sábado, 30 de junho de 2012

30 DE JULHO: DIA DO CAMINHONEIRO

VENDAS DE CAMINHÕES DAIMLER CRESCEM 23% EM TODO O MUNDO

A montadora alemã Daimler divulgou em comunicado que registrou alta de 23% nas vendas de caminhões do grupo de janeiro a maio desse ano. De acordo com a empresa, o aumento nas comercializações foi puxado pelo crescimento de 52% na Ásia e de 36% nos mercados do Nafta, na mesma comparação. Enquanto isso, na Europa as vendas recuaram 10% devido a crise no continente, queda registrada também na América Latina, impactadas pelo declínio no mercado brasileiro. A montadora disse que espera ultrapassar em 2012 a marca de 426 mil caminhões vendidos, número contabilizado no ano passado.

Ainda conforme informações do grupo, há expectativa de que o ano siga a tendência observada nesses primeiros meses, com alta de até 20% das vendas no Nafta e no Japão e recuo de até 10% na Europa. A queda nas vendas no Brasil é a maior projetada pela fabricante, que espera perdas de receita de até 20% no País.Para 2013, a empresa espera vender mais de 500 mil unidades e passar de 700 mil caminhões comercializados em 2020. A Daimler ressaltou que enxerga crescimento no mercado mundial de caminhões para os próximos anos, com previsão, a longo prazo, de alta anual de 4%.

Fonte: Valor Online

PEDÁGIOS PAULISTAS SERÃO REAJUSTADOS A PARTIR DE DOMINGO

A partir deste domingo (01/07), as tarifas de pedágio das rodovias paulistas sob concessão serão reajustadas. De acordo com comunicado da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), os reajustes variam de 4,26% e 4,98%. A praça que terá maior aumento será a das Rodovias Anchieta e Imigrantes. O valor subiu R$ 1,10 e custará R$ 21,20 para veículos de passeio. Isso porque as estradas têm só uma praça de pedágio - e o porcentual será aplicado em apenas uma tarifa. O valor do pedágio é calculado de acordo com a quilometragem da rodovia e, segundo o governo, em 85% das praças o aumento será de até R$ 0,30 - para veículos de passeio.

No começo do ano, o governo havia anunciado que padronizaria o reajuste pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - calculado pelo IBGE e usado como padrão para medir a inflação. Hoje, há contratos com esse índice (assinados após o ano 2008) e outros, mais antigos, que utilizam o Índice Geral dos Preços-Mercado (IGP-M).

Mas, como o IPCA teve variação maior do que o IGP-M, a Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) decidiu manter, só mais este ano, os dois índices.

Cobrado durante a última campanha eleitoral pelo reajuste nos pedágios acima da inflação - e sofrendo pressão até de prefeitos de seu partido -, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a anunciar estudos para reduzir valores. Mesmo assim, admitiu, já no ano passado, que a revisão era difícil e destacou que não pretendia quebrar nenhum contrato.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

MAN LATIN AMERICA: CAMPEÃ EM SUSTENTABILIDADE

Junho é conhecido por ser o mês do meio ambiente e, por essa razão, a maioria das premiações e reconhecimentos nessa esfera se concentra em seus dias. E a MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais das marcas MAN e Volkswagen, é destaque especialmente em 2012, ano da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. A empresa foi de longe a mais premiada em seu segmento, recebendo cinco homenagens por tecnologias sustentáveis para produto nas mais diversas premiações.

O mais recente deles veio do Prêmio AEA de Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, pelo pioneirismo no desenvolvimento do primeiro caminhão híbrido do Brasil. Desenvolvido nacionalmente pela MAN Latin America, o projeto vai além do aspecto ambiental da sustentabilidade, chegando ao universo econômico. O veículo utiliza tecnologia diesel-hidráulica, muito mais acessível financeiramente do que outras opções que o mercado vêm discutindo. E, por isso mesmo, mais adequado a operações em países emergentes.

“Assim como outras soluções sustentáveis de transporte que desenvolvemos, esse híbrido propicia aumento da eficiência energética, sendo completamente apropriado às condições de países emergentes. E, como não poderia deixar de ser, fizemos isso maximizando o resultado operacional para os frotistas, com uma proposta simples e robusta com o melhor custo-benefício”, explica Roberto Cortes, presidente da empresa. Com esse caminhão híbrido, a MAN Latin America ganhou ainda dois prêmios REI, em reconhecimento à excelência e inovação da iniciativa.

O veículo também ganhou espaço com a exposição na conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, em que a empresa mostrou outros de seus esforços para o desenvolvimento de soluções de transporte de baixo carbono, como o caminhão flex movido a mistura de diesel e etanol. Por esse modelo, a MAN Latin America foi agraciada com o Top Etanol, na categoria Transportes da modalidade Inovação Tecnológica. O prêmio reconhece a empresa pela contribuição à utilização cada vez mais eficiente desse biocombustível.

No Prêmio Brasil de Ação Ambiental, a empresa é destaque pelas pesquisas em bioenergia, que remontam a 2003 com o início das pesquisas com biodiesel antes mesmo de qualquer obrigatoriedade legal. Pioneirismo que se confirma também no desenvolvimento de outras tecnologias inéditas no mercado brasileiro, como o ônibus flex movido a GNV+diesel, utilizado para diminuir o impacto ambiental dos deslocamentos de delegações durante a Rio+20 e que chegará às ruas do Rio para apoio no transporte na Copa e nas Olimpíadas.

Atuação responsável além da tecnologia

Ampliando ainda mais os benefícios do reconhecimento recebido com o Top Etanol, a empresa optou por doar toda a premiação em dinheiro ao Instituto Ayrton Senna, que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala. A iniciativa está alinhada à estratégia da MAN Latin America de apoiar projetos que priorizem a educação, buscando contribuir para o futuro de crianças e adolescentes do País.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAN Latin America

AUTOPEÇAS TÊM MAIS DE 60% DE FUNCIONÁRIOS DO SETOR AUTOMOTIVO

Pesquisa inédita divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (28/06), revela que o setor de autopeças é o que mais agrega trabalhadores da área automotiva no País, com índice de 60,9% de empregados em todo o segmento, contra 18,5% do pessoal contratado por montadoras. Realizada em 2010, o levantamento ainda aponta que valor adicionado das autopeças (bens e serviços consumidos no processo produtivo) também foi maior que dos fabricantes de veículos, respectivamente, 39,3% (R$ 22,9 bilhões) e 37,7% (R$ 22,04 bilhões).

Por outro lado, em 2010, a receita líquida do setor automotivo alcançou R$ 232,1 bilhões, sendo 47,3% relacionado à fabricação de veículos. Já a balança comercial do setor passou de um superávit de US$ 5,1 bilhões em 2007 para um deficit de R$ 6,9 bilhões em 2010. No período, o Brasil começou a importar mais veículos e autopeças, além dos países da Europa e Ásia enxergaram no mercado brasileiro uma possibilidade para amenizar a crise.

Fonte: Portal O Carreteiro

MUNICÍPIOS DE SP QUEREM PADRONIZAR RESTRIÇÃO A CAMINHÃO

Líderes de cidades vizinhas de São Paulo, entidades empresariais e o governo do Estado vão pressionar o prefeito Gilberto Kassab (PSD) a amenizar a restrição à circulação de caminhões. A proposta é adaptar os horários de proibição e tamanhos dos veículos liberados à restrição que será implantada nos outros 38 municípios da região.

O grupo de trabalho criado pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano prevê que a proibição a estes veículos das 6h às 9h e das 17h às 20h. Na marginal Tietê, é das 5h às 9h e das 17h às 22h.

Outro ponto acertado é que serão permitidos VUCs (veículos urbanos de carga) de até 7,20 m x 2,30 m - na capital, o limite é 6,30 m x 2,30 m.

As restrições adotadas pela prefeitura de São Paulo desde 2008 – visando melhorar o tráfego urbano - teve impactos nas cidades vizinhas e provocou uma reação em cascata. Seis municípios adotaram a restrição após a iniciativa paulistana - cada uma com horário diferente, o que afeta o abastecimento da região. A reação metropolitana visou impedir o uso de vias locais por caminhões em busca de rotas alternativas ou de estacionamentos à espera da liberação das vias na capital.

Sindicato - Ao contrário do início do ano, quando lutaram contra a restrição na marginal Tietê, empresas de cargas agora apóiam a medida na região metropolitana, desde que seja padronizada.

"Há restrição em 11 vias de Diadema, cujo horário não é compatível com o de Osasco nem com o de São Paulo", diz Manoel Sousa Lima Júnior, vice-presidente do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de SP). "Temos de padronizar as restrições porque elas estão comprometendo o abastecimento", afirma.

Outra proposta do Setcesp que será debatida é a criação de um corredor para caminhões na pista expressa da marginal Tietê, entre a Anhanguera e Dutra. Temporário, o corredor seria desativado com o término Rodoanel norte, que faz a mesma ligação.

Fonte: Folha de S.Paulo

EUROPA: MERCADO DE VEÍCULOS COMERCIAIS DIMINUIU 11,8%

As vendas de veículos comerciais na Europa sofreram contração de 11,8% nos primeiros cinco meses deste ano sobre o mesmo período de 2011, para 735,9 mil unidades. Houve queda nos principais mercados da região: de 4% na Alemanha, 6,2% no Reino Unido, 8,5% na França, 24,8% na Espanha e de expressivos 37,9% na Itália. A tendência de redução ficou ainda mais acentuada em maio, mês em que foi registrado tombo de 17,8%, o maior desde 2009. Os dados foram divulgados pela Acea, associação dos fabricantes da região.

O emplacamento de comerciais leves de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) ficou 13,3% menor no acumulado de janeiro a maio, com 597,7 mil unidades. O segmento de semipesados, com entre 3,5 e 16 toneladas, registrou baixa de 3,6%, com 31,3 mil unidades.

As vendas de pesados com mais de 16 toneladas de PBT ficaram 6,3% menores na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado, para 93,7 mil caminhões. Com 13,1 mil chassis, a demanda por ônibus teve redução mais tímida, de 3,1% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

Fonte: Automotive Business

FORTALEZA ELABORA PLANO PARA CIRCULAÇÃO DE PESADOS

O Núcleo de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) acaba de divulgar que a cidade terá um plano para a circulação de cargas. A iniciativa tem o objetivo de amenizar o alto fluxo de tráfego na capital. Segundo Arcelino Lima, chefe do AMC, foi aberto um processo licitatório para escolha da empresa que fará o estudo, a decisão pela companhia deve sair nos próximos 15 dias e a vencedora terá o prazo de um ano para elaborar o plano.

O documento irá discriminar em quais vias os caminhões poderão circular, os horários e locais de carga e descarga, a ação é necessária pelo fato de que a AMC não pode, simplesmente, impedir a entrada desses veículos, pois isso criaria um colapso no sistema de distribuição de carga na cidade. "Fica complicado tanto para a população quanto para a economia. As mercadorias têm de circular", reforça Lima. Com a elaboração de um Plano, a ideia é que o poder público possa conhecer de forma detalhada por onde circula essa carga em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste/CE

MAN LATIN AMERICA REFORÇA PARCERIA COM UM DOS MAIORES ATACADISTAS BRASILEIROS

A Arcom, um dos maiores grupos atacadistas brasileiros, acaba de adquirir 40 caminhões do modelo VW Constellation 19.390 ADVANTECH. O lote inaugura a atualização da frota da empresa com veículos dotados de tecnologia Euro 5, que atendem à nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7.

Os modelos serão entregues entre junho e julho pela concessionária Nativa Caminhões, com sede em Uberlândia e filial em Uberaba (MG), duas das maiores cidades da região conhecida como Triângulo Mineiro. O cavalo mecânico escolhido segue os padrões de transporte da empresa – todos receberão rastreador de fábrica e ar condicionado de série, destacando a parceria com a montadora e a preocupação do atacadista com seus condutores.

Os modelos se somarão à frota da Arcom, que possui aproximadamente mil veículos da marca Volkswagen. “Confiamos na MAN Latin America e acreditamos que os veículos com a nova tecnologia proporcionarão o melhor desempenho para nossa operação, ratificando o compromisso com a qualidade e satisfação do cliente. Além disso, tenho certeza que teremos as mesmas condições de atendimento, um dos principais destaques da empresa”, ressalta Vilmar Martins, diretor de transportes da Arcom.

Em março deste ano, Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, e Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora, visitaram a sede da Arcom, em Uberlândia, para entregar 70 caminhões dos modelos VW Constellation 17.250 e 24.250 6X2. “Em complemento aos veículos já oferecidos, esta é mais uma venda que concretiza nossa parceria com a Arcom. A empresa opta por mais uma opção de transporte, que oferece inúmeras inovações, que vão desde mudanças no design interno e externo das cabines, até novos elementos eletrônicos”, destaca Ricardo Alouche.

Fundado em outubro de 1965, o Arcom, que atua como atacado distribuidor, inaugurou sua primeira sede própria após quatro anos de operação. A empresa possui um complexo de manutenção com oficina, posto de abastecimento, central de equipamentos e uma equipe técnica especializada - um dos mais completos conjuntos de apoio do País nesse segmento.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAN Latin America

sexta-feira, 29 de junho de 2012

GUERRA COMEMORA A VENDA DE 27 CONJUNTOS DE BITREM

A Guerra fechou a venda de 27 conjuntos do bitrem 03E basculante para a Fertilizantes Heringer. O implemento, também conhecido como bitrenzão por ter três eixos, tem 74 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).

A empresa é uma das três maiores do segmento de fertilizantes no Brasil, com cerca de 18,5% de participação no mercado. A compra permitirá que ela amplie a capacidade de transporte de adubos. O bitrem da Guerra conta com freios ABS e já atende a obrigatoriedade do sistema, prevista para 2013.

Fonte: Automotive Business

CAMINHONEIROS TERÃO DIA ESPECIAL NA CASTELLO BRANCO

Para comemorar o Dia do Caminhoneiro (30 de junho), a CCR ViaOeste programou um dia especial para o motoristas que passarem pela rodovia Castello Branco nesta quinta-feira (28/06).

O evento acontece das 12h às 20h no Centro de Atendimento ao Caminhoneiro instalado na Área de Descanso do km 57 da Rodovia Castello Branco (SP 280) - sentido capital, junto ao Posto de Serviços Quinta do Marques, região de São Roque - SP.

Neste dia, além de todos os serviços gratuitos já disponíveis no Estrada para a Saúde (exames de saúde, corte de cabelo e massagem bioenergética), os caminhoneiros poderão conhecer a exposição temática com animais silvestres empalhados com a presença de um educador ambiental da Policia Militar Ambiental, parceira da ação. Além disso, a concessionária vai disponibilizar folders sobre como preservar o meio ambiente.

Quem participar do evento receberá brindes sustentáveis (sacola de lixo para automóveis da ONG Arrastão).

Fonte: Assessoria de Comunicação CCR ViaOeste

quinta-feira, 28 de junho de 2012

MERITOR OFERECE TREINAMENTO GRÁTIS SOBRE EIXOS DIFERENCIAIS

A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para trem de força de veículos comerciais pesados, promove treinamento gratuito sobre eixos diferenciais, de julho a dezembro, na Meritor Aftermarket, unidade da empresa localizada em Barueri/SP. O curso destina-se a aplicadores, mecânicos, frotistas e vendedores, tem carga horária de oito horas e dura apenas um dia. Em cada apresentação, serão abordados temas sobre as linhas de produtos da marca, o funcionamento de cada uma, análise de falhas, até a montagem e desmontagem de eixo diferencial. Após o curso, o participante receberá um certificado de capacitação profissional em eixos diferenciais. Para participar, os interessados deverão se inscrever por e-mail, vale lembrar que a quantidade de vagas está limitada a 12 pessoas por data.

Treinamento em manutenção de eixos diferenciais:

Quando:
Dias 07 e 21 de julho, 04 e 18 de agosto, 1º e 15 de setembro, 06 de outubro, 10 de novembro e 08 de dezembro.
Onde: Meritor Aftermarket
Rod. Presidente Castelo Branco, KM 30,5 nº 11.250 - Barueri, SP
Informações:  0800 55 55 30 

Fonte: Portal O Carreteiro

GOVERNO INVESTIRÁ R$ 7,9 BILHÕES EM VEÍCULOS

O governo anunciou nesta quarta-feira, 27, em Brasília (DF), novas medidas de incentivo à indústria nacional, batizada de PAC Equipamentos, programa de compras governamentais com investimento total de R$ 8,4 bilhões que serão aplicados em veículos e equipamentos no segundo semestre. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na presença da presidenta Dilma Rousseff, além de outros ministros, parlamentares e representantes da indústria.

O ministro também anunciou a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo, a TJLP, que regula os empréstimos do BNDES, de 6% para 5,5% ao ano, e a preferência pela compra de equipamentos da indústria nacional ainda que produtos similares sejam mais baratos no exterior.

O grande beneficiado do PAC Equipamentos será a indústria automotiva: a maior fatia do aporte, R$ 7,9 bilhões, será utilizada para a compra de veículos, 19.256 unidades no total, incluindo caminhões (e implementos rodoviários), ônibus, vans tipo furgão, motocicletas, máquinas de construção, máquinas e implementos agrícolas, além de vagões para trens urbanos e veículos especiais blindados para as Forças Armadas.

Dentro da fatia para compra de veículos, o segmento de comerciais pesados receberá a maior parte, sendo R$ 2,2 bilhões para a aquisição de 8 mil caminhões (preço médio de R$ 285 mil por unidade). Uma parcela será implementada como caminhões-pipa para uso em estados e municípios que enfrentam problemas de estiagem. Outra parcela dos caminhões será destinada às Forças Armadas.

Já no segmento de chassis de ônibus, o governo investirá R$ 1,7 bilhão para a compra de 8.570 unidades, todos para o programa Caminho da Escola. Segundo os dados do governo, este volume representará 36% da produção total de chassis no País durante o segundo semestre. No caso dos caminhões, as 8 mil unidades serão 8,4% da produção do segmento no mesmo período.

Para o setor de infraestrutura o governo comprará 4.971 equipamentos de construção, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e perfuratrizes no valor total de R$ 1,3 bilhão, para projetos de melhora das estradas vicinais e escoamento da produção dos municípios e para a perfuração de poços nas regiões atingidas pela seca.

O investimento também contempla o sistema único de saúde que receberá 3.125 vans tipo furgão equipadas como clínicas médicas móveis no valor de R$ 480,5 milhões.
Mantega frisou que o PAC Equipamentos integra a política de incentivo à economia como forma de evitar sua desaceleração diante da crise europeia.

“A crise europeia continua piorando e está deprimindo o crescimento da economia mundial. Em vista desse cenário, o governo brasileiro está tomando medidas de estímulo à economia para podermos ampliar os nossos investimentos, para estimular a demanda, para aumentar a confiança – porque neste momento a confiança no mundo cai bastante – e para, enfim, acelerar o nosso crescimento. Em função deste cenário, temos quer continuar com políticas de estímulo”, disse.

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, do total de investimentos dedicados ao PAC Equipamentos, cerca de R$ 6 milhões não estavam previstos no orçamento deste ano, o que segundo ela, representam uma antecipação de compra para estimular a indústria nacional. Com esta nova medida, o governo prevê investimento equivalente a R$ 51 bilhões em todos os âmbitos do PAC 2, Programa de Aceleração do Crescimento.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS), José Antônio Martins, avaliou de forma positiva essa e demais medidas do governo para estimular a indústria nacional, principalmente as ações ligadas ao transporte, como o PAC Mobilidade, lançado há dois meses e que contempla investimentos em diversos modais, como ônibus e corredores BRT, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens entre outros.

Martins acrescentou que com o PAC Equipamentos, o Brasil deve alcançar no segundo semestre uma capacidade diária de produção entre 50 e 60 ônibus escolares, igualando-se aos Estados Unidos, maior produtor de ônibus escolares do mundo.

Fonte: Automotive Business

IVECO INAUGURA DUAS NOVAS CONCESSIONÁRIAS EM MENOS DE UMA SEMANA NO SUL E NORDESTE DO BRASIL

De ponta a ponta no Brasil. A Iveco fechou a segunda semana junho com a inauguração de duas novas concessionárias, que ampliaram a Rede Iveco para 106 pontos de venda em todo o País. Com as novas concessionárias, a Iveco agora conta com 36 pontos de venda na Região Sul e com 19 na Região Nordeste.

No Estado do Ceará, o Grupo Navesa inaugurou uma nova loja na cidade de Juazeiro do Norte. E a 3.600 quilômetros, no Rio Grande do Sul, o Grupo Bivel abriu um novo ponto na cidade de Eldorado do Sul, localizado em rota estratégica do transporte gaúcho: próximo ao Porto Seco e às rotas de comércio do Mercosul.

Do Nordeste …

A quinta revenda com a bandeira do Grupo Navesa conta com uma área construída de 966 metros quadrados e área total de 5.273 metros quadrados. Com quatro boxes de atendimento, possui capacidade para atender oito caminhões simultaneamente. Doze funcionários são responsáveis pelo atendimento da unidade, que cobre um raio de 300 quilômetros na Região metropolitana do Cariri, no Centro-Sul do Ceará.

“Juazeiro do Norte é uma região muito forte comercialmente, e conta com um parque industrial em expansão, além de ser o maior pólo calçadista das regiões Norte e Nordeste – e o terceiro do País. Sua localização é estratégica, pois junto com as cidades de Barbalha, Crato e Missão Velha reúne uma população de aproximadamente 500.000 habitantes”, comenta José Salvio da Silva, gerente geral do Grupo Navesa.

Além de oferecer toda a linha de caminhões Iveco, a Navesa de Juazeiro do Norte também oferece as opções de consórcio e vendas de peças de reposição. O perfil do cliente da região é constituído por empresários de pequeno e médio porte e por produtores rurais. As aplicações mais comuns dos veículos comerciais são o transporte rodoviário, operações de mineração e transporte de passageiros. Além de Juazeiro, a Navesa possui concessionárias Iveco nas cidades de Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Araguaína (TO) e Gurupi (TO).

… Ao Sul do País

O Grupo Bivel escolheu Eldorado do Sul para inaugurar a sua nova unidade, na região metropolitana de Porto Alegre, por diversas razões estratégicas, entre elas a localização: “Nosso novo endereço está inserido em uma área tradicionalmente conhecida por reunir várias concessionárias de caminhões. Agora, a marca Iveco estará presente com uma revenda plena, que venderá toda a linha de produtos”, fala Luiz Carlos Paraguassu, diretor superintendente da Bivel.

A Bivel de Eldorado do Sul também tem outros trunfos: “A cidade tem uma distância curta do Porto Seco do Porto Alegre (cerca de 60 quilômetros), é rota para a Argentina e Uruguai e tem se tornado um pólo industrial muito forte, com grandes empresas da área de tecnologia instalando unidades no Distrito Industrial local”, analisa Paraguassu.

A revenda de Eldorado venderá toda a linha de caminhões da Iveco. O perfil dos clientes é composto por empresas de logística, de construção civil e profissionais autônomos. Com 12 funcionários, a loja conta com uma área total de 5.000 metros quadrados e 1.150 metros quadrados de área construída. São três boxes de atendimento que conseguem atender cinco caminhões simultaneamente. Além de Eldorado, a Bivel atua nas cidades gaúchas de Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Nova Araçá e São Leopoldo.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

BRIDGESTONE REFORÇA ATUAÇÃO NO SUL E FOCA EM SOLUÇÕES PARA OS FROTISTAS NA TRANSPOSUL

A Bridgestone, detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone, participará no próximo mês da 14ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, a maior feira do segmento da região, que acontecerá de 04 a 06 de julho, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS).

A empresa apresentará os novos pneus Bridgestone e bandas para reforma Bandag. Além disso, o transportador tem à disposição, por meio da rede nacional de lojas BTS, uma variedade de serviços, que inclui lubrificação, sistemas de freios, sistemas elétricos, conveniência, acessórios, alinhamento, balanceamento, suspensão e softwares para gerenciamento de frotas.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, 85% de todas as cargas transportadas no Estado passam por rodovias – enquanto no Brasil, 63% das mercadorias se movimentam pelo modal rodoviário. “O sistema de logística do Sul do Brasil é privilegiado, por ser um eixo de ligação entre a região Centro-Oeste do país com os principais mercados da Europa, Ásia e América e pela conexão com o Sudeste e com os países do Mercosul”, afirma o Gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

TranspoSul 2012

Data: de 04 a 06 de julho de 2012
Horário: das 14 às 22h
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre)

Fonte: Brasil Caminhoneiro

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CONTINENTAL PNEUS INVESTE NO MERCADO DE RECAPAGEM E TRAZ PARA O BRASIL A BANDA DE RODAGEM CONTITREAD

A Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia hoje a sua entrada no mercado brasileiro de recapagem de pneus comerciais. Nesse projeto, a empresa trabalhará em três frentes: parceria com as revendas da marca interessadas em incorporar a prestação desse serviço, com novas empresas dispostas a investir em recapagem de pneus de carga e com companhias que já atuam nesse segmento e que tenham interesse em trabalhar com a bandeira Continental.

“Nossa rede é integrada atualmente por mais de 200 pontos de venda de pneus de carga em todo o território nacional e, em um primeiro momento, o foco está na oferta dos serviços de recapagem nos grandes centros. Os parceiros contarão com o suporte técnico e logístico de nossa equipe desde a definição dos layouts e seleção de maquinário, passando pelo treinamento das equipes de recapadores e de vendas. Sabemos que para muitos deles esse será um negócio totalmente novo, mas que apresenta um imenso potencial”, detalha Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas operações comerciais de Pneus da Continental na América Latina.

Recapar significa repor a banda de rodagem desgastada pelo uso. A prática, adotada mundialmente, surgiu da possibilidade de se reaproveitar com total segurança a carcaça, projetada pelos principais fabricantes de forma a suportar diversas sobrevidas.

Por isso, dentro da estratégia de seu projeto de recapagem, a Continental está trazendo para o mercado brasileiro a ContiTread™, banda de rodagem que mantém as mesmas características dos pneus de carga da marca, proporcionando performance equivalente à original em sucessivas recapagens, tanto na entrega de alta quilometragem como no baixo consumo de combustível e no desgaste uniforme.

Elas são produzidas na fábrica da Continental em Morélia, no México, uma das mais modernas plantas do Grupo em todo o mundo, e responsável pelo abastecimento dos mercados dos Estados Unidos, América Central e agora também do Brasil. O processo de reforma adotado pela Continental emprega equipamentos automatizados de avançada tecnologia que asseguram um perfeito posicionamento dos componentes, garantindo assim a otimização do processo e minimizando os estoques de matéria prima.

“A recapabilidade é hoje um forte argumento de venda para os fabricantes de pneus novos. Ao maximizar a vida útil dos pneus utilizando as bandas ContiTread™ ajudamos o meio ambiente. Elas reduzem os custos operacionais e tornam-se um importante diferencial para as frotas”, explica Gilberto Viviani, gerente nacional de vendas de Pneus para Veículos Comerciais da Continental.

“A proposta da ContiTread™ é revolucionária em sua essência. Ao introduzir no processo de recapagem dos pneus de carga fatores críticos como manutenção do desenho original da banda de rodagem e emprego do mesmo composto do pneu original, as melhoras obtidas na sobrevida são surpreendentes. Ela permite que o pneu siga oferecendo a mesma economia de combustível e o alto desempenho que são referência para os produtos da empresa em todo o mundo. Projetamos um ganho substancial em relação aos demais métodos de recapagem em itens da maior importância como consumo de combustível, durabilidade quilométrica, capacidade de escoamento de água e poder de tração”, acrescenta Renato Sarzano.

As bandas ContiTread™ estão disponíveis nos desenhos HSR, HSR2 SA, LSR1, HDR2 SA, HDR1, HTL Eco Plus, HSU1, LSU1, HSC1,HSC e HDC1. Para os próximos meses, já está prevista a introdução da banda para o HTR2 SA. O atual portfolio da marca contempla pneus, nas mais diversas opções de medidas, para os segmentos de longa distância, tráfego regional, tráfego urbano e construção.

A ContiTread™ também pode ser aplicada em qualquer pneu de carga disponível no mercado. Os pneus da marca Continental recapados com a ContiTread™ contam ainda com o benefício adicional da Garantia C3, que protege o pneu reformado até o final da 3ª vida.

Todos os pneus novos da Continental voltados para aplicações comerciais são produzidos na fábrica de Camaçari, na Bahia, que no ano passado recebeu um aporte de US$ 210 milhões para duplicar até 2014 a sua capacidade de produção voltada tanto para o abastecimento do mercado interno como para exportação (países do NAFTA e da América Latina). No ano passado, ela produziu 5,7 milhões de pneus.

O mercado brasileiro de reforma de pneus - Com um volume de 7,6 milhões de pneus de carga reformados por ano, o Brasil é o segundo maior mercado mundial neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o setor movimenta anualmente cerca de R$ 4 bilhões, possui 1.300 reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40.000 mil empregos diretos. Hoje, mais de 2/3 dos pneus de carga em uso são reformados, gerando uma economia de aproximadamente R$ 5,6 bilhões/ano para o setor de transportes.

Além de maximizar o retorno realizado sobre o investimento em pneus, relacionado entre os maiores custos de uma frota, a reforma retarda o descarte da carcaça, reduzindo os impactos ambientais. Também é importante destacar que se trata de uma atividade não poluidora e que seus resíduos sólidos são reciclados por outros segmentos.

Certificação do INMETRO - Até o próximo mês de novembro, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do INMETRO conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro de 2010.

A certificação é compulsória, ou seja, todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a Veículos Comerciais, Comerciais Leves e seus Rebocados serão obrigados a atender aos requisitos da portaria. Aqueles que não se adequarem até o prazo legal estipulado não poderão realizar o serviço de reforma de pneus e ficarão sujeitos às penalidades e sanções legais previstas em lei.

O INMETRO estabeleceu uma série de medidas para adequar as unidades reformadoras de pneus, incluindo a apresentação de documentação comprobatória e técnica para avaliação das dependências da empresa, registros junto a órgãos governamentais, existência de controle do processo de reforma e controle dos equipamentos de medição, entre outras.

As regras valem para qualquer método de reforma de pneus (recauchutados, remoldados e recapados). Somente após a vistoria, análise e aprovação de toda a documentação e dos processos é que a empresa reformadora poderá utilizar o selo de certificação do INMETRO. “Daremos todo o suporte necessário para que os nossos parceiros de recapagem obtenham o mais rápido possível a certificação obrigatória do INMETRO”, conclui Gilberto Viviani.

O lançamento do ContiTread™ no Brasil integra  o ContiLifeProgram, uma iniciativa mundial da Continental voltada à oferta de um melhor rendimento dos pneus da marca ao longo de todo o seu ciclo de vida a partir de programas de ressulcagem, recapagem e reciclagem, tendo como resultado final a redução dos custos totais da operação.

Fonte: Sala de Imprensa Conti

VENDAS DA VOLVO CAMINHÕES CAEM 5%

As vendas globais da Volvo Caminhões sofreram retração de 5% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para 42,7 mil unidades. A baixa foi homogênea nos dois segmentos em que a empresa atua. Tanto as vendas de semipesados como as de pesados caíram 5%, para 731 e 42 mil veículos, respectivamente.

A diminuição dos negócios da companhia foi puxada pela retração na América do Sul. Os negócios da companhia na região esfriaram 23% no período, para 7,3 mil unidades, com a desaceleração da economia. Outro fator importante foi o início de uma nova legislação de emissões em alguns mercados, como o brasileiro, que entrou no Proconve P7 em janeiro de 2012.

A companhia também registrou baixa significativa, de 22% no mercado asiático, para 4,3 mil caminhões. Na Europa as vendas caíram 11%, para 17,4 mil unidades. Houve, no entanto, crescimento de 6% no leste europeu, para 5,7 mil veículos, enquanto a demanda diminuiu 18% na região ocidental, para 11,7 licenciamentos. A América do Norte foi a única região global a apresentar crescimento, com elevação de 27% para 11,1 mil caminhões da marca.

Fonte: Automotive Business

terça-feira, 26 de junho de 2012

NOS EXTRAPESADOS, BLUETEC 5 PODE ECONOMIZAR 50 MIL REAIS EM CINCO ANOS

Para os caminhões extrapesados, a tecnologia BlueTec 5 também faz diferença. A revista Transporte Mundial, em duas edições diferentes, fez testes de performance e eficiência no Mercedes Benz Axor 1933 e no Ford Cargo 1933. O Axor 1933 teve desempenho 8% melhor que o Ford Cargo 1933, percorrendo 2,60 km/L, contra 2,40 km/L do Ford.

O consumo de Arla 32 foi equivalente em porcentagem, mas isso é uma vantagem para o Axor, já que seu consumo de diesel é menor, reduzindo assim o uso de Arla 32.

Neste comparativo, por ano, a economia de combustível proporcionada pelo BlueTec 5 chega a R$ 10 mil reais. Em cinco anos, são R$ 50 mil.

Para essas estimativas, foram usados os seguintes valores de referência:

Preço do diesel S50: R$2,20/litro
Preço do Arla 32: R$3,00/litro
Consumo de Arla 32: 2% do consumo de diesel
Quilometragem anual percorrida: 80 mil km

A tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), usada pelos dois veículos, já está presente nos caminhões Mercedes Benz na Europa há muitos anos, fato que favorece a Mercedes-Benz, que oferece uma tecnologia madura, amplamente testada e aprovada pelo mercado.

Fonte: Blog do Caminhão Mercedes

PARA MOTORISTAS, CUMPRIR LEI DE DESCANSO SERÁ IMPOSSÍVEL

Dois vetos da presidente Dilma Rousseff podem impedir o cumprimento da regra que exige do caminhoneiro parada de 30 minutos após uma jornada de quatro horas ao volante.

 A presidente Dilma vetou o artigo que exigia a construção de bases de apoio em estradas, sob argumento de que a exigência não estava incluída nos contratos de concessão e de que, nas estradas administradas por governos, as PPPs (Parcerias Público Privadas) não são adequadas para fazer obras pequenas, como as bases de descanso.

O Sindicam-SP (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de São Paulo) disse que o veto torna inviável o cumprimento do descanso. "Onde o caminhoneiro pode estacionar o caminhão? Na estrada ele não pode. Nos postos, ele é obrigado a consumir algo. O veto inviabiliza a aplicação dessa regra", diz Norival Silva, presidente do Sindicam.

Caberá à Polícia Rodoviária fiscalizar a nova lei. Ao ser flagrado, o caminhoneiro receberá uma multa de R$ 127 e o registro de cinco pontos na carteira. Com quatro infrações semelhantes, a habilitação é suspensa.

Fonte: Folha de São Paulo

QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL INTERFERE NA VIDA ÚTIL DO MOTOR

Hábitos simples, como abastecer em local confiável e checar o nível da água do radiador, evitam manutenção corretiva e gastos desnecessários aos caminhoneiros.

Alguns cuidados diários podem preservar o motor do caminhão e evitar prejuízos no bolso do caminhoneiro ou do transportador. A atenção diária com combustível é fundamental não só para evitar gastos desnecessários com manutenção corretiva, mas também para garantir o desempenho do caminhão. “O caminhoneiro deve ter muito cuidado ao abastecer o veículo porque o combustível adulterado com algum tipo de solvente ou água pode afetar o sistema de injeção do motor, que, consequentemente, perderá rendimento e até poderá parar de funcionar”, afirma Ricardo Nonis – Retífica ABC, Santo André-SP é diretor do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem). Ao fazer a reparação do sistema de injeção, ele recomenda verificar se o diesel contaminado danificou peças como: injetores e bicos eletrônicos.

O nível de água também deve ser verificado diariamente. “O caminhoneiro deve abrir o compartimento do motor e observar se há vazamentos em mangueiras ou radiador”, comenta. Ele recomenda precaução com a tampa do radiador que é uma válvula para manter o sistema de pressão no interior do radiador. Nível de óleo e vazamentos no motor devem ser examinados, bem como o estado de mangueiras, filtro de ar, de óleo e combustível. “Se houver um furinho e entrar poeira ou abrasivos perde-se o motor”, enfatiza o diretor da entidade. A troca do filtro deve ser cuidadosa, pois o elemento filtrante instalado deve vedar a caixa de filtro para não ter fuga de ar e passagem de poeira.

O caminhoneiro deve ficar de olho no painel, acompanhando a temperatura do motor e a pressão do óleo. “O óleo é fundamental. É o sangue do motor”, afirma.

Para Nonis, o controle diário previne problemas no veículo. Mas, caso o veículo necessite de reparos, a recomendação é levar a um mecânico de confiança. “O mecânico é como médico de família. Quando o motorista não tem o mecânico de confiança pode, é possível encontrar retíficas ou oficinas nos sites das entidades – Conarem (www.conarem.com.br) ou Sindirepa (www.sindirepa-sp.org.br)”, finaliza o diretor do Conarem.

Saiba mais sobre o CONAREM - Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa - SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade representa o segmento retificador de motores do país, congrega a associação estadual ARERGS e trabalha em parceria com ARESC e com os sindicatos patronais estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE), oferecendo treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e ainda disponibiliza o maior acervo técnico de motores nacionais e importados através de um site estruturado em banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Para obter mais informações e consultar a rede nacional de retíficas, acesse o site www.conarem.com.br.

CAMINHÕES VOLVO SÃO 90% RECICLAVÉIS

A Volvo, reconhecida por ser líder mundial em respeito ao meio ambiente no setor automotivo, produz veículos ambientalmente corretos, e cerca de 90% de um caminhão Volvo pode ser reciclado. “Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da marca, e a sustentabilidade ambiental está presente em todos os processos e produtos da empresa”, diz Lars Martensson, diretor de meio ambiente da Volvo Caminhões.

E reciclagem não é apenas uma questão ambiental, pois também existem aspectos econômicos. “No futuro poderá haver escassez de metais e quando os preços subirem, será necessário reclicar mais ainda”, destaca Martensson. Peças em boas condições podem ser usadas novamente, enquanto outras são recicladas ou utilizadas como fonte de energia. Os materiais de fabricação são selecionados tendo em mente a reciclagem. Conheça na lista abaixo alguns exemplos de peças que podem ser reutilizadas, recicladas ou transformadas em energia.

Baterias – Baterias em bom estado podem ser renovadas e vendidas. Ao reciclar, 60% do peso é chumbo, que pode ser fundido e utilizado em novas baterias. Cerca de 30% é ácido sulfúrico, que pode ser neutralizado e convertido em água. O restante é plástico, que pode ser transformado em energia.

Discos/tambores de freio – Podem ser reciclados através de fundição.

Pneus e Borrachas – Carcaças de pneus em bom estado podem ser recauchutados, senão transformados em tapetes, cones de marcação no trânsito, compostos de asfalto, ou usados para reciclagem na indústria de cimento. Borrachas de outros tipos, bem como tubos ou juntas, viram energia.

Eletrônica – Metais podem ser reciclados. Plásticos são reciclados em energia.

Vidro – Pode ser reciclado por meio de fundição.

Glicol – Pode ser reaproveitado se a qualidade for elevada. Em outros casos, é neutralizado e convertido em água adicionando-se bactérias.

Gás do ar condicionado – O gás R134a (HFC), quando não contaminado com derivados de petróleo, pode ser reutilizado após a limpeza. Se contaminado com óleo, é queimado e transformado em energia.

Lâmpadas – Todas podem ser recicladas depois de selecionadas.

Abafadores de ruído – Os mais antigos são puramente metal e podem ser fundidos. A partir da tecnologia SCR (Conama P7 no Brasil), os abafadores, além do aço inox da estrutura, contêm um substrato cerâmico, formando uma colméia composta com metais nobres e elemento ativo. A carcaça é reciclada enquanto o substrato cerâmico é fundido. Neste processo, os metais nobres e o elemento ativo podem ser recuperados.

Metais em geral – Ferro, aço, alumínio, cobre e bronze são reciclados em até 100% por meio de fundição.

Motor, caixa e eixos – Se em bom estado, podem ser renovados. O metal é fundido e aplicado em novos componentes.

Óleo e filtro de óleo – Óleo de alta qualidade pode ser reciclado. Já o óleo contaminado é utilizado como fonte de energia em indústria de cimento. Filtros de óleo podem ser reciclados em 90%. São centrifugados para separar o óleo. Metal e plástico são fundidos ou transformados em energia.

Texteis – Incinerados, são transformados em energia

Fonte: Blog Volvo

FRAS-LE LEVA TECNOLOGIA PARA A EXPOTRANSPORTE ARGENTINA 2012

A Fras-le, uma das cinco maiores fabricante mundiais de materiais de fricção e com unidades no Brasil, EUA e China, estará na 8ª Expotransporte - Exposição Internacional de Equipamentos e Tecnologia para Transporte Automotivo de Cargas, a ser realizada de 27 a 30 de junho, no prédio de feiras La Rural, em Buenos Aires, para onde leva sua linha de produtos com elevado agregado tecnológico.

No estande de 40m², a empresa marcará presença com seus profissionais de vendas, de marketing  e da área técnica que atenderão os clientes e visitantes.  Na ocasião, estarão expostos produtos das marcas Fras-le, Master, Controil, JOST, Suspensys e também Hyva, neste evento que reúne fabricantes, fornecedores e profissionais diretamente ligados ao setor de caminhões, ônibus e utilitários.

A Fras-le Argentina, um dos Centros de Distribuição da Fras-le com foco na reposição, está situada em San Martin, província de Buenos Aires. Dentre os itens comercializados estão lonas e pastilhas para veículos pesados, pastilhas, lonas e sapatas para veículos leves, revestimentos de embreagem, pastilhas e sapatas para motos, trens e metrôs, pastilhas para aeronaves, lonas moldadas e trançadas e placas universais.

A última edição da Expotransporte, em 2009, recebeu mais de 23 mil visitantes que conheceram as novidades de 225 expositores, numa área de 35.000 m2. Para este ano, a área de exposição aumentou para 40.000 m², com projeção de abrigar cerca de 300 expositores e receber em torno de 25 mil pessoas.

Fonte: Sala de Imprensa Randon

BOMBEIROS DE ESPÍRITO SANTO E DO PARANÁ RECEBERÃO MAIS DE 30 CAMINHÕES CONSTELLATION ADVANTECH EURO 5

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, sai na frente uma vez mais. Mais de trinta caminhões Volkswagen Constellation ADVANTECH, que já atendem às normas de emissões PROCONVE P7, equiparão o Corpo de Bombeiros nos estados do Espírito Santo e do Paraná. A preferência pela marca líder em vendas no Brasil há mais de nove anos seguidos mostra a preocupação dos governos com a robustez, a manutenção simples e as melhores soluções tecnológicas Euro 5 para suas frotas.

Nos próximos meses, a MAN Latin America vai ganhar ainda mais espaço nas frotas de Corpo de Bombeiros pelo Brasil. Por meio da concessionária Vecodil, de Curitiba (PR), a empresa ganhou licitação para fornecer 30 caminhões do modelo VW Constellation 17.330 ADVANTECH para a instituição no Paraná. Desenvolvidos sob medida para a operação, os dez primeiros veículos serão entregues no último trimestre deste ano.

Já no Espírito Santo, a empresa acaba de entregar, em parceria com a implementadora Mitren, o VW Constellation 24.280 ADVANTECH, um dos primeiros modelos com motorização Euro 5 adquirido por uma instituição governamental. O modelo fará parte da frota do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, vencendo uma licitação, na qual a Mitren participou, para ata de registro de preços que prevê a compra de até 10 unidades.

“Essas são as primeiras unidades de um programa de renovação de frota, que deve ser intensivo até a Copa e a Olimpíadas. Instituições de Corpo de Bombeiros de todo o País modernizarão seus veículos para garantir o que há de mais moderno em tecnologia e assegurar assistência total em casos de emergências. É uma boa oportunidade de mercado e estamos prontos para atendê-los nas suas necessidades mais específicas”, avalia Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

EGR do VW Constellation 24.280 permite maior segurança

Com 280 cavalos de potência, o motor MAN D08 do veículo vem com sistema de tratamento dos gases de escape dotado de tecnologia EGR, eliminando a necessidade do Arla 32, um diferencial importante para a operação, já que aumenta a disponibilidade do veículo ao reduzir o tempo de parada para abastecimento.

Também requer menos componentes adicionais e, consequentemente, não compromete a capacidade de carga do caminhão para transportar a água necessária ao socorro. Além disso, já seguindo o conceito ADVANTECH, agrega inovações tecnológicas e de segurança, com durabilidade e baixo custo.

Seu tanque de água comporta até 10.000 litros sem comprometer a capacidade de carga do veículo. Já a bomba de incêndio está preparada para mil galões por minuto, com válvula de alívio. O sistema hidráulico e tanque são de aço inoxidável. O veículo conta ainda com canhão monitor de comando elétrico, torre de iluminação com comando a distância por cabo e sinalização luminosa de LED com sistema de câmara e gravador veicular. Vem equipado também com diversos equipamentos e acessórios para salvamentos e combate a incêndios.

Veículos sob medida para a operação

As adaptações à necessidade do cliente são a marca registrada dos caminhões VW. Para os 30 veículos do Corpo de Bombeiros do Paraná, uma série de mudanças foi implementada nos VW Constellation 17.330. Entre as mais significativas, o veículo conta com a transmissão automática Allison S3200, com seletor de marchas eletrônico. O mecanismo agiliza a direção e evita falhas de engate que poderiam retardar um atendimento de socorro.

O veículo recebeu reforço ainda na suspensão dianteira e na mola traseira para conforto do motorista e maior estabilidade com o peso do tanque de água, respectivamente. Com motor ISL, da Cummins, e tecnologia SCR de pós-tratamento, o caminhão estará calibrado especificamente para evitar a perda de potência em caso de desabastecimento do Arla 32.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAN Latin America

ONIXSAT DIVULGA SOLUÇÕES DE CONTROLE DA JORNADA DE MOTORISTA

A OnixSat marcará presença na Transpo Amazônia e TranpoSul, dois eventos de transporte realizados no Brasil pelos próximos dias, para divulgar suas soluções para controlar a nova jornada de trabalho de motoristas estabelecida pela Lei 12.619, que regulamenta a profissão.
 
Segundo a empresa, o controle de jornada é uma funcionalidade que auxilia no cálculo de horas trabalhadas pelo motorista, a partir de relatórios que analisam os registros de ignição e deslocamento do veículo, ou a partir da identificação do envio de mensagens que marcam o início e o final de uma viagem. O sistema permite levantar a jornada do motorista com base em uma carga horária pré-estabelecida, a quantidade de horas trabalhadas no período noturno, a jornada ininterrupta do condutor e a troca de motoristas em um mesmo veículo.

Ainda de acordo com a companhia, por meio do Software de Rastreamento da OnixSat, o Enterprise, os usuários podem consultar e gerar relatórios completos e detalhados que auxiliam diretamente no acompanhamento de como a jornada de trabalho dos motoristas foi realizada.  A partir das informações pré-estabelecidas no software, os relatórios gerados oferecem informações detalhadas sobre a utilização do veículo, tempo de utilização por motorista e um resumo gráfico de horas trabalhadas, o que facilita a interpretação das informações.Um dos equipamentos em destaque é a Ignição Biométrica, é por meio deste, que se torna possível a identificação individualizada do motorista e de sua jornada de trabalho. A Ignição Biométrica é instalada próxima a ignição do veículo e permite o embarque de digitais de até 50 usuários em um mesmo veículo.

Mais informações sobre os equipamentos da empresa, basta acessar http://www.onixsat.com.br/evento/controle_jornada/controle_jornada.html

Fonte: Portal O Carreteiro

24ª GINCANA DO CAMINHONEIRO: PROVA DE ZIGUEZAGUE ENTRE CONES, EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Caminhoneiros de todo o país estiveram no Auto Posto São Jorge, em Vitória da Conquista/BA, entre os dias 22 e 24 de junho, para participar de terceira etapa classificatória da 24ª Gincana do Caminhoneiro, evento que conta com promoção da Revista Caminhoneiro, patrocínio da MAN Latin America, (fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen) e apoio da Cummins (através da unidade de negócios Fleetguard).

No total, 412 caminhoneiros (mesmo com a chuva que caiu no domingo) disputaram a prova de slalom - ziguezague entre cones - comandando um caminhão VW Constellation 19.390. Para garantir a classificação e conquistar uma vaga para a grande final - que contemplará o grande campeão com um caminhão zero km - , os caminhoneiros precisaram atingir o tempo pré-classificatório de 23 segundos. Atingida a meta, o competidor partiu para uma segunda volta, com um grau maior de dificuldade.

Enquanto o caminhoneiro fez a prova, uma dupla de cronometristas da Chronosat, empresa homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, registrou, com o auxílio de uma fotocélula, o tempo dos participantes e revelou os três classificados em Vitória da Conquista/BA:

1º-Daniel Bero, de Quatro Barras/PR, com o tempo de 19 segundos e 836 milésimos;
2º-Hélio Moacir Chianfa, de Arapongas/PR, com o tempo de 20 segundos e 014 milésimos;
3º-Leandro César Miguel, de Alfenas/MG, com o tempo de 22 segundos e 023 milésimos;

Os classificados na cidade baiana se juntam aos seis estradeiros classificados nas etapas realizadas em Fortaleza/CE (abril) e Campo Grande/MS (maio) garantindo a participação na grande final do evento, que acontecerá dia 25 de novembro, em Ananindeua/BA, quando 18 finalistas disputarão, no braço, o tão cobiçado prêmio.

Ainda restam três etapas da 24ª GINCANA DO CAMINHONEIRO. A próxima acontecerá entre os dias 17 a 19 de agosto, no Posto Gasparin, em Foz do Iguaçu/PR.

Quadro de classificados da 24ª Gincana do Caminhoneiro:

1ª Etapa:
Fernando Sakai, de Bauru/SP
Francisco Danillo Sampaio, de Fortaleza/CE
Wilson Gabardo, de Colombo/PR

2ª Etapa:
Célio Soczek, de Araucária/PR
André Luiz Cruzeiro, de Uberlândia/MG
Valdiclei Prestes, de Colombo/PR

3ª Etapa:
Daniel Bero, de Quatro Barras/PR
Hélio Moacir Chianfa, de Arapongas/PR
Leandro César Miguel, de Alfenas/MG

Fonte: Lilás Comunicação

MERCEDES OFERECE TECNOLOGIA NO ACTROS

Passeio revela qualidades do modelo, que tem câmbio automatizado de 12 marchas e vários itens de segurança.

Câmbio automatizado, alerta para invasão de outra faixa de rodagem ou do acostamento, sistema de controle de proximidade, assistente ativo de frenagem, freios ABS, controle de tração... O que parece o currículo de um sedã de luxo é apenas parte da lista de itens da versão mais completa do Actros 2646LS, caminhão topo de linha da Mercedes-Benz. O modelo é vendido no Brasil desde 2010 e neste ano passou a ser montado na fábrica de Juiz de Fora (MG), que nasceu para produzir carros, mas recebeu R$ 450 milhões de investimento e passou a fazer caminhões. Somados os Actros nacionais e importados chega-se a cerca de mil unidades já comercializadas por aqui, segundo a fabricante.

No Brasil, o caminhão da montadora de origem alemã equipara-se em tecnologia e segurança ao concorrente Volvo FH. Na versão mais completa como a das fotos, tem preço sugerido de R$ 506.130,49. O modelo de entrada parte de R$ 422.767,81, mas tem tração 6x2, cabine mais baixa e menos itens de conforto e segurança. Automotive Business foi convidada para uma carona de cerca de 80 quilômetros pelo rodoanel, sistema viário que interliga as principais estradas que chegam à cidade de São Paulo. O ponto de partida foi a fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP).

O Actros 2646 em que andamos era um 6x4 com o pacote Segurança, do qual faz parte um radar que monitora o tráfego à frente. “Uma vez ligado o piloto automático, o radar passa a identificar a presença de veículos adiante e pode reduzir a velocidade do caminhão”, afirma o engenheiro de marketing de produto, Gílson Zinetti. Quanto mais alta a velocidade, maior será a distância dos outros veículos.

Esse radar faz parte de um conjunto de opcionais de R$ 17.863,43 e é capaz de identificar objetos móveis ou parados à frente do caminhão, que emitirá avisos sonoros e luminosos para o motorista se for preciso. O sistema corta o som do rádio, do celular (o Bluetooth é item de série) e pode usar até 100% da potência de frenagem caso o motorista não o faça a tempo.

"ROLÊ" NO MERCEDÃO

Antes de entrar na boleia, uma espiada do lado de fora revela bons compartimentos de bagagem, fáceis de acessar. A cabine é apoiada sobre um sistema pneumático de suspensão. “Os dois tanques de diesel são exclusivos para o mercado brasileiro, um de 550 litros e outro de 200 litros do lado oposto. Essa configuração alterou a montagem das baterias”, afirma Zinetti.


À frente do tanque maior está o reservatório para 85 litros de Arla 32, agente redutor de emissões injetado no catalisador. Lá em cima, dentro do “bruto”, nos espera João Roberto Orlandini, motorista-instrutor. Além de testes de longa duração, ele participa de atividades de marketing organizadas pela fabricante, os road shows: “Faço demonstrações dos caminhões para os clientes (compradores finais). Muitos motoristas não conhecem os recursos do caminhão”, diz.

Orlandini dá a partida. Com os vidros fechados mal se ouve o funcionamento do motorzão V6 de 12 litros e 456 cv, que utiliza a tecnologia Bluetech 5 e enquadra o caminhão no Proconve P7, programa de redução de emissões em vigor desde janeiro.

O amigo que ficou para trás provavelmente se impressionou como nós pela altura da cabine Megaespace. São 2,7 metros, 27 centímetros a mais que a versão regular. A altura interna é de 1,92 metro. Além do espaço extra, essa cabine elevada tem como vantagem o assoalho plano, que facilita a movimentação interna.


Orlandini observa o tráfego ao redor e vai tocando o caminhão pela faixa mais à direita do anel viário. Vez ou outra um ruído estranho (semelhante a uma interferência no rádio) avisa que o caminhão está invadindo o acostamento. Isso ocorre sempre que uma mudança de faixa é feita sem o acionamento do pisca-pisca. Um sensor óptico monitora as faixas pintadas na rodovia. “É possível desligá-lo quando a sinalização nova se mistura com a antiga na pista”, diz o motorista.


O tempo todo, o motorista dirige tranquilo o caminhão por causa da transmissão automatizada de 12 marchas. Ele pode usá-la no modo automático ou manual, como ocorre em automóveis com transmissão desse tipo. O comando para avançar marchas ou reduzi-las fica no apoia-braço direito. A transmissão não exige pedal de embreagem nem anéis sincronizadores, que, segundo a Mercedes, deram lugar a engrenagens mais largas e portanto mais resistentes.

Essa transmissão é dotada de um sensor de inclinação da via, que auxilia o gerenciamento eletrônico a escolher a marcha mais adequada de acordo com o relevo da pista. O Actros rebocava um bitrem graneleiro Noma com 57 toneladas de brita, carga não perecível utilizada para as demonstrações.

Vez ou outra, essa massa imensa ativava uma função interessante do câmbio automatizado, o Eco Roll, grosso modo uma “banguela eletronicamente controlada”, que desacopla a embreagem a fim de economizar combustível quando, por inércia, o caminhão consegue manter determinadas velocidades sem a necessidade do motor.

O sistema serve para economizar combustível e volta a acoplar a embreagem mediante variações de velocidade. Orlandini vai levando o Actros cercado de retrovisores, inclusive um à frente da cabine e outro no alto e à direita para reduzir os pontos cegos. Nas curvas, a impressão que se tem ao olhar o implemento Noma pelo retrovisor é de que estamos na locomotiva de um trem.

As suspensões pneumáticas nos eixos, na cabine e no banco do motorista favorecem a vida a bordo do caminhão. A montadora também oferece a opção de suspensão metálica e freios a tambor para uso em vias malconservadas ou sem pavimentação. Outro ponto importante para o conforto está no ar-condicionado noturno da cabine Megaespace. Ele funciona refrigerando o interior com o motor desligado por até oito horas. O segredo está numa grande placa que armazena líquido anticongelante em baixa temperatura.

Isso evita que o motorista durma com o caminhão ligado para manter o ar-condicionado em funcionamento, o que consome combustível e encurta a vida útil do motor.

O sistema de freios com gerenciamento eletrônico é outro destaque deste Mercedes-Benz. Pela dificuldade de puxar a carreta, o caminhão “saberá” utilizar mais ou menos o sistema de freios e promover frenagens equilibradas entre o cavalo e a carreta.

Em ciclos de cálculo, ele libera maior ou menor pressão para o implemento. Se houver problema em um dos freios da carreta, o Actros sempre tentará equilibrar a frenagem dela. O sistema também é capaz de poupar discos e pastilhas do cavalo reduzindo a velocidade pelo corte da injeção e pelo fechamento das borboletas de aceleração.

O passeio está acabando e uma última espiada na cabine revela um acabamento caprichado nos plásticos, tecidos, teto solar, no volante multifuncional e no computador de bordo, que permite ver até mensagens SMS recebidas. O Actros também vem pronto para receber o Fleetboard, sistema de gerenciamento de frota da Mercedes-Benz que monitora o caminhão e seu uso.

Fonte: Automotive Business