada numa combinação de diversos índices de variação de preços de obras e serviços voltados a rodovias.

Já quem for ao litoral pela BR-101 também sentirá no bolso uma diferença no preço do pedágio. A partir desta quinta-feira, a tarifa básica nas praças de Guaruva e Araquari, ambas em Santa Catarina, passa de R$ 1,30 para R$ 1,50 (para automóveis). Uma decisão judicial autorizou o reajuste, suspenso desde o ano passado, em função do questionamento pelo Ministério Público sobre o cumprimento do contrato de obras e serviços. Os demais postos de cobrança na ligação entre Curitiba e Florianópolis já praticavam a tarifa básica de R$ 1,50. O trecho é administrado pela concessionária Autopista Litoral Sul, no sistema federal de concessão de rodovias.

Fonte: Gazeta do Povo

MAN LATIN AMERICA COMEMORA 100 MIL UNIDADES EXPORTADAS


A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, acaba de alcançar a marca de 100 mil veículos exportados em 31 anos de operação. Um VW Constellation 19.320 Titan Tractor enviado à cidade de Córdoba, na Argentina, fez com que a marca chegasse ao patamar histórico. Só nos últimos dez anos, a montadora exportou mais de 76 mil caminhões e ônibus Volkswagen – em 2012, os caminhões MAN TGX começaram a ser montados em Resende (RJ), e a nova marca chegou a mercados como o Peru e o Uruguai.

Trinta e cinco unidades dos caminhões VW 11.130 e 13.130 enviadas ao Paraguai e ao Chile em 1981, marcaram o início da história das exportações da MAN Latin America. Nesta época, a fabricação dos veículos era feita na Fábrica 4, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1º de novembro de 1996, após um curto período de produção na unidade do Ipiranga em São Paulo (SP), a cidade de Resende (RJ) passou a sediar as Operações de Caminhões e Ônibus Volkswagen. Lá são fabricados os cerca de 100 modelos Volkswagen enviados a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, além dos MAN TGX destinados ao mercado brasileiro.

O início da exportação dos veículos MAN também fez com que a empresa ganhasse nova força nos mercados latinoamericanos. Aproximadamente 1.000 caminhões MAN TGS WW e chassis de ônibus MAN R33 4x2, fabricados na Alemanha, já foram solicitados este ano pelos importadores oficiais da marca. Além de fabricar caminhões e ônibus no Brasil, a MAN Latin America possui fábrica em Querétaro, no México, e exporta kits de modelos com direção do lado direito para a fábrica da MAN Truck and Bus em Pinetown, na África do Sul.

Os mais vendidos

Em toda a história da MAN Latin America, os modelos mais exportados foram os caminhões VW Worker 17.220, com mais de 12 mil unidades vendidas, e VW Worker 9.150, com mais de 6 mil veículos comercializados. Nos ônibus, com também aproximadamente 6 mil unidades vendidas, o destaque vai para o Volksbus 17.210 OD, sendo seu principal mercado o Equador.

A Argentina é o maior mercado de exportação da MAN Latin America. O importador Volkswagen Camiones y Buses, localizada na cidade de General Pacheco, na província de Buenos Aires, já comercializou mais de 25 mil veículos.

Fonte: Comunicação Latin MAN America

JAC MOTORS PLANEJA PRODUZIR CAMINHÃO NO PAÍS


Empresa acaba de iniciar obras para fábrica de veículos leves.

Ao participar do evento que marcou o início da construção da primeira fábrica da JAC Motors fora da China, o presidente do conselho de administração da companhia, An Jin, afirmou ter planos de produzir veículos comerciais no Brasil.

"Além de carros de passeio, vamos fabricar caminhões leves. É um mercado muito grande", disse o executivo. Segundo ele, os detalhes sobre a nova empreitada da montadora serão definidos durante o período de construção da fábrica da JAC na Bahia, iniciado oficialmente na segunda-feira (26/11), quando foi lançada a pedra fundamental da unidade em Camaçari.

Segundo An Jin, a decisão de investir no Brasil foi tomada no dia em que a JAC vendeu seu primeiro carro por aqui. "Ali percebemos que seria necessário uma fábrica para um projeto de longo prazo. Ao mesmo tempo, as novas regras do setor impulsionaram a decisão", admitiu o presidente do conselho da JAC, fundada em 1964 e que produz hoje 1,3 milhão de veículos por ano. "O Brasil tem um dos maiores mercados do mundo e tem grande potencial de crescimento", completou.

Questionado sobre as desconfianças do consumidor brasileiro em relação ao automóvel chinês, An Jin disse que a JAC vai trabalhar duro para se tornar uma marca respeitada e consolidada. Disse, no entanto, que não poderia responder pelas demais montadoras de seu país. "Se trabalharem duro e investirem, vai dar certo", recomendou.

Fonte: Valor Econômico

OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DO CT-E FOI ALTERADA PARA DEZEMBRO


A obrigatoriedade da emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e, pelas empresas transportadoras, que inicialmente seria a partir de setembro deste ano, segundo o ajuste nº 18/2011 e seu Anexo Único, foi alterada pelo Ajuste nº 08/2012, publicado na última segunda-feira (26). A nova data ficou estabelecida para dezembro de 2012, concedendo assim uma prorrogação de mais três meses.

Fonte: NTC&Logística

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

IVECO REALIZA AÇÃO ITINERANTE PARA PROMOVER O NOVO TECTOR


A Iveco preparou uma ação especial para crescer ainda mais no segmento de caminhões semipesados, um dos mais disputados pelas montadoras no Brasil e que representa 30% do mercado total de veículos comerciais. Com lançamento oficial previsto para 03 de Dezembro desta ano, o "Tech Drive Tector" é uma ação de experimentação de quatro modelos Iveco Tector por motoristas e autônomos  em postos de combustíveis em rotas estratégicas de circulação de caminhoneiros, passando por oito cidades de quatro Estados e rodando mais de 4.500 quilômetros em 33 dias de eventos. O objetivo é fortalecer a imagem do Tector junto aos principais formadores de opinião: os caminhoneiros autônomos e motoristas de frotas. A ação prevê cerca de 3.000 test-drives, sendo dividida em duas etapas: a primeira será de 03/12 a 22/12 de 2012, e a segunda de 07/01 a 01/02 de 2013.

"A meta do 'Tech Drive' é tornar o Tector uma referência dentro deste nicho, aumentando sua participação  nos serviços de distribuição geral, atividades vocacionais, construção civil e segmento atacadista", diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco. Em todos os eventos estarão disponíveis quatro modelos Tector, entre eles o 170E22 Attack (opção de entrada) e o 240E28 Stradale (a versão “Top de Linha”, com acabamento diferenciado, suspensão de cabine mais macia e ar-condicionado de série).

Nos dias de evento haverá uma promoção especial para o caminhoneiro: após o test-drive, ele poderá gravar um vídeo de 30 segundos falando de sua experiência com o veículo. O vídeo será postado no Facebook da Iveco e após o término do "Tech Drive", em fevereiro de 2013, o caminhoneiro que tiver o seu post mais curtido ganhará uma viagem paga pela Iveco (o destino ainda está sendo definido).

Em todos os eventos haverá a participação de concessionárias locais da Rede Iveco, que farão o cadastro dos interessados em adquirir o semipesado e conhecer as modalidades de compras disponíveis. As cidades que receberão o "Tech Drive Tector" são Guarulhos (SP), Campinas (SP), São José dos Pinhais (PR), Campo Grande (MS), Araporã (MG), Uberlândia (MG),  Montes Claros (MG) e Cubatão (SP).

Lançado em maio deste ano, o novo Iveco Tector oferece 41 configurações possíveis, e também traz como novidade a divisão da linha em duas versões de acabamento: o Iveco Tector e o Iveco Tector Attack, sendo esta última uma opção para clientes que priorizam o menor preço de aquisição. Ambos os modelos chegam com dois anos de garantia, sendo um ano total e mais um ano para o powertrain.

Rota do "Tech Drive Tector"

03 a 05 de Dezembro
Posto Sakamoto
Guarulhos (SP)

06/12 a 08/12
Posto Graal 56
Campinas (SP)

10/12 a 14/12
Posto Clóvis de Brito
São José dos Pinhais (PR)

17/12 a 19/12
Posto Locatelli
Campo Grande (MS)

20/12 a 22/12
Posto Caravaggio
Campo Grande (MS)

07 a 12 de janeiro de 2013
Posto Décio Araporã
Araporã (MG)

14 a 18/01
Posto Décio Uberlândia
Uberlândia (MG)

21 a 25/01
Posto Trevo
Montes Claros (MG)

28/01 a 01/02
Ecopátio Cubatão
Cubatão (SP)

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CAMINHÕES ELÉTRICOS PODEM COMPOR FROTA DO RIO DE JANEIRO


Empresa espanhola negocia com Secretaria de Transporte do Estado.

A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro está na fase inicial de negociações com o grupo espanhol Applus Idiada e pode tornar o primeiro Estado a investir na tecnologia elétrica em caminhões.

A partir de um modelo movido a gasolina, a empresa desenvolveu e testou um caminhão elétrico, adaptando baterias no antigo conjunto elétrico e transformando a parte eletrônica central do motor. O modelo passou por diversos testes ao longo de 2012 e foi exposto em vários eventos no Brasil.

"Desenvolvemos uma tecnologia em linguagem aberta, que pode ser utilizada por qualquer cliente que tiver interesse em executar o projeto. Na pista de testes da empresa, testamos a autonomia, a estabilidade e a capacidade de carga do protótipo, que foi validado pelo mercado europeu", afirma o engenheiro Julian Modro, analista comercial da empresa no Brasil.

Com velocidade máxima limitada a 80 quilômetros horários e autonomia de 110 quilômetros, o protótipo de caminhão elétrico precisa de quatro a seis horas para ser recarregado e utiliza um sistema de câmbio redutor similar ao dos veículos automáticos.

Segundo Modro, após a apresentação inicial na secretaria fluminense, as conversas deverão avançar até a finalização de um acordo efetivo entre o órgão e o grupo espanhol, mas sem previsão de valores e comercialização dos futuros caminhões elétricos. "A Idiada se posicionaria como fornecedora de tecnologia e para dar suporte no desenvolvimento dos modelos. No entanto, as conversas estão na fase inicial e colocar tudo em prática leva tempo", destaca.

Fonte: Portal Terra

SIMULADOR ELETRÔNICO DE DIREÇÃO SERÁ OBRIGATÓRIO EM AUTOESCOLAS


Treinamento na máquina será feito antes das aulas práticas.

No fim de outubro o Ministério das Cidades determinou que, a partir de 2013, todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) deverão contar com um simulador. Para atender a demanda, já há um equipamento desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e que já foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Quando a nova regra entrar em vigor, os alunos terão cinco aulas na nova máquina antes de ter acesso ao treinamento prático em vias públicas. Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, a implementação do simulador não deve representar aumento expressivo no preço do curso à população, já que a produção em série reduzirá o custo do sistema. Atualmente, o valor do equipamento é de cerca de R$30 mil, o equivalente a um automóvel popular.

A implantação do simulador na formação dos motoristas brasileiros faz parte de uma iniciativa para atingir meta de redução de 50% no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, estipulada pela ONU.

Fonte: O Carreteiro

IVECO FINALIZA CoM SUCESSO: AÇÃO INÉDITA EM PARCERIA COM O MAKRO ATACADISTA


A Iveco finaliza inédita ação de marketing junto  a micro, pequenas e médias empresas (MPEs) do Brasil. Como resultado de uma parceria com o Makro, durante 60 dias entre julho e o último mês de setembro, toda a linha do novo Iveco Daily esteve em exposição em 10 lojas da empresa atacadista, localizadas em sete grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

"Apesar da capilaridade da Iveco ter crescido enormemente nos últimos anos, atingindo 109 pontos de atendimento no País, ainda eram necessárias ações mais cirúrgicas para ampliarmos a visibilidade junto a públicos específicos presentes no setor de distribuição. A ação com o Makro teve como principal objetivo expor a nossa marca ao público varejista, o que conseguimos atingir neste período", afirma Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco Latin America.

O público varejista faz parte de um importante grupo dentro da economia nacional. Segundo dados mais recentes do IBGE, as MPEs representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no País e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil. A maior parte dos negócios estão localizados na região Sudeste (com quase 3 milhões de empresas) e o setor preferencial é o comércio, seguido de serviços, indústria e construção civil.

"Durante a ação, os clientes que se interessaram em comprar um Iveco Daily foram autônomos e proprietários de pequenas empresas, que fazem distribuição urbana e possuem como principal meio de renda o seu caminhão. Além disso, tivemos comerciantes dos segmentos de alimentação em geral e bebida, e também muitos restaurantes, pequenos supermercados, buffets e bares", comenta Bouhid.

O balanço da exposição do Iveco Daily fechou em 91 unidades vendidas e o registro de 233 cadastros para compras futuras. As cidades de São Paulo e Campinas foram as que ofereceram os melhores desempenhos em resposta à iniciativa da Iveco, mostrando grande interesse principalmente pelo modelo Iveco Daily 35S14, que pode circular livremente dentro dos grandes centros urbanos, em horários de restrição aos caminhões de maior porte.

Os clientes Makro que compraram um Iveco Daily contaram com dois anos gratuitos de troca de óleo e filtros. A maioria das vendas foi financiada via CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com a taxa especial do Iveco Capital (0% em 12 vezes com 30% de entrada).

Para 2013, Marcelo Bouhid adianta que a ação pode se repetir: "Temos uma expectativa de expandir essa exposição para outras praças, diferentes das que fizemos em 2012. Vamos avaliar juntamente com o Makro e outros potenciais parceiros que possam surgir".

Fonte: Automotive Business

terça-feira, 27 de novembro de 2012

VIPAL RECEBE PRÊMIO EM FEIRA NORTE-AMERICANA


Empresa canadense usou produtos da marca em modelo vencedor.

Durante a ITEC (International Tire Exhibition & Conference), que aconteceu em setembro em Cleveland, Ohio (EUA) os produtos Vipal foram um dos grandes destaques. Na ocasião, a TechnoPneu conquistou  o 1º lugar do prêmio que escolhe o pneu com o melhor acabamento, na categoria Medium Commercial Truck. A reformadora instalada no Canadá usou produtos da Vipal para montar o seu modelo. 

Atualmente, a Borrachas Vipal, fabricante de produtos para reforma de pneus, mantém forte atuação internacional. Exporta para mais de 90 países nos cinco continentes, atendendo às especificidades do mercado internacional.

Fonte: O Carreteiro

VEÍCULOS PESADOS PODEM SER OBRIGADOS A TER LIMITADOR DE VELOCIDADE


Lei ainda será avaliada pela comissão de justiça e pelo CONTRAN.

Na última semana, a Comissão de Viação e Transportes aprovou a proposta que torna obrigatório o equipamento limitador de velocidade nos veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares, nos de transporte escolar e nos caminhões.

A medida está prevista no Projeto de Lei 936/11, do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Hoje, esses veículos já devem contar com um equipamento que registra a velocidade e o tempo automaticamente. O limitador de velocidade seria mais um instrumento obrigatório.

O relator, deputado Lúcio Vale (PR-PA), recomendou a aprovação. Em sua avaliação, a proposta poderá reduzir o número de acidentes envolvendo caminhões e ônibus. “O índice de acidentes envolvendo caminhões e ônibus, principalmente nas rodovias, é realmente muito alto. Estima-se que um terço dos desastres ocorridos no Brasil tenha a participação desses veículos, apesar de representarem apenas 5% da frota nacional”, observou.

Pela proposta, a regulamentação da medida ficará a cargo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Correio do Brasil

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

IVECO TECTOR ATTACK É O CAMINHÃO DO ANO NO PRÊMIO AUTODATA 2012


A Iveco acaba de conquistar mais um Prêmio AutoData, um dos maiores reconhecimentos do setor automotivo no Brasil. Desta vez, a montadora foi reconhecida na categoria Veículo Caminhão com o Iveco Tector Attack.  A solenidade de entrega do prêmio aconteceu ontem, 22 de novembro, na sede da Abimaq, em São Paulo, e contou com a participação da equipe da Iveco e dos principais executivos das montadoras de veículos e de seus fornecedores.

Segundo Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação da Iveco, o prêmio AutoData é mais um reconhecimento ao talento dos profissionais da montadora de caminhões que mais cresce no Brasil. "Estar entre os melhores do setor automotivo do Brasil, com a conquista de um prêmio desta magnitude é mais uma prova da consolidação da Iveco no País e do reconhecimento dos profissionais do setor e de nossos clientes em relação à qualidade e tecnologia dos nossos produtos", comenta. 

Na categoria Veículo Caminhão, o Iveco Tector Attack foi considerado o melhor do setor por ser o veículo com o melhor custo benefício do segmento. Disponível nas versões 4x2 e 6x2, o modelo reúne robustez, durabilidade e economia, atributos que o torna uma excelente opção de entrada no segmento dos semipesados.

Além do Tector Attack, a Iveco foi reconhecida pelo corpo editorial da AutoData como uma das Melhores do Setor Automotivo em outras três categorias: Veículo Comercial Leve, Gestão e Estratégia de marketing.

Sobre o Prêmio

O Prêmio AutoData é o mais importante reconhecimento do mercado disputado por fabricantes de veículos e seus fornecedores em todo o Brasil. Desde 2000, o corpo editorial da AutoData escolhe e premia as melhores iniciativas empresariais do setor automotivo, com base nas matérias publicadas pela editora nas revistas AutoData, Transpodata e Agência AutoData. Os finalistas foram colocados à votação popular e avaliados pelos participantes do Seminário Perspectivas, que elegem os melhores.

Desde 2007, a Iveco já foi indicada 18 vezes para o Prêmio AutoData e chegou à vitória em sete delas: 

2007 - Melhor Caminhão do Ano (Iveco Stralis)
2008 - Melhor Caminhão do Ano (Iveco Daily 70C16) e Melhor Estratégia de Marketing (Projeto Comunicação 360º)
2009 - Melhor Caminhão do Ano (Novo Tector) e Melhor Gestão
2010 – Empreendedorismo
2012 - Melhor Veículo Caminhão (Iveco Tector Attack)

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

PIRELLI LANÇA SISTEMA DE MONITORAMENTO DE PNEUS

Aparelho pode gerar economia de custos de manutenção em veículos comerciais.

A Pirelli anuncia o início das vendas do sistema Cyber Fleet no Brasil, aparelho que por meio de sensores eletrônicos, monitora as principais condições operacionais dos pneus de veículos comerciais, como pressão e temperatura, e transmite as informações para uma central de dados por meio de um sistema de telemetria (caixa eletrônica para a coleta e a transmissão dos dados em tempo real) produzido pela Magneti Marelli.

A caixa telemática recebe os dados dos sensores, que podem ser aplicados em cada pneu do veículo, exercendo também a função de identificador. Eles são capazes de identificar eventos como a perda rápida de pressão (furo), o baixo nível de pressão, a alta temperatura e o nível de eficiência dos pneus. A caixa converte os sinais em informações que indicam o mau funcionamento e as envia ao centro de assistência da Pirelli. 

Com os dados, é possível observar se os pneus estão com a pressão correta, fator que influencia diretamente na resistência à rolagem, proporcionando o menor desgaste dos pneus e, consequentemente, a economia de combustível. Segundo a empresa, o uso do Cyber Fleet pode acarretar em uma redução de custos de aproximadamente R$ 600 por veículo ao ano, economia que se refere ao menor consumo de combustível e ao aumento da vida útil do pneu.

Em 3,9 milhões de quilômetros de testes realizados este ano com 13 veículos de uma empresa especializada em transportes no Brasil, os 78 sensores utilizados nesta frota acusaram que todos os pneus rodaram com pressão abaixo da recomendada, sendo que 50% estavam com pressão 10% inferior. 

O sistema será disponível em duas versões, a dinâmica, que com a integração do sistema telemático de Magneti Marelli, permite a exibição simultânea de sinais dos sensores em tempo real à transportadora ou aos gestores de frotas de veículos comerciais, que podem acessar os dados pela internet. Na versão estática, os dados revelados pelo sensor podem ser lidos com o veículo parado por meio de um leitor externo que recebe as informações de temperatura e pressão de cada pneu. As informações podem ser transferidas para um computador para análise e arquivamento. 

A Pirelli informa que o produto será adotado por 30 empresas brasileiras especializadas no transporte de mercadorias e de passageiros já em 2013. A empresa informa que a venda do produto será progressivamente estendida para os outros países da América do Sul.

Fonte: Automotive Business

ÓLEO DE PEIXE PODE SER BASE PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL


Ministério da Pesca e Petrobras realizarão estudos para o aproveitamento dos resíduos da atividade como matéria-prima para a obtenção do biocombustível.

Os resíduos da pesca, em forma de óleo de peixe, poderão ser utilizados como matéria-prima para a produção de biodiesel. A afirmação é da Petrobras, que acaba de assinar um memorando de entendimentos com o Ministério da Pesca para intensificar os estudos sobre a viabilidade desta matriz energética, que utiliza os restos do pescado para fazer diesel.

“Vamos apoiar o desenvolvimento de uma nova alternativa de suprimento e contribuir também para o aproveitamento de resíduos da atividade pesqueira na produção de bicombustíveis”, diz o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

A iniciativa está alinhada ao Plano Safra que visa à expansão da atividade e do comércio pesqueiro e tem como meta produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014. A Petrobras Biocombustível já desenvolve iniciativas para avaliar o aproveitamento de óleo de peixe para biodiesel. Um exemplo é a parceria no projeto piloto Biopeixe realizado com piscicultores da região de Jaguaribara, no Ceará, para prospecção no Açude Castanhão.

O acordo tem como principais objetivos ampliar o aproveitamento e a produtividade dos recursos naturais, pesqueiros e aquícolas, aumentar a renda dos pescadores e agregar valor à sua produção, além de promover o desenvolvimento técnico, científico e de inovações tecnológicas para a atividade.

Fonte: TransportaBrasil

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RODOFORT APRESENTA NOVO IMPLEMENTO E ANUNCIA NOVA FÁBRICA


Modelo Leggero é voltado para transporte urban,  unidade deve ficar em MG.

A Rodofort está introduzindo no mercado nacional seu novo implemento rodoviário destinado à distribuição urbana. Trata-se do Leggero, modelo furgão que – segundo a empresa – pode ser encaroçado em todas as marcas de utilitários leves do mercado.

De acordo com Moysés Calucio, engenheiro responsável pelo projeto, o equipamento será disponibilizado no mercado com dimensões que variam de 3 m a 5,5 m e peso entre 235 e 490 quilos, o que faz do produto 10% mais leve em relação aos concorrentes.

“Nosso furgão possui hoje o maior vão livre do segmento, o que facilita muito na hora de carga e descarga. Em relação ao volume transportado, o Leggero pode carregar cerca de 3% a 4% mais carga a mais que os equipamentos deste tipo graças ao uso do alumínio em 80% da estrutura”, explica. O modelo conta como opcional a porta lateral, com vão de acesso com pouco mais de um metro de largura e sistema de fechamento exclusivo da marca, segundo Calucio.

Aumento da produção

Mesmo com o mercado de implementos rodoviários estando passando por um momento difícil – devido às baixas nas vendas – a Rodofort acredita em crescimento nos próximos anos e por isso investirá R$ 100 milhões na expansão de sua produção por meio da construção de uma nova fábrica. De acordo com Fábio Rocha, gerente industrial da companhia, a unidade será instalada em alguma cidade do sul do Estado de Minas Gerais. Segundo o executivo, as negociações estão mais avançadas com o município de Pouso Alegre, mas não há nenhuma definição.

Segundo Leonardo De Vincenzo, diretor de vendas e marketing da empresa, as obras serão iniciadas no segundo semestre de 2013 com previsão de entrar em operação no primeiro semestre do ano seguinte. “Nossos objetivos são a descentralização das nossas operações, criando um foco maior em algumas operações da companhia, dando suporte a uma proposta de crescimento sólida para os próximos anos”, justifica.

Quando a nova unidade estiver concluída, a fábrica contará com cinco linhas de produção que atenderão, principalmente, as demandas dos setores graneleiro, carga seca, basculante e porta contêiner. Rocha explica que a unidade de Sumaré/SP será concentrada a fabricação de equipamentos para o segmento de furgões alumínio e sider lonados. Já em Arujá/SP serão produzidos os produtos da linha leve.

A empresa acredita que com a nova fábrica será possível incrementar a produção em 1,8 mil unidades ao ano, o que resultará num aumento de R$ 144 milhões em seu faturamento – que em 2011 foi de R$ 161 milhões.

Fonte: O Carreteiro

SCANIA LANÇA PRIMEIRO CAMINHÃO 6X2/4 DO BRASIL


Configuração amplia rentabilidade do transportador ao permitir aumento da capacidade de carga, uso de implementos mais longos e menos pneus no solo.

A Scania inova mais uma vez o mercado ao apresentar o pioneiro caminhão de especificação 6x2/4, que reduz os custos operacionais do cliente. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv. Uma das versões do novo veículo, o P 360, destinado ao segmento de transporte de automóveis (cegonha) tem a exibição de estreia na 15ª Exposição de Transportes, que será realizada até sábado (24), no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).

“A Scania tem por filosofia mundial a evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades do mercado e, com a pioneira configuração 6x2/4, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”

Para reduzir os custos operacionais, o Scania 6x2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.

“Em muitos serviços, a tração 4x2 não atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania do Brasil. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6x2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de apoio.”

O lançamento da Scania sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem.  A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.

No completo pacote de opcionais estão disponíveis rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da caixa automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo câmbio recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor marcha a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e ergonomia.

O público e os clientes que prestigiarem a 15ª Exposição de Transportes poderão conferir todas as vantagens do P 360 6x2/4. A especificação dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360 6x2/4 está equipado com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência máxima de até 1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de transmissão comporta 12 velocidades, mais duas superlentas.

“Desenvolvemos um profundo estudo sobre o mercado cegonheiro e há uma tendência de crescimento do tamanho dos veículos vendidos no Brasil e do peso das unidades”, revela Mendonça. “Nosso desafio foi criar uma solução tecnicamente viável, respeitando os limites de tonelagem e comprimento dos implementos já existentes.” A nova configuração propicia um aumento de 3,5 toneladas em comparação à tração 4x2 e não deixa espaços vazios, o que garante maior estabilidade à composição.

Os membros do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, organizador do evento, foram os primeiros a conhecer o veículo. “Com um eixo a mais, esse caminhão facilita nosso trabalho. Ele foi feito sob medida para o cegonheiro”, diz José Cavalcante da Silva, vice-presidente da entidade.

“A Scania inovou e desenvolveu um produto que atende ao nosso setor, eliminando o problema de excesso de peso da balança. Na pista de testes, o caminhão mostrou que é muito bom, principalmente o câmbio automatizado Opticruise. Outro item de que gostei é o painel, que traz uma série de informações para o motorista”, afirma Gilmar Donizete da Silva, diretor executivo efetivo do sindicato.

Fonte: Assessoria de Imprensa Scania

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DUNLOP PNEUS INAUGURA PRIMEIRA LOJA NO BRASIL


Companhia acelera construção de fábrica no Paraná para entrar no mercado OEM.

A Dunlop, fabricante de pneus do grupo japonês Sumitono Rubber que conta com nove fábricas e operações em mais de 100 países, tem apostado no Brasil para expansão de seus negócios. 

Além de investir R$ 560 milhões para construção de sua primeira fábrica em território nacional (a primeira fora do continente asiático) na cidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná, que deve começar a produzir em outubro de 2013, empregará 1,5 mil empregados e terá capacidade para 15 mil pneus por dia (inicialmente de carros de passeio, caminhonetes e veículos comerciais e, em uma segunda fase, de caminhões e ônibus), a Dunlop inaugurou em novembro sua primeira loja no País, em Curitiba (PR). 

Como o ponto de venda já existia, assim como toda a sua estrutura, foram aplicados R$ 200 mil na padronização da nova loja e mais R$ 700 mil para campanha publicitária de divulgação do ponto de venda. 

Enquanto a fábrica brasileira não é inaugurada, os clientes poderão adquirir na nova loja Dunlop pneus importados do Japão, Indonésia e Tailândia para automóveis, SUV’s, picapes e vans, e pneus da marca Falken (que pertence ao mesmo grupo japonês). Além do mercado de reposição, a expectativa da Dunlop é de fornecer para as montadoras a partir do ano que vem.

De acordo com Renato Baroli, gerente sênior de vendas e marketing da Sumitomo Rubber do Brasil, a fabricante tem um plano audacioso: abrir 60 lojas no Brasil (São Paulo, Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do sul, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) até março de 2013. O objetivo é consolidar a rede de distribuidores antes que iniciem as operações da fábrica. 

“Pretendemos criar uma relação de confiança com os nossos consumidores finais, conscientizando o nosso público alvo da importância da manutenção dos pneus para a sua segurança no dia a dia. Não pretendemos ser uma empresa que vende apenas pneumáticos, mas uma companhia que busca agregar valor ao produto, que tem excelência no atendimento e que visa garantir a segurança dos seus usuários. Além, é claro, de conquistar a liderança na participação de mercado do Paraná”, declara Baroli.

Fonte: Automotive Business

SÓ 25% DAS REFORMADORAS DE PNEUS CUMPREM REGISTRO


Registro no Inmetro é obrigatório desde 20 de novembro.

A NSA Pneutec divulgou comunicado lembrando que desde 20 de novembro todas as reformadoras de pneus do País são obrigadas a possuir o registro no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) atendendo a Portaria 444, que estabelece a Regulamentação de Avaliação da Conformidade para pneus de carga (caminhões e ônibus) e passeio (automóvel). 

Segundo ainda a nota divulgada, embora a autodeclaração de fornecedor seja uma obrigatoriedade para exercer a atividade prevista em lei, das 1,3 mil reformadoras de pneus do Brasil apenas três centenas estão registradas, ou seja, 25% das empresas, segundo informações da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus). 

“Esse registro, que já existe há 10 anos fora do Brasil, é uma conquista para o setor de reforma de pneus e será uma oportunidade para regulamentar o segmento”, afirmou o gerente industrial corporativo da NSA Pneutec, Jamerson Henrique. Para ele, conquistar o registro, porém, não é tarefa fácil, mas essencial para segurança e qualidade da atividade. “Adequamos nosso sistema, mudamos a cultura, treinamos colaboradores, monitoramos normas e procedimentos para conquistar o registro”, observou. 

Sem o registro as reformadoras de pneus não poderão exercer suas atividades e estarão sujeitas a advertências e multas previstas na Lei, de R$ 400 a R$ 1,5 milhão.

Fonte: Automotive Business

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FORD AUMENTA PARTICIPAÇÃO NO SEGMENTO DE CAVALOS-MECÂNICOS


Empresa anuncia conquista da vice-liderança na categoria.

A Ford aumentou em 10,6 pontos porcentuais a sua participação no segmento de cavalos-mecânicos de até 47 toneladas nos últimos dois anos e assumiu a vice-liderança da categoria. "De janeiro a outubro, o Ford Cargo 1933 somou 552 unidades e respondeu por 18,8% das vendas do segmento. É um crescimento de quase 130%, enquanto o segmento encolheu cerca de 57%, o que comprova a sua grande competitividade nessa faixa disputada por praticamente todas as marcas de caminhões no Brasil", destaca Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

De acordo com o executivo, “o segmento de cavalos-mecânicos é majoritariamente formado pelos modelos cabine-leito e o Cargo entrou muito forte nessa configuração. Praticamente não fazemos divulgação desse produto na grande mídia, a propaganda é feita pela recomendação dos próprios clientes", completa Aquino. Neste cenário, segundo Aquino, o Cargo 1933 tem conquistado clientes tanto pela eficiência e economia do seu trem de força como pela qualidade, conforto e acabamento da cabine.

Fonte: O Carreteiro

terça-feira, 20 de novembro de 2012

VOLVO CORTA PRODUÇÃO DE CAMINHÕES APÓS QUEDA NAS VENDAS EM OUTUBRO


A segunda maior fabricante de caminhões do mundo, a Volvo, disse na última sexta-feira que está cortando turnos e encurtando as jornadas de trabalho após as vendas de seus caminhões caírem 8 por cento na comparação anual em outubro.

A companhia sueca disse que a demanda por caminhões de longa distância estava desacelerando na América do Norte em um sinal de incerteza econômica, enquanto a fraqueza na Europa pode fazê-la cortar a produção no continente.

"As decisões foram tomadas para reduzir a produção de caminhões da Volvo na Europa através da suspensão de turnos e dias parados para atender à demanda menor no terceiro trimestre", disse a companhia.

A produção já foi reduzida na divisão de caminhões da Renault. Além disso, semanas mais curtas de trabalho serão introduzidas nas fábricas da montadora no fim deste mês, acrescentou.

A Volvo, que vende caminhões sob as marcas da Renault, Mack, UD Trucks, Eicher e Volvo, disse que as vendas caíram 18 por cento na América do Norte e 16 por cento na Ásia.

Fonte: Reuters

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MERCEDES MANTERÁ FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS ATÉ MARÇO


Contratos destes colaboradores irão ser encerrados neste domingo.

A Mercedes-Benz vai prorrogar até 31 de março os contratos de 484 trabalhadores temporários que venceriam no próximo domingo. Em contrapartida, os operários vão abrir mão da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para seguir por mais quatro meses na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Essa foi a solução negociada entre a empresa e o sindicato local para evitar demissões. Apesar dos primeiros sinais de reação no mercado de veículos pesados, a fábrica segue operando com excedente de mão de obra. Em comunicado interno, a montadora chegou a anunciar a dispensa dos trabalhadores na semana passada e, como protesto, os metalúrgicos interromperam algumas linhas da fábrica na quarta-feira.

Contudo, nos dias seguintes, Mercedes e sindicalistas, junto com o Ministério do Trabalho em São Paulo, passaram a discutir uma saída para evitar, pelo menos temporariamente, o corte de vagas. O acordo foi aprovado pelos trabalhadores temporários em assembleia realizada na manhã de ontem (13/11).

Eles fazem parte do grupo de 1,5 mil operários que, desde 18 de junho, estão temporariamente dispensados da montadora. Os demais mil operários, cujos contratos são por tempo indeterminado, seguirão afastados até 31 de janeiro - na segunda prorrogação do período de suspensão dos contratos de trabalho dentro do regime conhecido como "lay off".

A partir de agora, no entanto, a empresa terá que bancar sozinha os salários dos trabalhadores afastados, sem poder contar com os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que custeavam R$ 1,16 mil do pagamento. O dinheiro do FAT só pode ser empregado nos cinco primeiros meses de "lay off ".

Em setembro, a montadora havia anunciado que a suspensão dos contratos iria até 17 de dezembro, um mês além do que estava previsto inicialmente. Na mesma época, congelou os salários de todos os funcionários e anunciou paradas de produção até o fim de janeiro.

Ontem, no anúncio do acordo, tanto a Mercedes-Benz como o sindicato manifestaram a expectativa de uma reação do mercado no ano que vem para que os empregos sejam preservados. Neste ano, a produção de caminhões recua quase 40%.
"Vencemos uma batalha, mas a guerra continua e tem datas marcadas para novas lutas: em 31 de janeiro e 31 de março", disse, em nota, o secretário de organização do sindicato, Moisés Selerges Jr.

Fonte: Valor Econômico

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MERCEDEZ E SINDICATO FAZEM ACORDO E POUPAM EMPREGOS


Após negociações com representantes dos trabalhadores, a Mercedes-Benz decidiu prorrogar os contratos de 484 trabalhadores da empresa em São Bernardo do Campo (SP). A informação foi divulgada segunda-feira (12) à tarde, pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e confirmada à Agência Brasil pela empresa.

Segundo a Mercedes-Benz, os contratos desses trabalhadores eram temporários, com prazo até 18 de novembro, e serão prorrogados até o dia 31 de março do ano que vem. A prorrogação, de acordo com a empresa, foi para manter a mão de obra até 2013, quando há expectativa de uma melhora no mercado de veículos comerciais.

O sindicato informou que a proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia ocorrida hoje. Como contrapartida, os 484 trabalhadores vão abrir mão da segunda parcela da participação nos lucros e resultados (PLR).

Desde junho deste ano, os trabalhadores estavam afastados das atividades da empresa por prazo determinado, recebendo uma remuneração composta por bolsa de estudos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e uma complementação da Mercedes-Benz. Mesmo sem prazo para voltar ao trabalho, eles vão receber o salário integralmente até março. Segundo o sindicato, mais mil trabalhadores seguem afastados e em curso até o dia 31 de janeiro de 2013. A expectativa do sindicato é que o mercado comece a reagir e retome a produção no primeiro trimestre de 2013.

Este ano, o setor de caminhões sofreu uma diminuição na produção e nas vendas, principalmente por causa da crise internacional. Com isso, a Mercedes-Benz anunciou um excedente de mão de obra. Cerca de 1,5 mil trabalhadores tiveram então seus contratos suspensos entre 18 de julho e 18 de novembro. Eles foram afastado do trabalho e tiveram de fazer cursos de qualificação profissional. Em setembro, os contratos dos trabalhadores efetivos foi renovado até o fim de 2013, mas com salários congelados.

Fonte: Agência Brasil de Notícias

terça-feira, 13 de novembro de 2012

FINAME SEGURA QUEDA DO SETOR DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS


Anfir pede manutenção das taxas menores.

A Anfir, que reúne os fabricantes de implementos rodoviários, afirma que a redução das taxas de juros do BNDES/Finame, anunciada em agosto, surtiu efeito positivo nos negócios do setor. Nos 10 meses do ano, as vendas diminuíram 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado, para 132,8 mil equipamentos. Até setembro a retração estava mais profunda, chegando a 16,9%. A queda ainda é menor do que a registrada no emplacamento de caminhões, que diminuiu 20,8% até outubro. 

Entre os implementos rodoviários, o único segmento a registrar expansão é o de equipamentos pesados carrega tudo. Com 2,1 mil unidades, houve crescimento de 21,9% nas vendas ao longo de 2012. Apesar disso, a Anfir afirma que o setor segue apreensivo com o cenário econômico incerto e a perspectiva de fim das taxas reduzidas do Finame, programado para 31 de dezembro. 

A entidade pede a prorrogação do incentivo. “A indústria precisa de regras que sejam válidas por longos períodos para trazer um ambiente de estabilidade e permitir o planejamento das empresas que compõem o setor, de fornecedores a transportadores”, explica Alcides Braga, presidente da organização.

Fonte: Automotive Business

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FUNCIONÁRIOS DA MERCEDES AMEAÇAM PARAR PRODUÇÃO


Os funcionários da montadora Mercedes-Benz, com respaldo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sinalizaram ontem a possibilidade de paralisação de algumas áreas da produção na unidade de São Bernardo caso a companhia não apresente acordo que preserve o emprego dos 483 trabalhadores que têm contrato por período determinado, que terminaria em 18 de novembro. Nesta semana, os setores de montagem de ônibus e CKD pararam como protesto.

O posicionamento foi apresentado ontem, por dirigentes do sindicato, durante assembleia na fábrica. Na ocasião, a entidade expôs aos colaboradores a posição da Mercedes, que é de não renovar os contratos dos 483, que estão em layoff - ou seja, afastados fazendo cursos e recebendo verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e complemento pago pela montadora. A entidade também disse que não aceitará a possibilidade de a companhia demitir 1.000 trabalhadores efetivos, também em layoff, em janeiro. A intenção da Mercedes em não manter esses empregados contraria acordo que fez com o sindicato, que prevê garantia de emprego.

Depois de receberem telegrama, na quarta-feira, em que a montadora informou a dispensa, os 483 funcionários ficaram apreensivos com o risco de ficarem sem salário e sem seguro-desemprego, que foi pago durante o período de afastamento. O diretor de comunicação da entidade, Moisés Selerges Júnior, falou para os empregados rasgarem o telegrama - que os convocava para a rescisão, na segunda-feira.

Durante a assembleia, o diretor lembrou que, depois de queda nas vendas de caminhões neste ano, o mercado reagiu em outubro e isso é mais um motivo para não aceitar as rescisões. "A Mercedes tinha 9.000 caminhões em estoque, agora vai girar em 1.000, ou seja, dentro da normalidade. Se a empresa faz isso em momentos de retomada, imagine o que não vai fazer em outros momentos." Trabalhadores da área de caminhões ouvidos pela equipe do Diário durante o ato também relataram que a produção na área está a todo vapor, com a fabricação de 80 unidades por dia, em um turno só. Antes, segundo eles, faziam 70 veículos de carga em dois turnos.

Procurada, a Mercedes afirmou, em nota, que busca administrar a forte retração nas vendas e suas consequências para a força de trabalho. "Nesse cenário, a Mercedes-Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC continuam trabalhando no desenvolvimento de solução que visa garantir a manutenção dos níveis de emprego". Quanto aos 483 temporários, a companhia disse que eles foram contratatos por tempo determinado e que "esse processo não pode ser considerado demissão".

O sindicato convocou os trabalhadores para nova assembleia, na segunda-feira, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da sua sede. Serão apresentados o posicionamento da Mercedes sobre o caso, após negociações iniciadas ontem e que estavam previstas para continuar hoje, e os próximos passos da mobilização, caso não cheguem a um acordo.

Fonte: Diário ABC

MERCEDES-BENZ ANUNCIA CORTE DE 500 TRABALHADORES


A montadora Mercedes-Benz informou, por meio de comunicado interno na fábrica de São Bernardo, que vai diminuir o quadro em 500 funcionários. A empresa alemã, desta maneira, assume postura que vai na contramão do último resultado de suas vendas de caminhões, cuja alta foi de 32% em outubro sobre setembro, e dos acordos com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Conforme o anúncio, a companhia não vai renovar o contrato por período determinado desses trabalhadores. A relação trabalhista dos temporários prevê que o contratante assine, de início, a data de entrada e a de saída do empregado.

O texto  informava sobre o fim da relação com os trabalhadores temporários, neste mês, não citava possível efetivação e concluía que os outros 1.000 contratados em layoff continuariam nesta situação até 31 de janeiro. Na data, a montadora faria outra avaliação para decidir o futuro desses colaboradores. Como protesto, os funcionários teriam parado a produção, por curto período, em dois setores da fábrica.

O regime de layoff definido em junho, a fim de evitar demissões, afastou profissionais com menos tempo de casa e pagou a eles salários reduzidos. Os trabalhadores voltariam à produção no dia 17, mas, após novo acordo com o sindicato em setembro, a empresa prorrogou o retorno deles em um mês e o reajuste salarial foi congelado até fevereiro. Em troca, a Mercedes fixou a garantia de emprego para todos os 13 mil funcionários da unidade de São Bernardo até janeiro.

A equipe do Diário conversou com funcionários da empresa, que revelaram o conteúdo do comunicado interno. A direção da Mercedes-Benz estava reunida, até o fechamento desta edição, discutindo o assunto. Porém, informou que segue analisando a situação e estudando as melhores alternativas para o caso dos desligamentos, alegando que o cenário está sendo avaliado.

Sindicato

Procurado, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC não passou informações sobre o assunto. Mas, segundo os trabalhadores, em assembleia ocorrida ontem, na frente da sede da entidade, os dirigentes do sindicato deixaram claro que vão lutar para que os 500 temporários sejam efetivados.

Ontem, os colaboradores da fábrica foram informados pelo sindicato sobre nova assembleia, no estacionamento da Mercedes, hoje, às 5h. Segundo alguns deles, a entidade pretende apresentar, e colocar em votação, os próximos passos para que não ocorram desligamentos.

Além de quebrar os acordos com o sindicato, a Mercedes pode ir contra uma das determinações do governo federal. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os veículos foi concedida com a contrapartida de que as montadoras mantivessem os empregos. Os caminhões tiveram o imposto reduzido de 5% para zero.

Questionado se o fim dos contratos por período determinado configurava redução no emprego na Mercedes, o Ministério do Trabalho e Emprego não se manifestou.

Até o fechamento desta edição, o Ministério da Fazenda e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também não apresentaram seus posicionamentos sobre o anúncio de desligamento coletivo relatado pelos trabalhadores da fábrica.

Incentivos do governo provocam reação nas vendas de caminhões

A crise econômica mundial abalou o setor de caminhões e as montadoras viram as suas vendas diminuírem em relação aos meses anteriores. No ano, o setor amarga queda de 21,8% nos licenciamentos até outubro, em relação ao mesmo período de 2011. Mas o cenário está mudando, e em ritmo acelerado.

No mês passado, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a comercialização cresceu 50% frente a setembro. Foram 12.301 unidades contra 8.200. Boa parte desse impulso ocorreu pelo financiamento PSI-Finame, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com juros de 2,5% ao ano. Sem contar a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ainda em vigor.

Gerente de vendas de uma concessionária da região, Luis Gambim revela que o setor vai bem. Como os compradores conseguem carta de financiamento para a liberação do dinheiro em 90 dias, sua revenda não consegue mais entregar caminhões neste ano, pois estão todos reservados.

Fonte: Diário ABC

CAMINHÕES AGRALE CONQUISTAM PRÊMIO BRASIL DESIGN AWARD

O projeto da linha 2012 de caminhões Agrale, desenvolvido em parceria com a Questto|Nó, conquistou o Prêmio Brasil Design Award, na categoria Produto Transporte, durante a 5ª Edição da Brasil Design Week. A premiação, realizada no dia 7 de novembro, aconteceu durante a HSM ExpoManagement, maior evento de gestão da América Latina, que recebeu mais de 15 mil visitantes.

Promovido pela ABEDESIGN e realizado pelo Centro Brasil Design, o Brasil Design Award distingue os trabalhos brasileiros que acumularam o maior número de premiações de design, nacionais e internacionais, neste ano. O prêmio reconhece projetos na área de design de produto e design gráfico, além de personalidades do setor e de entidades dedicadas à promoção da categoria no País.

O projeto da linha 2012 de caminhões Agrale foi reconhecido por destacar as inovações tecnológicas, o visual marcante e arrojado dos modelos da marca, e o seu interior, mais ergonômico e confortável para o motorista. As quatro premiações recebidas em menos de um ano de seu lançamento foram – Prêmio iF Design Award, na Europa, Prêmio IDEA (International Design Excellence Awards), nos Estados Unidos, e no Brasil; Prêmio Design MCB, do Museu da Casa Brasileira, e Prêmio Ouro IDEA/Brasil, na categoria Transportes.

Os caminhões leves e médios Agrale incorporam inovações e um novo conceito de projeto, que levam em conta aspectos de segurança (o projeto foi todo validado virtualmente antes da construção de protótipos), otimização de componentes (as cabines se adequam a vários modelos de caminhão) e até o uso de novos materiais e processos, revertidos em melhorias significativas para o usuário e o frotista.

Outra inovação dos caminhões é o conceito de sustentabilidade e a aplicação de materiais reutilizáveis. A linha 2012 Agrale possui para-lamas, para-choque, para-barros e tampa frontal confeccionados em plástico de engenharia, que proporciona ganhos na redução de peso e no melhor acabamento estético. Outro diferencial está na concepção de construção da cabine em painéis independentes e interligados, que aprimora o processo industrial e também o conceito de pós-venda, com melhoria na substituição de peças ao longo da vida útil do produto.

Fonte: Brasil Caminhoneiro