quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MERCEDES-BENZ VENDE MAIS DE 2.000 VEÍCULOS PARA O GOVERNO BRASILEIRO

Maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul, a Mercedes-Benz está fornecendo 2.102 veículos para órgãos do governo federal. Iniciadas em agosto, as entregas se estendem até o próximo ano.

A venda inclui 1.567 caminhões Atego 1725 4x4 para o Exército Brasileiro, além de 110 unidades desse mesmo modelo Atego para a Marinha; 25 unidades do Atego 1726 4x4 para a Aeronáutica e 400 ambulâncias Sprinter para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – do Ministério da Saúde.

“Essa expressiva venda reafirma a posição de nossa Empresa como tradicional fornecedora de veículos comerciais ao governo brasileiro. Os produtos da nossa marca são reconhecidos nos mais diversos órgãos pela qualidade superior, versatilidade de uso, robustez e resistência para as mais severas aplicações, além do reduzido custo operacional, que assegura eficiência e excelente relação custo/benefício nas atividades de transporte”, garante Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Atego 1725 4x4 é reconhecido pela força, robustez e resistência

O caminhão Atego 1725 com tração integral 4x4, modelo homologado pelo Exército e pela Marinha do Brasil, assim como o Atego 1726 4x4 adquirido pela Aeronáutica, são reconhecidos no mercado pela força, robustez e resistência, especialmente nas severas operações fora de estrada, típicas do transporte, serviços e apoios de campo das unidades militares.

Muito antes de enfrentar os desafios fora de estrada, o Atego, como todo caminhão Mercedes-Benz, passa por um rigoroso programa de testes em bancos de provas e também em pistas confinadas que simulam duros obstáculos. Entre os diversos testes e ensaios, o caminhão Atego participa do Rally dos Sertões, que serve como um laboratório a céu aberto. Na competição, o caminhão já soma seis vitórias.

É o rigor nos testes que assegura a robustez e a resistência do Atego, um caminhão Mercedes-Benz produzido para as severas aplicações rodoviárias e fora de estrada.

Sprinter ambulância é destaque pela agilidade na remoção hospitalar

O Sprinter da Mercedes-Benz, veículo novamente adquirido pelo Ministério da Saúde para ampliar a frota do SAMU, se destaca nos serviços de socorro médico por suas dimensões externas compactas, facilidade de manobra e agilidade no trânsito. Isso resulta numa operação com eficiência e confiabilidade, fatores essenciais para quem atua com transporte no setor da saúde.

Além do arrojado e cada vez mais atrativo design, a atual família Sprinter traz uma série de novidades, definindo novos padrões em tecnologia, segurança, economia, proteção ambiental e desempenho. Este é o caso da nova geração de motores OM 651 LA, mais potentes, econômicos e ecológicos, que atendem à legislação PROCONVE P-7. Estes propulsores trazem a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY para os veículos comerciais leves, solução consagrada nos automóveis da marca.

Na aplicação do setor de socorro médico, o amplo espaço interno dos furgões Sprinter propicia conforto e segurança para os pacientes e também praticidade e comodidade aos profissionais de saúde.

Os furgões Sprinter, assim como os chassis com cabina, são reconhecidos pelas empresas implementadoras pela facilidade e agilidade nos trabalhos de transformação dos veículos em vários tipos de UTI móvel, bem como de UTI resgate e de ambulância. A robustez construtiva do Sprinter contribui para a execução de um produto final de elevada qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

COMEÇAM AS VENDAS DE CAMINHÕES FOTON NO BRASIL

Empresa anuncia abertura das primeiras concessionárias no País.

Os veículos semi-leves e leves da Foton Aumark começam a ser comercializados no mercado brasileiro. A empresa, representante da Beiqi Foton Motor Co. no País, anunciou a abertura de duas concessionárias ao mesmo tempo, sendo uma em Várzea Paulista e outra no município de Guarulhos, ambos em São Paulo.

A empresa destaca que os veículos – que serão importados da China – terão como atrativos itens de segurança e conforto, que no mercado brasileiro geralmente são oferecidos como opcionais. “Os preços dos caminhões são muito atrativos quando levamos em consideração, que itens como freios ABS, trio elétrico, CD player, ar condicionado, piloto automático e retrovisores adicionais, já são de série, cem por cento instalados”, garante Marcos Leandro, gerente de vendas da empresa. “Além disso, os caminhões da Família Aumark são equipados com motor Cummins e injeção Bosch, componentes consagrados e conhecidos no mercado mundial”, complementa Leandro.

A companhia inicia agora um processo de expansão da rede de concessionárias, que contará com instalações próprias e também de investidores independentes. “Inicialmente abriremos concessionárias em centros urbanos acompanhando a vocação de nossos caminhões de 3,5 até 9 toneladas. Privilegiaremos a capilaridade e teremos estruturas independentes para Pós-Venda. Estamos homologando e treinando oficinas para assistência técnica e contamos com um sistema único de monitoramento preventivo para manutenção dos caminhões. Trata-se de um acordo exclusivo com a IBM para o setor, o que resultou em uma poderosa ferramenta que vai além da gestão de frota”, finaliza Merluzzi.

Fonte: O Carreteiro

SKF COMEMORA 200 MILHÕES DE ROLAMENTOS PRODUZIDOS NO BRASIL

A fabricante de rolamentos SKF comemora a produção de 200 milhões de unidades produzidas no Brasil, em seu complexo industrial localizado em Cajamar (SP).

Dedicada ao segmento de veículos leves, a empresa também destaca o aumento da produção deste ano, que entre janeiro e agosto cresceu 77% do registrado em igual período do ano passado, para 800 mil peças. Em maio, o complexo bateu recorde de produção mensal, com 3,1 milhões de rolamentos.

Os números para este ano apontam para crescimento de produção em 8% na comparação com 2011, de 29,6 milhões de rolamentos para 32 milhões. A empresa atribui o ritmo acelerado ao bom desempenho das montadoras e às vendas no mercado de reposição.

“Chegar a uma marca como essa é motivo para celebrar: estamos há quase um século no Brasil, sempre acreditando no desenvolvimento do setor automotivo. A SKF está otimista com relação ao mercado e pretende continuar investindo no País. Pretendemos comemorar outros recordes como este”, declara Murilo Fonseca, diretor de vendas automotivas para montadoras.

A unidade brasileira da SKF é uma das três plantas da empresa no mundo que também fabrica rolamentos de suspensão, cuja produção iniciou há três anos. As outras duas subsidiárias ficam na China e França. Em outubro de 2011 inaugurou uma segunda unidade de manufatura no complexo de Cajamar, destinada à produção de rolamentos de roda de segunda geração (HBU2), com sensores ABS, para atender as montadoras a partir da legislação brasileira que prevê a adoção do sistema nos veículos fabricados a partir de 2014.

A nova linha de produção recebeu investimentos de R$ 13,5 milhões e é a primeira na América do Sul a produzir este tipo de rolamento.

Fonte: Automotive Business

terça-feira, 30 de outubro de 2012

JAC VENDERÁ VUC EM SUA REDE AUTORIZADA

Motor Cummins de 140 cv é destaque do modelo.

A partir de 2013, a JAC Motors começa a vender o caminhão semileve T140. Tem este nome por ser equipado com motor turbodiesel Cummins de 140 cv de potência. A carga útil é de 1.570 quilos e o peso bruto total, de 3.490 quilos. O modelo está exposto no estande da empresa no Salão do Automóvel, que ocorre até 4 de novembro no Anhembi.

Com três anos de garantia, será vendido na mesma rede dos automóveis JAC e concorrerá diretamente com Kia Bongo (130,5 cv) e Hyundai HR (97 cv). Também disputará mercado com modelos do tipo chassi-cabine como Ford Transit, Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master. Por seu pequeno porte, ele se enquadra entre os VUCs, veículos urbanos de carga aptos a circular em grandes centros como São Paulo.

Fonte: Automotive Business

PIRELLI: FABRICANTE DE PNEUS COMPLETA 140 ANOS

Empresa surgiu na Itália em 1872; no Brasil, produção começou em 1927.

Fundada em 1872 em Milão, Itália, a Pirelli completa 140 anos. Com 22 fábricas em 13 países e operações comerciais em outras 160 nações, a marca tem sete unidades na América do Sul. Cinco delas ficam no Brasil, que responde por mais de um terço do faturamento mundial da empresa. Este alcançou € 5,6 bilhões em 2011.

No Brasil, o filho do fundador da companhia, o italiano Alberto Pirelli, desembarcou na Amazônia para pesquisar a borracha natural produzida na região. Em 1927 começou a produzir no Brasil, quando comprou a fábrica de cabos de aço Conac, em Santo André. A Pirelli tem 11 mil trabalhadores no País, somadas as unidades de Campinas, Santo André e Sumaré (SP), Gravataí (RS) e Feira de Santana (BA).

Fonte: Automotive Business

GUERRA É A PRIMEIRA EMPRESA A HOMOLOGAR SISTEMA DE FREIOS ABS

A partir do próximo ano, equipamento será obrigatório em semirreboques.

A Guerra Implementos Rodoviários acaba de homologar seu sistema de freios ABS, visando atender a demanda da resolução 777/93 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Segundo a nova norma do órgão, a partir de 1º de janeiro de 2013 será obrigatório que os semirreboques com capacidade de carga igual ou superior a 57 Toneladas saiam equipados de fábrica com sistema de freios ABS.

Atualmente o sistema é opcional e a lei obrigará todos os fabricantes a implantar freios ABS em 100% dos semirreboques, ou seja, Bitrem 2 Eixos, Bitrem 3 Eixos, Tritrem, Rodotrem, entre outros.

De acordo com a empresa, ela foi a primeira companhia do setor a conseguir a certificação deste tipo de produto. A Guerra cumpriu nas últimas duas semanas todas as etapas de testes realizados em São Paulo/SP e contou com a parceria de seu fornecedor WABCO.

Fonte: O Carreteiro

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VOLVO TEM MAIOR FATURAMENTO POR LOJA

Cada concessionária da marca fatura R$ 4,3 milhões em média por mês.

Apesar da queda de 24,6% nas vendas de janeiro a outubro, com 10,6 mil unidades emplacadas no ano, a Volvo se manteve como quarta marca mais vendida e foi campeã de rentabilidade, com alto nível de faturamento médio por concessionária, de R$ 4,36 milhões/mês; considerando só o negócio de veículos novos, responsável por cerca de 80% das receitas dos revendedores autorizados. O levantamento foi feito pela consultoria autoAnálise, dos economistas Francisco Trivellato e Francisco Mendes. Os concessionários Volvo foram os únicos do setor a obter receita mensal acima de R$ 4 milhões por loja, com média de 13,7 unidades vendidas por ponto.

A Volkswagen/MAN, primeira colocada no ranking geral de vendas de caminhões (30,7 mil unidades emplacadas em 10 meses, recuo de 20,6% sobre 2011), precisou vender quase o dobro, 22,9 por loja, para obter o segundo melhor desempenho financeiro médio, de R$ 3,76 milhões/mês por concessionária.

O valor é exatamente igual ao faturado pelas concessionárias da Scania, mas elas conseguiram o mesmo resultado com menos da metade de veículos vendidos por ponto, 10,4/mês, em média. E a marca sueca ocupa a o sexto lugar geral em participação de mercado, com 7 mil veículos vendidos até outubro, o que significou recuo de 28,1% nos emplacamentos de 2012.

O levantamento da autoAnálise mostra a Mercedes-Benz na quarta posição no ranking de faturamento com veículos novos por ponto de venda: R$ 3,54 milhões com 20,1 unidades vendidas por mês, em média. A marca é a segunda mais vendida do mercado, com 25,8 mil caminhões emplacados de janeiro a outubro, em queda de 20,1% sobre o mesmo intervalo de 2011.

A terceira marca de caminhão mais vendida do mercado brasileiro, a Ford (16,4 mil unidades emplacadas em 10 meses, recuo de 27,8% sobre 2011), fica em quinto no faturamento médio mensal por concessionária: R$ 2,05 milhões, com 15,6 veículos vendidos por loja.

A Iveco, quinta mais vendida do País com 7,6 mil caminhões emplacados de janeiro a outubro (retração de 28,6% sobre 2011), fica em sexto na análise de desempenho financeiro médio por loja, com R$ 1,74 milhão/mês faturado em cada concessionária, que vende em média 12 unidades/mês.

As demais marcas de caminhões do mercado, somadas, vendem pouco mais de um veículo por mês em cada concessionária, que tem faturamento médio de R$ 180 mil.

Veja abaixo a tabela preparada pela consultoria autoAnálise que mostra o faturamento e o número médio de caminhões vendidos por concessionária no País:

 

Lucro menor, Empate e Prejuízo

Com o tombo brutal do mercado brasileiro de caminhões este ano, que acumula retração de 22% de janeiro a outubro, Volvo, Volkswagen/MAN, Scania e Mercedes-Benz (nesta ordem) foram as únicas que garantiram faturamento médio mensal acima de R$ 3 milhões por ponto com vendas de veículos zero-quilômetro, e portanto foram também as únicas que possivelmente conseguiram gerar algum lucro este ano para os concessionários, na avaliação da autoAnálise. “Faturamento maior por ponto é indicador de lucro maior, uma vez que a capacidade de gerar resultado operacional bruto também é maior”, diz o estudo da consultoria.

Segundo a autoAnálise, até agora o mercado de caminhões novos pode ser dividido em três categorias de faturamento mensal médio por loja: acima de R$ 3 milhões (caso das quatro marcas já citadas), próximo a R$ 2 milhões (Ford e Iveco) e abaixo de R$ 1 milhão (todas as outras). Para o primeiro grupo, apesar da forte redução do lucro, os concessionários devem fechar o ano no azul. No caso do segundo patamar, a melhor hipótese é o empate, sem prejuízo nem lucro. E quem fatura menos de R$ 1 milhão/mês por loja deve ter dificuldades para fechar as contas de 2012.

A consultoria estima que o fraco desempenho de 2012, e a demora na recuperação dos níveis de vendas nos próximos anos, deve mudar o cenário futuro: as marcas entrantes vão precisar rever os planos e, provavelmente, terão de aumentar o valor investido para ocupar o mercado.

Fonte: Automotive Business

VENCEDORES DO CONCURSO MMCB, PROMOVIDO PELA SCANIA

Vinícius de Moraes, 35 anos, da cidade de Sertão (RS) foi o grande campeão entre 47 mil inscritos.

Vinícius de Moraes, Sertão/RS.
Entre 47 mil inscritos, o gaúcho da cidade de Sertão, Vinícius de Moraes, 35 anos, foi o grande campeão do concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), edição 2012, promovido pela Scania. A final foi realizada no último sábado (27) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Vinícius de Moraes, que recebeu este nome porque a mãe era fã do poeta, havia sido selecionado na etapa regional de Ponta Grossa (PR), dia 5 de agosto.

 “Eu vou levar muita coisa deste concurso. Mas o principal são os conhecimentos sobre direção defensiva, meio ambiente e também os princípios de ética e cidadania”, afirmou o campeão após vencer a prova.

Fabiano Medeiros da Silva,
Munhoz de Melo/PR.

Em segundo lugar, ficou o paranaense Fabiano Medeiros da Silva, 32 anos, da cidade de Munhoz de Melo, selecionado na etapa de Londrina (PR), realizada dia 18 de agosto.

Além dos participantes, a Scania levou para São Paulo as famílias dos 24 finalistas e os campeões das edições anteriores. As provas transcorreram em clima de muita emoção e ansiedade, com direito a torcidas organizadas.

E, em terceiro, o carioca Jorge Pereira de Araújo, de 39 anos, que venceu no Rio de Janeiro, dia 8 de setembro.

Jorge Pereira de Araújo,
Rio de Janeiro/RJ.
Na sexta-feira, os motoristas fizeram provas teóricas, de checklist e de percurso. E, no sábado, as de manobra, quando tiveram de conduzir carretas em marcha ré e desviar de tambores. Em vários momentos, também eram obrigados a derrubar um pino vermelho entre dois pinos azuis. Toda vez que um azul ia ao chão, eles precisavam descer da cabine e recolocá-lo no lugar.

A última prova, com apenas três concorrentes, foi num circuito em Z. Eles tiveram de seguir em marcha ré desviando dos obstáculos, derrubar um pino vermelho ao final do Z e, depois, voltar de frente derrubando mais quatro pinos vermelhos. Ganhou quem terminou a prova primeiro.

Esta é a quarta edição do MMCB. As outras foram em 2005,2008 e 2010. A Scania promove o concurso em 28 países. Neste ano, o Brasil representou 67% dos 60 mil motoristas inscritos no mundo.

Segundo a Scania, 70% dos 1.200 selecionados nas 12 etapas regionais do Brasil são motoristas empregados. Mas os três vencedores são autônomos.

Para o vice-campeão, Fabiano Medeiros da Silva, a participação no MMCB vai mudar sua vida. “Tenho certeza que muitas portas irão se abrir com a nossa participação neste concurso. Passaremos a ser mais valorizados”, afirmou.

O terceiro colocado, Jorge Pereira de Araújo, participou de todas as edições realizadas até agora. Ele disse que as provas estão ficando cada vez mais difíceis. E que os caminhões mudaram muito desde 2005. “A diferença de tecnologia entre o veículo que eu dirigi na primeira vez e agora é muito grande”, salientou. Persistente, ele contou que participará novamente do concurso em 2014 para tentar o almejado primeiro lugar.

Segurança no Trânsito

Segundo o gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania, Márcio Furlan, as inscrições para o concurso no Brasil cresceram 57% na comparação com a edição de 2010. “Nosso intuito é conscientizar o motorista sobre segurança no trânsito e sustentabilidade. Estamos muito satisfeitos”, disse.

Furlan afirmou que os caminhoneiros brasileiros estão em processo de evolução constante e que 90% dos 1.200 selecionados nas etapas regionais têm acesso à internet, sendo que 50% destes acessam a rede por meio de celulares nas estradas.

O diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Leoncini, disse que as provas são iguais em todo o mundo. “Tanto é que estamos avaliando se devemos ter uma final mundial. Mas acho que talvez possamos começar por uma competição da América Latina”, afirmou. Além do Brasil, Argentina, Chile e Peru realizam o concurso. No Peru, a iniciativa é voltada a motoristas de ônibus.

Lei do Descanso

A Carga Pesada pediu aos três motoristas vencedores suas opiniões sobe a Lei do Descanso (12.619). Vinícius de Moraes disse que ainda não está cumprindo o descanso de 11 horas entre duas jornadas de trabalho. “Eu não rodo exageradamente. Paro a cada duas ou três horas para descansar. E, à noite, paro 8 horas”, contou.

Fabiano Medeiros da Silva afirmou que será difícil cumprir rigorosamente a lei, já que “não há pontos de apoio nas estradas” para os motoristas descansarem. “A lei está aí, mas como vamos descansar com segurança?”, questionou.

Já Jorge Araújo, que trabalha com inflamáveis, afirmou que a lei não afetará seu dia a dia.. “Começo a trabalhar às 6 horas da manhã e paro às 18 horas. Sou fiscalizado via satélite (por rastreador) e por tacógrafo. No meu segmento não é permitido rodar mais”, contou.

Prêmios

O primeiro colocado ganhou da Scania R$ 30 mil em prêmios (eletrodomésticos e moveis), R$ 6 mil em dinheiro, uma viagem com acompanhante para conhecer a Suécia e uma jaqueta personalizado.

Já o segundo faturou R$ 3.500 em dinheiro, uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de pneus com seis unidades e uma jaqueta personalizada.

O terceiro recebeu R$ 2.500 em dinheiro, uma viagem com acompanhantes para um resort no Brasil e uma jaqueta personalizada.

Eles também receberam presentes dos patrocinadores do concurso: Pirelli, Noma, Sest/Senat, Shell, Graal e Vale.

A Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) deu R$ 6.000, R$ 3.500 e R$ 2.500, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro colocados. Todos os 24 finalistas ganharam o curso Master Driver da Scania.

Currículos

Vinicius de Moraes, 35 anos, de Sertão (RS). Foi revelado na regional de Ponta Grossa (PR). Ele é agregado da Expresso Hércules, tem um Scania no sider e viaja pelo Mercosul e São Paulo. Escolheu a profissão de caminhoneiro aos 14 anos, por influência do pai. Casado e pai de um filho, ele transfere autopeças e alimentos industrializados. 

Fabiano Medeiros da Silva, 32 anos, de Munhoz de Melo (PR). Foi revelado na etapa de Londrina (PR). Autônomo, ele transporta grãos em rotas que cruzam todo o Brasil. Casado e pai de um filho, é caminhoneiro há 10 anos. Ele se interessou pela profissão desde cedo, acompanhando o pai.

Jorge Pereira de Araújo, 39 anos, do Rio de Janeiro, venceu a etapa da sua cidade. Casado e pai de três filhos, é motorista há 21 anos. Era empregado, tornando-se autônomo há seis meses. Transporta cargas químicas pela Simeira Logística.

Fonte: Carga Pesada

PROMOÇÃO DA BRIDGESTONE JÁ TEM SEU PRIMEIRO SORTEIO


Campanha que premia de Norte a Sul do Brasil divulga os primeiros ganhadores.

A campanha “Oiapoque & Chuí”, ação promocional realizada pela Bridgestone, revelou os ganhadores de sua etapa inicial. O primeiro sorteio aconteceu no último dia 22 e os nomes dos vencedores já estão disponíveis no hotsite da promoção (www.promocaooiapoqueechui.com.br). A campanha premia caminhoneiros de Norte a Sul do Brasil.

Ainda serão realizados mais dois sorteios: dias 22 de novembro e 21 de dezembro. No total, serão mais de 200 prêmios para os transportadores, entre eletroeletrônicos e eletrodomésticos. E no sorteio do dia 21 de dezembro, todos os cupons participantes, incluindo aqueles que já foram sorteados, concorrerão a um caminhão Volvo VM 330CV (Cavalo Mecânico 4×2), zero quilômetro.

A cada R$ 800,00 em compras de produtos e serviços nas lojas Bridgestone, Bandag e BTS espalhadas pelas estradas de todo o Brasil, o motorista recebe um cupom para concorrer aos prêmios. A promoção é válida até 14 de dezembro.

E para se aproximar ainda mais de seu público, a Bridgestone deu início à realização de blitze nas principais rodovias da região. Os motoristas que passarem pelos pontos onde a ação estiver sendo realizada podem participar do Caminhão Videokê, com as músicas da dupla Oiapoque & Chuí, além de receberem bonés e CDs promocionais.

As blitze acontecem de 23 de outubro a 17 de novembro nos seguintes pontos:

- de 23 a 26/10 na Régis Bettencourt (23 e 24 no Posto São Leopoldo de Juquitiba; 25 e 26 no Posto São Leopoldo de Itapecerica da Serra – das 16 às 20h);
- dias 29 e 30/10 em Paranaguá-PR (Pátio de Triagem – das 16 às 20h);
- dias 05 e 06/11 na Rodovia Anhanguera (São Paulo – Posto Fase Quattro – das 16 às 20h);
- dias 07 e 08/11 na Rodovia dos Bandeirantes (Jundiaí – Rede Campeão – das 17 às 21h);
- dias 09 e 10/11 na Rodovia Fernão Dias (São Paulo – Terminal de Cargas – das 16 às 20h);
- dias 12 e 13/11 na Rodovia Castelo Branco (Barueri – Posto Graal – das 16 às 20h);
- dias 19 e 20/11 na Baixada Santista (Posto Locatelli – das 16 às 20h);
- dias 21 e 22/11 na Rodovia Pres. Dutra (Guarulhos – Posto Sakamoto II – das 17 às 21h).

A ação promocional lançou a dupla sertaneja “Oiapoque & Chuí”, em menção à Bridgestone e Bandag. Os sertanejos apresentaram a canção Na Estrada, que fala da vida do caminhoneiro nas rodovias.

Fonte: Carga Pesada

SCANIA: SUECA COMEMORA 55 DE HISTÓRIA NO BRASIL

No início, os caminhões eram montados pela extinta Vemag, que os vendia em São Paulo.

Primeiros caminhões L75
vinham desmontados da Suécia.
A Scania completa 55 anos de Brasil este ano. A empresa foi constituída nos meados de 1957 como Scania-Vabis do Brasil SA. Os caminhões vinham desmontados da Suécia. A montagem cabia à empresa Veículos e Máquinas Agrícolas (Vemag), que os vendia em São Paulo. O primeiro modelo nacional foi o L 75.

Em 1959 a Scania inaugurou sua unidade de motores no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) teve sua inauguração em dezembro de 1962. Foi a primeira unidade industrial para caminhões, ônibus e motores da empresa fora da Suécia - e até agora a única. Em 1969 a fábrica passou a exportar componentes para a Suécia.

Em 1974 a empresa inova com o LK 140, o primeiro com cabine avançada, ou “cara chata”. A cabine anterior, “jacaré”, permaneceu em produção até abril de 1981.

Fonte: Automotive Business

DAIMLER TRUCKS VENDE 140 CAMINHÕES FREIGHTLINER PARA TRANSPORTADORAS NO MÉXICO

A Daimler Trucks vendeu recentemente 50 unidades do caminhão Freightliner Cascadia para a UNNE Corporate, empresa de logística e de transporte de materiais de construção e de derivados de petróleo não-refinado, além de 90 veículos para a empresa de entregas, Estafeta, ambas situadas no México.

“Graças à possibilidade de configuração de nossos veículos, podemos oferecer aos nossos clientes soluções personalizadas para suas operações específicas de transporte. A Daimler Trucks no México, assim como nos demais mercados em que atua, é sinônimo de qualidade, excelência em tecnologia e ótimo custo-benefício”, afirma Gerhard Gross, Presidente & CEO da Empresa no México.

Estafeta – Prestadora líder de serviços de entregas expressas no México

Com uma encomenda de 90 caminhões Freightliner, a Estafeta amplia sua frota, atualmente composta por 80% de veículos dessa marca da Daimler Trucks. Do lote negociado recentemente, 70 caminhões já foram entregues à Estafeta, e os demais serão entregues até o fim desse ano.

“Nossa meta é oferecer alta qualidade para uma ampla gama de serviços. Com o caminhão Freightliner desejamos melhorar continuamente nosso negócio e obter as mais recentes tecnologias de segurança e respeito ao meio ambiente a bordo de nossos caminhões. A Daimler Trucks no México é uma garantia de qualidade, design e inovação que nos permite realizar todas as nossas entregas de forma eficiente”, afirma Ingo Babrikowski, CEO da Estafeta.

A empresa mexicana é líder nos serviços de entrega no país por mais de 30 anos. Nos últimos 10 anos, ela oferece serviços adicionais, como gerenciamento de entregas de suprimentos e cargas aéreas. A Estafeta também atua em outros 230 países, com serviços de importação e exportação.

UNNE Corporate – Empresa de logística estabelecida no México

“Desejamos fazer frente às tendências de mercado e às exigências dos clientes com agilidade. É por isso que estamos trabalhando com empresas como a Daimler Trucks, com quem compartilhamos nossos altos padrões de qualidade”, ressalta Noé Paredes, CEO da UNNE Corporate.

Os 50 novos caminhões serão operados pela TRACSA (Transportación Carretera S.A.) – pertencente à UNNE Corporate. A TRACSA é companhia de logística e transporte de diversos tipos de carga tais como materiais de construção e matérias primas, bem como derivados de petróleo não-refinado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

IVECO INAUGURA SUA 109ª CONCESSIONÁRIA NO BRASIL, EM MOGI DAS CRUZES

A Iveco inaugurou sua 109ª concessionária no País, desta vez em Mogi das Cruzes, na região do Alto do Tietê, no Estado de São Paulo (SP). A nova unidade é do Grupo Rodonaves, que iniciou sua parceria com a Iveco em fevereiro de 2011 e de lá para cá inaugurou cinco unidades no Estado, a começar pelas concessionárias de Caçapava e Campinas, seguida de Ribeirão Preto e Araraquara. 

A nova concessionária está às margens da Rodovia Mogi-Dutra, no número nº 1.887, e conta com uma área de 2.000 metros quadrados, sendo 1.260 de área construída, com oito boxes para atendimento. O local oferece espaços especiais aos motoristas, com três quartos, duas salas de estar e banheiros, além de sala com televisão e TV a cabo.

A nova unidade da Iveco Rodonaves atenderá vários municípios vizinhos a Mogi das Cruzes, entre eles Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Poá, Suzano, Santa Isabel, Jacareí, São José dos Campos, São José Paulista e Itaquaquecetuba.

O Grupo Rodonaves é conhecido como uma das maiores transportadoras de cargas fracionadas do País e a partir desta inauguração passa a ser também um dos maiores representantes da marca Iveco no estado de São Paulo. A nova unidade está estrategicamente localizada em uma área de forte desenvolvimento industrial, onde operam aproximadamente 891 fábricas dos mais variados segmentos. Possui ainda o maior potencial de crescimento no setor agrícola da região do Alto do Tietê, conhecida por ser o maior polo produtor de hortaliças, cogumelos, caquis, orquídeas e nêsperas do Brasil.

Com a inauguração a Iveco completa 21concessionárias instaladas estrategicamente em diversas regiões do estado de São Paulo, representada pelos grupos Mercalf, Priore, Vetelli, Cofipe, Saf Diesel e Rodonaves. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

DAIMLER EXAMINA BASE DE CUSTOS EM FÁBRICAS NO BRASIL

A queda no mercado brasileiro de caminhões, que tem provado ser mais longa e mais profunda que o esperado, pode ter efeitos duradouros sobre os trabalhadores da Daimler Truck nas duas fábricas em Juiz de Fora e São Bernardo do Campo.

"Nós precisamos rever a nossa posição de custo fixo no Brasil, mas esse é um tema diferente - temos que ver qual (será) o final desta discussão", disse o diretor financeiro da Daimler, Bodo Uebber, a analistas durante uma teleconferência nesta quinta-feira.

A companhia negocia com representantes dos trabalhadores no Brasil sobre 15 dias de férias não remuneradas até o final de janeiro e seminários de formação, ondE parte dos salários são cobertos pelos sindicatos. A Daimler Trucks emprega cerca de 12 mil trabalhadores no Brasil, a maior parte em São Bernardo.

A Daimler espera que o mercado brasileiro de caminhões caia entre 20 e 25 por cento neste ano devido em parte a novos regulamentos para emissões, o que direcionou a demanda deste ano para 2011.

Quando perguntado sobre o gasto de 1,2 bilhão de euros (1,56 bilhão de dólares) nos primeiros nove meses do ano, Uebber disse que a companhia reduziu suas perspectivas e espera que os negócios industriais não gerem quase nenhum dinheiro novo em 2012.

Fonte: Reuters

IVECO INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM MACAPÁ

A Iveco inaugurou a terceira unidade do Grupo EBD, em Macapá, no Estado do Amapá. A nova concessionária possui 3.200 metros quadrados de área total, onde foram investidos cerca de R$ 8 milhões em sua construção. A nova revenda amplia a capacidade de atendimento da Rede Iveco por oferecer assistência técnica aos caminhoneiros e frotistas que passam pela região, bem como estabelecer novos clientes no norte do País. "A expectativa é a consolidação da marca no nosso mercado. Temos expectativa de incremento de 15% no volume de caminhões para o ano de 2013", analisa Marcelo Ferreira, Gerente Geral do Grupo EBD.

Segundo Ferreira, a concessionária atende os Estados do Pará e Amapá e vende toda a linha Iveco, com share de 45% para a linha de comerciais leves Iveco Daily, 35% para a gama de caminhões médios e semipesados e 20% para os extrapesados Stralis e Off-Road Trakker. Na nova loja em Macapá, o cliente poderá contar também com serviço de socorro - três Daily Oficina Volante, seis boxes de atendimento, uma sala de montagens de motores e uma ferramentaria.

A EBD Macapá é a terceira concessionária do Grupo EBD, cuja matriz está localizada em Ananindeua, na região metropolitana de Belém (PA) há três anos e meio. A segunda loja opera em Marabá, no Pará, uma região rica devido às jazidas de minério de ferro.

O diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, afima que a inauguração em Macapá fortalece a marca na região, que apresenta crescimento econômico considerável.  "Entre 2002 e 2009, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto)  do Amapá foi o terceiro maior em todo o País, de 47,4%, ficando atrás apenas de Tocantins (52,6%) e Mato Grosso (50,4%)", analisou o executivo.

A Iveco prosseguirá com seu plano de expansão da Rede até dezembro. "Nosso objetivo é terminar 2012 com 110 pontos de venda em todo o País. Hoje, já temos uma cobertura completa, com concessionárias em todos os pontos estratégicos da malha rodoviária nacional", diz Alcides Cavalcanti.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CAMINHÃO MERCEDES-BENZ É DESTAQUE NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Com design moderno, arrojado e atrativo, o cavalo-mecânico extrapesado Actros da Mercedes-Benz, top de linha no Brasil, está presente no 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre 24 de outubro e 4 de novembro.

Como resultado de uma parceria com a Mercedes-Benz, o Actros está inserido na ambientação cenográfica da exposição “Corpos de Aço” no estande da Petrobras. Neste espaço, a companhia demonstra, de forma dinâmica e criativa, as tecnologias de produtos como o diesel de baixo teor de enxofre e a gasolina Podium. Busca também despertar a atenção para o consumo consciente e valoriza suas atividades de esporte motor, como, por exemplo, a Fórmula Truck, que tem expressiva participação dos caminhões Mercedes-Benz.

Os visitantes da exposição “Corpos de Aço” podem entrar na boleia do Actros, conhecendo de perto alguns detalhes da avançada tecnologia do caminhão. Além disso, podem fazer fotos e compartilhar em redes sociais.

Os caminhões da Mercedes-Benz são referência de competitividade na Fórmula Truck brasileira. Em onze anos na categoria, chegou às provas finais disputando títulos em dez edições, ganhando duas vezes como marca (2006 e 2008) e quatro vezes com o piloto Wellington Cirino (2001, 2003, 2005 e 2008). Neste ano, a duas provas do final do Campeonato Brasileiro, a Mercedes-Benz é líder na classificação de marcas.

O caminhão mais completo do Brasil

Caminhão mais completo do País e com a melhor tecnologia do mercado, o Actros – que é produzido na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, Minas Gerais – se destaca por itens exclusivos de avançada concepção tecnológica, como motores com tecnologia BlueTec 5, câmbio totalmente automatizado PowerShift, sistema de orientação de faixa de rolagem, sistema de controle de proximidade, assistente ativo de frenagem, freio eletrônico com ABS e ASR e cabina Megaspace com piso totalmente plano.

A Mercedes-Benz é a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina. Com 56 anos de atuação no Brasil, a Empresa acumula um volume de mais de 1,2 milhão de caminhões produzidos no país.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

MERCEDES AVALIA RETORNO DOS TRABALHADORES SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE

A Mercedes-Benz do Brasil vai analisar, em novembro, a possibilidade de trazer de volta ao trabalho os cerca de 1.500 empregados da fábrica de São Bernardo que estão em layoff (suspensão temporária de contratos). Nessa análise, será levada em conta a reação do mercado de caminhões, segundo o presidente da companhia, Jurgen Ziegler.

O executivo afirma que as expectativas em relação ao desempenho das vendas nos últimos três meses do ano são positivas, por causa do estímulo dado pela nova linha Finame-PSI, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para compra de caminhões, que tem juros de 2,5% ao ano - a anterior tinha taxa de 5,5% ao ano - e que tem validade até 31 de dezembro.

Levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com base nos emplacamentos de veículos novos, já sinaliza reação nesse segmento. Na primeira metade deste mês, a comercialização cresceu 12% frente ao mesmo período do mês anterior.

Números do BMB (Banco Mercedes-Benz) também mostram essa aceleração na demanda, a partir dos últimos dias de setembro. A reação demorou um pouco a aparecer. Isso porque, embora o governo tenha anunciado a condição mais facilitada do financiamento no fim de agosto, a regulamentação só saiu dia 20 do mês seguinte. "Fomos o primeiro banco a operar, já no dia 21, os outros só começaram dia 24, 25, porque havia a necessidade de adaptar os sistemas", disse o presidente da instituição financeira, Angel Martínez.

A partir da operacionalização da linha de crédito, o volume de financiamentos pelo Finame saltou de 250 por semana, para mais de 800. "A demanda estava represada. Hoje, está, na média, entre 400 a 600 (semanalmente)", diz Martínez.

Ele acrescenta que muitos clientes que estavam indecisos ou vinham adiando as compras resolveram fechar negócios, em razão dos juros negativos (descontando a inflação). Houve também, segundo ele, companhias que decidiram antecipar aquisições que fariam só em 2013. Por causa da forte procura, desde o dia 21, o banco operou em dois fins de semana até agora. O PSI-Finame corresponde a 65% a 75% do total de financiamentos do BMB.

ACORDO - Acordo feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com a montadora em setembro estabeleceu que o layoff, que foi iniciado em junho e que se encerraria em 17 de novembro, fosse prorrogado até 17 de dezembro e também fixou a garantia de emprego para todos os 13 mil funcionários da unidade de São Bernardo até 31 de janeiro. Tudo isso em troca do congelamento do reajuste salarial até fevereiro.

Ziegler afirma que a suspensão temporária - em que os trabalhadores recebem recursos provenientes do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e também complemento da empresa, mas têm de passar por cursos de qualificação - é uma ferramenta inovadora, que ainda não havia sido utilizada no segmento de caminhões no País.

NO ANO - O objetivo do acordo foi obter uma saída que evitasse demissões em massa, em meio ao quadro de forte retração no mercado de caminhões. O segmento sentiu, neste ano, o desaquecimento da economia - o que levou à redução do número de fretes e desencorajou investimentos - e também a antecipação de compras ocorrida em 2011. Isso porque os veículos produzidos em 2012 passaram a sair da linha de montagem equipados com tecnologia que segue a norma Proconve 7, menos poluente que a anterior, mas que elevou os preços dos caminhões em cerca de 15%.

Mesmo com a reação do mercado no último trimestre, o executivo da montadora projeta que o mercado do setor terá vendas 21% menores frente a 2011, fechando este ano com 130 mil unidades comercializadas (foram 165 mil no ano passado).

Fonte: Diário do Grande ABC

CARAVANA ECOLÓGICA SE APRESENTA NO SANTA ROSA TRUCK SHOW

Serão três apresentações diárias de 26 a 28 de outubro.

A Caravana Ecológica – projeto teatral criado pela Revista Carga Pesada, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo – se apresenta de sexta-feira a domingo (de 26 a 28 de outubro) na Festa do Caminhoneiro de Santa Rosa Truck Show, em Itajaí (SC).

Serão três apresentações em cada dia: às 16h30, às 18h30, e às 20 horas, na Área de Exposições Santa Rosa, no Km 116 da BR 101.

O projeto tem 12 anos de espetáculos que se renovam em assuntos e na forma de abordagem a cada ano. A nova versão reforça a tradicional mensagem “Estrada Verde, Água Limpa” e convida cada um a combater o tráfico de animais silvestres nas rodovias.

A Caravana tem criação artística da Escola Municipal de Teatro de Londrina. Desde julho de 2000, os atores se apresentam nos principais eventos de caminhoneiros do Brasil, levando uma mensagem cultural e ecológica.

Na segunda-feira, o grupo se apresenta também no Centro Volvo Ambiental, em Curitiba.

Mais informações sobre a Caravana Ecológica podem ser encontradas no site www.caravanaecologica.com.br.

Fonte: Carga Pesada

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DAIMLER INICIA PRODUÇÃO DE CAMINHÕES MÉDIOS BHARATBENZ NA ÍNDIA

Após o lançamento dos caminhões pesados da marca BharatBenz há duas semanas, a subsidiária da Daimler Trucks "Daimler India Commercial Vehicles (DICV)” iniciou a produção dos modelos médios (de 9 e 12 toneladas). Os veículos BharatBenz são fabricados na fábrica de Chennai, inaugurada em abril deste ano e localizada no sul da Índia.

“Juntamente com nossos veículos pesados, esses modelos se baseiam nas plataformas de sucesso do Fuso Canter e Fighter, representando mais um passo na implementação de nossa estratégia de modularidade”, afirma Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks e pela Daimler Buses.

Até 2014, a DICV vai lançar 17 novos modelos de caminhões, com PBT entre 7 e 49 toneladas. Os veículos são especialmente projetados para atender as necessidades dos clientes na Índia, onde a demanda por caminhões de alta qualidade e econômicos aumentará nos próximos anos.

“Conseguimos oferecer um portfólio completo a nossos clientes. Na Índia, os gastos com combustíveis são atualmente uma preocupação. Com isso, buscamos desenvolver veículos eficientes, confiáveis, robustos e com o melhor custo-benefício”, enfatiza Marc Llistosella, Diretor e CEO da Daimler India Commercial Vehicles.

Os caminhões médios da BharatBenz podem ser usados em diversas aplicações. Os veículos são normalmente usados em canteiros de obras ou na distribuição de produtos. Com duas opções de motores (potência de 140 cv ou 170 cv), os veículos podem ser equipados com carrocerias com refrigeração fornecidas pelos encarroçadores. Ao mesmo tempo, os veículos são 10% mais econômicos do que os demais produtos disponíveis no mercado indiano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

CONCESSIONÁRIA GERMANYA LANÇA EXTRAPESADO MAN TGX NO MERCADO DE MARINGÁ E REGIÃO

Os caminhões MAN TGX acabam de ser apresentados oficialmente, pela primeira vez, ao mercado de Maringá e região com a inauguração de nova revenda da Germanya na cidade. O lançamento marca a estreia da MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, na disputa regional pelo segmento de extrapesados, que representa mais de 50% do volume de caminhões comercializados na região.

Para alavancar as vendas do veículo, os clientes poderão optar pelo Consórcio Maggi, um sistema de compra diferenciado composto por 220 cotas combinadas, com entregas programadas e prazos de pagamento que variam entre 60 e 120 meses. O plano oferece ainda uma taxa de administração bastante atrativa e muito abaixo das praticadas pelo mercado. Outro diferencial está na quantidade de veículos entregues: são 200 caminhões MAN TGX em 24 meses.

Para Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, a ação mostra os esforços da empresa para conquistar de vez essa importante fatia do mercado. “A inauguração de mais essa nova revenda comprova nossa disposição para conquistar esse mercado, que é altamente competitivo em nosso País. Temos um produto diferenciado, com propostas atrativas e, com certeza, esse empreendimento da Germanya também fará a diferença na preferência do cliente”, destaca.

Quem já testou comprova que o MAN TGX tem tudo para ser um sucesso na região. Três importantes clientes tiveram a oportunidade de experimentá-lo e foi consenso o alto conforto, desempenho e confiabilidade do caminhão. “Já estamos inclusive recebendo consultas para venda. Nossa expectativa inicial é de alcançar no curto prazo um market share de até 15% neste novo segmento. A qualidade do produto, somada ao alto padrão que a nova revenda terá, nos dá confiança para essa perspectiva”, comenta José Carlos Trevisan, diretor da Germanya.

Localizada em um ponto estratégico, entre as principais rodovias que cortam a região e em frente à Ceasa, principal centro de distribuição hortifrutigranjeiro do Paraná, a nova revenda já segue os padrões dual brand. Além da marca MAN, comercializará os já consagrados veículos Volkswagen. Com área total de 26 mil metros quadrados, a concessionária terá capacidade para atender até 600 veículos por mês. Ao todo, serão 26 boxes divididos entre oficina, funilaria e pintura. Todos com amplo espaço para abrigar qualquer tamanho de veículo.

Um espaço significativo está dedicado ao estoque de peças sobressalentes para garantir o rápido atendimento a todas as necessidades de pós-vendas. O showroom de produtos conta com quase 200 metros quadrados e todo o projeto foi pensado visando ao conforto termoacústico do cliente e dos funcionários.

Antes com matriz em Sarandi (PR), a Germanya transfere agora a sede para Maringá como parte de seu plano de expansão. A empresa, que tem unidades ainda em Paranavaí (PR) e Presidente Prudente (SP), se prepara para outro lançamento até o fim do primeiro semestre de 2013.

Fonte: Comunicação MAN Latin America

VOLVO ESPERA CRESCER 5,5% NO BRASIL EM 2013

Incentivos do governo devem contribuir para desempenho.

A Volvo acaba de divulgar que espera alcançar alta de 5,5% nas vendas de caminhões no Brasil durante o próximo ano, passando para 95 mil unidades, cinco mil a mais do que o previsto para esse ano. Segundo a montadora, o desempenho nas comercializações no País aumentou logo após os incentivos governamentais para impulsionar a demanda.

Em compensação, a fabricante não vê alta nas vendas dos mercados europeu e norte-americano no ano que vem. A crise de dívida na Europa e a fraca recuperação econômica nos Estados Unidos travaram a demanda por caminhões pesados naqueles mercados. Entre os meses de junho e setembro, a vendas da marca caíram 25%, superior aos 17% previstos.

Questionada, a montadora afirmou que as fábricas na Europa e dos EUA estão operando abaixo da capacidade máxima, mas não forneceu mais detalhes. A fabricante disse ainda esperar que os mercados de caminhões europeu e norte-americano no próximo ano permaneçam no mesmo nível de 2012, com a demanda nos EUA ainda fraca no começo de 2013.

Fonte: Reuters

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ANTT AUTORIZA REAJUSTE EM PEDÁGIO EM FREE WAY GAÚCHA

A ANTT autorizou nesta segunda-feira, dia 22/10, o reajuste dos pedágios aplicados na praça de pedágio da BR-290/RS, no trecho Osório-Porto Alegre, no entroncamento com a BR-116 (Free Way).

Os valores passarão de R$ 8,00 para R$ 8,50 nas praças de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul; e de R$ 4,00 para R$ 4,30 na praça de Gravataí. O reajuste será aplicado a partir da próxima sexta-feira, dia 26/10.

Fonte: G1

terça-feira, 23 de outubro de 2012

‘MMCB’ APRESENTA SEUS ÚLTIMOS FINALISTAS – ETAPA RONDONÓPOLIS/MT

Rondonópolis realizou (20 e 21/10) a décima segunda etapa do concurso “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB), organizada pela Scania e em parceria com a concessionária Casa Scania Rota Oeste.

Os dois finalistas da última etapa são: Gilciomar Berdnaski e Adenir Furquin de Almeida.

Gilciomar (esquerda) e Adenir (direita).
O penúltimo finalista a garantir uma vaga na final foi Gilciomar Berdnaski, 29 anos, de Mineiros (GO). Trabalha na JSL no transporte de cana-de-açúcar e está na profissão há 5 anos.

A última vaga para concorrer a final foi preenchida por Adenir Furquin de Almeida, de Rondonópolis (MT). Trabalha na Comando Diesel com transporte de bebidas pelo Norte e Centro-Oeste. A vitória corroou os 6 anos na profissão e outros 15 anos de experiência como motorista de ônibus.

Eles se juntarão aos outros motoristas classificados nas etapas anteriores, na grande final em São Paulo, no próximo final de semana, de 25 a 27 de outubro.

A ARTE DE REFORMAR CAMINHÕES

Concessionária Codema, da Scania, realiza serviços de restauração e reforma de veículos acidentados com padrão de acabamento de fábrica e recuperação total de caminhões em Guarulhos.

A concessionária Codema, da Scania, localizada em Guarulhos (SP), é uma das maiores casas de atendimento da marca no País e, recentemente, realizou cerca de R$ 1,3 milhão em investimentos para montar uma estrutura para a reforma e recuperação de caminhões acidentados ou sinistrados.

A recuperação de um caminhão batido nem sempre é uma tarefa simples e envolve o trabalho de profissionais especializados e ferramental adequado para atingir os melhores resultados. Com o padrão da fábrica e nível de serviço impecável, a Codema realiza este serviço para seus clientes na unidade de Guarulhos, em uma área de 30 boxes que funciona como uma linha de montagem, que lembra a da produção dos caminhões.

Segundo Emilson Gargantini, supervisor da reformadora, a estrutura da Codema tem área para desmontagem de cabine e chassi, área de reparos, funilaria, montagem, acabamento e pintura. “O nosso processo funciona como uma linha de produção. O caminhão sinistrado entra na área de desmontagem e passa por uma análise geral, que vai permitir a realização do orçamento do serviço. Uma vez aprovado o orçamento, o processo começa, com a desmontagem da cabine e do chassi. Ao longo da linha, cada etapa do serviço vai sendo realizada, desde a parte mecânica até o acerto de alinhamento de portas, colocação de para-brisas, até a pintura”, comenta o supervisor.

Ao final do processo, a reformadora tem uma estufa especial para a secagem rápida e cura da pintura, de onde os veículos saem como novos, depois de todo o processo. “Um diferencial importante que temos em relação a outras reformadoras é o fato de contarmos com processos e ferramentas certificados pela fábrica, o que nos confere maior qualidade e precisão na recuperação dos caminhões”, explica Emilson.
 
Estrutura está preparada para reformar caminhões
Scania com qualquer ano de fabricação.

 De acordo com o supervisor, um caminhão pode levar a partir de três dias para passar por todo o processo de reforma, dependendo dos danos. “Realizamos a reforma de qualquer veículo Scania, independente de seu ano de fabricação ou estado”, informa o responsável pela reformadora. Prova disso é a presença de um célebre “jacaré” à espera de sua vez para ser reformado.

Emilson conta que, além da reforma dos caminhões, a estrutura realiza serviços de personalização de frota para os clientes Scania. “Nossa oficina faz a preparação dos caminhões, a personalização de partes da cabine, como pintura de grade e outros itens, e entregamos o veículo pronto para o cliente adesivar e colocar em operação”, conta Gargantini. Neste momento, a Codema está realizando a personalização de 467 caminhões para a JSL.
 
Veículos são movimentados por um sistema de trilho, parecido com a linha de produção de uma montadora.
Precisão e ferramental de fábrica

Estufa e pintura automatizada ajudam
a dar qualidade ao acabamento.
 Um dos pontos de destaque do trabalho da reformadora da Scania está nas ferramentas e na especialização de seus 17 colaboradores que atuam nas operações. Segundo o supervisor, um exemplo deste ferramental está nas prensas e marcadores de solda para as partes da cabine, que deixam um acabamento muito parecido com o realizado na fabricação dos veículos. Além disso, a pintura automatizada e os ambientes de estufa para secagem da tinta conferem maior qualidade no serviço.

Ao todo, cerca de 100 caminhões passam por mês pela reformadora, para serviços de recuperação e personalização de frota. A empresa trabalha em parceria com diversas seguradoras para o atendimento de sinistros e reparos dos veículos acidentados.

Fonte: Transporta Brasil